sábado, 14 de agosto de 2021

VIDA DE ESCRITORA: REVISÃO

 


🧐 A revisão é um processo fundamental após a escrita de um livro. Eu já passei por esse processo algumas vezes: fiz betagem, revisão, leitura sensível e copidesque, e não, não é tudo a mesma coisa.

📌 Revisão: Esse serviço consta em sua maioria das vezes de revisão gramatical e ortográfica do texto, indicando ao autor as correções referente a língua portuguesa. Nesse caso, não são consideradas opiniões pessoais. Os profissionais costumam cobrar esse serviço por laudas (quantidade de caracteres do texto), por isso é importante ter o livro finalizado antes de partir para essa etapa.

📌 Copidesque ou Leitura Crítica: Realizada por profissionais que vão avaliar a história verificando furos de enredo, cronologia, construção de personagem, entre outros. Esse serviço costuma ser cobrado por laudas também.

📌 Betagem: Nesse processo o autor disponibiliza a obra finalizada ou em andamento para uma ou mais pessoas darem suas opiniões pessoais. Na maioria das vezes é gratuita. Meu conselho é escolher pessoas que fazem parte do seu público alvo, assim você terá ideia se o enredo vai agradar na hora da publicação.

📌 Leitura sensível: Tem como objetivo tratar de assuntos que muitas vezes abrangem as minorias e tratam de pré-conceitos, de forma que a linguagem utilizada pelo escritor não ofenda ninguém. 

📕 É importante realizar alguns orçamentos e pesquisar as referências dos profissionais que deseja contratar, pois o preço pode variar muito, assim como a qualidade do serviço. Além disso, é importante que o autor tenha muito claro em sua mente o objetivo da história para que possa acatar as sugestões da melhor forma possível.

📕 Minha última revisão/copidesque foi com a @revisoralarissa. Ela cumpriu o prazo combinado apontando correções coerentes no texto sem influenciar na história. Recomendo demais!

📕 Concluindo recomendo fortemente reservar um dinheiro para contratar um dos processofs citados, afinal isso fará com que você entregue um melhor resultado para seus leitores tornando seu trabalho mais profissional.

#vidadeescritora #raquelmachado #revisao #copidesque #betagem #livro #autores #literatura #dicaescrita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário