sexta-feira, 25 de março de 2016

Salamina - Javier Negrete

Olá almas leitoras! Aqui é o Marcelo, e hoje trago a resenha de um livro que há muito tempo eu namorava nas estandes das livrarias, mas sempre estava meio caro. Aí um dia ganhei um vale-presente que me permitiu adquiri-lo. O livro é o “Salamina”, de Javier Negrete.


Eu particularmente sou fascinado por histórias gregas, tanto as mitológicas quanto as reais, com seus deuses e heróis marcantes. O livro em questão trata da guerra entre gregos e persas, durante a expansão do império persa.


Na história temos o ponto de vista de três personagens:

  • Temístocles, general e aristocrata de Atenas, lutando pelo lado grego (personagem real);
  • Artemísia, general de Halicarnasso, lutando pelo lado persa (personagem real);
  • Apolônia, refugiada de Erétria vilarejo arrasado pelos persas, foi acolhida por Temístocles (personagem fictícia).
Salamina, o nome do livro, é uma baía dos mares gregos onde ocorre a última batalha da história, e onde os gregos conseguiram brecar o avanço do império persa, do onipotente Xerxes. Mas o livro mostra muitas outras passagens, entre elas a batalha de Maratona e das Termópilas. Para quem acompanha cinema, sabe que todas essas passagens históricas foram abordadas nos filmes “300” e “300: A Ascensão do Império”. Aliás, ótimos os filmes, diga-se de passagem.

Ilusão "idiótica"?
Assim como nas películas, o livro dá bastante destaque às táticas de guerra, tanto terrestres quanto navais. Mas mostra muito também os estratagemas políticos, alianças, subornos, traições, paixões, por interesses ou não.

A personalidade dos protagonistas é cativante, e você acaba se vendo torcendo por eles, mesmo que seus interesses sejam divergentes. Mesmo sabendo como termina a história, às vezes você sente vontade de que as coisas fossem diferentes, acaba desejando um final alternativo. Mas o que está escrito, não há como mudar.


Javier Negrete

Baseado em documentos e relatos históricos, e um pouco de imaginação do autor para completar algumas lacunas, o livro é simplesmente fantástico. Me prendeu direto do início ao fim, é daqueles que tu sempre fica querendo saber o que vem a seguir, principalmente da metade em diante.





Pra quem curte livros históricos, esse é quase uma obrigação! Mas também uma leitura informativa e agradável!
É isso pessoal, espero que tenham gostado da dica, e até a próxima!
Marcelo Brinker

Um comentário:

  1. Ola Marcelo, gosto de livros que prendem do início ao fim, muito bom encontrar livros assim, mas o tema não me atrai muito, porém gostei muito de conhecer um pouco mais deste livro histórico.

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir