terça-feira, 9 de outubro de 2012

Conselho de Amiga de Siobhan Vivian

ISBN: 9788563219305
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 224
Edição:    1
Ano: 2012
Assunto: Literatura Juvenil

Classificação:

Onde Comprar:


Ruby esta completando 16 anos, mas o dia especial nao e tao doce quanto foi planejado. Seu pai, desaparecido ha muito tmpo aparece e ruby nao quer ter nenhum contato com ele. Ao contrario ela quer sair com suas amigas: a ela beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dao muito conselhos a Ruby_sobre garotos, sobre seu pai, como ela deve se vestir e como deveria estar se SENTINDO. Mas na verdade, ela nao sabe o que pensar ou sentir. Especialmente qunado um novo garoto enrra em cena e ruby descbre que algumas de suas amigas nao tao sinceras quanto dizem.

O livro em uma frase:
Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?

Hoje trago para vocês mais uma resenha super especial em parceria com a editora Novo Conceito hoje vou comentar um pouco sobre o livro Conselho de Amiga. Achei o Kit deste livro super fofo com uma caixinha em formato de caderno e junto veio duas pulseirinhas coloridas daquelas de amizade que as menininhas trocam, muito fofa. O livro é da mesma autora de Não sou esse tipo de garota e como tinha gostado do outro fiquei entusiasmada com esse e como ele era fininho decide pegar ele e ler de uma vez. A capa do livro é bem fofinha também, bem juvenil com o rosto de algumas garotas dando risadas. A diagramação é simples e a fonte é grande então a leitura fluiu rapidinho, os capítulos são curtinhos o que deixou a leitura mais dinâmica.

Conselho de amiga hummm só por esse título já fiquei de orelhas em pé, porque como dizem por ai "se conselho fosse bom era vendido ne?" Enfim devo confessar que o livro infelizmente não me prendeu muito, apesar de ter uma grande lição de moral e algumas cenas engraçadas.

Ruby esta fazendo aniversário de 16 anos e sua festinha conta com sua mãe e suas três melhores amigas: Maria, Katerine e Beth porém um convidado muito especial esta para chegar, seu pai, que ela não vê há muitos anos. Qual a primeira reação de Ruby...sair correndo feito uma louca com suas amigas e deixar seu pai com cara de boboca na porta. Não sei como seria isso na vida real porque graças a deus não tenho esse problema, meus pais estão casados há mais de 20 anos e não sei como seria se não tivesse um deles. Mas ela sair correndo de lá feito uma louca, bom para mim foi um pouquinho demais, visto que ela não via o cara faz muito tempo, tudo bem que o susto pode ter sido grande porém para uma garota de 16 anos acho que a reação seria um pouquinho diferente.
E como se não pudesse piorar ainda suas amigas ficam colocando pilha nela por causa do pai dela dizendo que ele a deixou porque não a amava e coisa e tal...nada a ver. Eu mesma tive uma amiga minha assim há alguns anos atrás e nem por isso ficava pilhando ela que o pai dela a largou porque não gostava dela achei errado ponto falei.
Só estava curiosa_sussurrei, Mas sei que ela esta certa. Quando eu era criança, sabia muito pouco sobre Jim e levou anos para que eu superasse o fato de ele ter saido de casa. Imagine como seria duro se ele tornasse uma pessoa real, e não uma vaga ideia. Só estou dando um conselho de amiga_me cutuca com os ombros ossudos_é meu dever. 
pág 48

Como se a volta do pai de Ruby não fosse drama suficiente para uma garota de 16 anos ainda temos um outro drama. Ruby acaba de conhecer seu primeiro amor um rapaz gentil que acaba ganhando seu coração aos pouquinhos, Charlie. Achei ele super fofo e as coisas que acontecem com ele e Ruby me agradaram bastante foram bastante convicentes e apesar de não ser um grande amor de suspirar ele foi fofinho a ponto de deixar Ruby com algumas dúvidas pois ela não esperava se envolver.
_Bem a beth vai dar uma festa. Mas você precisa vir fantasiado. 
Charlie sorri: 
_Eu vou como seu namorado? Porque neste caso vou ter que me vestir de acordo. 
pág 148

O que acontece depois enfim drama...drama...drama...claro que nem sempre as coisas saem como a gente quer ou deseja. E as vezes as coisas são duras, pois quem mais a gente confia acaba nos decepcionando de alguma maneira, agora as razões ou porques é que fazem a diferença.
Enfim porque as amigas de Ruby odeiam tanto seu pai? 
Porque o pai de Ruby decidiu voltar justamente agora? 
Em quem confiar? 
Enxugo as lágrimas e fixo o olhar nela tão firmemente quanto possível que ela arde em chamas. Beth é a pessoa mais insensível e centrada da face da terra. Como eu não tinha percebido isso antes.
_Tá certo. Conheço todos os os seus motivos: você odeia meu pai. Ele é um canalha. Ele abandounou minha mãe e a mim. Já entendi. Ele é meu pai. Não só Jim. Ele é meu pai. 
pág 197

Mais uma coisinha que eu queria comentar e que o livro acabou me lembrando muito meus tempos de colégio, eu também tinha minhas amigas inseparáveis com as quais chorava, cantava fazia armações bolava festinhas etc e tal. Acredito que essa seja uma parte fundamental da vida de uma adolescente não me arrependo em nada de ter tido elas e que posso dizer com todo orgulho que hoje +/- uns 10 anos depois ainda nos falamos conversamos e trocamos conselhos umas com as outras.

Lembro de minha mãe me dizendo que amigas não existem que são todas fingidas, mas sabe de uma coisa acho que cada pessoa é diferente todas tem suas qualidades e defeitos é ser amigo engloba isso você aceitar qualidades e defeitos do outro e saber respeitar o limite de cada um. Ai vai meu conselho de amiga para vocês!
Conselho de amiga acabou sendo bem mais que apenas um chick lit para mim e apesar de a história não ter me envolvido 100% digo com todas as palavras que foi muito bem descrita e lições de vida para ninguém botar defeito. Leiam e tirem suas próprias conclusões, com certeza o livro vai mexer com você nem que seja só um pouquinho.



SOBRE OS PERSONAGENS
Ruby não chega a ser minha peronsagem predileta mas tampouco a odiei. Ela tem suas atitudes, ações e pensamentos condizentes a uma adolescente e até umas loucuras devo dizer que me surpreenderão. Com o decorrer da história vamos conhecendo ela melhor e passando a ver como o amadurecimento começa a passar pelas folhas e atingir a personagem.  
Sobre as amigas de ruby...não gostei de Beth ela me pareceu a perfeita quero ser a lider do grupo e mandar em todas, não me agradou não gosto de pessoas assim. Maria não apareceu muito mas foi a que mais gostei e Katerine bom a menina é maluca mesmo.

PONTOS POSITIVOS
O livro nos traz grandes questões sobre por exemplo o porque as pessoas fazem algumas coisas às vezes e para não julgarmos sem sabermos direito o que as levou a certo ponto. A diferença entre as personagens também tornou a trama mais instigante.

PONTOS NEGATIVOS
A maneira de Ruby agir para certas coisas e a teimosia da mesma em relação há algumas coisas porém acredito que isso seja justamente uma das grandes morais que o livro quis passar.

SOBRE A AUTORA
Siobhan Vivian nasceu em cudade de york em 1979, mas cresceu em new jersey.

Estudou na universidade de artes e é graduada em escrita para filmes e televisão.

Trabalhou como editora em muitos best sellers do the new york times, como roteirista para um canal da disney e atualmente é professora na universidade de Pittsburg.


Raquel Machado

Eu recomendo para todos que gostam de chick lit's de uma história que tenha um fundo de moral por trás de tudo.

Logo Promoção especial do livro e muito mais...Aníver do blog tá chegandooo!

12 comentários:

  1. Oi, Raquel!

    Li o livro recentemente, e achei que ele deixa a desejar em muitas coisas (principalmente na relação entre Ruby e o pai)... A relação entre os personagens não conseguiu me comover muito, não.
    Eu achei que gostaria mais do livro, pois amei "Não sou este tipo de garota", mas não aconteceu, infelizmente. =(

    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Raquel! Estou ansiosa para ler Conselho de Amiga! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi raquel.. gosto de livros assim.. leitura dinâmica, capítulos curtinhos é ótimo, Pq Vc le e não sente. mais ainda sim tenho minhas dúvidas p ler o livro, já li algumas resenhas negativas.
    Bj e boa noite..
    Mila daily of books

    ResponderExcluir
  4. Olá ;)
    Adorei a resenha. Capítulos curtos? Já me conquistou, preciso ler UAHSUAHUS Enfim, não tenho muitas expectativas para este livro, mas espero gostar pelo menos. Que bom que gostou.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  5. Oi flor!
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro e acho que vou gostar. Eu concordo com você, acho que existam sim amigos verdadeiros, muitas vezes apenas as pessoas mudam e deixam de se entenderem, mas não muda o fato de que em algum momento aquela amizade existiu. Também tenho minhas amigas desde a época da escola!
    Enfim, já vi as mais diversas opiniões sobre o livro; ainda assim, quero lê-lo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Já li este livro, mas não curti.
    Me fez lembrar da minha adolescência também, mas achei muito fraco.
    O drama todo poderia ter sido melhor explorado, para que o final se tornasse mais emocionante.
    No final eu pensei 'ah ta, era isso. legal ¬¬' e já coloquei o livro na pilha para troca.

    ResponderExcluir
  7. Bem legal o estilo da sua resenha, gostei bastante!
    Não curto personagens do tipo da Beth, então provavelmente tb não iria gostar dela.
    Eu adorei o outro livro da Siobhan, mas esse sinceramente não me deu muita vontade de ler...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu queria muito ler esse livro, mas agora desanimei um pouco. Eu também tinha amigas na adolescência, claro que algumas eram mais chegadas que outras, e que às vezes eu me decepcionava, mas nunca houve algo tão grave, só ciúme de adolescente mesmo. rsrs...

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  9. Tenho curiosidade em ler esse livro, apesar de não ser tanto... Acredito que todo livro nos faz pensar em algo da nossa vida, nos faz refletir sobre alguns aspectos, por mais bestas que eles possam parecer!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel, tudo bem?
    Eu ainda não tive coragem de pegar o livro. Gostei de "Não sou esse tipo de garota" mas as resenhas desse livro são bem desanimadoras. Enquanto lia sua resenha, fiquei me perguntando porque de uma reação tão estranha ao ver o pai e também sobre o comportamento das amigas. Vou postar nele em uma época mais tranquila. Espero gostar! A resenha esclareceu mais alguns ponto, vou estar preparada para a leitura.

    Beijo, beijo!
    >> Nine
    Estante da Nine

    ResponderExcluir
  11. Achei a Ruby uma tipica garota americana cheia de problemas e um romance para acrescentar na lista.

    Gostei da resenha, cheia de opiniões formada.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu até tentei ler, mas acabei desistindo no caminho. Não gostei. :/ Mas mais para frente tentarei ler de novo. Vamos ver...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir