sexta-feira, 23 de março de 2018

A Máquina de Contar Histórias do Maurício Gomyde

Editora: Novo Conceito
Páginas: 191
Ano: 2014
Gênero: Drama
Classificação
Onde Comprar:

Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.
Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família .
Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.


Bom Dia Pessoal,

Hoje tenho o prazer de trazer resenha de um livro nacional de um autor que eu gosto muito o Maurício Gomyde. Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em uma Bienal no Rio de Janeiro e ele é muito simpático. 

Tenho vários livros dele aqui em casa, mas até o momento não tinha lido nenhum (vergonha). Nesse último mês, finalmente consegui ler um que queria muito "A Máquina de Contar Histórias". Se eu já era fã do cara antes, agora posso confirmar, ele escreve muito bem. Adorei o livro e não vejo a hora de ler os outros.

Nesse livro acompanhamos a história de Vinícius Becker um renomado escritor que está prestes a lançar seu novo romance, porém uma notícia vai lhe tirar o chão. Enquanto ele estava mergulhado na carreira sua esposa acabou falecendo sozinha no hospital. Ao ficar sabendo disso ele volta para casa, porém suas duas filhas, Vida e Valentina o culpam por ter negligenciado sua família nessa época tão difícil. 

Para tentar reconquistar a confiança delas ele vai programar uma viagem que será uma verdadeira aventura. Conhecendo lugares novos eles redescobrirão como agir juntos utilizando o poder do amor e da confiança.

MINHAS IMPRESSÕES

Emocionante

Esse livro do Gomyde me surpreendeu de diversas formas. Com uma linguagem simples e rápida devorei em poucas horas. O livro é narrado pelo Vinicius e o conflito principal é a aproximação dele com suas duas filhas, assim como a aceitação das prioridades da vida, será que ele fez a escolha certa ao se dedicar tanto assim para sua carreira?

Para mim como escritora esse livro tem um ingrediente a mais, o protagonista por ser escritor no desenrolar da trama acaba dando algumas dicas interessantes para os contadores de história, entre técnicas e maneiras de se escrever um bom livro, eu gostei muito.

Além disso, temos a viagem que eles fazem e como já disse várias vezes aqui no blog adoro livros que nos levam a outras culturas, fiquei encantada ao ver descrito vários lugares de Florença, Espanha e Londres, alguns que tive o prazer de conhecer pessoalmente, e isso mexeu comigo. Mas,acredito que mesmo que você não conheça esse lugares Gomyde conseguiu transmitir de maneira formidável a arquitetura, cultura e gastronomia  que conseguimos nos sentir lá com os personagens do livro.

A capa é muito interessante, colorida e representada por um máquina de escrever com certeza encaixou perfeitamente com o título, esse por sua vez é uma metáfora interessante do protagonista visto que ele é um escritor famoso que escreve muito.

Sobre os personagens Vinicius é um ser humano como qualquer um de nós e acho que a principal característica dele e o que me fez gostar dele é isso mesmo, seus erros e acertos são palpáveis e nós conseguimos nos colocar no seu lugar e entender suas motivações. Vida é a filha caçula do casal e eu achei ela fofa demais. Valentina já não me convenceu tanto, sei que por ser uma adolescente é realmente mais complicado de lidar, mas às vezes eu simplesmente não aceitava o fato de ela fazer tanta birra, tudo bem que ela tinha suas razões mesmo assim, ela não é uma adulta e poderia ter se colocado no lugar do pai algumas vezes. Infelizmente ela não me agradou.

O final foi muito bem bolado. O autor conseguiu unir a viagem, as escolhas e motivações do personagem e explicar tudo de uma maneira tão perfeita que fiquei admirada e feliz.

Concluindo, é um ótimo livro com uma histórica tocante, que levará o leitor a novas experiências com personagens críveis e que vai fazer você se apaixonar

Super recomendo!

Sobre o Autor
Maurício Gomyde nasceu em São Paulo e desde os três anos de idade vive em Brasília - "disparado a cidade mais bonita do mundo". Surpreendente! é seu sexto romance. Além de escritor, ele também é compositor e baterista.








E vocês já leram algum livro do autor?
O que acharam?

Raquel Machado





10 comentários:

  1. Raquel já li três livros desse autor e com certeza esse resenhado por vc foi a minha melhor experiência com a escrita dele. Também li bem rápido e concordo que a capa e a diagramação do livro é linda. Tem resenha desse e de surpreendente lá no blog (desse ano). Beijos e parabéns por ter lido mais um nacional.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, tudo bem? Eu já gostei da capa e ler a descrição da obra já me fez ter pena do protagonista, não duvido mesmo que seja um livro com muitas emoções!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse autor. Adorei sua resenha e realmente, essa história parece ser criativa e emocionante. Adoro narrativas de viagem =)
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel, já li sim, dois não verdade é gostei de ambos. Este eu tenho e já separei para meu desafio literário. Não vão demorar para ser lido.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  5. Oiii Raquel

    Do Mauricio eu só conhecia Surpreendente mesmo e fiquei feliz em saber o quanto vc curtiu esa nova obra do autor. Amo livros com finais bem levados, que surpreendem o leitor e deixam a gente satisfeito, acho que isso é tudo numa leitura e conta bastante, bom saber que o autor soube finalizar bem a história, às vezes é tão dificil encontrar livros assim... Gostei da dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia esse autor, mas gostei de saber mais sobre essa leitura. Pelo visto os personagens são bem desenvolvidos e a trama deixa o leitor com gosto de quero mais.
    Vou anotar essa dica pra conhecer em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. esse foi o contato inicial com a escrita do Mauricio, que é a simpatia em pessoa. sempre acompanho as redes sociais dele, principalmente por seus posicionamentos políticos...
    o livro é uma gracinha, realmente encantador... e olha que nem sou de curtir o gênero...
    bjs...

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu conheço o autor Maurício Gomyde através do livro "Surpreendente!". É um livro lindo, muito emocionante. Já li algumas resenhas de "A Máquina de Contar Histórias" e fiquei interessado, tenho um amigo que leu e amou. Tenho muito vontade de ler, espero conseguir. Adorei a resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Todas as resenhas que eu li desse livro falam o quanto é emocionante. Preciso ler logo, ainda mais que não conheço nenhum dos livros do autor. Gostei do enredo, e principalmente de saber que o personagem é tão realista.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel!
    Eu já li e gostei bastante desse livro, o Mauricio tem uma escrita fluida e rica. Li Surpreendente e Ameiiii!Quero muito ler outros liros dele.
    Beijinhos

    ResponderExcluir