terça-feira, 23 de outubro de 2012

Papo Cabeça: Vida de Blogueira

Ola,

Papo Cabeça é um quadro que será lançado mensalmente, onde pretendo trazer minhas opiniões sobre o universo literário. Afinal é muito legal quando conseguimos trocar opiniões seja sobre livros, blogs, autores e tudo mais o que rola por aí. Cada post terá o foque em um assunto e espero o comentário e opinião de vocês no final.


VIDA DE BLOGUEIRA

Esse mês o Leitura Kriativa completa 2 anos e para mim foi uma longa caminhada até aqui, meu blog diferente de alguns não teve um grande alcanço no início onde chovia seguidores, comentários, parcerias e etc...para mim a coisa foi um pouco mais penosa porém me orgulho de cada momento e se tivesse que fazer tudo de novo eu faria. Por isso esse mês quero dividir um pouquinho com vocês sobre essa minha vida de blogueira e espero o comentário de todos.  



Sou blogueira há um bom tempo quando eu tinha lá meus primeiros blogs falava de acontecimentos da minha vida pessoal e se chamava O Mundo da arte e eu tinha ele no antigo webblogger. Após um tempo cansei de escrever nele e meio que larguei de mão até que me bateu a vontade novamente e decide me aventurar novamente na época a questão era blogs com enfeites cheio de luzinhas piscando e imagens cativantes (o que devo dizer torna seu blog bem pesado para abrir), mas sabe como é ne. Acabei cedendo a isso e enchi meu blog de frufrus, na época ele se chamava Kriativa e estava hospedado no uol. Quando comecei a ler os blogs literários e vi que faltava alguma coisa para mim, pois minha vontade sempre foi de escrever preciso expressar em palavras coisas que eu sinto mas não queria fazer algo pessoal novamente então decide criar o Leitura Kriativa e falar sobre os livros que viraram minhas grandes paixões (claro que a vontade de escrever não passou até por isso ando com essas colunas novas).


Vida de blogueira possui suas peculariedades, por exemplo, quando você vai ler algum livro a primeira coisa que você pensa é qual deles vou ler: livros que ganhei de parceria, livros que ganhei de presente, livros que peguei emprestado e realmente bem complicado. Eu mesma acabei tendo que fazer uma planilha para mim me organizar melhor lá tem todos os livros que eu li e que vou ler separados por parceria e tal, para que assim eu possa ir definindo as prioridades que não são lá muito fáceis (ah se o dia tivesse 48horas e eu pudesse passar ele lendo). Outra coisa quando você acabou de ler um livro e tem que fazer uma resenha e não sabe direito o que escrever seja porque gostou demais ou porque gostou de menos também é bem complicado, afinal o importante e ser sincero mas até que ponto você pode ir sem ofender ninguém?

Não que eu esteja reclamando disso gente bem ao contrário como disse sou blogueira há muito tempo e acho que a pessoa que tem um e gosta e difícil largar de mão. O problema realmente e achar tempo para tudo(como já fiz outra coluna no blog sobre isso). Afinal você não precisa só de tempo para ler, mas pra resenhar, pra gravar vídeos, para juntar os lançamentos e para visitar os blogs amigos. Junte tudo isso ao fato de você precisar trabalhar, estudar e dar atenção a sua família, namorado é bem complicado.



Outra coisa que vejo acontecendo muito por ai e a falta de originalidade entre os blogs. Afinal tem muita gente lendo e divulgando a mesma coisa o que pode tornar a coisa um pouco maçante porque ninguém vai ler a mesma resenha 10 vezes seguidas o que torna complicado essa questão. Uma coisa que uma vez era algo positivo pode tornar agora algo comum e acabar tornando o seu blog só mais um por ai. Por isso ando com essas tentativas de lançar novas colunas para conseguir atrair mais leitores no meu blog e para fazer jus do seu nome certo: Leitura Kriativa.


O blog hoje conta com resenhas de livros, opiniões de filmes (CineKriativa), caixinha de correio, divulgações dos lançamentos das editoras e quadros especiais: como Talentos Nacionais, Papo Cabeça, Por Tras das Sagas, Histórias do Povo. E ainda tenho alguns outros em mente porém o tempo me falta e sinceramente não me vejo nesse momento arranjando colunistas simplesmente por que sinto o blog ainda como sendo algum muito íntimo e não estou preparada para dividi-lo com outra pessoa.

Hoje tenho 1029 seguidores por aqui, algumas parcerias com editoras como a queridíssima novo conceito, arqueiro e pensamento e parcerias nacionais. Mais ainda acho que falta bastante não quero fazer disso um serviço bem longe disso por isso vou caminhando aos poucos devagar levando tudo como um hobby e colhendo seus frutos pois a partir do meomento que isso virar uma obrigação sei que vou desisitr.


Por fim quero agradecer a tudo que consegui nesses dois anos e não falo só de parcerias mas há cada um dos amigos que eu fiz por meio dele, blogueiras com quem falo seguido, visito e me sinto próxima pois alem de tudo sim o blgo me proporcionou isso. Se eu recomendo a você que crie um blog? Sim recomendo. Porém é bom você ter ideia de que tudo que fizer será fruto de seu trabalho , como diz uma celebre frase do cinema:
“Com Grandes Poderes vem grandes responsabilidades”

Espero que tenham gostado e espero sua opinião ai nos comentários e os parabéns ao blog também viu! 

E NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR DA PROMOÇÃO DO BLOG:

17 comentários:

  1. Concerteza amiga, agente pensa qual vou
    ler?!!!
    Tempo é realmente complicado né, é
    dificil para mim também.. Trabalho, cursos,
    e quando chego em casa as vezes cansada..
    é dificil..
    Háa apesar de não te conhecer pessoalmente,
    sinto muito carinho por vc!! E adoro ler
    suas postagens ^^

    beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Adorei o post!
    Primeiro de tudo, adorei saber como o blog nasceu. Você é blogueira há muito tempo, hein?
    Tive um blog quando tinha uns 15 anos, era um pessoal, ai apaguei... Depois, mantive um fotolog até ano passado e, quando criei o Minha Vida Literária, apaguei o fotolog.
    Você tocou em pontos muito interessantes e que são rotineiros na vida de qualquer blogueira, acho que todas passamos por essas dificuldades (e que também não me desanimam em nada!).
    Também procuro trazer novidades para o blog, mas nem sempre é possível.
    E eu também não consigo pensar na ideia de abrir vagas para outros colunistas além da Pri. Eu teria que mudar muito minha mente para começar a colocar resenhas de outras pessoas no meu blog que não as minhas, eu também tenho esse apego que você diz ter hehe!
    No mais, parabéns pelos dois anos e pelo seu trabalho! Muito legal quando vemos os blogueiros motivados em fazer coisas diferentes em seus blogs!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Concordo, também foi penoso para mim ter blog nos primeiros meses, é difícil conseguir seguidores, comentários. E também concordo que não dá pra ser só mais um por aí, é necessário ser criativo e criar algo que inove, seja diferente, não precisa ser algo de outro mundo, é claro, mas tem que ser chamativo o suficiente no meio de tanta coisa igual. Com certeza ter um blog é difícil. O pior é conciliar tudo.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá querida :)
    Ain, parabéns para o blog *-* Pois é, no começo é difícil, mas depois fica mais fácil. Resenhas iguais, pois é, pois é UAHSUASHUA Eu estou sempre atrasada com minhas leituras, então não sei se no meu blog tem sempre resenhas de livros 'modinha'. Provavelmente tem. Também não sou original, que vergonha UAHSUAHSUA Enfim, sua blog é super lindo, adoro seus post e tudo faz jus ao nome 'leitura kriativa'. Adoro, adoro. Sem mais.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel!

    Parabéns, que o LK dure ainda por muitos anos! Ah, blogueiras... Arrumar tempo para tudo é realmente algo complicado, mas que temos que saber organizar. Não acho legal algumas blogueiras (os) que mal criaram seu blog e querem centenas de seguidores, fazendo de tudo para conseguir muito sucesso. O LT se tornou para mim uma fonte de conhecimentos, novas amizades e etc!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel!

    Primeiramente parabéns pelos 2 aninhos! Realmente não é fácil manter um blog, pois hoje tantas coisas nos influenciam, estudos, trabalhos, afazeres domésticos. Nossa, você organiza os livros em uma planilha, organizada rs, mas sempre pensamos qual livro vamos ler né, priorizamos os de parceria, mas não podemos deixar de lado o nossos que compramos ou ganhamos. Assim como você, muitas que são bogueiras literárias hoje, já tiveram blogs no passado rs, é bom assim criamos experiência rs

    Parabéns e sucesso sempre!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel!!!
    Ser blogueira literária é uma paixão!
    Paixão pelos livros, pela leitura, pelos leitores.
    Parabéns pelos dois anos do blog e que muitos outros venham pela frente.

    PS: ando meio sumida pq minha vida está uma loucura, me perdoe ok?
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Raquel, a vida de blogueira é bem trabalhosa mesmo e dá uma canseira do caramba! rsrs
    Mas eu tenho isso como uma terapia, algo pra me distrair. Ainda mais agora que eu to bem light com o blog e diminuí as parcerias pra poder cuidar direito de tudo. Estou sem pressa nenhuma, fazendo tudo no meu ritmo. Bem melhor assim! :D

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kell,

    Falou e disse tudo que devia mesmo amiga. Porém acho que ter um blog e uma vida são duas coisas diferentes, pois por mais que amemos blogar ha as questões que levantou, como uma enxurrada de resenhas do mesmo livro, e realmente nem eu leio uma resenha de um mesmo livro mais de 3 vezes, ha dias que praticamente uma dezena de blogs divulgam a resenha de um mesmo livro. Tirando os prós e os contras, ser blogueira é ótimo mesmo e sim um hobby. Amo as colunas novas que inventa, sua criatividade é sensacional. Apesar de querer sempre aparecer mais por aqui, me perco no tempo, mas saiba que curto ele de montão, e desejo que a cada dia ele seja, mais sucesso. Parabéns pelos 2 anos...\o/...que comemoremos muitos e muitos ainda....beijoaks elis!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel *-*
    Parabéns pelos 2 anos de blog, linda! Adorei seu post sobre a sua vida de blogueira... Relaxa que acho que todo mundo já teve um blog cheio de frufrus.. Nossa, os meus eram horríveis, hahahaha... Ainda mais pra mim hoje que sou super minimalista. Acho super chato também várias pessoas resenhando os mesmos livros, mas você sabe bem que tem alguns que não tem como evitar, é tanto bafafa em cima que né? Haha... As vezes eu deixo de resenhar os famosinhos que eu compro só por causa disso, assim como os de séries longas também, rs.
    Enfim... ótimo post, de verdade! Espero que seu blog cresca ainda mais do que já cresceu, você merece *-* <3

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  11. Muito bom mesmo. Acho que se original é ótimo para impulsionar um blog a crescer. Parabéns pelos dois anos, que ele dura muitos outros.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  12. Parabéns e muito sucesso, deve ser uma loucura cuidar de um blog e sempre estar inovando, mas parece que você o faz com muita sabedoria e criatividade, parabéns *-*

    ResponderExcluir
  13. Olá Flor! Estou aqui para desejar um ótimo final de semana para você.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  14. Como sempre, muito bom, Raquel. Ser você mesma é o melhor que há neste blog! Parabéns pelos dois anos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kell.

    Realmente, vida de blogueira não é fácil. A gente trabalha muito e ainda tem que dar atenção a todo mundo. rsrs... Se não for assim, acaba em confusão, né? Mas a gente faz o que ama, então, tudo termina dando certo.

    Parabéns pelos dois aninhos do Leitura Kriativa! Muito sucesso, flor! =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  16. Realmente ter blog não é fácil não, mas depois que adquirimos paixão por eles quem diz que conseguimos largar né? Eu me vejo doida para deixar tudo em dia no meu, e agora nem to trabalhando, depois não quero nem pensar. Também acho que muitos blogs estão num repeteco só e por isso que estou com colunas novas no meu, estou falando de novos assuntos, enfimm colocando um pouquinho mais de mim nele e como ninguém é igual a ninguém, ele acaba ficando com minha cara. Acho que falta isso nos blog hoje em dia: as pessoas tem medo de inovar e ficam seguindo padrões, acho que cada um tem que falar do que gosta em seu blog independente disso agradar ou não os leitores, até acho que nesse caso agrada mais porque o jeitinho de cada um estará diferenciando seu blog dos outros. :)

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que levar o blog como um trabalho acaba se tornando chato.
    Pq tu acaba fazendo tudo muito no automático, pq precisa render e o blog acaba perdendo um pouco da identidade do blogueiro.

    Aquele mecanismo de PRECISO ler pq ganhei o livro de parceiro, e acaba deixando de lado leituras que seriam mais adequadas, acabam deixando a leitura sem graça.

    Faz bem em ir levando com um Hobby, pq afinal, Hobby é algo que a gente curte muito fazer e não tem aquela pressão em cima.

    Parabéns pela vida de blogueira, não faço parte deste mundo, mas acredito que tu tá no caminho certo.

    ResponderExcluir