segunda-feira, 21 de março de 2016

Caixa de Pássaros de Josh Malerman

Editora: Intrinseca  
Edição: 1ª  
Páginas: 272
Ano: 2015
Gênero: Suspense
Classificação: 
Onde Comprar:

Romance de estreia de Josh Malerman, “Caixa de Pássaros” é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão..

Bom Dia Povo,

Hoje trago mais uma resenha de um livro que estava ansiosa para ler. Vi muitas pessoas falarem bem desse livro na blogosfera, e quando fiquei sabendo que sairia um filme do mesmo esse ano fiquei maluca para ler. Acabei adquirindo ele em uma das minhas últimas compras do ano passado. Nas férias não pude deixar de levar ele para praia e ler, porém devo dizer que o livro não foi  tudo aquilo que eu esperava.

Em Caixa de Pássaros somos levados a imaginar um mundo que enfrenta um terror inimaginável. As pessoas não podem olhar para fora de casa, pois existe algo/alguma coisa que com um simples olhar, faz elas enlouquecerem, cometendo suicídio, e nesse mundo que conhecemos Malorie.

Malorie é uma jovem que mora com sua irmã e descobre estar grávida, quando aparecem nos noticiários os relatos que as pessoas estão enlouquecendo e se suicidando por causa de algo que enxergam. Com o passar dos dias essa onda aumenta, assim como o pânico, e as pessoas começam a não sair mais de casa, com medo dessa coisa terrível.  Ela continua e vai enfrentar essa situação sozinha tentando sobreviver, vai encontrar aliados e inimigos e nós vamos embarcando de cabeça com ela nessa história que vai te deixar sem dormir.


MINHA OPINIÃO

Não sei porque, mas sempre que eu lia sobre esse livro cenas do The Walking Dead vinham a minha mente, apesar de ninguém ter mencionado sobre zumbis. Acredito que mais pelo fator terror psicológico, ter medo de algo que você não sabe o que é. Como aquelas histórias de criança “o que será que se esconde dentro do armário?” 

Acredito o autor acertou em cheio nessa questão, porque acreditem, não existe nada mais apavorante do que a mente humana, e quando você cria um ambiente onde existe um “mal”, que você não sabe “que cara tem”, mas sabe que ele pode te matar com um simples olhar, isso leva a imagens realmente assustadoras.

Foi assim que passei a leitura, querendo saber o que se escondia atrás de todo esse terror, e mil teorias começaram a se formar na minha cabeça: zumbis, alienígenas, demônios, mas quanto mais me aproximava do final mais ansiosa ficava para descobrir o que era. E ai comecei a pensar, poxa mas se a protagonista vir o que é, vai morrer e não vai nos contar, enfim coisas de mente de leitora maluca.

O clima de suspense e sobrevivência não deixou nada a desejar e como me sentia nas leituras de resenhas me senti ao ler o livro, dentro de uma série como the walking dead, onde não se sabe o que se esconde atrás da porta. Onde as pessoas tem que lutar para sobreviver entre si, pela comida e pelo mal que está as atingindo.

A história é narrada entre presente e passado. Onde acompanhamos o início desse surto maluco que dizimou a população mundial, até o dia em que Malorie está em uma viagem para salvar sua família, uma viagem que pode ser mortal em todos os sentidos, porque afinal eles não podem abrir os olhos.

Malorie é uma personagem excelente e espero que escolham uma bela atriz para encarnar ela, porque no começo ela é aquela jovem inocente e no final temos uma “Alice” (Resident Evil) nascendo, onde ela fará qualquer coisa para salvar seus filhos do que for. Simplesmente impressionante, existem outros personagens que aparecem durante a leitura e que são igualmente perturbadores, que faz você pensar se eles são mocinhos ou vilões, ou no caso simplesmente humanos a ponto de enlouquecer.

Sobre o título do livro, achei muito legal a escolha do mesmo, porque sim existe um motivo relacionado a esse mal terrível que o mundo enfrenta e aos personagens, algo que os ajuda a “enfrentar” o dia-a-dia. Muito show!

Agora vocês devem estar se perguntando, se tudo parece tão bom porque eu não gostei do livro? Sinceramente, não sei como contar isso sem dar um grande spoiler, mas vou tentar. Eu li esse livro com um objetivo e foi o que me fez seguir em frente durante toda leitura, e infelizmente esse requisito não foi satisfeito ao final. Ficou meio vago? 

INÍCIO DO SPOILER
Li o livro, porque queria saber qual era a coisa que deixava todo mundo maluco, sem poder abrir os olhos. Fiz diversas teorias sobre o assunto, porém qual foi minha decepção ao ver que, ele não fala quem ou o que está por trás de tudo isso. Ok, talvez esse seja um ponto positivo pois deixou para a imaginação do leitor, porém me frustrou porque eu realmente queria saber da cabeça do escritor o que ele imaginava.
FIM DO SPOILER

Concluindo, Caixa de Pássaros é um livro tenso, aterrorizante que vai mexer com sua imaginação. Recomendo.

SOBRE O AUTOR
Josh Malerman é um autor americano e o vocalista da banda de rock The High Strung. 

Atualmente vive em Ferndale, Michigan. Malerman começou a escrever na quinta série sobre um cão que viaja no espaço. Desde então, ele já escreveu vários romances inéditos e seu romance de estréia Caixa de Pássaro foi publicado no Reino Unido e nos Estados Unidos em 2014, e foi muito aclamado pela crítica. 

4 comentários:

  1. Olá!

    Acabei de falar em outro blog minha vontade de ler essa obra.
    Eu não conheço a escrita do autor, mas sei que é super envolvente, pelo menos pelo o que todos dizem.
    Acho que a temática e forma como foi abordada seguem um padrão de suspense bom. Li seu "spoiler" e imagino que isso foi proprosital mesmo. Espero ter em minhas mãos em breve para saber se vou gostar mesmo ou não...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel, também fiquei muito decepcionada em não descobrir o que eram as coisas, mas faz sentido. O livro inteiro é narrado por um personagem que não pode ver as criaturas. Se esse personagem visse, ele morreria. Então, não tem como saber kkkkkkkk

    Beijos, Jessica
    http://ohamoramia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Raquel. Ouço ótimos comentários a respeito deste livro e se tiver a oportunidade, pretendo conferi-lo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Acredito que iria gostar do clima de suspense e do terror psicológico que esse livro apresente. Sei lá... vejo tantas resenhas falando maravilhas que tenho medo de ler e me decepcionar.
    Mas, ainda quero correr o risco. Pena que não foi toda essa maravilha para você.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir