terça-feira, 6 de novembro de 2012

Starters de Lissa Price


Editora:     Novo Conceito
ISBN: 9788581630144
Edição: 1
Ano: 2012
Número de Paginas:368
Assunto:  Literatura Estrangeira-Ficçao Cientifica
Classificação: 

Onde comprar:


Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha.
A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais - idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador.

O livro em uma frase:
Sobreviver É Apenas o Começo

Cada vez mais vemos livros por ai que contam sobre histórias distópicas por ai, isso talvez se deva ao fato de as pessoas sempre tentarem adivinhar sobre um futuro distante ou ainda mais longe, por começarmos a termos pessoas que realmente se sentem responsaveis pela sociedade que andamos formando e que querem mostrar um pouco de como tudo isso pode trazer grandes consequencias para todos. Afinal os maiores prejudicados seremos nos mesmo...mas parando de filosofar...devo dizer que sim, Starters é um desse livros e devo confessar que estava bem curiosa a respeito dele, pois ele prometia uma história bem eletrizante com pontos interessantes. Só posso agradecer a queridíssima editora parceria Novo Conceito por me disponibilizar esse exemplar, pois adorei a leitura e com certeza recomendo muito quer saber porque então vem comigo que te conto....
Distopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.

Em Starters estamos em um futuro distante onde aconteceu uma grande guerra, onde milhares de pessoas morreram e ai já devo ressalrar em um dos pontos do livro que eu achei bem interesssante. O que aconteceu é que a guerra era biológica e como todos nós sabemos os primeiros a se vacinar sempre são as crianças e os idosos, o que aconteceu então você já pode imaginar: as pessoas entre 20 e 60 anos foram exterminadas e só sobraram os idosos e crianças. Então quem tinham avós vivos se deram bem enquanto o restante da população tornou-se orfão e tem "que se virar nos 30" para conseguir comida, roupas e um lugar para viver.

É nesse mundo que vive Callie uma menina de 16 anos que luta para sobreviver junto com seu irmão menor Tyler, o problema é que a coisa sempre pode piorar e Tyler acabou adoecendo. Como eles não tem condições de pagar um tratamento, Callie anda muito preocupada com seu irmão e acaba tendo de recorrer a Prime Destinations, uma empresa tecnológica que vende um serviço bem incomum: eles alugam os corpos de adolescentes para os idosos, ou seja, um idoso ou Ender (que é como são chamados no livro) chega lá e escolhe um adolescente, ou Starter (outra nomenclatura do livro para pessoas jovens). Eles são conectados e o idoso passa para o corpo do jovem podendo utilizá-lo até seu período de aluguel acabar que pode ser desde uma semana a um mês, enquanto o adolescente fica adormecido no corpo do velho dentro da corporação.


Ouvir aquelas palavras fez com que tudo parecesse real. Aqueles Enders velhos e caquéticos, com braços e pernas tomados pela artrite tomando o controle do corpo daqueles adolescentes durante uma semana, vivendo dentro de sua pele. Meu estomâgo
comecçu a revirar. Eu queria sair correndo, mas uma ideia me mantinha ali.
_TYLER.
pág. 15

O que acontece é que Callie não ve outra saída a não ser alugar seu corpo, pois eles irão pagar uma ótima quantia que poderá salvar a vida do seu irmão, o que ela não contava e que mutia coisa pode dar errado nessa transmissão, coisas que podem colocar a vida dela em risco.


Qualquer lugar que fosse que a voz estava vindo_de dentro da minha mente ou de outro lugar_as palavras seguintes me perfuraram como agulhas pontiagudas:
_Escute...importante...Callie..não volte a Prime Destination!
pag 90

Além disso, Callie não conta com a ideia de que a Prime destinatios esta com empreendimentos novos e mais tecnológicos ainda, mas até onde uma empresa poderá ir para conseguir riqueza e fortuna?  Até quanto vale a vida de uma pessoa????

Paro a resenha do livro por aqui para não soltar nenhum spoiler....

MINHA OPINIÃO

Então como comentei anteriormente Starters trata de uma história distópica onde vive-se em um futuro distante dominado somente por idosos e jovens. Já achei isso muito legal da autora, pois não tinha visto nada assim igual, só por isso já me interessei em ler. Outro ponto positivo do livro é o aluguel de corpos que é tratado de uma maneira sem igual e que levanta várias questões, como por exemplo, até onde uma pessoa é capaz de ir por causa de sua vaidade?

A escrita da autora é fluente e envolvente, pois me via cada vez mais interessada em saber o que iria acontecer em seguida. O livro já começa com o grande dilema de Callie entre aceitar a oferta da Prime ou não. Em seguida somos levados a outros conflitos que contribuirem para o enredo se tornar cada vez mais interessante. Falando um pouco da capa e da diagramação encontrei alguns errinhos de ortografia mas nada que atrapalhasse muito. Sobre a capa ela realmente é muito assustadora, além da imagem que já mexe com alguma coisa dentro da gente ela é toda brilhante o que torna a coisa mais surreal e bizarra, em nota da autora a menina da capa e como ela pensa ser a protagonista Callie o que achei bem interessante. A fonte e boa e os capítulos não são tão extensos o que deixa a leitura fluída, a narrativa é em primeira pessoa(se não me engano) o que nos deixa próxima a protagonista e seus sentimentos, além disso não posso deixar de comentar sobre o kit super fofo que a editora montou com um "led" o que me remeteu a toda tecnologia tratada no livro.
Sobre os personagens Callie me convenceu bastante no início achei ela infantil e bobinha e já me preparei para uma protagonista chorona e chata, porém ao passsar do livro ela foi me conquistando com suas ações e achei ela muito esperta e inteligente para uma garota de 16 anos e como no início do livro tem uma menção a Jogos Vorazes, sim posso dizer que ela lembrou um pouco da personagem do outro por sua coragem, força e também por querer proteger seu irmão menor. Mas as diferença para por ai enquanto Katiness (jogos vorazes) não quer saber de romance Callie deixa se levar a alguns momentos românticos.


Será que Cinderela chegará a cogitar a possibilidade de contar a verdade para o príncipe na noite em que se divertia com o belo vestido no baile? Será que chegará a pensar em dizer que, ah, por falar nisso, príncipe, a carruagem não é minha, sou apenas uma criada suja e descalça, e essa aparência não vai durar muito tempo. Não! Ela tinha aproveitado cada momento.
pág 114

Temos ainda o irmão de Callie Tyler que achei super fofo e Michael que é o amigo orfão dos dois, que devo dizer esperava mais sobre ele. Temos também Blake  que é para ser o par romântico de Callie, porém ele não me convenceu sinceramente e isso é um dos pontos negativos do livro para mim que falarei mais depois. Alguns outros personagens que valem a pena comentar são Madison uma amiga ender que Callie acaba conquistando e que achei super legal e interessante, ela é responsável  por algumas cenas hilárias do livro. Devo falar de uma outra personagem responsável por grande parte do enredo também que é Helena a ender que aluga o corpo de Callie, o interessante é que ela aluga o corpo de Callie por um motivo bem particular e fora do comum que vai dar muita dor de cabeça pra todo mundo.

E um dos personagens mais enigmáticos, complexos e misterioso de toda a história que é intitulado "O VELHO" que é nada mais nada menos que o dodo na Prime Destinations, ninguém nunca viu seu rosto e em torno dele que gira um dos grandes mistérios da história.


Ele se dividiu em quadrantes e finalmente se agitou e girou até se tornar uma mescla horrível de agonia, ainda mais horripilante devido ao silêncio esmagador daquela sala. Minha respiração entrecortada era a única coisa que eu conseguia ouvir._É isso que você quer Callie? Quer ver realmente quem eu sou?
_Quem você realmente é, não uma montagem eletrônica.
_Quem eu realmente sou_ a voz dele parecia tranquila. Resignada.
_Sim_expeli as palavras.
_Tudo bem...
pag 330

Alguns pontos negativos da história foi o tal romance que a autora tentou criar entre Callie e Blake não sei para mim não funcionou achei forçado demais, rápido demais, algo do tipo se olharam e  já se amam eternamente e já tem passeios românticos e tal para mim não colou...e se não fosse por um motivo muitoooo maior eu não entenderia o porque disso existir, mas sim tem um motivo para todo o romance que quando eu fiquei sabendo disse:
_"Ai meu deus do céu".
Sim meu coração quase saiu para fora da boca.

Os pontos positivos como vocês já podem ter notado para mim foram vários desde a escrita, até a história, os personagens bem construídos e que com certeza dão um ar de mistério, ação e suspense para toda trama.

SOBRE A AUTORA
Lissa Price estudou Fotografia e Escrita, mas o mundo acabou sendo seu melhor professor. Ela passeou com elefantes em Botswana, nadou com pinguins em Galápagos e ficou em um campo rodeada de nômades em Gujarat, Índia. Ela foi cercada por búfalos Cape furiosos na África do Sul e cantou um refrão silencioso com cem belugas da costa de Oahu.

Ela dançou na cabanas em casamentos na Índia e tomou chá com a socialite viva mais famosa de Kyoto. Quando ela se sentou para escrever, descobriu que as viagens mais surpreendentes ainda estavam em sua mente. Ela mora perto das montanhas da Califórnia do Sul com seu marido.

Visite seu site: www.lissaprice.com



Raquel Machado
Concluindo (obrigado a quem leu ate aqui) eu recomendo o livro principalmente para pessoas que gostam de um tom mais futurístico e tecnológico nas histórias e que tenham mistérios, suspense e muita ação e só posso dizer que estou curiosa pela continuação aliás alguém por ai sabe quando sai?

Não esqueçam de participar da super promoção do blog valendo um exemplar, clique na imagem e concorra:

10 comentários:

  1. Ganhei este livro num sorteio no blog da Nine há pouco tempo, ainda não chegou. Então AINDA não tenho opinião formada sobre ele,mas já posso adiantas que estou muito ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Oie!!
    Acredita que nunca tinha lido a resenha desse livro, sei lá pq mas sempre achei que não gostaria, mesmo sem saber do que se tratava.
    Aí como adoro distopia,estou doida pra ler agora kkkkkkkkkk
    Vai entender kkkkk
    Bjocasss

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    Até acho a premissa interessante, mas me falta uma vontade maior pra ler...
    Apesar de todos os pontos positivos, o romance não convencer acaba pesando pra mim porque é sempre um dos que prezo mais em uma leitura.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Nossam esse livro parece ótimo, com uma temática bem diferente e aparentemente envolvente. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  5. Oi, amor.

    Sem sombra de dúvida, essa foi a resanha mais detalhada e positiva que eu li de Starters; já começo a especular sobre a história. Quero lê-la, achei shou e já imagino o motivo do romance. :)

    Amei!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  6. Super dica delivro,ótima resenha! Ainda não li o livro mas fiquei curiosa e com vontade de ler e descobrir o que acontece com Callie. AA autora Lissa Price é uma figura ,né? Já fez de tudo um pouco e viajou muito para ter tanta imaginação

    ResponderExcluir
  7. Ta bonita na foto heim amiga!!
    Eu adorei esse livro, mais senti falta de algo mais hehe
    Eu tb não achei legal o romance, e o final, menina me deu até
    arrepio hehehe
    Obrigada pelas visitas la no blog ^^

    Beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Raquel, este livro me chama atenção pela capa impactante, mas como ainda tenho outros livros na frente para ler, deixei ele mais pro... mês que vem. Gostei de ler sua resenha pois deixou claro (sem contar coisas que expõe muito a história, creio eu) o que se passa no livro. Adorei ver que a história parece ser melhor do que eu imaginava.

    Há! Sobre sua pergunta no post http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2012/11/resenha-acima-de-qualquer-suspeita.html , não é uma série (bom, acho que não se pode chamar assim), são apenas dois livros, este e mais um que é continuação e que farei resenha daqui 2 semanas.

    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li o meu, mas pelo que vc escreveu na sua resenha vou gostar.
    estou com tantos livros atrasados que nem sei por onde começar.
    Desculpe andar meio sumida daqui, mas enquanto não passar essa correria de mudança estou perdida.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel!

    Eu também não sei quando será lançada a continuação. Mas não vejo a hora! Me surpreendi com o livro. Dificilmente gosto de livros desse estilo e esse me conquistou.
    Adorei a análise que você faz da obra! \o/ Super completa!
    E concordo com tudo o que você disse!

    Beijooo!

    ResponderExcluir