quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Por Trás das Sagas: Crepúsculo

Por trás das Sagas:  É cada vez mais comum ouvirmos falar que um livro terá 1,2,3 continuações seja pelo fator financeiro ou característico da obra. Além de livros pretendo abrangir também alguns filmes que tem suas vastas continuações. A princípio essa coluna será lançado mensalmente e meu objetivo maior é trazer uma visão geral de sagas famosas para quem não conhece e espero que vocês gostem e espero seus comentários.

Sagas Modernas podem ser caracterizadas por ser um conjunto de histórias que mantêm algum argumento em comum com caratér épico e que são escritas em forma de prosa. A palavra saga tem origem da língua gótica saega que significa "o que se diz". Alguns exemplos de sagas são: Senhor dos Anéis, Harry Potter, Crepúsculo. Além disso, saga pode ser utilizada para denominar obras não literárias como no caso de “Star Wars”, "Resident Evil".

POR TRÁS DAS SAGAS APRESENTA...
CREPÚSCULO

E para esse mês eu escolhi uma saga para lá de especial para mim, talvez por o último filme ter estreado faz pouco tempo nos cinemas e eu ser totalmente fascinada por essa história decidi trazer para vocês, aliás tem post sobre ele aqui. Meu primeiro contato com Crepúsculo foi engraçado eu vi meu cunhado assistindo ao primeiro filme me chamou tanta atencao que decidi assistir em seguida comecei a acompanhar os outros filmes e livros e já vi e li todos então sim eu considero que posso falar bem de toda a série para vocês.


Crepúsculo é uma série romântica de literatura fantástica que conquistou uma legião de fãs mundo afora na minha opinião ela teve tanta sucesso por quebrar um dos grandes paradigmas em que um ser que sempre aparecia como um mostro terrível e a ser temido ,um vampiro, acaba se apaixonando por uma humana e não consegue matá-la devido ao seu amor. Inicialmente rejeitado por 14 agentes, o primeiro livro, Crepúsculo, de Stephenie Meyer, foi aceito pela editora Little, Brown e desde 2005 é best-seller. Ao lado das três sequências, a história do amor de uma humana e um vampiro deu origem nas telas à Saga Crepúsculo.

INSPIRAÇÃO

Uma das coisas que mais em chama atenção nessa história foi o modo que ela surgiu, Stephenie disse que teve um sonho no dia 2 de Junho de 2003. Em seu site ela narra o sonho:
"Eu acordei com um sonho muito real na minha cabeça. No meu sonho, duas pessoas estavam tendo uma intensa conversa no meio de uma floresta. Uma dessas pessoas era uma garota comum. A outra pessoa era fantasticamente bonita, brilhante e um vampiro. Eles estavam discutindo as dificuldades pelas quais estavam passando por: A) estarem se apaixonando B) O vampiro tinha um uma atração muito particular pelo sangue da garota e estava tendo dificuldades de não matá-la imediatamente."

O sonho foi tão impactante que mesmo com sua pouca experiência Stephenie Meyer apaixonou-se pela ideia de transformar aquele belo e nítido sonho em um livro. Porém, para a autora, mãe de três filhos, não faltava atividades com empecilho, como ela afirma:
"Eu tinha milhões de coisas para fazer (isto é, preparar o café-da-manhã para as crianças famintas, vestir e trocar suas fraldas, encontrar os trajes de banho que ninguém jamais colocava no lugar certo, etc.)".
Apesar disso Meyer estava resoluta em sua ideia depois de resolver as atividades que exigiam imediatismo, sentou-se ao seu computador para anotar tudo quanto lembrava de seu sonho, mal ela imaginava que anos após ele seria responsável por seu grande sucesso, levando a autora ao topo de venda e reconhecimento.



PERSONAGENS
Não foi rápida a escolha do nome de seus protagonistas e por um tempo ela se referia aos mesmos como ele e ela:
"Levei algum tempo para para batizar minha dupla anônima. Para meu vampiro (por quem eu me apaixonei desde de o primeiro dia) decidir usar um nome que antigamente era considerado romântico, mas tinha perdido a popularidade havia décadas. O sr. Rochester, de Charlotte Brontë, eo sr. Ferrars, de Jane Austen, foram os personagens que me levaram a lhe dar o nome de Edward. Experimentei seu formato e descobri que combinava".
Já a escolha da adolecente apaixonada não foi tão facil assim, nenhum nome que lhe dava parecia suficiente. Depois de tempo o bastante para amá-la como uma filha, Meyer decidiu dar o nome que queria dar a sua filha, se a tivesse tido: "Isabella".


LOCAL

A escolha onde a trama se passaria também lhe rendeu muita pesquisa. Stephenie sabia que precisava de uma cidade nublada e chuvosa, para que seu personagem Edward pudesse se relacionar com as pessoas durante o dia. Na Internet, a autora procurou pelo pelo lugar com o clima mais adequado as condições que ele necessitava, que fosse um lugar pequeno, e com poucos habitantes. Foi então que chegou a cidade de Forks: adorou o nome e as fotos que viu em sua pesquisa na Internet. Pesquisou também as cidades aos arredores e tomou conhecimento da tribo Quileute existente em La Push, o que lhe pareceu atraente para incrementar a trama: Forks seria o cenário para sua história.

Livro 1 - Crepúsculo
DIVAGANDO...
No primeiro livro da série conhecemos Bella Swan uma menina tímida que acaba de se mudar para Forks para morar com seu pai. Tudo vira de pernas pro ar quando Bella havista Edward Cullen, um rapaz misterioso, lindo e que contém um segredo muito obscuro.  Sobre o livro gostei muito do primeiro livro da série e ele esta entre meus favoritos, no livro temos uma visão de Bella sendo uma menina muito atrapalhada e introvertida, enquanto Edward é um símbolo perigoso e atraente. Já no filme posso dizer que é um dos meus preferidos da série, apesar de ter algumas adaptações que mudaram os acontecimentos como o momento em que Bella descobre que Edward é um vampiro mas para mim não estragou tanto assim a história, e já no primeiro livro conseguirmos ver a diferente dos personagens para as interpretações dos atores. Um das coisas que eles mudaram foi o aparecimento dos vilões da história também que no filme aparecem desde o início já no livro são citados só no final mas achei boa a adaptação pois deu mais movimento a história nas telonas.
Livro 2 - Lua Nova
DIVAGANDO...

Sinceramente essa segunda parte da saga é uma das partes mais chatas e monotonas para mim. Edward acaba deixando Bella para seu próprio bem, porém ela vira um zumbi humano, o livro é arrastado com as diversas passagens dela pensando em como gostaria de ter Edward de volta. O livro só conta pontos para mim, pois nele temos o surgimento de um novo personagem muito importante (e gato) Jacob Black que é nada mais nada menos que um lobo e o melhor amigo de Bella. O filme é um pouco mais movimentado que o livro e temos diversas cenas do lobinho sem camisa(uiuiui). Neste filme também acabamos conhecendo o cla dos volturi o que o salva de uma grande chatice e monotonia.

Livro 3 - Eclipse
DIVAGANDO...
Nessa terceira parte da saga temos um amadurecimento muito grande da personagem principal, ela precisa fazer diversas escolhas, amorosas e do que ela realmente quer para o resto de sua vida. Além disso, esse livro/filme contem muita ação porque um exército de vampiros esta sendo formado e vocês já devem imaginar a quem eles querem atacar certo? Em Eclipse temos muita ação, algum romance e decisões que irão afetar o resto da vida de todos.


Livro 4 - Amanhecer
DIVAGANDO...

A última para da saga é uma das melhores na minha concepção nela temos a grande respostas de tudo: Bella virará ou não uma vampira? Além disso, temos os volturi que ainda estão atrás de suas habilidades especiais. Muitas surpresas e muito romcance rodeiam esse livro que para mim foi um dos melhores, pois nele temos especialmente uma parte contada pelo próprio Jacob que é um personagem engraçado e cativante, me divirte muito com sua visão de tudo. O livro é tão grande que foi dividido em dois filmes e posso dizer que estão entre meus favoritos também nos levando a um grande ápice o qual achei totalmente perfeito.

SOBRE A AUTORA

Stephenie é nascida em Hartford, Connecticut, nos Estados Unidos, em 24 de Dezembro de 1973. Ainda mora no Arizona, lugar para onde se mudou aos 4 anos de idade. Gradouou-se em inglês pela Bringham Young University, é casada desde 1994 com um pastor mórmon, com quem tem três filhos. É religiosa e leva uma vida pacata.

Stephenie Meyer é a autora de "Crepúsculo", com quatro livros: "Crepúsculo", "Lua Nova", "Eclipse" e "Amanhecer"; há ainda um quinto livro, "Midnight Sun", que traz a mesma história de Crepúsculo, porém, narrada por Edward Cullen. Além dessa série, é autora também do livro "The Host", voltado para o público adulto, Depois da publicação de "Crepúsculo", foi considerada uma das escritoras mais promissoras de sua geração.

Mais informações em:
http://www.stepheniemeyer.com/
http://foforks.com.br/

CURIOSIDADES


1. A atriz Kristen Stewart tem olhos verdes. Para viver Bella, teve de usar lentes de contato cor castanho.

2. O ator Henry Cavill (The Tudors) já havia sido escalado por Stephenie Meyer para viver Edward. Mas quando as gravações estavam para começar, perceberam que o ator de 25 anos estava velho demais para parecer ter 17 anos. Mais de 5 mil atores fizeram testes para o papel de Edward.

3. A Summit Entertainment chegou a anunciar que contrataria um ator para colocar no lugar de Taylor Lautner em 'Lua Nova'. Para a sequência, o personagem estaria muito mais velho e forte. Lautner ganhou cerca de 14 quilos só de músculos para ficar com o papel.

4. Kristen Stewart usou uma peruca em 'Eclipse', pois havia cortado o cabelo para autar em 'The Runaways'.

5. 'A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1' foi o maior lançamento em quantidade de salas já realizado no Brasil, com 1.100 cinemas em todo o país além de contar com as tradicionais sessões para fãs a partir da madrugada do dia 17 para o dia 18 de novembro.

6. Kristen Stewart e Robert Pattinson vieram ao Brasil filmar cenas do longa. Apesar do barulho dos fãs e o tumulto das filmagens, o Rio será o cenário para apenas cinco minutos da trama de 'A Saga Crepúsculo: Amanhecer'. O acordo com a RioFilme fez a empresa pagar cerca de R$ 850 mil para a produção do projeto.

7. Kristen Stewart divertiu a todos no set durante a cena do casamento de Bella e Edward. Assim que o diretor gritou "corta", a atriz saiu correndo em direção a Taylor Lautner gritando: "Jacob, volte aqui. Eu fiz a escolha errada!!!".

8. Para simular a Renesmee durante a cena do nascimento, os produtores tentaram usar um bebê robô. A ideia não deu certo, e tiveram que correr para encontrar um bebê de verdade.

9. No contrato dos atores que interpretam os vampiros, havia uma cláusula para evitarem tomar sol.

10. Kristen Stewart fez 18 anos no meio da filmagem, e como presente ganhou um bolo de aniversário – e uma noite inteira filmando.

11. No filme, quando Bella está procurando na internet artigos sobre vampiros e encontra o link para a livraria em Port Angeles, o resultado que encontra é Little Brown, que é a editora de verdade do Crepúsculo.

12. Antes de fazer o teste para o filme, Robert Pattinson nunca tinha ouvido falar na saga de Crepúsculo. Ele só foi fazer o teste porque tinha gostado muito da performance de Kristen Stewart em Na Natureza Selvagem (2007).

13. Na lanchonete, Bella derruba uma maçã que Edward pega antes que caia no chão, copiando a capa de um dos livros da saga. A diretora do filme contou nos extras do DVD especial que essa cena precisou de 13 tomadas para que desse certo.

14. Stephenie Meyer citou a banda Muse como sua fonte de inspiração para escrever os livros. Outra banda que é uma de suas favoritas também estava na trilha sonora: Linking Park. No seu site oficial, Meyer conta a lista de músicas que ela estava ouvindo enquanto escrevia o livro. Radiohead, Coldplay, Dido e Billy Joe são alguns dos artistas.

15. A dublê de Kristen, Katie Powers, também interpretou uma garçonete no filme.

16. Robert Pattinson tocou duas músicas para a trilha sonora do filme, mas apenas uma das canções aparece nos créditos: Never Think. A outra música Let me Sign é uma faixa bônus.

17. A data original do lançamento do filme Crepúsculo era 12 de novembro de 2008. Mas no mesmo dia a última sequência de Harry Potter iria estrear. Então eles mudaram para 21 de novembro.

18. O título do livro seria Forks, o nome da cidade que Bella se muda.

Raquel Machado
Concluindo: Sou uma grande fã dessa série como comentei e poderia ficar horas e horas falando mil coisas para vocês, mas tentei me resumir ao máximo (e mesmo assim ficou esse post gigante obrigado a quem leu até aqui). Para mim a história em si é realmente linda e cativante, talvez por ser algo naquela época inusitado, não sei mas com certeza ganhou minhas 1000 estrelas. Se eu recomendo? Nem preciso dizer se você é fã de romances sobrenaturais, com certeza esse não pode faltar na sua lista.


E vocês gostam da série? 
Não gostam da série? 
 Deixem suas opiniões!

4 comentários:

  1. Oi Raquel, tudo bem?
    Gostei pra caramba da sua análise. Também gosto e muito dessa série e concordo com um apanhado de coisas que você disse. Lua nova também não foi o meu livro favorito, apesar de que algumas cenas são incríveis (ao menos eu as imaginei assim rsrs)
    Também sempre achei curiosa a inspiração da Stephenie,e já ouvi falar que a primeira versão do livro era um tanto diferente.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  2. Raquel, o post ficou incrível!
    Parabéns os fãs da Saga agradecem as informações sobre:os filmes,livros,personagens,autora,trilha sonora,curiosidades...

    ResponderExcluir
  3. Haaa amiga, se ficou grande?!
    ficou pequenooo hehe
    Eu amo esses livros, eu amo esses filmes e amei ainda mais ler seu post... amei ler as curiosidades e sobre o sonho que a autora teve e que serviu de inspiração para ela escrever os livros, eu nem sabia disso, isso é mágico!!
    Háa como gostei de ler seu post!!
    Acho que temos gostos parecidos quanto ao Crepusculo né amiga!! E se tiver que postar mais alguma coisa, posta sim, ou pode mandar pro meu e-mail... Adoro td que tem esse tema e leio com o maior prazer.. Demorei a vir por causa do trabalho, ta frenétiko!!

    Háa recebi seu "presente"
    Amei!!! Muito obrigada!!
    Beijosss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/
    Quais os livros que vc quer de natal?!
    passa lá no blog e responde!!

    ResponderExcluir
  4. Flor, adorei o post, principalmente sobre as curiosidades, eu só conhecia algumas.
    Dei risada imaginando a Kristen correndo atrás do Taylor após a cena do casamento!
    Beijão!
    P.S: Eu adorei o trailer de Cidade dos Ossos, embora não tenha gostado tanto do livro. Vamos esperar pra ver como será, né?

    ResponderExcluir