sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Talentos Nacionais: Carol Sabar



O Talentos Nacionais é um quadro que eu pretendo trazer para o blog mensalmente para apresentar algum autor nacional e deixá-lo em destaque por aqui. Como vocês todos sabem nossa literatura nacional esta crescendo cada vez mais e nem preciso falar sobre a importância de darmos força a nossa cultura.



O talentos nacionais desse mês traz a história de uma autora super querida que acabei conhecendo mês passado. Carol Sabar é autora do livro Como quase namorei Robert Pattison e antes de você ai fazer cara feia leia quem sabe não mude de ideia. Eu mesma posso dizer que quando vi um livro que tinha esse título fiquei pensando que seria mais um pegando carona na onda do crepúsculo e que não tinha nada a ver, porém depois de ler algumas resenhas fiquei interessada em ver porque todo mundo falava tão bem.


Então acabei pedindo ele para editora parceria aqui do blog a editora Pensamento e devo agradecer muito porque quando ele chegou decidi logo ver do que se tratava e ao ler um dois capítulos ja estava viciada na Duda e queria saber mais sobre a sua viagem. É um livro divertido com uma pintada de romance e que nos leva a outro país. A protagonista e muito bem humorada e um tanto quanto maluquiha mas que nos faz ficar torcendo para que de tudo certo para ela. Como vocês já sabem minha classificação para o livro foi de 5 estrelas e ele ganhou um lugar na minha estante do skoob de favoritos e espero mutio conseguir ler ele novamente algum dia. Vou deixar o link da minha resenha para quem quiser mais informações: Para ler a resenha do livro clique aqui

SOBRE O LIVRO


Aos 19 anos, Duda é literalmente viciada na saga Crepúsculo. Já perdeu a conta de quantas vezes leu os livros da série e assistiu aos filmes. Através de um perfil secreto na internet, ela se comunica com outras fãs de Crepúsculo que, assim como ela, estão totalmente convencidas de que não há garoto no mundo que valha um dente canino do vampiro Edward Cullen.

Sua obsessão ganha fôlego com uma temporada de estudos em Nova York, onde ela faz planos mirabolantes para conhecer pessoalmente Robert Pattinson, o ator que interpreta o vampiro nos cinemas. Mas, após um incidente com seus únicos (e insubstituíveis!) livros da saga, Duda entra em verdadeiro surto de desespero. Percebe, então, que uma mudança radical em seu comportamento "crepuscólico" é mais do que urgente.

Só que ela não espera conhecer Miguel Defilippo, seu vizinho na ilha de Manhattan, que é a cara do ator Robert Pattinson!! Apaixonante, lindo, rico, misterioso e ambíguo, Miguel acaba se tornando um desejo mais inacessível para Duda do que o próprio astro de Hollywood. Uma história cheia de humor, aventuras e reviravoltas, para você chorar de rir!
Ondo Comprar: Submarino

E este quadro desse mes vai ser um pouquinho diferente pois quando acabei de ler decidi mandar uma entrevista para autora nos contar um pouquinho mais sobre ela e sobre o livro e vou colocar por aqui agora espero que voces fostem tanto quando eu gostei.

Entrevista Exclusiva com Carol Sabar

1.    Quem é Carol Sabar?
Sou mineira de Juiz de Fora, engenheira de produção e escritora nas horas vagas. Observadora, detalhista, curiosa, perfeccionista, viciada em internet. Gosto das manhãs e do inverno. Amo café, pão de queijo, biscoito de polvilho. Adoro conversar, viajar, ler, ouvir música (mil vezes a mesma música), assistir a seriados. Adoro viver!

2. Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?
Eu sempre gostei de ler. Mas quando passei no vestibular de engenharia e comecei a trabalhar em tempo integral, fui obrigada a deixar de molho alguns prazeres, como as aulas de música e a obsessão pela leitura, tudo para que eu pudesse mergulhar de cabeça nos cálculos. Até que me formei e, com as noites novamente livres, pude retomar os velhos hábitos, voltar a ler freneticamente. Há algum tempo, comecei a escrever para mim mesma, pequenas histórias, nada muito profissional ou com intenção de ser. Eis que de repente uma boa ideia surgiu, eu me apaixonei por ela e me dediquei a escrevê-la da melhor maneira possível.

3.    De onde surgiu a idéia para Como quase namorei Robert Pattison? E quanto tempo  demorou para concluí-la?
A primeira ideia do livro surgiu no dia primeiro de abril. Eu estava parada no trânsito engarrafado e a imagem de Robert Pattinson passando óleo bronzeador nas pernas de uma fã se instalou na minha cabeça. Assim que cheguei  em casa, comecei a escrever o que hoje é a cena de abertura do livro: “Quando abro os olhos, ali estou eu, deitada de bruços na areia da praia. E Robert Pattinson está passando óleo bronzeador nas minhas pernas”. Levei sete meses para colocar o ponto final.

4. A história sofreu muitas mudanças ao decorrer desse tempo? Você  costuma pedir opinião de outras pessoas enquanto esta escrevendo? De  quem?
Sim. Da minha melhor amiga. Ela é jornalista e, além de ter acompanhado a evolução de “Como (quase) namorei Robert Pattinson” capítulo a capítulo, foi quem me ajudou a revisar.

