terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cidade das Trevas - Em busca do Espírito do Bem de Pedro Ekman

ISBN: 9788576794608
Editora: Novo Século
Ano: 2011
Número de Páginas: 328

Classificação:

Onde Comprar:
Saraiva
Cultura
Direto com o autor: lagostex@hotmail.com

Os campistas não resistiram à curiosidade e entraram na Cidade. Encontram-se, então, em meio a uma batalha que dura há séculos, desde o início dos tempos, quando o mundo era bem diferente do que imaginávamos. Resta agora sobreviver a este fogo cruzado, em uma jornada que se passa justamente no território inimigo. E fazer o possível para saírem da Cidade das Trevas. Ou morrer tentando.


Continuaram caminhando angustiados. No caminho iam pensando sobre tudo que os tinha aconteciudo ate aquele momento. Muita sperguntas enchiam suas mentes, mas estavam apavorados demais para discuti-las.
_Gente..._murmurou Dambros, mais a frente. Todos olharam com expectativa. Ha muito nao conversavam entre si._olhem.
Apontava a lanterna para algo no canto. Jordana ganiu imediatamente ao ver. Jessica abrçou guilherme pelas cosras, e tentou puxa-lo para tras. Todos miravam as lanternas naquilo. Na criatura que estava na parede arredondada do tunel, ao lado esquerdo. Viam somente suas costas em carne viva. Havia um cadaver deitado na sua frente. Ouviam o som do corpo sendo rasgado. Aquilo largou o cadaver, parou um istante, e virou-se rapidamente.



O livro em uma frase:
Uma aventura alucinante de uma luta que já dura há séculos!

Em Busca do Espírito do Bem é o primeiro volume da trilogia Cidade das Trevas do autor parceiro aqui do blog Pedro Ekman. Posso começar dizendo que o livro do Pedro me surpreendeu de diversas maneiras. A primeira coisa que me surpeendeu ao saber desta história e do autor é saber que ele mora na mesma cidade que eu, no mesmo instante me animeie em entrar em contato com ele, afinal ter um autor aqui para onde eu moro é difícil. O Pedro me respondeu super rápido e foi muito atencioso e simpático o que me deixou mais curiosa ainda para ler seu livro. Conversa vai conversa vem ele aceitou a parceria aqui com meu blog e posso dizer hoje, que fico muito feliz por isso, pois adorei a história que ele criou. A história em si me surpreendeu de muitas formas ao primeiro ver você julga ela sendo uma história de terror, mas ela não é só isso, tem muita magia e suspense no meio de tudo e me vi roendo as unhas para saber o que iria acontecer a cada página e torcendo para que alguém sobrevivesse até o final. Enfim depois das declarações iniciais vamos a história...

A história inicia apresentando um grupo de jovens campistas que apesar de veteranos não tem muita disciplina. Conhecemos então Guilherme, João Paulo,Vinícius e Rafael Tebas. Quatro rapazes que estão em uma acampamento de férias e só querem saber de bagunça , mas desta vez Alex o monitor-chefe do acampamento não vai deixar eles saírem ilesos, para isso ele decide então lhes dar um belo castigo.


Já lhes dei muitas chances e vocês não aproveitaram nenhuma. E mostre mais respeito nessa boca, João Paulo. Vocês como campistas veteranos, deviam ter vergonha. Agora vão pagar pelos seus atos. Os quatro trocaram olhares bufando.
Amanhã contarei o castigo de vocês. Agora acho melhor dormirem, antes que eu pense em algo pior. Se é que existe um...__Alex, de repente, abriu um sorrisso fino. Ele se virou e foi embora, rumo a sua cabana. Caminhava como se estivesse marchando. Não se deu nem o trabalho de fechar a porta. E o vento incomodava os novatos mais próximos dela. Um garoto levantou e fechou de mau agrado.

Para ajudar os meninos Jordana e Jessica (namorada de Guilherme) decidem conversar com Alex para amenizar a situação. Alex aceita que as meninas os acompanhem até o "Bosque Escuro", onde eles vão ter que acampar uma noite e tirar fotos do local, para comprovar que aprenderam alguma coisa nos dias que passaram no acampamento. Infelizmente para Rafael Dambros, um outro menino do acampamento, Alex o obriga a ir junto com o resto para que ele se certifique que eles irão até o lugar.
Começa então a caminhada e todos estão bem felizes, pois eles realmente queriam algum agito no meio de toda aquela monotonia do acampamento. Porém com as horas passando e o sol começando a queimá-los, eles começam a se arrepender quando se deparam com uma placa:

"Ó vós que aqui entrais:perdei toda a esperança!"

Pensando em ser apenas uma brincadeira de mau gosto eles não dão bola, quando acontece o primeiro momento "medinho" do livro...


Olharam para o calcanhar da amiga.
Perto do tendão havia um grande corte. Estava sangrando bastante. Havia um buraco ali. Como se alguém tivesse perfurado a perna dela e deixado marcas de dentes.

Claro que não vou descrever a cena aqui, senão não teria graça certo, mas posso dizer que os meninos mesmo com o incidente da amiga continuam a caminhada, até se depararem com várias casas de madeira, velhas e com aquele aspecto de abandonadas. Nessa parte sei lá porque, me lembrei muito do filme a Bruxa de Blair, com eles caminhando caminhando e nunca chegando em lugar nenhum. Gostei deste cenário que o Pedro iniciou a história e já aproveito para comentar mais uma coisa que me deixou muito feliz, o fato de a história se passar aqui na minha cidade..sim sim..fiquei imaginando onde seria esse local, para nunca chegar lá por perto..eheh!

Enfim voltando a história eles encontram várias casas de madeira, e qual é o susto deles ao olhar para trás e ver que a floresta simplesmente desapareceu!


Ele começou a correr, atravessando as cinco casas e as outras três que surgiram do nada. Quando havia terminado, parou e olhou para a esquerda. Seus amigos o seguiram assustados. Dambros, ao olhar para a rua, colocu as duas mãos na cabeça e começou a gritar palavrões, ouvidos a distância. Seus amigos, que logo chegaram onde ele estava, entenderam. Não havia bosque ali também. Apenas casas e trilha pedregosas.

Perdidos e confusos os garotos começam a pensar em possibilidades para isso ter acontecido, afinal uma floresta simplesmente sumir do nada não é uma coisa lógica. Eles decidem então começar a explorar a cidade para ver se descobrem algo. E realmente descobrem algo pior do que seus piores pesadelos. O castigo esta lançado e agora eles vão ter que correr para sobreviver.


Jessica colocu a mão junto com a dele. As bolhas de sangue aumentaram. A laterna caira de sua mão lentamente. Seu rosto logo desapareceu, e o quarto voltou a ser escuro. Sua namorada gritou por seu nome, como nunca gritara na vida...

Apartir deste momento adentramos ao "mundo mágico" que Pedro criou, um mundo que confesso não tenho vontade nenhuma de conhecer. Em vários momentos ficava pensando mas porque???Porque ele fez isso??? Não é uma historinha de romance e amor, e uma história que vai te deixar ansioso e torcendo para que alguém sobreviva no final. E mesmo que eles sobrevivam certo que eles nunca mais serão os mesmos.


Sinto falta das praças coloridas lá de Caxias. Praças cheias de árvores, com bancos limpos e brilhando, pareciam que estavam chamando as pessoas para se sentarem neles. Os passarinhos cantando, o cheiro das flores. Sinto falta de tanta coisa_disse Jordana pensativa, com um, sorrisso morto no rosto.

Fiquei surpresa com o desenrolar da história, e se a Cidade das Trevas tiver um passado por trás? Uma história tão antiga quanto o bem e o mal? Não vou contar mais detalhes, mais posso dizer que essa parte me agradou muito, toda a história e "mitologia" por trás me fizeram ver esse livro não só com uma história de terror assustadora, mas também como uma história de "fantasia e mitologia". Fiquei muito curiosa sobre toda a cidade e também sobre os habitantes que nela vivem ,que me arrisco a dizer são bem diferentes de tudo que você já leu por ai.


Apontava para o que parecia uma torre. Distante comprida e fina. Era negra e parecia bastante limitada por alguns telhados de bairro. Estava distante, mas podiam vê-la com perfeição. Parecia ser realmente alta.

Mas calma gente....Que nem só de mau vive a cidade e na busca pela saída nossos amigos acabam encontrando fortes 'aliados' que farão de tudo para ajudá-los (nessa parte juro que suspirei de alívio). E claro que vão encontrar seres que vão tentar destruí-los de qualquer forma. Será a tão conhecida luta entre o bem e o mal? Mais que isso uma coisa que me chamou muita atenção, do que nos somos feitos, nós humamos, não somos totalmente seres de luz e do bem, nós temos nosso lado maligno também. E se a cidade começasse a mexer com nossos amigos de uma forma que nem eles conseguissem explicar?
De uma forma em que o psicológico deles fosse totalmente afetado?


Bem e mal são pontos de vista. Como podem ser divididos de um jeito tão forçado?
Não são, todos sabem distinguir o mal quando o vêem. Todos sabem o que é fazer o bem. O que muda é a pessoa que faz, pelos motivos que o faz. O sentimento em si sempre é único...

O Pedro também narra a história com vários poemas ao meio dela achei um deles muito interessante que para mim descreveu bem esse primero livro.


A escuridão me rodeia, me seduz
As trevas fizeram a cidade
Da cidade nascem as trevas
A sombra me conduz
Para além
Para onde não ha luz
Pra minha destruição
Rumo a escuridão
Que me rodeia, me seduz.

O que mais posso falar...Como disse no início da resenha foi um livro que me surpreendeu de diversas formas. Vale muito a pena ler. E um livro que vai te fazer pensar, te dar arrepios, vai te fazer chorar e torcer por cada personagem. E uma história cheia de magia e suspense.  
Eu tive coragem de entrar na Cidade das Trevas e viver junto com os personagens essa aventura eletrizante. E você vai ter coragem também?

Sobre os personagens...

Dambros desde o começo sabia que ele teria um papel relevante na história,só não imaginava bem o que. Mesmo assim até hoje quando penso nele, ainda acho que ele esconde algum mistério, um segredo não revelado. Acredito que ele ainda vai ter muito para mostrar nos próximos livros. Gostei dele a princípio, mas tem algumas partes em que ele me irritou por se achar inteligente demais, corajoso demais e menosprezar os outros. É um personagem que me intriga e eu quero saber mais sobre ele.

Tebas achei o desenvolver dele fantástico e o seu amadurecimento e o que acontece com ele no final me deixou de boca aberta tipo...não posso contar, mas me surpreendeu demais.

Esperava bem mais de João Paulo e o Vinícius me deu nos nervos no final. Guilherme com seus traumas me deu medo. SÉRIO! Talvez por ser um personagem que marcou muito para mim.

Das meninas gostei desde o começo da Jordana por parecer alguém que qualquer um poderia conhecer com seu jetio otimista de ver as coisas, sua coragem e alegria gostei muito dela e torço para que de tudo certo com ela. A Jessica já me irritou um pouquinho por ser a típica namorada perfeitinha, senti pena dela algumas vezes não vou negar, pois ela realmente sofreu (pobrezinha!)

Existem outros personagens chaves que me intrigaram também e que não quero falar aqui para não estragar surpresas, mas que estou ansiosa para saber mais de cada um.

Pontos Positivos...
A história em si cheia de suspense, mistério e fantasia. Os acontecimentos que se desenrolam de uma maneira lógica e muito bem explicada. A capa que eu achei muito linda e bem feita realmente remetendo ao que o livro conta. O desenvolvimentro dos personagens durante o livro e a luta que esta para começar.

Pontos Negativos...
Em algumas partes da história somos levados a conhecer o passado dos personagens, e isso eu achei uma iniciativa bem legal do Pedro, já que podemos conhecê-los melhor ,porém devo dizer que para mim essas partes podiam ser melhor divididas, por exemplo, com aquelas barrinhas "***" ou algo do gênero, porque algumas ficaram muito grudadas aos diálogos o que tornou a leitura um pouco confusa entre passado e presente. Gostaria de saber um pouquinho mais da história da cidade de como tudo começou quem sabe isso terá nos próximos livros ne?

Sugestões...
Vou escrever aqui uma sugestão que dei para o próprio Pedro para algum futuro, no livro nós somos apresentados a várias criaturas um tanto o quanto diferentes (como eu já comentei), fiquei imaginando que seria legal ter tipo um "Bestiário" no final do livro, com um desenho de cada uma delas com as descrições como naqueles jogos de RPG que a gente vê sabem...ahaha...Viajei eu sei, mas fiquei pensando como seria legal....

Sobre o autor:
Pedro S Ekman é apaixonado por todo tipo de histórias de terror, quanto mais horripilante melhor. Não é para isso que ouvimos tais histórias? Vive em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Começou a escrever aos 12 anos, pequenas histórias, todas elas de horror, e não parou mais. Agora, com 19 anos, vê o Brasil tendo a chance de ler sua obra mestre e promete não decepcionar.





Mais informações sobre o autor e o livro nos links abaixo: 
Obrigada Pedro por me conceder essa leitura adorei mesmo e estou ansiosa pelos próximos volumes....


Cidade das Trevas é uma trilogia:
Livro 1 - Em Busca do Espírito do Bem
Livro 2 - Ataque dos Vampiros - Lançamento em Setembro de 2011
Livro 3 - A Terra Sagrada - Sem previsão de lançamento.

SORTEIO DE MARCADOR 
DO LIVRO CIDADE DAS TREVAS

E atenção temos uma surpresinha para vocês. Quem comentar nessa resenha pode concorrer a um marcador do livro Cidade das Trevas + dois marcadores do blog. É bem rápido e fácil de participar. Olha que lindo eles são.


Regras:
* Ser seguidor do blog.
* Ter endereço de entrega do Brasil
* Deixar um comentário nesse post sobre o que achou do livro, se já leu, se quer ler, etc.

A promoção vai até dia 13/08 este sábado e o resultado sairá no domingo dia 14/08 com uma super mega hiper surpresa para vocês..Posso apenas dizer por enquanto que é algo que eu nunca tinha feito por aqui, que já vi em outros blogs, achei bem legal e decidi tentar e que os maiores beneficiados serão vocês meus leitores. NÃO PERCAM!

Raquel Machado
Eu recomendo para todos que gostam de uma boa história de suspense que te faz pular da cadeira e torcer para que tudo de certo. Que gostam de mitologia e fantasia e que não sofrem do coração, eu avisei viu...eheh


E não percam essa semana ainda sai a entrevista exclusiva que eu fiz com o Pedro.Não deixem de conferir, comentar e participar do sorteio, se esta idéia der certo quem sabe eu sigo fazendo assim com outras resenhas não é?



Posts geralmente as terças, quintas e domingos.

18 comentários:

  1. Adorei a resenha!
    O livro parece ótimo, adoro esse mix de mistério, suspense e fantasia!
    Ainda mais quando escritos de um jeito tão bom de se ler!
    Mais legal ainda ele ser seu conterrâneo ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Raquel! Estou ansiosa para ler Cidade das Trevas. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não entendi nada da resenha! Alguém me explica?

    ResponderExcluir
  4. Haaa eu queria o resto da cena do segundo quote...rsrsrs...Nossa Kell o livro parece muito bom, fiquei aqui pensando no quanto eu poderei gostar...sua resenha ficou mara....\o/...Sucesso e Saúde para você e para o Pedro....\o/

    beijokas elis!!!!!
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro... Parece ser muito bom *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha,o livro parece ser bom...não conhecia o trabalho do autor ,gostei.Quero lê-lo assim que puder.Bjs Raquel.
    Eva Munhoz

    ResponderExcluir
  7. Ei Raquel. A resenha ficou super legal. Achei sua sugestão muito válida.
    Beijos
    @ElysannaLouzada

    ResponderExcluir
  8. Raquel...

    Minha querida, deixe-me dizer uma coisa... Vou tomar a frente do Pedro e lhe dar MEUS PARABÉNS!!!!

    Cara, esta é a MELHOR E MAIS BEM ELABORADA RESENHA que eu já li de Cidade das Trevas!

    Repito: A MELHOR E A MAIS BEM ELABORADA EVER!!\o/\o/\o/\o/

    Sério! Tudo super detalhado, bem escrito...! Dedicação nota 10,00 além de ter feito uma ótima análise do livro, com críticas positivas
    e interessantes, no ponto de vista de um escritor/escrita/desenvolvimento de roteiro.

    Menina... Nota 10 MESMO!!! *____________*

    E eu... bem, sou a LOUCA por este livro que o Pedro já deve estar desesperado para se livrar XDDDDDD

    Super abraços e uma chuva de pandinhas cutecute para vc, Raquel \o/\o/\o/

    Illyana HimuraWakai
    illyana.himura@gmail.com
    @IllychanHimuraW

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, fiquei super curiosa pra ler esse livro.
    Não tinha ouvido falar dele antes, mas parece ser muuuito bom! (:
    Beijinhos
    -Michelle (Minha Bagunça)

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha! Na hora que i a capa nem liguei muito, mas quando fui lendo a resenha realmente interessei com o livro. Até arrepiei em algumas passagens, hahauhsuahs, deve ser bacana mesmo.

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Na hora que i a capa nem liguei muito, mas quando fui lendo a resenha realmente interessei com o livro. Até arrepiei em algumas passagens, hahauhsuahs, deve ser bacana mesmo.

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nossa amiga que livro interessante.
    Fico feliz que os autores brasileiros estão tendo oportunidade cada dia mais novos e com certeza nós da blogsfera iremos apoia-los cada dia mais.
    Quero ter esse livro na minha estante e parabéns pela resenha rica em detalhes.
    bjinhos querida =)
    sucesso sempre!!!!

    ResponderExcluir
  13. Parece ser muito bom, fiquei curiosa (conheci o autor - a entrevista - antes do livro rsrs). A capa é perfeita, super misteriosa!!

    Bjuss

    ps.: Quase não pego a promoção! rsrs

    ResponderExcluir
  14. Nossa amei o livro Tive a oportunidade de ler e apreciar essa obra que chega a ser sinistra, mas me tira o folego adorei o livro


    Cassia_rock_girl@hotmail.com
    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu tô louca para ler esse livro, pena que perdi a promo :(
    beijos.
    Ps.: Vai aparecer como Ju, mas eu sou a seguidora juliamarin98.

    ResponderExcluir
  16. Ahh
    nem conhecia o livro mas fiquei curiosa... Se bem que so de ler sua resenha ja fiquei com medo.. acho que não posso ler um suspense desse! haha
    e é mesmo otimo qnd nos identificamos com a leitura - por isso é legal ler livros que se passam no Brasil!!

    bjsss
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  17. Ei, ei, ei... que tanto de concorrentes, digo, fãs são estes ¬¬

    Hunf... Nem se animem, viu? Quem vai ganhar o Marcador do Cidade das Trevas sou eu, viu? XD

    Ai, Raquel... JURO como NÃO lembro se já me inscrevi na promo do Marcador... fui uma das primeiras a comentar na resenha, mas NÃO TÔ lembrando se me inscrevi para o sorteio dos marcadores ou não o.O****

    Será que tem como vc ver??

    Não quero ser desclassificada por me inscrever duas vezes T____T

    Fico no aguardo, tá?

    Illyana HimuraWakai
    illyana.himura@gmail.com
    @IllychanHimuraW

    ResponderExcluir
  18. Interessante a resenha... Não sou muito chegada a esses livros meio sobrenaturais, mas vou dar uma segunda olhada nesse com certeza

    Bjs querida!!

    ResponderExcluir