quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CineKriativa: João e Maria

Elenco: Jeremy Renner, Gemma Arterton, Peter Stormare, Famke Janssen, Zoe Bell Zoe Bell, Monique Ganderton, Derek Mears, Thomas Mann, Christian Rubeck.
 
Direção: Tommy Wirkola
 
Gênero: Ação/Terror
 
Duração: 88 min.
 
Distribuidora: Paramount Pictures
 
Orçamento: US$ 60 milhões
 
Classificação:

 
Os jovens João e Maria foram abandonados pelos pais na sombria floresta e acabam indo parar na casa de uma malvada bruxa. Mas o que parecia ser o fim acabou se tornando o começo de uma vida cheia de aventuras, uma vez que eles eliminaram a malvada e viraram verdadeiros exterminadores de criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, os dois já adultos (Jeremy Renner e Gemma Arterton) são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra (Famke Janssen), pronta para destruir não só a reputação de excelentes caçadores de bruxas, mas também as suas vidas.

 




O filme em uma frase:
Muitos efeitos especiais, personagens assustadores e ação do começo ao fim.

Esse final de semana fui assistir a um filme muitooo legal desde a primeira vez que vi o trailer sobre o mesmo achei interessante e quem me conhece um pouco sabe que eu gosto desse estilo de filme. Afinal as releituras de clássicos tem se tornado bastante comuns visto: A Branca de Neve e o Caçador, Alice no País das Maravilhas, ... O filme é uma releitura do clássico João e Maria mas é uma história bem diferente e bem não é para criancinhas.


Tudo começa com João e Maria sendo deixados na floresta por seu pai e acabam é claro encontrando a famosa casa de doces da bruxa má. A bruxa quer engordar e comer o João como conta a história e como conta a história João e Maria matam a bruxa só que isso amigos isso é só o início do filme...

O fime em si conta a história muitos anos após esse acontecimento onde João e Maria já estão crescidos e bem caçando bruxas. Muitas crianças estão desaparecidas na vila e eles acabam contratando Joao e Maria para caçar a bruxa assassina, afinal eles se tornaram caçadores de bruxas. Porém ao chegarem lá eles começam a descobrir coisas que nunca poderiam imaginar inclusive sobre seu passado.




O filme é em 3D e eu gostei muito mesmo pois ele é cheio de efeitos especiais e coisas voam na cabeça da gente o filme inteiro visto toda a ação que ele contém. Outro fator que vou destacar é a maquiagem das bruxas muito bem feita, elas são realmente de dar medo inclusive a casa de doces que é um cenário a parte muito bem feito.


Sobre a atuação dos atores devo dizer que me conveceram sim. João foi muito bem interpretado, o personagem por vezes consegue transparecer o sentimento protetor de irmão mais velho e também ele tem toda uma ligação especial com seu passado tão conhecido (que não vou comentar aqui para não dar spoiler). Quanto a Maria também ficou bem no papel ela tem toda uma trama em cima de seu personagem que com o tempo a gente vai desvendando. Outra atriz que destacou muito bem seu papel foi a bruxa negra do filme, ela realmente é muito malvada e conseguiu me dar arrepios.





O único ponto negativo que talvez eu possa indicar no filme é que eu e meu excelentíssimo acabamos descobrindo várias coisas antes delas acontecerem mesmo, coisas que bem ficaram meio evidentes e não sei se isso foi proposital ou não mas para mim poderia ter um pouquinho mais de mistério.


Só gostaria aqui de comentar um outro fator que me incomodou um pouco no cinema que não é referente ao filme em si mas sim sobre o público. Como eu comentei o filme tem diversas cenas fortes de terror e ação e inclusive algumas cenas mais erótica,s então quando vi crianças no cinema fiquei meio apavorada, pois eu não acho que esse seja um filme para criança não. Apesar de que hoje tudo é mais aberto acho que tem algumas coisas que ainda deveriam ser seguidas, e sim parece que o filme tem censura mas no cinema tinham crIanças de tipo 10/11 anos de idade o que me chateou, ai fica uma dica para os cinemas serem mais críticos a esse respeito.


CURIOSIDADES

1. Hansel e Gretel são conhecidos no Brasil como João e Maria.
 

2. Rodado inteiramente na Alemanha.
 

3. Diane Kruger, Eva Green e Noomi Rapace estiveram cotadas para o papel de Gretel.
 

4. Famke Janssen deu entrevista do Festival de Cannes 2011 destacando que aceitou seu papel neste filme pois estava precisando pagar o aluguel.
 

5. Após a versão moderna de 'Alice no País das Maravilhas', de Tim Burton, e três projetos sobre 'O Mágico de Oz' e 'A Branca de Neve', mais um clássico conto ganha sua reencarnação nas telonas: 'João e Maria'.

Para quem não conhece deixo o trailer:


Recomendo para todos que gostam de filmes de terror e que mesclam clássicos. 
Raquel Machado

8 comentários:

  1. Oi Raquel, já tava com saldades de vir aqui no seu blog. Bem, o meu esta fechado temporariamente, e eu ando muito ocupado com ele...

    Sobre o filme; eu também, assim que vi o trailer, senti aquela vontade de assistir. Mas ainda estava com um pé atrás (não sei exatamente pq). Só que agora, sua resenha foi a primeira que vi do filme, e não há mais dúvidas: PRECISO ASSISTIR!

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa a comentar: a maquiagem da bruxa parece mesmo bem assustadora, né? Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Assisti semana passada e gostei. Achei o 3D maravilhoso. um dos melhores que vi.
    Acho a Famke excelente como a bruxa. Agora o filme é mesmo previsível. ainda assim vale a apena.
    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só a frase que você usou para descrever o filme me deixou ainda com mais vontade de ver. Preciso ir no cinema, logo!

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  5. Tô doida para ver esse filme. Mas vou fugir do 3D, acho que meu cérebro tem algum defeito e acabo saindo do cinema com dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  6. Uauuuu Kell....ainda bem que nesse fim de semana vou ver esse filme, eu ia hoje, mas não vai dar de ir...problemas no carro....kkkkk...mas ameiiii sua resenha e estou doida pra ver agora....\o/...e realmente as regravações que andam fazendo deveriam conter uma classificação para a garotada.

    Beijokas elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, eu adorei esse filme, mais eu queria ter visto em 3D... lendo sua resenha fiquei doida de vontade :(
    Eu adorei os atores que fizeram João e Maria, e gosto muito da atriz Gemma Arterton!!

    beijos mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. 60 milhões? Muito bonito, e eu aqui economizando pra comprar livros. rsrs
    Quero ver esse filme, mesmo que ele seja bem de ação, o que eu não gosto muito.

    clicandolivros

    ResponderExcluir