quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lendas Sagradas de Gilson Pinheiro

ISBN: 8576794136

Idioma: Português

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2011

Número de páginas: 448

Classificação:

Onde comprar:


Foto as pressas não reparem no cabelo e na cara de sono.
No final do século XX, uma tragédia acomete a família do médico Luigi, e todas as evidências apontam como responsáveis os membros da Ndrangheta, a temível Máfia Calabresa. Revoltado, o neurologista italiano disponibiliza seus conhecimentos para projetar um Inibidor de Impulsos Cerebrais, a fim de desvendar os mistérios do crime que abalou a sua vida, bem como para ser utilizado pelo Poder Judiciário em investigações preliminares. Mas a sua invenção acaba revelando muito mais do que crimes e assassinatos cometidos: desmistifica teorias milenares da Bíblia e até mesmo a mais famosa aparição mariana.
Gualtiero, um megaempresário das comunicações, propõe a Luigi publicar todas as descobertas num livro, que seria intitulado Lendas Sagradas. A Santa Sé toma conhecimento do projeto e envia o Cardeal Hendrik para tentar impedir a publicação da obra. No entanto, o que ninguém esperava é que o encontro do clérigo com o neurologista mudaria alguns dogmas, até então incontestáveis da Religião Católica.

O livro em uma frase:
Uma história repleta de contéudo que vai te deixar reflexivo.

Recebi da editora parceria "Novo Século" o livro "Lendas Sagradas" do autor nacional Gilson Pinheiro. Terminei de lê-lo ontem e se tivesse que denotar o sentimento que esse livro me proporcinou escolheria a palavra Intrigante. É um livro com um conteúdo bem diferente do que eu estou acostumada a ler e por isso demorei um pocuo a me acostumar com a escrita do autor e o desenrolar da história. O que mais me chamou atenção neste livro foi o conteúdo que autor nos proporciona para quem gosta de história principalmente as bíblicas o livro é um "bolo recheado" de acontecimentos, datas e personagens que vão te fazer relmebrar e reviver alguns momentos importantes da historia da humanidade. Além de claro trazer uma grande polêmica:  

Se você pudesse desvendar a história da humanidade e verificar se todas as lendas contidas na Bíblia Sagrada são realmente reais você o faria, mesmo que isso custasse a fé de milhões de pessoas????

É esse um dos grandes conflitos da vida de Luigi, um neurologista. Luigi possuía uma vida tranquila e feliz ao lado de sua esposa Giulia e sua filha Lorena. Vivendo em Perugia, ele não desejava nada mais além do que tinha, até que uma catástrofe se abate a cidade provocando um terremoto. Luigi preocupado com sua familia corre até sua casa e descobre que a estutura dela foi abalada pelo abalo sísmico, mas sua familia não sofreu nenhum dano, dos males o menor. Já devo citar aqui uma coisa bem interessante do livro é que como os personagens vivem todos na Itália, alguns diálogos estão em italiano. Eu gosto muito de aprender novas línguas por isso isso me deixou bem contente.

Luigi então decide contratar um pedreiro para arrumar sua casa, porém como ela é muito antiga e feita em estilo clássico a busca por esse arquiteto é árdua, até que ele recebe uma indicação, um homem chamado Bartolo, que possui uma grande habilidade em retocar casas antigas, o único problema é que Bartolo possui um passado negro, ele pertencia a máfia Ndrangheta e já havia sido preso. Achei interessante este ponto em que o autor nos leva aquela grande questão de "todos merecem uma segunda chance certo?" Ou será que as pessoas não mudam mesmo?

Luigi tenta arriscar e contrata Bartolo, mas omite seu passado de sua esposa Giulia que não admitiria alguém assim em sua casa. Tudo corre bem até a visita de seu cunhado Francesco que por coincidência do destino, acaba reconhecendo Bartolo e avisando sua irmã que ele é um homem muito perigoso. Giulia então decide testar as intenções de Bartolo contando uma mentira sobre a fortuna de seu marido, porém essa mentira iria lhe custar muito mais do que ela poderia imaginar.

Em decorrência da mentira de Giulia a casa de Luigi é invadida por bandidos questionando sobre sua fortuna, Giulia apavorada tenta desmentir dizendo que eles não possuem tal dinheiro. Os bandidos revoltados então decidem levar a filha do casal de 8 anos de idade, como refém para então pedirem um dinheiro pelo seu resgate. Luigi transtornado acaba correndo atrás do dinheiro que não tem e depois de ter conseguido todo o dinheiro e pagado os assaltantes acaba descobrindo que mesmo assim eles mataram sua filha , essa parte me chococou muito. Calma não briguem comigo, pois isso é apenas o começo do livro não considero spoiler, pois a verdadeira história começa apartir disso...


_A culpa de toda esta desgraça foi sua, por ter permitido que aquele mafioso permanecesse dentro de nossa casa_disse, antes de retirar-se em prantos, pois também amava Luigi. Lembrou-se, naquele melancólico momento, de que os dois haviam jurado amor eterno, e seus planos eram inclusive, de se encontrar no mundo espiritual, permanecendo juntos pela eternidade.
Luigi permaneceu em letargia por algumas horas, sentado no sofá imaginando porque não havia uma máquina que detectasse a persuasão em criminosos como Bartolo, que ficavam impunes por saberem dissimular a realidade. Ficou reflexivo, pensando na possibilidade de uma invenção que coagisse o cérebro a converter mentira em verdade.
pág 84

Giulia e Luigi juram que quem matou sua "bambina" foi Bartolo, pois o casal não possui inimigos. Deixado por sua esposa e com um novo objetivo na vida Luigi parte então para invenção dessa máquina que poderia tornar a mentira em verdade junto com seu amigo Vicenzo, um físico e um mega empresário chamado Gualtiero, para isso ele investe vários anos de sua vida dedicados a contrução da "Máquina da Verdade" a qual iria ajudar a justiça a descobrir os verdadeiros criminosos e quem sabe o verdadeiro culpado pela morte de sua tão amada bambina

_Você deveria exercer sua profissao de médico Luigi, afinal você se dedicou muito para adquirir seu diploma_comentou Vicenzo, tão logo retornaram ao barco.
_Eu sou indigno de exercer essa nobre profissao , pois nem mesmo fui capaz de salvar a vida de minha filha _ desabafou luigi, num paradoxo de melancolia e revolta no olhar, perdido no horizonte do mar tirreno.
pág 124

Com grande esforço os três conseguem convencer políticos a experimentar a máquina em pequenos casos, porém por alguns desvios da vida Luigi acha uma outra função para sua máquina que não só prender criminosos, uma função maior e de grande impaco. E se além de transformar mentira em verdade, ela pudesse revelar segredos antes nunca revelados, confirmar mitos bíblicos que há muitos séculos são seguidos por fiéis...


_Às vezes bambina, rogo a Deus para que me leve deste mundo perverso, para eu poder encontrá-la em algum lugar do mundo espiritual. Por diversas vezes a depressão induziu-me a pensamentos suicidas. Mas tenho a consciência de que , cometendo este ato, minha alma seria conduzida para mundos escuros e sombrios, longe do paraíso em que você permanecerá por toda a eternidade. Tenho de retornar para Ardea querida, mas prometo retornar no dia de finados para mais uma vez, visitá-la e implorar seu perdão. Adeus.
pág 142

Devo dizer que para mim ai que a história começa junto com o empresário Gualtiero que vê nesta nova funcionalidade um grande lucro, Luigi parte então para desvendar alguns mistérios da Bíblia como o Nascimento de Jesus, a expulsão do paraíso de Adão e Eva, o dilúvio e a arca de Noé e até mesmo a descrição dos 10 mandamentos por Moisés. E nessa parte caros leitores, que somos inundados por fatos históricos, o autor consegue nos levar a uma grande discussão entre o que a Bíblia nos diz e o que poderia realmente ter acontecido.Claro que a Igreja não vai gostar nada dessa história e ai que entra a figura do Cardeal Hendrik, que vai debater alguns destes temas com Luigi, pois ele Gualtiero querem publicar todas essas novas provas em um livro chamado "LENDAS SAGRADAS".


_Assim como a escuridão é somente a falta de luz e o frio é ausência de calor, o mal é a ausência do bem.
pág 275

_Judas Iscariotes.
_Santa Madonna, como ousa defender o apóstolo que traiu Jesus Cristo. Este é mais um indício que seus experimentos estão sendo conduzidos por Satanás_pronunciou o cardeal, com alarde.
pág 368

O cardeal Hendrik chegou a engasgar com uma semente de uva, após o último suposto mito citado por Luigi. Indignado, retaliou a observação do anfitrião.
_Como ousa mencionar a Aparição de Nossa Senhora as três crianças, em Fátima, como um mito histórico?
pág 379

Já falei por demais e fico com medo de soltar algum spoiler então termino a resenha dizendo que o livro tem muito mais a contar, é um livro que vai te fazer pensar, te encher de conhecimento com uma história trágica por trás de tudo. Devo confessar que por vezes a leitura tornou-se um pouco cansativa para mim, pois são muitas informações para se abstrair o que me fez levar algum tempo para conseguir acabar o livro. Porém ouso dizer que o livro me surpreendeu principalmente nas últimas partes onde temos uma prova do amor e da fé dos personagens.

Sobre os personagens...

Luigi não me agradou nem desagradou. Sua falta de fé às vezes me deixava irritada, mas sem ela com certeza não teriamos toda a história já que é ela que motiva o protagonista a buscar certas verdades.

Acerca de Giulia posso dizer que esperava mais dela me pareceu uma mulher fraca e sem muito sentido. O que a salvou foi o final onde ela demostrou um pouco de seus sentimentos.

Gualtiero me surpreendeu seu passado e o personagem em si.

Cardeal Hendrick me encantou fiquei imaginando como seria conhecer alguém com tamanha paciência e sabedoria.

Pontos Positivos
As informações que nos são trazidas durante a leitura, o grande debate entre o que devemos acreditar e porque acreditar...

Pontos Negativos
Algumas vezes o autor se repetiu em algumas partes como por exemplo explicando duas vezes a mesma coisa, o que tornou a leitura um pouco cansativa.
A jorrada de informações me cansou um pouco também. apesar de ser bem interessante creio que poderia ser mesclada com algumas cenas de ação para tornar o livro mais dinâmico.

Sobre o autor
Natural de Belo Horizonte o músico e historiador Gilson Pinheiro apresenta um dos livros mais polêmicos deste início de século. "Quando eu frequentava o ensino médio, minha professora de história dissertava sobre o Homem de Australopitecos. Eu indaguei se não seriam Adão e Eva os primeiros humanos. ELa ficou com o pensamento disperso e ignorou-me, por não saber responder. Desde então interessei-me pelo estudo da origem dos textos bíblicos, e  muitos dos aprendizados transportei para esta magnífica obra, que provocará muita comoção e reflexão entre seus leitores".

Recomendo para todos que gostam de história, que se interessam pelos mitos bíblicos, que gostam de um livro que te faça pensar e refletir.

Raquel Machado
Obrigada Novo Século por me proporcionar essa leitura.

E não deixem de participar das promoções que estão rolando no blog ainda dá tempo. O sorteio de marcadores sai neste próximo domingo não percam.





Posts geralmente as terças, quintas e domingos.

13 comentários:

  1. Fiquei bem curiosa! O livro parece mesclar mistério, ciência e religião, o que chama muito minha atenção!
    Apesar do que você disse sobre a leitura poder ser cansativa, acho que leria o livro porque, como você, fiquei intrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Raquel

    realmente parece um livro maravilhoso
    e achei fofo ver sua foto com o livro recebido!
    o escritor tb arrasa no que trabalha ne..historiador é uma profissão tão bacana...e máfia..hum amo o tema..devem ser as origens italianas de meu pai..haha

    bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito, muuuuito curiosa para ler esse livro. Agora fiquei com vontade, como faz?

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Florzinha! Td bom?
    Você tem interesse em participar do blog tour do meu livro?

    Manda uma DM, você twitter?
    O meu é @Erica_patricia ou mande um e-mail:
    erica_patricialopes@hotmail.com

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa sobre esse livro. Realmente parece bem intrigante e interessante... Adoro esse tipo de tema.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. [aaaaaaaaaaaa] fiquei pirando muito aqui *-* Que livro é esse gente? :O Assumo, eu AMO essas coisas que contradizem em partes a bíblia! Amo Dan Brown por ter feito O código da Vinci, rs. Não que não acredite em Deus ou seja uma revolts total com isso, muito pelo contrário, mas eu gosto muito desse tipo de livro! rs

    Vou ver se leio esse dai com certeza :D

    Tem promoção nova lá no blog :D

    Beijos, nanda
    http://www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii, primeira visita! Adorei seublog.
    Seguindo, me segue.
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
    bjss

    ResponderExcluir
  8. Oie eu estou seguindo o seu blog e ador4ei aqui, tbm tô te seguindo no twitter, será q vc pode seguir meu blog e comentar, ver o q achou o q e preciso melhoar, pq o seu é perfeito gostei tbm odos outros q eu entrei q estão na promoçãop de inverno!!!
    bjusss

    ResponderExcluir
  9. como vc colocou esses coisinhos do lado mosyrando o q vc tá lendo, filme, lista de leituras, etc?

    ResponderExcluir
  10. Hey, Raquel!

    Gosto muito de livros assim!
    Pela sua resenha, acredito que vou gostar desse também.

    Vou procurar! =D

    Beijinhos e ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel

    Bom, esse não é um tema que tenho costume de ler..Sua resenha ressaltou coisas legal o que me deixa sem dúvidas curiosa, mesmo não sendo meu tipo de leitura. As vezes quando a muita repetições, acaba deixando um pouco a desejar,mas também vai de como isso seja abordado.

    Beijos,
    Bom Domingo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Raquel!
    Adorei a sua resenha, mas não me animo muito nesta leitura.
    Mas quem sabe um dia né?

    Beijos :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  13. O Livro parece interessante, mas não é meu tipo de leitura, mas saiba que sua resenha ficou ótima.....beijokas Elis!!!!

    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir