quinta-feira, 27 de março de 2014

CineKriativa: As Aventuras de Pi

Titulo Original: Life of Pi
Elenco: Gérard Depardieu, Irrfan Khan, Tabu, Suraj Sharma, Adil Hussain, Ayush Tandon, Tobey Maguire.
Direção: Ang Lee
Gênero: Drama
Duração: 127 min.
Distribuidora: Fox Film
Orçamento: US$ 120 milhões
Classificação:
 
Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.
 
O filme em uma frase:
Uma aventura de encher os olhos de admiração.
 
 

Primeiro gostaria de dizer que me arrependo de não ter ido ao cinema assistir esse filme, pois ele valeria cada centavo. Acabamos por assistir na TV e devo dizer que não esperava tanto assim do filme, e nem que a história fosse realmente boa, mas acabei assistindo duas vezes. É uma historia linda, com imagens espetaculares que vão encher seus olhos.
 
 
Em As Aventuras de Pi vemos Pi contar sua história a um jornalista que pretende lançar um livro com o mesmo, e antes de chegarmos a grande cena do filme conseguimos acompanhar um pouquinho mais de Pi de sua alta curiosidade em entender Deus, de sua descoberta do amor e de sua grande inteligência fazendo com que todos o entendam. Tudo começa mesmo quando a família de Pi sofre um naufrágio indo para América. Eles possuiam um zoológico, então todos os animais estavam no navio acabam afundando também...alias quase todos. Pi consegue um pequeno bote onde tem uma zebra, uma hiena e um orangotango como companhia...ah é claro...não posso esquecer de Richard Parker...quem é esse??? Para mim a estrela principal do filme. Um tigre de bengala. Já imaginou-se em um barco a deriva no mar com um tigre? Pois é disso que esse filme se trata eu não preciso falar mais nada ne...
 
 
A cenografia do filme é linda...linda mesmo de encher os olhos da gente. O mar, o pôr do sol e até a noite foram feitas com um cuidado tão meticuloso que isso salta a tela até o telespectador. A música também é linda e nos leva a cada momento de reflexao do personagem. A história é linda e tocante principalmente seu final...calma não vou falar não é...rsrs...só posso dizer que ele deixa a gente com uma pulga atrás da orelha a indagar tudo. A única coisa que devo dizer que me deixou meio receosa foi a parte da filmagem com os animais que eu espero sinceramente que eles não tenham judiado dos bichinhos em momento algum.
 

CURIOSIDADES:
1. Ang Lee é um diretor impressionante, pela diversidade de seus filmes. Este taiwanês de 58 anos já fez trabalhos tão distintos quanto a adaptação de um super-herói dos quadrinhos (Hulk), um drama de forte tensão sexual (Desejo e Perigo), a história de um amor homossexual proibido (O Segredo de Brokeback Mountain) e um típico filme de artes marciais (O Tigre e o Dragão). Pode-se dizer que Lee jamais se repete, transitando em diversos gêneros e estilos com uma habilidade rara de ser encontrada. Em As Aventuras de Pi ele mais uma vez se reinventa e, novamente, obtém sucesso.

2. yann Martel, autor do livro o qual o filme é baseado, declarou que teve como inspiração o livro "Max e os Felinos", do escritor brasileiro Moacyr Scliar, que trazia a história de um refugiado judeu que deixava a Alemanha e cruzava o oceano Atlântico em um bote, juntamente com um jaguar.

3. Famoso pelo sucesso de O Sexto Sentido, o diretor M. Night Shyamalan chegou a ter seu nome cogitado para escrever e dirigir este filme. O mesmo aconteceu com Alfonso Cuarón e Jean-Pierre Jeunet.
 
4. Suraj Sharma foi aos testes para As Aventuras de Pi apenas para acompanhar o irmão, que tentaria o papel. Entretanto, os integrantes da equipe do diretor Ang Lee gostaram tanto dele que o convidaram a também fazer um teste. No fim das contas, ele foi escolhido entre outros 3 mil garotos que tentaram o papel principal do filme.


5. O ator Andrew Garfield teve seu nome pensado para o papel do escritor, mas Tobey Maguire foi o escolhido. Por coincidência, Garfield o substituiu em O Espetacular Homem-Aranha no papel de Peter Parker.

 
6. Apesar de ter rodado as cenas de seu personagem, Tobey Maguire acabou substituído de última hora por Rafe Spall. A decisão veio do diretor Ang Lee, que considerou que Maguire, por ser bastante famoso devido à trilogia original do Homem-Aranha, tiraria o foco do público em relação ao restante do elenco, formado basicamente por desconhecidos.
 
7. Em momento algum Suraj Sharma, intérprete de Pi, esteve em um bote com um tigre durante as filmagens. O animal foi criado através da tecnologia CGI, sendo que um tigre verdadeiro foi usado apenas em sequências em que apareceria sozinho, como quando ele nada no oceano.
 
Trailer
 
 
Raquel Machado
Enfim não sei mais o que escrever este é um daqueles filmes que a gente gosta tanto que nos falta palavras. Então corre...sério...corre ver porque você com certeza não vai se arrepender.

5 comentários:

  1. Tenho muita curiosidade de assistir a este filme e ler o livro, mas não consigo me sentir interessada o suficiente, sabe? Alguns amam, outros odeiam, e eu tô bem dividida. As imagens e os efeitos parecem incríveis, Fox sempre arrasa nesse quesito. <3 Deu até vontade de assistir o filme, obrigada pela dica!
    Beijos e até mais, xoxo.

    http://www.paraisoempapel.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, eu não curti nem um pouco esse filme, ficava o tempo todo me perguntando, O que eu estou fazendo aqui?!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei ver as curiosidades.
    Eu fui ver no cinema (em 3D) e realmente é belíssimo. Mas além das imagens fantásticas, é um filme que consegue acima de tudo isso te marcar pela mensagem, pelas falas, pelos momentos.

    Achei incrível e estou curiosa para ler meu livro.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Kell,
    Eu como você amei o filme e realmente no cinema foi demais ver, fiquei feliz de ter visto....assisti 2D, mas olha os efeitos no escuro naquela telona foram fantásticos. Amo a parte da ilha de bananeiras....se não estou enganada...sauhsau...demais, demais.....esse eu pagaria para ver no cinema novamente. Ainda não assisti em casa. Mas se você viu duas vezes, no cinema teria amado tanto quanto eu.

    Beijokas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, também adorei esse filme e você escreve de uma forma que deixa o leitor ansioso pra assistir ao filme. E pra quem já viu, satisfeito por ler algo que gostaria de ter dito sobre o filme. Não fiz ainda a minha resenha sobre ele mas, quando o fizer, vou deixar anotado pra indicar seu blog como referência. Parabéns.
    Alberto Valença.

    http://verdadesdeumser.com.br

    ResponderExcluir