sábado, 21 de agosto de 2021

VIDA DE ESCRITORA: REGISTRO AUTORAL

 

🤓 Todo escritor em um determinado momento da carreira já se pegou com medo de ser copiado, e isso é normal, afinal você passa um bom tempo criando seu texto. O Registrol Autoral é uma forma de provar que a obra é sua em caso de plágios.

📝 Eu já realizei 3 tipos de registros:

🖍 Biblioteca Nacional (BN): Esse é o mais clássico. O autor deve enviar o original impresso e com as folhas rubricadas para o endereço da biblioteca nacional junto ao comprovante de pagamento. Costuma demorar horrores. Eu fiz isso para meus 2 livros publicados e levou em média de 6 meses para receber o registro de averbação. Valor: +/-R$20,00

🖍 Avctoris: É um site que permite fazer o registro online. O autor deve preencher um formulário e realizar o pagamento. Após isso, o registro é enviado automaticamente para o e-mail da pessoa. Infelizmente, essa forma não é aceita em alguns casos, como no envio de obras para avaliação por algumas editoras. Eu fiz isso para um dos meus livros que enviei para betagem. Valor: +/-R$25,00

🖍 Camara Brasileira do Livro (CBL): Uma das formas mais atuais. Pode ser realizada online de maneira prática. O autor deve acessar o site oficial e preencher um formulário com as informações necessárias, após realizar o pagamento. Em até 48hs o registro é enviado pelo e-mail cadastrado. Utilizei esse para meu próximo livro HDP2. Valor: +/-R$69,90

💓 Existem outras formas mais simples de se proteger. Como mandar uma cópia do seu original para seu próprio e-mail ou ainda manter uma cópia do arquivo no computador. Dessa forma você terá a data da criação da obra que pode ser utilizado como compravação que o texto é seu.

🧐  O que eu costumo fazer é enquanto o texto está somente comigo utilizo o e-mail como garantia, a partir do momento que envio o texto para outras pessoas acabo escolhendo uma das outras formas citadas.

😉 Acredito que o registro é importante porque infelizmente já conheci autoras que foram plagiadas, o que pode dar uma dor de cabeça, por isso meu aconselho é reservar um dinheiro e fazer o seu.

#vidadeescritora #raquelmachado #registroautoral #cbl #avctoris #bibliotecanacional #livros #direitoautoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário