quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Perseguição Digital de Loraine Pivatto

Editora: Novos Peregrinos
Número de Páginas: 202
Ano: 2009
Classificação:
Onde Comprar:
Saraiva
Livraria Cultura

Ou direto com a autora:
E-mail:e.pivatto@zipmail.com.br
Site da Autora






Amor ou Obsessão?
Os fins justificam os meios?
Vale tudo, ou quase tudo, na luta pela felicidade?
É normal uma pessoa monopolizar nossos pensamentos?
Como ser feliz sem o grande amor da nossa vida?

Após o rompimento inesperado de um relação afetiva, Joana se sente muito abalada emocionalmente sem forças pára seguir em frente com a sua vida. Fernando, o seu grande amor, havia partido sem nenhuma explicação convincente, e ela precisava descobrir os verdadeiros motivos do seu afastamento.

Com uma determinação excessiva, Joana passa a utilizar a tecnologia e o seu conhecimento computacional como poderosos aliados no rastreamento dos passos do seu amado. Mas conforme vai se aproximando do seu objetivo, acaba ultrapassando os limites do bom senso, perdendo a ética e entrando em um terreno perigoso. Durante esta obcecada perseguição digital, ela faz uso das práticas de engenharia social, abusando da ingenuidade de Fernando e persuadindo-o a fornecer-lhe informações que prescia para montar o seu quebra-cabeça e desvendar todo aquele mistério.
Joana tinha uma vida equilibrada, planejada e feliz: boa saúde, boa aparência, estabilidade, um bom emprego e... um grande amor. Até que o grande amor foi embora. Mas porque? O que faria Fernando abandonar tudo isso? Ou era outra mulher? Mas quem era ela?
Muitas perguntas.Nenhuma resposta.

Este romance convida o leitor a mergulhar em um universo de conflitos dores e reflexões, acompanhados por Joana na sua apaixonante trajetória em busca das respostas que tanto a atormentavam.


O livro em uma frase:
Uma perseguição em busca da verdade para reconquistar um grande amor.

Hoje tenho o prazer de trazer para vocês o livro Perseguição Digital da autora parceira aqui do blog Loraine Pivatto. Desde que vi esse livro pensei preciso ler...por vários motivos, um falava de romance, falava de computadores, a autora era gauchá e outros mais fatores que me fizeram entrar em contato com ela, consegui então fechar a parceria e hoje digo que estou muito feliz com isso, pois o livro me prendeu a cada página e mal pude esperar para saber o final.

Em Perseguição Digital conhecemos a história de Joana uma mulher linda, decidida e determinada que acaba de sair de um relacionamento de 5 anos com Fernando, o príncipe dos seus sonhos. Joana vivia uma vida feliz e para ela tudo estava certo, até que um belo dia Fernando decide deixá-la sem grandes explicações, a partir disso Joana começa a viver por viver, os dias são automáticos e ela não encontra mais nenhuma razão para ser feliz, afinal ela havia deixado tudo por Fernando: todos os seus amigos, todos os seus hobbys e a única coisa que lhe restara e o trabalho, no qual ela cai de cabeça dia e noite. Vou fazer um pequeno parênteses aqui: Essa situacão de Joana me lembrou minha situação há alguns anos atrás, quando acabei alguns dos meus relacionamentos, também tinha feito como Joana e deixei tudo, porque queria ficar com a pessoa 100% do tempo e hoje vejo como isso só me fez mal. Não devemos viver por uma pessoa, mas com uma pessoa, todos temos nossas individualidades, gostos e amizades e para um casal ser feliz e saudável cada um deve saber respeitar o espaço do outro, não e porque você não deixou de ver suas amigas que você não gosta da pessoa ao contrário, assim os dois sempre terão novidades para contar um ao outro tornando o relacionamento saudável e não apenas uma obsessão doentia, infelizmente conheço ainda hoje pessoas que ainda fazem isso e torço para que dê certo, porque para mim esse negócio de deixar de viver por outra pessoa só me fez mal e hoje aprendi a lição.

Mas continuando Joana é obcecada em Fernando e não sabia como fazer para continuar sua vida sem resolver de vez a situação com ele, pois ela quer respostas, porque ele a deixou sem mais nem menos??? O que poderá ter acontecido e e nisso que entramos nessa perseguição com Joana que eu achei mito bem bolada e criativa...

Joana é analista de sistema e mexe o dia inteiro com computadores, e um dia ela lembra que Fernando lhe disse uma vez que não era bom em inventar senhas e a primeira coisa que ela lembra e que ele lhe contou sobre suas senhas então sem pensar muito Joana pega seu celular e decidi verificar as mensagens do celular de seu ex...


Joaninha querida, este negócio de senha fica com você, que tem uma mente brilhante e extraordinária. Você sabe que sou péssimo para guardar números, então quando preciso inventar uma senha, uso sempre a mesma, a data do aniversário da minha mãe ou seu primeiro nome, se for alfanumerico.
Joana pegou o celular. Pela primeira vez nos últimos três meses um sentimento de esperança brotava e, seu coração e ela pode fazer algo conta a impotência que a dominava.
Vamos lá Joana pense rápido, não perca tempo.
Com o celular na mão, Joana digitou o número do celular de seu amado.
pág. 16

Abre parenteses de novo, meu primeiro namorado vivia fazendo isso comigo, tipo eu particularmente acho uma falta de respeito e privacidade porque ou você confia ou não na pessoa, mas às vezes a obsessão e loucura fazem as pessoas ultrapassarem certas barreiras e a tadinha da Joana estava meio louca de obsessão. Depois de 3 meses longe e sem saber ela acaba apelando para o celular e encontrando algumas mensagens de convites para festas do amigo de Fernado o que é claro ela da um jetiinho de deletar rapidinho..srsrsr..

Como eu disse antes Joana trabalha com computador e nos 5 anos junto a Fernando ela acaba apresentando para ele o fantástico mundo da internet e Fernando se apaixona, começa então a usar emails, msn, chats e fazer vários amigos virtuais. E então Joana vê mais uma brecha para se aproximar de Fernando, desta vez através do e-mail do mesmo, seria fácil demais, ela iria entrar dar uma olhadinha e sair, nada demais não ia ferir ninguém e assim poderia ver o que Fernando andava aprontando...


Em poucos meses, Fernando estava completamente viciado em chats e msn. Chegava a ser chato. Joana chegava em casa e muitas vezes queria trabalhar no computador ou usar o home banking, mas não conseguia pois Fernando não dava uma folga. Tinha feito dezenas de amigos virtuais e achava aquilo o máximo. Joana chegou a discutir algumas vezes com ele por causa disso, até que Fernando resolveu comprar outro computador.
Ao lembrar deste fato outra ideia brilhante lhe veio a mente.
Mas é claro eu posso acessar o email dele e descobrir muita coisa interessante. Tomará que ele não tenha mudado. Quando comprou seu computador o provedor era do yahoo.
pág. 24

Simples demais, Joana começa a ver a troca de e-mail de Fernando com outras garotas e é claro que ela não poderia deixar por menos e começa a responder em nome do Fernando , já que como ela conhece bem seu amado, ela sabe que essas garotas com quem ele anda saindo são apenas fonte de diversão e nada mais, e porque deixar as moças sofrerá a toa seria melhor dar um basta definitivo e uma explicação logo. Porém ao fazer isso um negocinho chamado "consciência" começa a atormentar Joana, será que ela esta certa em invadir assim a privacidade de Fernando??? Será que ela não esta passando dos limites? Ou vale tudo em nome do amor???


Entretanto a alegria que estava sentindo foi embora e uma sensação de desconforto tomou conta de seu coração. Joana desligou o computador e foi dormir, deitou a cabeça no travesseiro e fechou os olhos, mas os pensamentos não iam embora.
Meu deus, será que eu tenho o direito de invadir dessa forma a privacidade do Fernando?
pág. 31

Mas além de informações sobre outras garotas Joana acaba descobrindo as festas que Fernando anda frequentando e decidi que esta na hora de os dois se encontrarem pessoalmente novamente. Então ela acaba bolando um plano de mestre para parecer tudo ser uma grande coincidência. Pega a data e local de uma dessas festas que Fernando foi convidado a comparecer e decidi convidar sua irmã Carol( que também tem uma grande participação na história sempre apoiando Joana), seu cunhado e um amigo seu André, o qual é apaixonado por ela. Ela sabe que Fernando conhece André e que ele também sabe que Andre gosta muito de Joana, então decidi ir com todas suas armas afinal que diferença faria um pouco de ciúmes. Ela coloca um vestido que Fernando lhe deu de aniversário que é espetacular se veste com todo mérito e segue em direção a boate. E simmm...ela encontra Fernando lá, que fica de boca aberta ao ver o quanto ela esta linda e fica pior ainda assim que Andre chega perto de Joana e lhe abraça, o ciúme corrói Fernando por dentro e o plano de Joana sai melhor do que esperado. O que acaba acontecendo e que ela convida Fernando para ir a sua casa sem que ninguém perceba e dispensa seus outros amigos...


