quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Antes que eu vá de Lauren Oliver

Título Original : Before I fall
ISBN: 9788580570599
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 368
Edição: 1
Ano: 2011
Assunto: Literatura Estrangeira-Romances
Classificação:

Onde Comprar:



Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo. Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez.

Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta - da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.

Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete "segundas chances", na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte - descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.

O Livro em uma frase/pergunta:
E se tudo que você tivesse fosse um único dia. 
O que iria fazer? 
Quem iria beijar? 
Até onde se atreveria ir para salvar sua própria vida?

Hoje trago para vocês a resenha de um livro que eu queria ler há um bom tempo, desde o ano passado quando ele foi lançado mas não tive chance de comprar até que no último mês recebi ele de presente de aniversário da minha queridíssima cunhadinha Priscila. Eu como estou numa fase de precisar ler o que realmente quero decidi pegar ele para ler. Engraçado isso estava conversando com meu excelentíssimo namorado e tem tantos livros que eu queria tantooo ler comprei e hoje eles estão lá na minha estante pegando pó, porque simplesmente só lia coisas que recebia de parceria e acabei deixando o que queria para trás. Desta vez tomei uma atitude meio drástica e decide dar preferência para o que eu quero ler por um tempo, e então sim vocês vão ouvir falar de livros que eu ganhei e desejo ler por um tempo.

O livro que eu li é o Antes que eu vá da Lauren Oliver e apesar de ser diferente de tudo que eu já andei lendo eu gostei muito do livro, ele realmente tem um quê a mais. O enredo e o conteúdo dele são bem profundos e talvez por isso a história de pano de fundo seja um pouco mais leve o que ajudou, em alguns momentos da leitura eu simplesmente parava e pensava meu deus, sabe quando o personagem para e fala com você algo que te toca lá no fundo, pois foi assim que me senti em diversas partes do livro, o que não foi ruim pois me fez começar a pensar e refletir em vários sentidos.


Fale a verdade: você se surpreendeu por eu não ter percebido antes? 
Surpreendeu-se por ter demorado tanto a sequer pensar na palavra morte: Morrer? Morta?
Você acha que eu estava sendo tola? Ingênua?
Tente não me julgar: lembre-se que somos iguais, eu e você.
Também pensei que fosse viver para sempre...
pág 102

A história do livro gira em torno de Sam que é uma garota normal que esta no ensino médio. Sam é uma garota popular, linda e extrovertida. Namora o cara mais lindo da escola, possui grandes amigas com quem se diverte muito e acha que o seu umbigo e o centro do universo (sim isso mesmo). Porém a perfeita vida de Sam esta prestes a mudar quando ela sofre um terrível acidente de carro voltando de uma festa o qual lhe tira a vida, e agora Sam se vê presa vivendo sempre o mesmo dia em que morreu e tentando entender como ela poderia dar a volta e salvar sua própria vida.


Eis uma das coisas que aprendi aquela manhã: se você ultrapassar um limite e nada acontece, o limite perde o sentido. E como aquele velho enigma sobre uma árvore caindo em uma floresta e se ela não faz barulho se não há ninguém por perto para ouvir.
pág 150

Porém nem tudo diz respeito a Sam e ao longo do livro começamos a conhecer personagens complexos e interessantes, como as suas amigas que tem seus defeitos e segredos e são tão complexas quanto Sam. Conhecemos sua família e pessoas as quais Sam nunca deu bola e nunca lançaria mais de um olhar. Porém todas essas pessoas podem estar envolvidas nessa trama do tempo em que Sam esta presa e ela vai ter que se aprofundar cada vez mais para conseguir achar uma saída.


Juliet não fazia contato visual com Lindsay desde o primeiro ano e jamais lhe dirigira uma palavra menos ainda a insultaria
_Você  ouviu, uma vaca, uma garota má. Uma pessoa ruim. Em seguida Juliet vira para Ally. Você também é uma vaca, para Ellody. Você é uma vaca.  E para mim quando por um segundo enxergo algo ali, algo familiar mas que logo desaparece. Você é uma vaca.
...
_Prefiro ser uma vaca a ser psicótica_ Lindsay sibila agarrando Juliet pela blusa.
Esta tão irritada que chega a salivar. Ela empurra Juliet que tropeça em Matt Dorffman, empurra novamente e Juliet cai em cima de Emma Mcelroy.
Lindsay começa a gritar:
 _Psicótica, psicótica. E a fazer sons agudos das facadas do filme.
pág 56

Claro que o livro também tem suas partes engraçadas e também coisas que eu achei totalmente maluca, afinal sabe como é você pode viver um dia para sempre quem não pensaria em fazer alguns estragos? E num turbilhão de emoções acompanhamos Sam nos seus altos e baixos tentando descobrir quem ela realmente é ou quem deveria ser.

Kent me encara com firmeza. Depois chega mais perto, por um segundo acho que ele vai tentar me beijar meu coração para, mas ele simplesmente encosta a boca no meu ouvido e diz:
_Enxergo exatamente o que você é.
_Você não me conhece_ tropeço para trás, tremendo_ Não sabe nada a meu respeito.
pág 58

Um livro ótimo com um sentido muito maior do que podemos imaginar. Totalmente recomendado.

SOBRE OS PERSONAGENS
Samanta realmente me surpreendeu principalmente suas ações e pensamentos. No começo do livro vemos uma menina fútil, egoísta e mimada que na medida em que os acontecimentos vão se desenrolando ela começa a enxergar um objetivo maior para tudo acontecer. Ally, Elody e Lindsay são as melhores amigas de Sam e acho que elas desempenharam seu papel conforme deveria ser, elas estão longe de ser pessoas perfeitas porém pela idade e por tudo o mais consegui compreender a atitude de cada uma delas. Kent e um fofo...uma pessoa que você com certeza vai dizer que gostaria de conhecer, tanto pelas suas atitudes quanto pelo seu eu interior, gostaria que ele aparecesse um pouquinho mais na trama mas entendo que a historia teve que se focar em várias outras coisas. Juliet é uma menina extremamente oposto de Sam e tão igual ao mesmo tempo ela com certeza guarda varias surpresas.

PONTOS POSITIVOS
A história com seu enredo profundo e complexo que faz a gente torcer para que de alguma forma tudo de certo no final. A evolução pelos quais os personagens passam até o final do livro. As frases de impacto que mexem com os sentimentos de dentro da gente.

PONTOS NEGATIVOS
Não chega a ser um ponto negativo, mas a autora insere vários personagens e senti que alguns poderiam ser melhor explorados em toda a trama mas também acredito que isso faria o livro uma bíblia o que não era o objetivo.

SOBRE O AUTOR
Lauren Oliver vem de uma família de escritores e por isso sempre acreditava (erroneamente) que passar horas na frente do computador todos os dias, meditando sobre a diferença entre "rindo" e "rir", é normal. Ela sempre foi um leitor ávido.

Ela frequentou a Universidade de Chicago, onde ela continuou a ser o mais prático possível, formando em filosofia e literatura. Após a faculdade, ela participou do programa do MFA na NYU e trabalhou como assistente do mundo, pior, editorial e editor assistente de apenas marginalmente melhor, em uma grande editora em Nova York. Suas contribuições principais carreira durante este tempo foram desrespeitando o código de vestuário corporativo, a cada passo possível e repetidamente quebrar a impressora. "Antes que eu vá" é seu primeiro romance publicado.

Raquel Machado
Eu recomendo para todos que gostam de livros que envolvem questões maiores, que trazem grandes lições e que fazem a gente pensar em como a vida e valiosa e que e para ser vivida ao seu extremo.

A resenha deve ter ficado enorme como sempre e peço para vocês me compreenderem um pouco estou tentando uma forma diferente de escrever mas ainda não a achei..rsrs..então provavelmente vocês vão ver resenhas com formas meio diferentes.

8 comentários:

  1. Olá :)
    Adorei a resenha. Eu simplesmente amei esse livro. Tão profundo, tão triste. Gostei muito do livro, nem sei o que comentar direito UAHSAUHSAUHSUA Que bom que gostou também :) E sim, alguns personagens não são tãão bem explorados, mas por mim tudo bem, amei assim mesmo UAHSAUH Q

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!!
    Adorei sua resenha. Acho que ainda não tinha lido nenhuma ainda e fiquei bastante interessada em ler. bjs

    ResponderExcluir
  3. Sabe Raquel eu tb desejo esse livro a um bom tempo, mais nunca o compro e quando eu compro os livros desejosos e não leio pq to lendo um livro de parceria, como vc disse, isso é chato, acho que vou me programar agora sabe, sei lá, fazer uma tabela nao sei, mais nao posso deixar meus queridos pegando pó, como vc disse...
    Adorei suas respostas la no blog..

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!
    Eu sempre quis ler esse livro, a capa é linda e ainda com essa narrativa! Adorei a resenha!
    Ah vi que você está lendo toda sua. Fiz resenha dele lá no blog!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi flor!
    Sei como é isso!
    Eu tento intercalar parcerias com o que quero ler, é muito ruim deixarmos de lado nossas compras, né?
    Falando sobre o livro, sou doida pra lê-lo também e acho que vou gostar, principalmente por essa questão de ele tocar tanto!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Uau!

    Que livro show, Kel! E o mais engraçado é que hoje eu tive um sonho que tem tudo a ver com a frase que resume o livro "E se tudo que você tivesse fosse um único dia?"? Vou escrever um conto e postar lá no blog. Nossa, quero ler esse livro, quero demais! ;)

    Beijinhos, linda.

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  7. Este livro deve ser maravilhoso, e está na mina lista de desejados faz um tempão.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Caramba, a muito tempo quero ler esse livro também e ainda não consegui... Sua resenha ficou ótima e só almentou meu desejo pelo livro.
    E quer saber de uma coisa? Concordo com você, tem é que ler o que quer primeiro, ainda mais que já deixou isso de lado por tanto tempo...

    http://mondarikc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir