quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Por Trás das Sagas: Resident Evil

Por trás das Sagas:  É cada vez mais comum ouvirmos falar que um livro terá 1,2,3 continuações seja pelo fator financeiro ou característico da obra. Além de livros pretendo abrangir também alguns filmes que tem suas vastas continuações. A princípio essa coluna será lançado mensalmente e meu objetivo maior é trazer uma visão geral de sagas famosas para quem não conhece e espero que vocês gostem e espero seus comentários.

Sagas Modernas podem ser caracterizadas por ser um conjunto de histórias que mantêm algum argumento em comum com caratér épico e que são escritas em forma de prosa. A palavra saga tem origem da língua gótica saega que significa "o que se diz". Alguns exemplos de sagas são: Senhor dos Anéis, Harry Potter, Crepúsculo. Além disso, saga pode ser utilizada para denominar obras não literárias como no caso de “Star Wars”, "Resident Evil".

POR TRÁS DAS SAGAS APRESENTA...
RESIDENT EVIL

E para estrear o quadro escolhi uma saga de um filme que eu sinceramente adoro e que vai estar em alta este mês. Acho que todo mundo pelo menos já ouviu falar sobre Resident Evil. Eu o conheci através do jogo de video game que existia para o playstation se não me engano, e o primeiro que eu joguei foi o do Nemesis e sim tinha a Alice, o mais engraçado era na hora em que Nemesis aparecia na tela e eu jogava o controle para meu pai matar ele (sim eu tinha muito medinho).

Resident Evil (chamado de Biohazard no Japão) é uma franquia de mídia constituída por história em quadrinhos, livros, filmes e uma variedade de coleções, incluindo figuras de ação e guias de estratégias e que pertence a empresa de videogames Capcom. Criada por Shinji Mikami como uma série de jogos de survival horror foi influenciada pelos filmes de George A. Romero e também pelo jogo Alone in the Dark. Enquanto os jogos aderem a uma história mais consistente, existem alguns desvios do enredo nos filmes e nos livros, que são considerados histórias paralelas.

Meu resumo da série: Os filmes são basicamente sobre Zumbis, aquelas "criaturas adoráveis" que tem apenas um desejo "comer" não importa o que. O responsável pela criação dessas doces criaturas é o T-Virus criado pela Umbrella Corporation que sinceramente ainda não sei que objetivo que tem a não ser acabar com toda a raça humana. A personagem principal de todos os filmes é a Alice(estrelada por Milla Jovovich que posso dizer fez um excelente trabalho) uma agente secreta da Umbrella que acaba por ser infectada pelo vírus, mas ao contrário de todo o resto Alice não vira um morto vivo ambulante, ela adquire super forças o que deixa a Umbrella na sua cola. O gênero do filme tende de terror a ação, eu classificaria o primeiro com um suspense/terror e apartir do segundo temos um terror/ação sendo o último um ação/ação.
Resident Evil 1
O Hóspede Maldito
DIVAGANDO...
Este primeiro filme conta a história da Umbrella e o início de tudo, de como o T-virus acabou contaminando as pessoas. Para mim esse é um dos filmes que mais contém cenas de susto e terror psicológico, não existem tantos monstrinhos como nos outros aparecendo somente os cães contaminados e o Licker, porém o suspense das cenas traz ao filme um ar sombrio. Neste filme conhecemos Alice que esta sem memória e ao longo do filme ela vai lembrando de sua história o que garanto é bem interessante. O filme todo se passa dentro da Colmeia a sede que fica no subsolo da Umbrella e Alice e outros integrante tem que achar um jeito de sair de lá antes que eles fiquem presos para sempre.


CURIOSIDADES...
1. O Licker foi adicionado na última hora em “O Hóspede Maldito”, tendo sua aparência não muito fiel à que podemos observar nos jogos.
2. A cena do acesso à câmara da Rainha Vermelha, com os lasers, é baseada em uma armadilha presente no filme Cube (“Cubo”, no Brasil).
3. George A. Romero (A Noite dos Mortos-Vivos) foi cogitado para dirigir Resident Evil, e inclusive escreveu um roteiro baseado no primeiro jogo da série. O script foi descartado pela Capcom, que não o considerou fiel o bastante.

Residente Evil 2:
Apocalipse
DIVAGANDO...
No segundo filme da série devo dizer que adoro aquela cena inicial onde Alice esta no hospital e acorda e quando ela sai para fora e se encontra em Racoon City cercada de uma destruição completa me lembra muito o jogo acho que ficou perfeita. Temos mais ação neste filme e alguns personagens novos como a Jill uma das personagens do video game junto com Carlos que também aparece muito nos jogos (e até hoje acho que ele e Alice deveriam poder ficar juntos). O T-virus saiu do subsolo e atacou a cidade contaminando a todos, neste filme Alice vai ter que lutar para sair da cidade antes que essa seja exterminada e para isso ela enfrenta poucas e boas. E claro que não posso deixar de comentar que nesse filme temos a presença ilustre de Nemesis...sim o Nemesis...e sua famosa bazuca destruindo uma delegacia e gritando "STARS" para os mais entendidos sabem do que estou falando. Alem disso temos o mais novo experimento da Umbrella de um lado Nemesis e do outro Alice, os dois infectados pelo T-vírus, quem será que sai ganhando?  Só assistindo para ver.


CURIOSIDADES...
1. É a parte da trilogia com maior número de referências e homenagens a série de jogos que deu origem aos filmes, como Alice fugindo dos tiros de helicóptero (Claire em CODE: Veronica), a personagem Jill, devidamente caracterizada, o monstro Nemesis, etc.
2. Jason Isaacs (o Lucio Malfoy de Harry Potter) foi contratado para fazer Dr. Birkin, mas acabou deixando o projeto. Inclusive, ele é o narrador do primeiro filme, e um dos pesquisadores que levam Matt para o projeto Nemesis.
3. O título original do filme seria "Resident Evil: Nemesis", seguindo o nome do jogo da série. Ele foi modificado devido ao lançamento de Jornada nas Estrelas - Nemesis (2002);

Residente Evil 3
A Extinção
DIVAGANDO...
Neste terceiro filme da série nos encontramos num mundo pós T-virus onde a água é escassa e todas as cidades estão infectadas pelos zumbis restando aos poucos sobrevivente rumar de lugar a outro em busca da sobrevivência. Alice agora além de ser super forte possui também poderes telepáticos, para os mais fãs da série acho que não agradou muito, mas devo dizer que adorei ver ela usar seu poder telecinético. Neste filme também encontramos Claire que é uma das personagens principais do video game. Em busca de abrigo eles enfrentarão diversos desafios. Uma outra figura interessante de se comentar neste filme é o Dr Isaacs que trabalha para Umbrella e quer de qualquer forma descobrir como Alice conseguiu conviver com o T-vírus e bem para isso ele vai passar por poucas e boas. Um detalhe especial que não posso deixar de comentar e que neste filme  a Milla possui muito mais roupas já que precisa caminhar pelo deserto o que não agradou muito aos garotos.


CURIOSIDADES...
1. O figurino da personagem Alice foi concebido pela Jovovich-Hawk, linha de roupas pertencente à atriz Milla Jovovich.
2. A intenção original era que as filmagens ocorressem na Austrália, mas posteriormente foram alteradas para o México.
3. A personagem Claire Redfield não existiria originalmente no roteiro. Por Sienna Guillory ter recusado repetir o papel de Jill Valentine, a personagem foi escrita e oferecida para Ali Larter.

Residente Evil 4
Recomeço

DIVAGANDO...
No quarto filme da série acompanhamos Alice em busca de um lugar não infectado chamado Arcadia que se encontro no Alasca. Se o primeiro filme era baseado em sustinhos este aqui posso dizer é 100% ação o que me agradou bastante ainda mais por ter ido assistir em 3D. Neste filme também finalmente vamos conhecer o irmão de Claire Chris Redfield que também é um dos personagens principais. Milla novamente se supreou como Alice e adorei cada cena com ela e posso dizer que a primeira cena desse filme é uma das melhores cenas de todos os filmes que eu assiste, tanto a fotografia como o suspense que ela engloba é surreal, vale muito a pena conferir.


CURIOSIDADES...
1. Este é o 2º de filme em que o diretor Paul W.S. Anderson e a atriz Milla Jovovich trabalham juntos. Os demais foram Resident Evil - O Hóspede Maldito (2002) e Os Três Mosqueteiros (2011).
2. O subtítulo Afterlife era cotado para nomear o terceiro filme da série, mas acabou substituído por Extinction (A Extinção).
3. Resident Evil 4: Recomeço é o primeiro filme baseado em um videogame a ser lançado no formato 3D.

Resident Evil 5
Retribuição
DIVAGANDO...
O último filme da série que vai estrear nessa próxima sexta dia 14 de setembro e promete muito mais. Quando vi o trailer do mesmo e todo o comercial de celular achei ele mito interessante e estou super ansiosa por assistir. O filme promete muito suspense em uma nova rede de surpresas. Milla foi trancafiada em uma realidade paralela a sua e agora ela terá que descobrir em quem realmente pode confiar.



CURIOSIDADES...
1. A personagem Jill Valentine estava fora do roteiro, mas um protesto dos fãs da franquia fez com que os realizadores voltassem atrás, para a felicidade da atriz Sienna Guillory.
2. Jensen Ackles esteve cotado para o papel de Leon S. Kennedy, que acabou com Johann Urb.
3. Os fãs da série tiveram a possibilidade de acompanhar as atualizações sobre o filme através da página de Milla Jovovich no Twitter.

Raquel Machado
Não sou grande fã de filmes de zumbis, mas devo admitir que Resident é um dos meus filme favoritos talvez por sua história ou por ter conhecido ainda no mundo dos games não sei explicar. Eu sinceramente gosto muito dessa série e recomendo a todos que gostam de um bom filme de ação.

Espero que o post não tenha ficado grande demais juro que tentei me abreviar ao máximo e quero a opinião de vocês sobre essa nova coluna o que acharam e sugestões para as próximas ok? 

12 comentários:

  1. HAA RAQUEL, ADOREI ESTE POST, EU ADORO OS FILMES, E ACHEI O MAXIMO POIS EU ACHO QUE PERDI ALGUM FILME, E AGORA PUDE ME SINTONIZAR MELHOR...

    ÓTIMO POST.

    BJS
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor,

    Adorei o post, ótimo para relembrar os filmes e conhecer as curiosidades...\o/...e admito que estou ansiosa para o post de Harry Potter, será que você pretende fazer?....hsuahsuahsua.....\o/.....espero que ela seja um sucesso e que o Resident Evil 5 seja um máximo....beijoaks elis

    ResponderExcluir
  3. Também adoro Resident Evil, é uma ótima saga!!!!
    Estou ansioso para o quinto filme.

    Seu post ficou ótimo! ADOREI.

    Rodrigo - http://mondarikc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie querida!!!

    Mto legal a postagem! Acho q eu sou ainda mais fanático q vc pela série hehe mas curto pra caramba os filmes, e vamos ver em 3D o quinto filme né?

    bjusss

    ResponderExcluir
  5. Amiga amei esse post! Eu adoro a saga de Resident e lendo seu post pude relembrar um pouquinho dos filmes, puxa já são 5? Eu gostei mais dos 2 primeiros mas vou assistir o ultimo, sempre fico empolgada^^
    (Eu jogava no ps e quando chegava o Nêmesis tb passava o controle...rsrs só que era pro meu primo...rsrs) Morria de medo! Mas era tão bom aquele tempo!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Kkkkk
    Conheço saga através dos jogos, que meu irmão adora! O primeiro é realmente de muito suspense!
    Adorei a ideia do post!

    Biejos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a coluna!! Que venham mais sagas!!

    Não sabia desse detalhe sobre "O Cubo" em Hóspede Maldito! Quem não conhece a trilogia "O Cubo" (acho que é uma trilogia mesmo), eu recomendo!

    Bom, o post ficou um pouco grande, mas não tem outro jeito quando se trata de sagas... O bom foi que não ficou cansativo! ^^

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hey
    Adoro essa saga
    Mal posso esperar pra assistir o filme novo.
    Ainda mais que tem a Michelle.. adoro ela.
    Johann Urb é um lindo, pelo menos em 2012 ele está um gato de motorista kkkkk

    Muito bom esse post!

    Adorei suas respostas do meme lá no post HAHA
    Ah 1.99 num livro? :O
    Adoro bad boys tb :P

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Eu também conheci através do vídeo game rsrsrsr era hilário assustar meu irmão quando ele estava jogando esse jogo rsrsrsr


    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kel.

    Menina, acredita que não me sinto atraída por histórias desse tipo. Direto vejo os anúncios do filme na Sky, mas nunca assisti. Vou tentar dar uma olhadinha pra ver se me convence. Gosto é gosto, né? Igual a futebol, política e religião. kkk... Mas a coluna é ótima, acho até que esse negócio de série virou mesmo moda, sabe? Quando converso com algum aspirante a escritor sobre seus projetos lá no fórum, sempre recebo uma resposta parecida com "será uma trilogia" ou "será uma série de quatro livros, cada um com pelo menos 400 páginas". Hahaha! Eles ainda nem escreveram o primeiro volume e já sabem quantos serão. =P

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  11. Nossa senhora que post bom \o/
    Adorei....
    Eu nunca escutei falar da série Resident Evil,mas fiquei super curiosa agora!KKK
    beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Me ajuda!! rsss...

    em que momento/filme Alice é infectada pelo T-viruse passa a ser projeto Alice??

    em que momento a Rainha Vermelha, que no filme 1 lacra a Colmeia para que o virus não escape em tese protegendo od seres humanos, se volta contra eles e que extermina-los como mostra o 5, dando a entender tb que ela controla todos os zubis do mundo???

    ResponderExcluir