segunda-feira, 23 de maio de 2022

A Revolução dos Bichos de George Orwell

 


📘Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📘Gênero: Distopia
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📘Páginas: 152
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📕A História:
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
É uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. 

📕Minhas Impressões:
Mais um livro da minha lista de metas de leitura, dessa vez quem aparece por aqui é esse super clássico da distopia a Revolução dos Bichos. Esse livro apesar de ser escrito há vários anos e ter como base a ditadura satlinista é uma verdadeira lição para vários momentos da nossa vida atual e agora entendo porque ele é um dos livros aclamados por todos.

Com um tom leve e quase mágico Orwell nos leva pelo fantástico mundo dos bichos que almejam acima de tudo a liberdade e igualdade entre todos. Porém, isso é deturpado ao passar das páginas quando vemos uma "sociedade" se formando e suas leis. Cada animal acaba exercendo uma função e tendo seus próprios interesses. 

Chega ser assustador ao perceber como isso se aproxima de nós humanos. Com uma linguagem natural somos levados a diversas reflexões e posso confessar que fiquei com raiva em certas partes e em outras realmente fiquei com vontade de chorar.

Um livro que todos deveriam conhecer sem dúvida, afinal será que somos mesmo sempre levados por nossa ganância e sede pelo poder? 

Será que algum dia de nossa vida vamos conseguir viver em pé de igualdade?

Um soco no estômago, páginas recheadas de sabedoria e que com certeza vou querer reler. Recomendo para todos, sem exceção!


Nenhum comentário:

Postar um comentário