segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Um dia de David Nicholls

ISBN: 9788580570458
Ano: 2011
Número de Paginas : 416
 Classificação:

Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura esta bem a sua frente. 15 de Julho de 1988. Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes.
Mas onde estarão nesse mesmo dia um ano depois? E nos anos que se seguirem?

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam Dex e Em levam vidas isoladas_vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam em ter. Porém incapazes de esquecer o sentimento especial que arrebatou naquela primeira noite, surge uma relação entre os dois.

Ao longo dos vintes anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E conforme o verdadeiro significado desse dia crucial e desvendado eles precisam acertar as contas com a essência do amor e da própria vida.

Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público e  teve no roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor David Nicholls . O Filme dirigido pela cineasta dinarmaquesa Lone Scherfig que também dirigiu Educação, traz a atriz Anna Hathaway no papel de Emma Morley.

O livro em uma frase:
Uma história emocionante e real. Que me fez rir e chorar.

Todo mundo já comentou sobre esse livro ou quase todo mundo e desde a primeira vez que eu oouvi falar dele sabia que tinha que ler, pois achei a história super interessante, sabendo alguns meses depois que ia sair um filme ele entrou para as minhas tops leituras. Então mês passado vi o trailer do filme no youtube e não deu mais para resistir, me rendi a história de David, de duas pessoas queridas que me conquistaram demais por todos suas qualidades e defeitos. Um dia, para mim acima de tudo é uma história real, aquele tipo de história que você pode imaginar acontecendo com você ou com alguém que você conhece talvez por isso ela mexe tanto com as pessoas.

Os anos passam e isso todo mundo sabe, o tempo voa e a vida passa pela gente como uma corredeira e o que nos resta e tentar viver cada dia como se fosse o último, com fervor alegria e torcer para que tudo de certo no final.  E sobre isso que esse livro fala sobre duas vidas, sobre escolhas, problemas, alegrias, discussões, amores e brigas no decorrer de vinte anos.

Emma e Dex se conhecem na faculdade em 1988 no dia 15 de julho, e todos os anos na mesma data acompanhamos esses dois protagonistas e o desenrolar de suas vidas. Às vezes com boas surpreas, as vezes nem tanto. Dex e Em, Em e Dex...um encontro que deixou os dois ligados mais que uma paixonite de faculdade, mais que um amorzinho banal, mas sim uma ligação de confiança e amizade que perdura durante os anos que se passam. Às vezes temos partes em que os dois se encontram, pois são bons amigos e essas partes para mim são as mais divertidas do livro. Claro que tem aquele vento de romance no ar...

_Eu tenho boas e más notícias.
_Diga lá_disse Emma fechando o caderno de anotações.
_ Bom eu encontrei um lugar fantástico, vista para o mar, varanda, um pouco mais alto que a aldeia, silencioso se você quiser escrever, tem até uma escrivaninha, e esta vago pelos próximos cinco dias, ou mais se quisermos.
_E a má notícia?
_Só tem uma cama.
_Ah.
_Ah.
pág. 88

Em outros anos acompanhamos a história deles em separado. Ou pelo lado de Dex ou pelo lado de Em e conseguimos ver algumas situações e barreiras que a vida lhes impõe no caminho. Dex é o tipo canalha, cafajeste, que só quer se divertir nada de compromisso sério, para ele a vida é uma balada constante. Tudo isso até uma doença cair sobre sua mãe, então conhecemos um Dexter diferente mais amargurado, problemático e sem beira....


_Dexter sua mãe o ama muito muito mesmo. E eu também. Sempre amamos e sempre vamos amar. Acho que você sabe disso, mas seja qual for o tempo que resta para sua mãe. Ele hesita, abaixa os olhos como que procurando as palavras e volta a olhar para cima. 
_Dexter se vier mais uma vez visitar sua mãe neste estado juro que não vou deixar você entrar em casa. Não vou deixar você passar pela porta. Vou fechar a porta na sua cara, e estou falando sério.
pág. 136

Em e a típica moça boazinha que quer ter uma boa carreira, uma casa, uma família e seguir a vida a risca. As decisões dela às vezes nem sempre a levam aonde ela quer ,e isso é normal porque às vezes a gente fica mesmo perdido na vida. E nisso vamos acompanhando Em tentando se encontrar primeiro como atriz, depois como professora e quem sabe até como escritora. Além da vida profissional Em tenta se encontrar no seu lado sentimental  passando o tempo em busca de um grande amor....

_Eu amo Ian. Pensou Emma, só não sou apaixonada por ele, e também não o amo. Já tentei, batalhei para conseguir amá-lo, mas não consigo. Estou construindo uma vida com um homem que não amo e não sei o que fazer a respeito.
pág. 185

Como Dex e Em tem ótimos momentos juntos, tem também algumas crises, afinal quem nunca brigou com um amigo, às vezes acabamos por falar o que não queremos, e magoando quem esta próximo...


_Tenho certeza de que é ótima! E que bom você conhece o ditado:"Quem sabe faz..."
O queixo de Emma caiu: "Fique calma"!
_Não, não conheço. Diga para mim qual é o ditado?
_Você sabe...
_Não é sério Dexter fale para mim.
_Não é importante. Estava começando a parecer envergonhado.
_Eu gostaria de saber termine a frase: "Quem sabe faz..."
_"Quem sabe faz, Quem não sabe ensina".
Ema cuspiu as palavras.
_E os que ensinam querem que você se foda!
pág 202

Os anos passam a vida vai levando os dois com suas várias escolhas e decisões, e eles mesmo brigando sempre se lembram um do outro, mas será que é só amizade que existe entre esses dois??? O que não é o amor senão um trato de confiança que duas pessoas selam entre si???

_Se um dia eu ficar muito desesperada ainda tenho sua proposta para me salvar.
Dexter para de andar.
_Que proposta?
_Lembra que costumávamos dizer que se continuasse solteria até os quarenta anos você casaria comigo.
_ Eu disse isso? Franziu o cenho_E meio concedente...
....
_Infelizmente acho que vou ter que retirar a proposta.
Emma parou e virou para trás.
_E mesmo? Porque? Perguntou mas parte dela já sabia.
_Eu estou noivo!
pág 277


Um livro fantástico, difícil de resenhar, sem falar muitos spoilers. O que posso dizer é: Leiammm. Vale muito a pena. Eu me emocionei com a vida dos dois com todas as reviravoltas...e devo dizer que o final me chocou...muito!!! Não era o que eu esperava, mas o autor conseguiu subir um nível acima.

Personagens
Em não me irritou, apesar de ela querer ser aquela pessoa totalmente certa, ela conseguiu me conquistar com suas escolhas e sua postura diante de várias coisas.
Dex é um cara que me surpreendeu, conforme os anos vão passando conseguimos ver diretamente o amadurecimento em suas ações.

Pontos Negativos
A forma de escrita do autor e dos capítulos, às vezes me deixava meio confusa, pois passava-se um ano em cada capítulo e até eu me achar onde tinha parado o que tinha acontecido e o que estava acontecendo agora ahaha...me perdi um pouco confesso.

Pontos Positivos
A história em si... linda e comovente. A maneira que o autor foi levando a história culminando em um final envolvente, emocionante e lindo!

Sobre o Autor
David Nicholls nasceu em 1966, em Hampshire, Inglaterra. Formado em literatura e teatro inglês, optou pela carreira de ator e recebeu uma bolsa da America Musical And Dramatic Academy de Nova York. De volta a Londres, atuou em espetáculos teatrais na Battersea Arts Center, The Finborough, West Yorkshire Playhouse e Birminghan Repertory Theatre. Entre uma peça e outra, em Londres, Nicholls trabalhava como vendedor de rede de livrarias Waretone's em Nothing Hill. Após trabalho de freelance conseguiu como emprego como leitor de peças e pesquisador da BBC  Radio Drama, o que o levou a edição de roteiros no London Week Television e na Toger Aspect Production. Nessa época começou a escrever e adaptar a peça de Sam Shepard, que se tornou um filme estrelado por Sharon Stone e Nick Nolte em 1999. Ao longo de sua notável carreria de roteirista, recebeu duas indicações ao Bafta. Além de Um Dia publicou os romances Starter For Ten e The Understudy.

Eu recomendo para todos que gostam de histórias emocionantes, dramática, divertidas com um toque real .

Promoção de Marcadores da Rainha da Floresta



Então hoje sai também o resultado dos marcadores do livro A Rainha da Floresta de Anna Leão. Tivemos a seguinte participação:
1. Aione
2. Nanda
3. Raffa
4. Sandra
5. Fefa

E a ganhadora foi:


Parabéns Raffaela estarei entrando em contato com você!

Espero que tenham gostado da resenha e me digam vocês já leram? O que acharam? Ficaram curiosos???

Raquel Machado

11 comentários:

  1. Uau Kell, mais um livro para minha lista de um dia eu vou ler....kkkk...flor amei a resenha, ela ficou tão contagiante que da vontade de sair lendo o livro....\o/....não gostei muito do ponto negativo, mas com tantos favoráveis impossível não querer ler ou ver....\o/....beijokas elis

    ResponderExcluir
  2. Sério que você considerou a escrita dele como um ponto negativo? Foi uma das coisas que achei mais genial! Achei incrível como ele conseguiu não deixar buracos na história. Ta aí, só pra provar mesmo como os gostos variam né?
    A história é mesmo emocionante, principalmente por ser tão real. Acho impossível não se chocar com o fim!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Raquel! Estou ansiosa para ler Um Dia! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com ainda mais vontade de ler!! :)
    Beijos
    http://www.giselecarmona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eita!

    Quando recebi o e-mail com a atualização do blog, e vi que a resenha seria sobre esse livro, vim correndo comentar...

    Comprei esse livro na época do lançamento, ainda estava bem caro, diga-se de passagem, mas valeu a pena... Uma linda história!

    Ai veio o filme... E a editora sempre aproveita para relançar o livro com uma nova capa, mas prefiro a original...hehe

    Abraços,
    www.igordanielcp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ei querida,

    esse livro é muito triste para meu gosto, não vou ler, pois sei que vou chorar até, rsrsrs.

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ai ja queria ler o livro, e depois de ver a resenha quero ainda mais =)
    adoro romances *-*
    e a resenha ficou muito boa, parabens!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!!! Vc realmente gostou!!! Esse livro está na minha lista a um tempão, acho que é hora dele furar a fila. Bjs

    ResponderExcluir
  9. ooooi *-* Caramba, adoreeeei saber que ele é realmente bom assim! Tô looouca pra ler e agora mesmo que o farei o mais rápido possivel *08 (pelo menos depois de comprar HAUHAUHA)! AMEI a rsenha!

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oii!!

    Aii eu adorei esse livro.. Fiquei um pouco perdida com essa história de ser um dia do ano só, mas acho que isso fez um charme na história que não ficou cansativa.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  11. Oiiii adorei sua resenha, ela foi bem explicativa, sempre me interessei por esse livro e ainda mais depois de virar filme...vc me deixou bastante curiosa qdo disse q o final te chocou...e mto...preciso ler esse livro...
    BjOs!!!!

    ResponderExcluir