5. A personagem Duda foi inspirada em alguém? E as cenas que  acontecem com ela?
O livro é pura ficção, fruto da minha (louca) imaginação. Nada daquilo aconteceu comigo (nunca conheci um sósia do Robert Pattinson, gente!!!). Mas é claro que busquei inspiração nas minhas próprias experiências como fã (fui apaixonada pelo Leonardo DiCaprio na época do Titanic) e na viagem que fiz para Nova York. Ambientar uma história em uma cidade conhecida facilita o trabalho do autor, que pode se esbaldar em detalhes e tornar as cenas mais convincentes.

6. Tenho que pedir isso, você é fã da saga crepusculo? Como conheceu a série?
Sim, claro que sou fã do Crepúsculo! Eu adoro histórias de amor! E Crepúsculo, antes de ser uma obra de fantasia, é uma linda história de amor incondicional. Mas a Duda é bem mais crepuscólica do que eu. Ela vive entre a realidade e a fantasia. Não consegue se envolver emocionalmente com os garotos. Nem o cara mais bonito da faculdade é capaz de sacudir suas estruturas, porque ela quer um Edward Cullen que possa achá-la linda ainda que seus cabelos estejam embolados aos tufos.
Quem me apresentou à saga Crepúsculo foi uma prima minha, que, aliás, é Team Jacob (como é que pode????).

7. Você já visitou Nova York? Se não gostaria de visitar?
Fui para Nova York estudar inglês, como a Duda.
Nova York é uma cidade ímpar, fantástica. Amo o Central Park, a Dean &DeLuca do Soho e a árvore de Natal do Rockefeller Center.

8. Duda é fascinada por Robert Pattison você já teve uma fase assim também? Com quem?
Sim. Fui fanática pelo Leonardo DiCaprio nos tempos do Titanic. E também pelo príncipe William.

9. Como foi a escolha para o título do livro e a escolha da capa?
Quem sugeriu o título foi o meu “descobridor”, o primeiro editor que leu o meu livro e que hoje se tornou um grande amigo. Já a capa foi fruto do trabalho maravilhoso da Carolina Mylius.

10. Como foi processo para à publicação do livro?
Terminei de escrever o livro, revisei, revisei, revisei e parti em busca das agências literárias. Depois disso veio o Grupo Editorial Pensamento, que se interessou pelo livro muito rapidamente. Tive sorte de encontrar pessoas tão boas e competentes.
Escrever é um trabalho bastante solitário. Publicar o que se escreve? Jamais.
Publicar é um trabalho de equipe em que cada pessoa deixa sua marquinha. Agente, editor, revisor, diagramador, ilustrador, marqueteiro, livreiro etc, etc.
Quando todos pensam positivamente e dão o sangue, o resultado é incrível.

11. Você acha que a literatura Brasileira esta sofrendo uma mudança  atualmente, as pessoas estão prestigiando mais os autores nacionais?  E como anda a qualidade de nossas histórias?
O preconceito que existe no Brasil em relação à literatura de entretenimento vem diminuindo. Muitos leitores, principalmente os jovens, estão descobrindo que ler pode ser tão prazeroso quanto assistir a filmes e seriados; tão divertido quanto estar com os amigos. O Brasil é um país criativo por natureza e tem muita história para contar! Histórias de qualidade, diga-se de passagem, histórias que emocionam, divertem e encantam.

12. Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente?
Já terminei meu segundo livro, outra comédia romântica, sobre uma garota que se acha azarada, tudo dá errado na vida dela, coitadinha...

13. Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever  suas próprias histórias?
O conselho que eu dou é: escreva muito, leia muito. Não existe mágica! Escrever é uma questão de amor, sim, mas principalmente de prática. Quanto mais de faz, melhor se faz.

Para você:
Escrever é... viver muitas vidas.
Livros são... a melhor maneira de viajar sem sair de casa.
Inspiração Literária... Sophie Kinsella.
Um livro: “Um Dia”, David Nicholls
Um personagem:  Harry Potter
Um(a) autor(a): J. K. RowlingComo quase namorei robert pattison é... um sonho realizado
Um Sonho... continuar escrevendo por muitos e muitos anos.


Quer deixar um recado para os leitores?
Obrigada pela oportunidade! Adorei conversar com vocês.

Mais informações em:
Link dos dois primeiros capítulos do livro:
Clique aqui e leia os dois primeiros capítulos!
Twitter: @CarolSabar

Beijinhos crepuscólicos,
Carol

Obrigada Carol pelas respostas e saiba que amei seu livro achei super fofo e recomendo muito para quem é fã da série e para quem gsta de um romance divertido tambem.
Raquel Machado

4 comentários:

  1. ótimo post!! Adorei saber mais sobre esta autora, sou louca para ler este livro, espero um dia comprar ou ganhar ^^

    beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ok, eu já conheci a Carol e ela é uma fofa, mas ver nas respostas dela "Sophie Kinsella" como inspiração, "Um Dia" como livro e "J.K. Rowling" como personagem foi demais pro meu coraçãozinho hahaha!
    Adorei o fato de você ter perguntado pra ela várias das perguntas que eu mesma tinha em mente!
    E também não entendo existir "Team Jacob" por ai quando a Stephenie criou o Edward...
    Beijão, flor!

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!! eu só leio elogios a essa autora e pretendo ler algo dela em breve. PArabéns pelo post. bjs

    ResponderExcluir
  4. Nao conhecia nada sobre a autora. O livro eu tambem nao li. Quem sabe consiga ler.
    Adorei sua entrevista. E a Carol parece ser um amor.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir