segunda-feira, 14 de março de 2016

Insurgente de Veronica Roth

Editora: Rocco
Páginas: 512
Edição: 1ª
Ano: 2013
Gênero:  Distopia
Classificação
Onde Comprar:

Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.


Uma Escolha Pode Te Destruir

Bom Dia Leitores,

Hoje trago a resenha do segundo livro dessa série que é uma das minhas favoritas se tratando do gênero distopia: Insurgente. 

Quando li Divergente me impressionei e encantei com o mundo que Veronica criou, suas facções e a sociedade como um todo, tanto que sai falando para todo mundo: LEIAM. 

Então, comprei o segundo livro, mas aconteceu uma situação muito chata. Ano passado quando estava no hospital para retirar a vesícula, acabei “perdendo“ meu livro por lá. Aliás, perder é uma palavra leve se é que me entendem. Troquei de quarto de uma noite para outra e quando fui procurar no dia seguinte ninguém tinha visto. Pois bem, naquela época estava mal e não quis me estressar mais ainda, então deixei passar. No final do ano saiu o filme o qual fomos ver no cinema e que me agradou bastante como vocês podem ver resenha aqui. Então, no final do ano ganhei novamente o livro do meu excelentíssimo e decidi que estava na hora de ler ele, afinal tinha adorado a história e também porque logo estamos com o terceiro filme por aí e quero acabar antes os livros se possível.

Em Insurgente encontramos Tris na facção da Amizade, após o ataque que a Abnegação sofreu na mão da audácia e de Tris libertar todos, eles fugiram para Amizade. Porém, as coisas estão cada vez mais tensas, pois agora os Divergentes estão sendo caçados pela Erudição, que tem como meta liderar todos, e para isso ela tem que controlar os Divergentes, que não podem ser controlados pelos soros que eles criam. Me fiz entender?

Enfim, lá estão Tris, Quatro, o irmão da Tris, Marcos (pai do quatro) e Peter. Eles conseguem alguns dias de descanso por lá, mas logo tem que se mudar porque a Erudição chegou, então partem em um trem onde são encontrados pelos sem-facção. 

Por uma “surpresa” eles conseguem entrar no território deles, porque existe entre eles uma pessoa com influência para isso. Lá, eles descobrem que os sem-facção também estão se armando, e prontos para guerra. Porém, sozinhos eles não serão páreo, então partem em busca da ajuda da sede da Franqueza, no qual deverão enfrentar seus maiores medos. Porém, não é somente isso que preocupa Tris, pois ela sente que existe um segredo muito maior guardado e fará de tudo para descobrir o que é, ou vai morrer tentando.



MINHA OPINIÃO

No segundo livro da série continuamos com o ar de ação e mistério que Veronica criou. Adorei essa história, porque adentramos em outras facções que antes foram só citadas. Conseguímos descobrir um pouco mais sobre o jeito que eles vivem e das pessoas que residem nelas, o que com certeza me empolgou muito.

Continuamos com o dilema dessa sociedade que possui uma “ordem” pré-definida onde alguns acham válida e que não sabem viver fora dela e outros que querem se sentir mais livres em suas decisões, isso nos faz parar e pensar qual seria a relação com nossa própria sociedade? E mais, as reações das pessoas nesse mundo seriam próximas a nossas? Acredito que sim e fiquei impressionada com a maneira que a autora abordou isso de uma forma dinâmica e envolvente que deixa mutias questões nas “”entrelinhas” como a busca pelo poder, o livre arbítrio, etc.

Sobre os personagens, vou começar falando da Tris, porque no segundo livro a mocinha sempre tem que ter um dilema ardente que enche o saco o livro todo hein? Enfim, é mais ou menos isso que acontece. Tris está “pancada da cabeça” e não sabe bem o que quer da vida, e acompanhamos essa conturbação dela durante todo o livro. Algumas vezes fiquei com raiva da criatura me perguntando porque raios ela agia de certa forma, mas enfim depois de percorrer esse percurso encontramos alguém mais decidida e que com certeza promete um ótimo final para série. Quatro, posso dizer que esse é um cara cheio de mistérios, quando eu pensava uma coisa ele fazia outra, me surpreendendo.

Quero comentar antes de finalizar, uma parte que me chamou atenção que foi o título do livro, que no filme não lembro se foi citado, mas no livro temos uma explicação do porque dessa palavra “Insurgente” que achei totalmente perfeita para história, ponto a mais para autora.

Concluindo, uma ótima continuação com várias explicações e que deixou uma emenda para um final de série espetacular, a qual já estou lendo.

SOBRE A AUTORA
Veronica Roth é uma autora muito jovem e por isso a sua biografia ainda é relativamente curta. Nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, que é a cidade onde se desenrola a história de Divergente.

Veronica afirma que escreve desde a altura em se considerava velha demais para brincar ao "faz de conta". Devido à sua paixão pela escrita, e também incentivada pela sua família, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa, e foi aí que a trilogia Divergente se iniciou! 

Um dia enquanto ia para a Universidade estava ouvindo música e a imagem de alguém saltando de um prédio emergiu na sua mente, dando a ideia para a Audácia. É então que Veronica decide começar a trabalhar no primeiro esboço de Divergente, preferindo investir o seu tempo nesta história a fazer os trabalhos acadêmicos.

Em Maio de 2011, com apenas 23 anos, lança DIVERGENTE, o seu primeiro livro que se tornou num êxito esmagador em mais de 15 países.

Série Divergente:

Livro 1 
Divergente
Livro 2 
Insurgente
Livro 3 
Convergente




Veja o Trailer do Filme:

6 comentários:

  1. Série distópica fantástica! Aliás, o que temos de distopias legais ultimamente. Eu estou na fila já pra ler o convergente e saber como termina essa história.

    bjus querida!

    ResponderExcluir
  2. Oii Raquel,

    Eu Amei este livro, tirando a parte chata da Tris e suas divagações é claro, mas fora isso o livro é perfeito e na minha opnião foi o melhor dos 3 livros.
    Fiquei muito chateada com o final de Convergente, mas isso é para outra resenha hehe
    Tem uma Tag muito legal no Blog, passa lá..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. Olá, Raquel.
    Nossa como tem gente desonesta nesse mundo. Já me roubaram livro também, mas foi um que ganhei em um sorteio. Alguém mandou um email para o blog que eu tinha ganhado se passando por mim e levou o prêmio. Eu tenho essa trilogia aqui em casa, mas não li até agora. Eu fiquei com tanta raiva quando peguei um spoiler do final que desanimei em ler. Mas vou ler um dia. Que bom que você gostou da continuação.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oie, Raquel.
    Eu simplesmente amei esse livro!
    Sou super fã da autora (Veronica Roth) ,mesmo ela partindo meu coração no terceiro livro :(
    (spoiler) 🙊

    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Aninha.
    http://www.febredelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Raquel. Apesar de assistir aos filmes desta série da Veronica Roth, ainda não sei se pretendo ler os livros. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raquel! Tudo bem? Eu comecei a ler Divergente com uma empolgação enorme, mas isso foi caindo e eu nunca li os outros livros... Agora com sua resenha me empolgação voltou e eu espero lê-los em breve.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir