domingo, 9 de setembro de 2012

Papo Cabeça: Seguidores

Ola,

Papo Cabeça é um quadro que será lançado mensalmente, onde pretendo trazer minhas opiniões sobre o universo literário. Afinal é muito legal quando conseguimos trocar opiniões seja sobre livros, blogs, autores e tudo mais o que rola por aí. Cada post terá o foque em um assunto e espero o comentário e opinião de vocês no final.


SEGUIDORES

Este mês decidi falar um pouquinho sobre um tema que mexe muito com a blogosfera literária e que para mim teve um grande significado esse mês também. Quando criei meu blog não sabia muito ainda sobre isso e a primeira coisa que a Nanda do Viagem Literária se não me engano me pediu foi aonde estava a caixinha de seguidores do blog e eu fiquei pensando o que era isso e para o que servia afinal, mal sabia eu que isso ia me dar uma boa grande dor de cabeça.



Todos os blogs tem como um dos gadgets padrões a caixa de "SEGUIR" e seu funcionamento é muito simples. A pessoa que deseja te seguir tem apenas que ter uma conta no google em seguida ela so precisa clicar no botão "Participar deste site" ou "Seguir" e  pronto ela vira um seguidor do seu blog.

O que ela ganha com isso?? 
Ela poderá acompanhar de perto os últimos posts do blog na sua página do blogger que ficará na lista de leitura (se estiver com alguma informação errada aqui podem me corrigir ok? ).


Agora o que o blog ganha com isso?? 
Muita gente não deve entender porque que em toda a promoção que os blogs lançam tem sempre um tal regrinha "seguir o blog", isso também é simples. Para se fechar parcerias principalmente com editoras a primeira coisa que eles prestam atenção é em quanto seu blog é visualizado e os "seguidores" são uma boa estatística para isso. Alguns meses atrás sabia de editoras que só fechavam parcerias se você chegasse aos 1000 seguidores...e achava isso um pouco errado sim, porque quem garante que todas as pessoas que te seguem acompanham seu blog??? Pior ainda um blog que realmente não tem conteúdo mas tem um número significativo de seguidores era considerado melhor, não acho muito certo isso mas tive que entrar nessa onda também.



Afinal eu gostaria de ter minhas parcerias também comecei a ir atrás da onde "seguidores", e ai começou toda a folia. Então segue umas pequenas dicas minhas de como as minhas dicas de como conseguir seguidores?

DICAS DE COMO ARRANJAR SEGUIDORES
1. Uma das técnicas mais efetivas ainda hoje é sim fazer promoções, pois nela as pessoas ganham algo em troca e assim seguem seu blog, mas isso não quer dizer que elas vão continuar a acompanhar o mesmo.
2. Seguindo a dica 1 outro tática infalível é fazer promoções coletivas, pois assim você terá mais pessoas que vão ajudar a divulgar e terá mais chances de dobrar os seguidores.
3. Divulgação: tanto pelo twitter quanto pelo facebook que tem sido grandes veículos de comunciação. E uma das redes que mais me ajudou nisso foi o skoob visto que o público envolvido por lá são leitores, só uma pequena ressalva neste item é divulgar sim mas com consciência, pois você também não gosta de ficar recebendo Spam a toda hora certo?
4. Uma outra alternativa e fechar parcerias com outros blogs o que além de trazer novos seguidores ainda pode te arranjar amigos que vão acompanhar suas resenhas e comentar no seu blog.

Bem como disse no início hoje é um dia muito especial para mim por isso decidi fazer esse post, porque hoje completei 1000 seguidores aqui no blog. MUITOOO FELIZZ!!! Isso é uma grande vitória para mim sim, porque como disse conseguir seguidores é um trabalho lento que exija muito e não acontece da noite para o dia. Mês que vem completo 2 ANOS de LEITURA KRIATIVA  e chegar nessa marca me deixou muitoooo feliz mesmo e me fez parar para pensar em quantos pessoas lêem o que escrevo por aqui, me acompanham e isso traz uma grande responsabilidade mas também um certo orgulho por tudo.


Enfim obrigado a todosss mesmo e posso dizer que vou pensar com muito carinho em algo para comemorar com vocês todas essas vitórias mês que vem. Então não deixem de acompanhar e comentar ok?

Raquel Machado

E vocês o que acham sobre esse tema??? 
Tem dicas de como conseguir mais seguidores?
Vamos trocar ideias.

10 comentários:

  1. Oi Raqueeel!
    Ah que lindo! 1000 seguidores *-----* Parabéns, você super merece mesmo! Sue blog é lindo! :DDD
    Essa coisa dos seguidores incomoda mesmo... No início eu era super noiada com isso e tal, sempre queria ter muitos e muitos, mas depois de um tempo fui deixando pra lá. Preferindo mais número de comentários (decentes) do que de seguidores... E ainda to correndo atrás disso, hahaha... É chatão ter que ficar arrumando seguidor por causa das editoras né? Tem que ver o conteúdo, acho que é o mais digno, rs. Mas enfim... Parabéns mais uma vez! Bem ou mal, é uma conquista em tanto! E você merece mesmo ^^

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  2. Olá! Acabei de criar um blog e adorei o seu post. Realmente adoraria fechar parcerias com autores e editoras, imagina que legal? Caso queira ver o meu blog, antecipo que está bem simples, o criei hoje. http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/
    Beijão e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amiga, você merece e eu sei o quanto é difícil divulgar e ter mais seguidores, mas temos que ir levando e não ficarmos tão dependentes deles, se não ficamos as vezes chateadas. Mas adorei o post e as dicas, é assim mesmo. E acho que outra dica válida é fazer amizade com novos blogueiros e sempre que comentar divulgar o link do blog junto, pois sempre há um curioso querendo saber algo e acaba cedo ou tarde acessando o endereço de um comentário por ai...rsrsrs......beijokas elis!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!!
    PARABÉNS!!!
    Vc e seu blog merecem muito esse números e pode ter certeza que muitos outros 1000 ainda virão.
    bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel! Parabéns, você merece, rsrs...
    Eu acho chato essa coisa das editoras só aceitarem parceria com quem tem mais de 1000 seguidores, aliás é como você disse: tem alguns que não têm conteúdo tão bom mas vários seguidores...

    Não sou de ficar atrás de seguidor, sabe, acho melhor deixar correr, haha!

    Beijão
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel poxa isso é chato mesmo de ficar correndo atras de seguidores, mais depois vc acaba vendo que é necessario, fazer promoções, divulgar no skoob, pedir ajuda... tentar parcerias com editoras anda complicado para mim.. Mais com 10 meses de blog ja tenho 1300 seguidores e estou tb muito feliz, mais eu tb queria parcerias com intrinseca, galera, e outras editoras importantes... mais nem tudo são flores né amiga, estou muito feliz com a minha caminhada no blog e muiito realizada, e a luta continua!!

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel!
    Esse lance de seguidores é, para mim, a maior bobagem. Pois, a maioria que segue o blog, nunca mais aparece. A pessoa se torna seguidor apenas para participar da promoção.
    Nem dou mais bola para a quantidade de seguidores do meu blog, pois sei que isso é uma ilusão.
    Para mim, o que vale são aquelas pessoas que estão presentes por lá seguidamente participando nos posts, postando seus comentários sobre o que escrevo. :)
    O resto é o resto...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel!
    Concordo com você que você diz ninguém garante que os seguidores estão ali porque acompanham seu blog ou porque seguiram por causa de alguma promoção. Por mais que isso seja importante para parcerias, não é importante para o blog em si.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Querida, parabéns pela sua conquista :)
    É sempre emocionante atingir uma marca assim, não é?
    Eu também não concordo muito com a questão dos seguidores ser um pré-requisito exatamente por isso que você falou. Porém, olhando por outro lado, quanto mais seguidores, maiores são as chances de ter mais pessoas acompanhando seu blog, que é o que importa pras editoras, né?
    Todas as dicas que você colocou são ótimas, só não sou a favor de usar o Skoob. Eu usei durante as duas primeiras semanas do blog e parei logo que percebi como era chato.
    Acho que uma boa maneira, também, é marcar presença em outros blogs, além de fazer amizades, as pessoas acabam retribuindo a visita!
    Beijão!

    ResponderExcluir