A saudade era grande demais e os dois aproveitaram aquele momento mágico que a vida lhes proporcionara. Exploraram seus corpos com autoridade e conhecimento. Deitada sobre aquela mesa, Joana desfrutava de todo o prazer que lhe tinha sido roubado. Com os lábios quentes , Fernando percorria o seu corpo deliciosamente e as familiares contrações vaginais foram aumentando de intensidade, provocando contrações e gemidos, até que Joana estremeceu por completo explodindo em um maravilhoso orgasmo.
pág. 50

Joana se entrega totalmente a seu amado de corpo e alma, e a felicidade que lhe foi tomada a muito tempo parece voltar com tudo...e ele corresponde a esse amor. Então ela levanta feliz e vai fazer um café da manhã, porém quando Fernando acorda a sua reação não é bem a esperada (affs porque eles sempre fogem depois).


Dai que hoje acordei ao lado dela e me dei conta do que havia feito. Só cai na real hoje de manhã e fiquei desesperado. Eu não podia ter feito isso cara, tinha que ter sido mais forte. Sai as pressas da casa dela, disse que tinha um almoço contigo. Ela ficou arrasada, queria que passassemos o dia juntos, estava cheia de planos, tinha preparado uma linda mesa de café da manhã e estava me esperando na cozinha. Só que eu mal consegui engolir um pedaço de bolo e sai as pressas, precisava sair de lá. Coitadinha ficou tão decepcionada. ela ainda me ama.
pág. 56

Joana fica mais confusa do que no início, pois ela tem certeza de que Fernando ainda a ama depois da noite de amor que eles tiveram, mas porque ele foge dela, porque ele não lhe dá nenhuma explicação.
Qual será o segredo terrível que Fernando esconde??? 
Porque eles não podem ficar juntos já que se amam tanto???
Joana volta a depressão profunda e encontra em Carol sua irmã uma verdadeira confidente lhe conta tudo que fez e Carol lhe abre os olhos. Finalmente então Joana decide seguir com a vida e impor algumas datas limites para que as ccoisas se resolvam...


Joana começou por definir um limite na sua história com Fernando: trinta e um de dezembro era seu prazo máximo se até o final do ano ela não tivesse resolvido essa situação jogaria a toalha e entraria em dois mil e nove como se Fernando Gauer Cechetti não existisse mais...
Outra coisa que estava muito claro na cabeça de Joana era que ela não poderia fazer disso seu objetivo proncipal. Não poderia deixar que estes pensamentos estivessem em sua cabeça o tempo inteiro, teria que ocupar-se com outras atividades que lhe trouxessem prazer...
pág. 100

Ela então lembra-se de outro hobby de Fernando as salas de chat, ela pdoeria conseguir as informações que tanto procura em um chat se conseguisse ficar amiga o suficiente de Fernando e sim este e o proximo passo...

Havia diversas salas de chat do terra. Cada uma tinha um tema e a pessoa conectava-se de acordo com seu interesse. Tinha sala de esportes, a de namoro, a de idade, a de sexo, cidade, religiões, entre outras. Joana tentou imaginar qual delas Fernando frequentava. Devia ser a mesma de sempre, afinal a garota do e-mail tinha falado para se encontrarem na mesma sala de sempte. Qual seria? A de sexo? Era bem provável Fernando só pensava nisso utlimamente. A de namoro não devia ser, pois ele esta fugindo disso como diabo da cruz. Quem sabe idades? Joana entrou na sala de idades de 20 a 30 anos e acertou na mosca.
pág. 81

Mas além disso Joana vê uma nova perspectiva para sua vida e isso me agradou muito, ela não vai mais pensar em Fernando 24 horas por dia, então decidi ligar para uma de suas amigas da faculdade, Renata que lhe trata super bem e ainda lhe convida a ir a um orfanato , pois ela faz alguns trabalhos voluntários por lá. Joana sempre adorou crianças e isso acaba dando um novo sentido a sua vida, achei super fofa e linda essa parte. Lá no orfanato Joana acaba conhecendo uma meninha que é uma figura a Michele e que me fez dar grandes risadas...afinal criança sempre sai com cada uma ne???


Renata tinha muito jeito para contar histórias ela sabia prender a atenção das crianças todos estavam muito interessados. Michelle falou baixinho no ouvido de Joana.
_Jo você tem namorado?
_Não, não tenho Miche.
_Mas porque não?
_Ué, porque não.
_Mas você não gosta de ninguém?
_Gosto sim Michele gosto muito.
_E qual é o nome dele?
_Fernando.
_Fernando, e como ele é?
_Ah Miche, ele é bem bonito.E alto moreno e tem uma covinha no queixo.
_O que é covinha?
_Um buraquinho. Agora fique quietinha, Miche. Escute a história da tia Renata.
Renata continuou contando a história, neste momento fazia um grande suspense. A criançada estava vidrada.
_Jo?
_o que foi Miche?
_Se ele tem um buraco no queixo, quando ele come a comida não cai fora?
pág. 150

Tentando por sua vida nos eixos joana segue alguns dias bem outros mal. Com novos sentidos para sua vida, porém não esquecendo de Fernando será que ela vai conseguir descobrir o grande segredo de Fernando??? O que será que faz ele manter-se afastado dela mesmo lhe amando???

Isso não vou contar é claro, só lendo para saber, mas posso dizer que ameiii de paixão o desenrolar. O livro de Loraine me fez rir em diversas partes e chorar em outras, e uma história de amor, linda apaixonante e envolvente tanto que não consegui desgrudar até chegar o final. Super recomendado para todos...


Sobre os Personagens
Joana é uma personagem forte, determinada e decidida, mas também carente e solitária. E uma mulher como todas nós, tem seus defeitos e qualidades, suas loucuras, mas quem nunca fez uma? O que mais gostei dela foi a determinação de ir até o final pra descobrir toda história.
Carol é irmã mais nova de Joana, mais realizada que lhe dá grandes conselhos durante a história
Renata é aquela grande amiga que aparece sempre quando precisamos para nos colcoar para cima para dar um up na vida e um chacoalhão quando necessário.
Fernando me confundiu diversas vezes durante a história, não entendi o que ele queria ,mas quando consegui comrpeendê-lo achei ele super fofo e meigo e entendi porque Joana o ama tanto e foi atrás para consegui-lo de volta.
Miche...ai que menina fofaaa...me deu vontade de dar uns apertoes nela durante a história, me fez rir muitoooo.

Pontos Negativos
Alguns diálogos entre os personagens ficaram extensos demais na minha opinião o que tornou a leitura um pouco cansativo, mas nada que atrapalhe

Pontos Positivos
Vários pontos... a história, o desenrolar, o jeito da autora escrever que e super criativo. Em alguns pontos da história temos algumas ideias de Fernando o que achei interessante, pois me fez entender ele um pouco.
Uma coisa que ameiii foram os títulos dos capítulos, a autora fez metáforas com o mundo da informática, e eu como uma verdadeira integrante deste mundo me diverti horrores em ler cada um deles, parabéns pela criatividade...vou deixar alguns deles para vocês:


Quem ama um 486, Pentium Dual core lhe parece.
Quem procura acha...se o site de busca for bom
Se Maomé não vai a montanha, ela manda um e-mail
Não adianta chorar sobre o arquivo deletado
Quem vê nick não vê cara muito menos coração
E nos menores chips que estão as melhores informações
Quando um não quer dois não teclam
Nem tudo que reluz é Caps Lock
A esperança é a última que morre...se tudo travou: ctrl+alt+del

Mais um ponto a favor e que existem informações no rodapá com os termos técnicos da área o que ajuda muito e por isso digo que o livro servirá para todas as pessoas e não só especialistas em informática.

Sobre a autora...
Loraine Marques Pivatto nasceu e vive em Porto Alegre. Graduou-se em informática no ano de 1994 pela Pontificia Úniversidade Católica do Rio Grande do Sul e em 1999 concluiu a graduação em Análise d e Sistemas nesta mesma universidade.
Atua na área de Tecnologia de informação há mais de dez anos, como Administradora de Banco de Dados.
Perseguição Digital é o seu primeiro romance publicado.


Raquel Machado
Eu recomendo para todos que adoram histórias divertidas, que adoram uma boa investigação com doses de romance e bom humor.

Não percam essa semana ainda sai uma entrevista exclusiva com a autora.

E não esqueçam de deixar seus comentário aqui quem sabe não lhe garantem chances extras afinal:


13 comentários:

  1. Oi Raquel!

    Eu já vi várias resenhas positivas sobre o livro e estou curiosa pra ler! Parece ser ótimo, mas acho que essa obsessão da Joana pode me agoniar um pouco! De qualquer forma, preciso ler pra ter certeza!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Faz um tempão que eu quero ler este livro e ainda não consegui, ele tem bem o estilo que eu gosto. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Guria, como é que você consegue fazer umas postagens tãaao grandes, preciso ter umas aulas contigo, rsrs.
    Eu li este livro através de um Book Tour. Simplesmente adorei a história, em função da capa eu imaginava ser algo totalmente diferente do que foi o enredo, me surpreendeu e me cativou. Amei muito!

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!!
    legal essa postagem,
    o livro parece ser bastante interessante, espero poder ler em breve!!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. adorei esse livro!!!! já anotei o nome e com certeza vou ler!!!

    ResponderExcluir
  6. Muita gente confunde amor com outras coisas. Amor é confiança, respeito e longe de querer estar com quem não quer estar conosco.
    Isso que vc desceve é sim obcessão e que muitas vezes impede a pessoa de ver um novo e verdadeiro amor.

    Um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Este livro parece ser incrível!
    Faz tempo que não leio algo neste estilo, adorei!
    Os quotes também são bem lagais, boa seleção!

    Beijos

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  8. oooooi Raquel! Confesso que não li tudo, kkkk . tem MUITA Coisa :x rs. Mas achei bem interessante! Só não sou muito fã de livros de investigação.. Curto poucos, mas realmente bem poucos. rs Esse ai, pelo que li, nao chamou muito a minha atenção ><

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel, gostei muito do seu blog e fico feliz que você tenha me encontrado...hehehhe...é sempre bom conhecer outras blogueiras gaúchas! Já estou te seguindo e já coloquei seu banner na home do GMN.

    Bom, quanto a feira do livro, já estamos organizando um encontro de Autores e Leitores juntamente com o pessoal do Sobre Livros para o final de semana de 12 e 13/11 ficaremos por lá até o dia 15/11...hehehehe está mais do que convidada! Olha só, também tem outros eventos literários aqui em POA que eu sou a responsável pela organização e promoção vou te passar a agenda pra você vir e começar a participar conosco ok?

    Dia 16/10 as 15hs na Saraiva do Praia de Belas Shopping tem encontro de Fãs da Irmandade da Adaga Negra em POA, fique a vontade para pegar o banner lá no GMN e ajudar a divulgar...hehehe

    Dia 22/10 15hs na Saraiva do Praia de Belas Shopping tem Evento de Círculo Secreto da Galera Record

    Dia 29/10 15hs na Saraiva do Praia de Belas Shopping tem encontro de Fãs de Jogos Vorazes, lançamento do Livro A Esperança em conjunto com o pessoal do Blog Vida de Leitor.

    Dia 05/11 16hs na Saraiva do Barra Shopping Sul tem Evento de Ecos da Morte da Intrínseca em conjunto com a Guta do Murphys Library e a Claudia do Livraria Outubro.

    Bom, você está mais do que convidada para todos os eventos em POA! hehehehehe
    Beijos e vamos nos falando...me add no twitter tb para irmos combinando tudo.
    @blogdaguardia

    ResponderExcluir
  10. Kell,
    Que resenha maravilhosaaaa, confesso que pensei em não ler toda, pois olhei e achei comprida demais...kkkk....as vezes me da preguicinha de ler tudo...kkkk...mas ai pensei, barbaridade foi a Kell que fez, e se ela escreveu bastante é porque o livro deve ser ótimo, ai li os primeiros trechos, depois os outros e pensei nossa você é fera mesmo, adorei os quotes, os título, tudo um máximo, nem preciso dizer que quero muitoooo ler esse livro....\o/...beijokas elis!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro. Me parece bem interessante.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Quero ler. Não o conhecia, mas o enredo e sua resenha me deixaram muito curiosa.

    ResponderExcluir