quarta-feira, 23 de março de 2016

CineKriativa: Convergente

Direção: Robert Schwentke
Roteiro: Adam Cooper, Bill Collage, + ver todos
Elenco: 
Shailene Woodley – Tris
Zoë Kravitz – Christina
Miles Teller – Peter
Theo James – Four
Naomi Watts – Evelyn
Jeff Daniels – David
Gênero:Aventura, Ação, Ficção Científica, Romance
Duração:  121 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Ano: 2016
Classificação:  

Em ‘A Série Divergente: Convergente‘, a sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição.
Após a mensagem de Edith Prior ser revelada em ‘Insurgente’, Tris (Shailene Woodley), Quatro (Theo James), Caleb (Ansel Elgort), Peter (Miles Teller), Christina (Zoë Kravitz) e Tori (Maggie Q) deixam Chicago para descobrir o que há além do muro. Ao chegarem lá, eles descobrem a existência de uma nova sociedade.


Bom Dia Leitores,

Hoje venho com a resenha de um filme que estávamos ansiosos (eu e o Marcelo) para assistir: Convergente

Como já comentei algumas vezes por aqui, gosto muito de distopias, descobri esse estilo de história com a série dos Jogos Vorazes, a qual sou fã de carteirinha, não demorou muito para eu comprar o livro Divergente e fiquei fascinada com a sociedade distópica baseada em facções, que Veronica nos apresentou. Resultado: li o primeiro livro, e divulguei para todos os meus amigos, e quando fiquei sabendo que essa série seria adaptada para as telonas minha alegria só aumentou.

Fomos ao cinema ver os dois primeiros filmes da série, os quais achei dignos da história (apesar de algumas diferenças entre livro e filme) e estávamos ansiosos pelo terceiro. Com a proximidade da data de estréia do terceiro filme, decidi que estava na hora de ler o último livro, e descobrir qual seria o final dessa saga. Infelizmente não consegui terminar o mesmo antes de irmos ao cinema (ainda estou lendo), o que por um lado foi bom.


Em Convergente acompanhamos o desenrolar dos fatos do último filme. Após salvar Chicago de uma completa destruição, Tris divulga um vídeo gravado por uma antepassada sua, Edith Prior, convidando a todos os divergentes para saírem para fora dos muros que cercam a cidade e descobrirem um novo mundo. Porém, isso não será tão fácil, pois a cidade foi tomada pelos sem-facção, e Evelyn (líder dos mesmos), não acredita nessa história, e não deixará ninguém sair da cidade.

Tris está curiosa a respeito do vídeo e do que há por trás dos muros. Ela se une a alguns rebeldes que acreditam que a melhor opção ainda é seguir o sistema de facções e as ordens que lhe são passadas. Eles constroem um plano para sair da cidade em busca dessa nova esperança. Porém, nessa busca Tris vai encontrar muito mais do que poderia imaginar e terá novamente que fazer decisões que decidirão o destino da humanidade.


Vou começar comentando sobre a diferença principal entre filme e livro para mim, que é o quesito ação. Enquanto no livro temos uma história bem embasada, com dados e explicações, no filme temos muita ação e correria, o que acredito ser o ideal.

Gostei muito dos efeitos especiais que eles criaram para demonstrar as tecnologias da sociedade futurística. Muito interessante a cena onde eles estão nesse mundo pós apocalíptico, e como a "natureza" foi afetada pelas atitudes do ser humano, o que é um tema muito relevante a ser tratado, afinal temos que cuidar do nosso planeta, e apesar de isso ser repetido um milhão de vezes parece que o ser humano ainda não aprendeu.

Outro fator que me agradou  foram os problemas enfrentados pelos personagens, e a "resposta" pela qual eles tanto procuraram. Acredito que a resposta foi muito bem "bolada", e que isso realmente poderia acontecer com a raça humana, que está sempre em busca da "perfeição". O laboratório científico onde eles vivem, e a forma como eles marcam cada "tipo" de pessoa foi muito interessante também.

Fiquei impressionada com a atuação do Theo James, como Quatro. Para mim ele foi o personagem "principal" de toda a trama, apesar de virar meio que um "rambo" em várias cenas. Inclusive, não posso deixar de comentar que em uma das cenas fiquei muito "p" da vida com a Tris, por deixá-lo sozinho, depois de ter quase implorado para ele acompanhá-la nessa aventura de descobrir o "novo mundo". 

Sobre a Tris, devo comentar que ela teve sua função bem definida nesse filme, com certeza não morri de amores por ela, porque certas atitudes que ela tomou a fizeram chegar em até certo grau de arrogância e prepotência. 

Temos uma nova figura muito importante, o diretor do "Centro de Desenvolvimento Científico", o David, o qual gostei muito, ele me lembra um pouco do presidente "Snow" dos Jogos Vorazes vocês não acham? 



Destaque também para o personagem do Peter que teve grande relevância na história. Um personagem complexo, pois não se enquadra nos estereótipos de mocinho ou vilão.

A única coisa que ainda me deixou um pouco confusa foi o final do filme, porque eles colocaram toda a história do último livro no filme, então o que será apresentando no próximo? Uma incógnita. Parece que o título será Ascendente, e pelo final podemos ter uma ligeira ideia do que será feito, só espero de todo meu coração que eles não estraguem com a história. Só nos resta esperar.


Curiosidades

1. A Série Divergente: Convergente é a adaptação do terceiro livro da trilogia literária, de Veronica Roth, que a Summit Entertainment comprou os direitos em 2011. Trata-se do mesma produtora responsável pela saga Crepúsculo.

2. O livro Convergente vendeu cerca de 500 mil exemplares em apenas um dia e depois ultrapassou os 6 milhões de cópias vendidas.

3. Os dois últimos filmes da ‘Série Divergente‘ tiveram seus títulos alterados. Ao invés de ‘A Série Divergente: Convergente – Parte 1‘ e ‘A Série Divergente: Convergente – Parte 2‘, os filmes serão lançados como ‘A Série Divergente: Convergente‘ e ‘A Série Divergente: Ascendente‘.

4. Naomi Watts (‘King Kong’), que recebeu sua segunda indicação ao Oscar de melhor atriz em 2013 por ‘O Impossível‘, viverá Evelyn, a líder dos sem facção. Sua participação se estenderá para ‘Convergente – Parte 1 e 2’.

Trailer:

3 comentários:

  1. Oie querida!

    Eu ainda não li o livro, to esperando tu terminar hehe, mas tenho que dizer que curti o filme, acho que a proposta foi boa. Já sei que se distanciou um pouco do livro, mas não ficou ruim... no fim das contas, nesses casos de adaptação pro cinema, temos que encarar como histórias diferentes, se não a gente se frustra né...

    e foi bem divertido ver o Quatro chutando muitas bundas nesse filme hehe

    bjus!

    ResponderExcluir
  2. Vc é das minhas Raquel, melhor ação! hahaha
    Eu consegui terminar o último livro antes do filme sair, e achei tão parado que tô torcendo por essas mudanças no filme mudarem bastante coisa, hahaha. Tô doida pra ver o Quatro arrasando!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti ao filme (como tu percebeu na minha resenha) e amei, bem melhor que o livro.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir