quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um dia

Título original: (One Day)
Lançamento: 2011 (Estados Unidos)
Direção: Lone Scherfig
Atores: Anne Hathaway, Jim Sturgess, Patricia Clarkson, Tom Mison.
Duração: 108 min
Gênero: Drama

Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgees) se conheceram na faculdade, em 15 de julho. Esta data serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos. Neste período Emma enfrenta dificuldades para ser bem sucedida na carreira, enquanto que Dexter consegue sucesso fácil, tanto no trabalho quanto com as mulheres. A vida de ambos passa por várias outras pessoas, mas sempre está, de alguma forma, interligada.

O filme em uma frase:
Uma história de amor real e marcante...

Li o livro Um Dia (veja resenha aqui) neste último mês e já sabia que queria ver o filme no cinema assim que estreasse. Estava com medo, pois não sabia se ele ia estrear aqui na minha cidade já que o Qual seu número? somente foi anunciado, mas até hoje nada de entrar nos cinemas. Na expectativa mas nem tanto fiquei aguardaando quando meu excelentíssimo namorado disse que ele tinha entrado no cinema novo aqui então não tive dúvidas iria ver.

Um dia conta a história de Em e Dex é baseado no best seller de David Nicholls. O começo do filme mostra Emma (Anne Hathaway) nadando nas épocas atuais, achei isso interessante, logo em seguida temos os anos sendo regredidos, pois a história é sobre isso mesmo, conta a vida de duas pessoas em vinte anos, então acabamos voltando a 1988.

Emma e Dexter(Jim Sturgees) acabaram de se formar e este será o primeiro dia da vida deles como formandos, o que acontrece é que o cupido resolve brincar com os dois....que acabam no pequeno apartamento de Emma. Ela e Dexter estão prestes a ter uma noite romântica, quando alguma coisa acontece e eles acabam dormindo juntos literalmente...apartir dai uma grande amizade nasce.

Vamos passando ano por ano na vida dos dois, muitas tristezas, alegrias, esperanças e sonhos são demonstrados. Adorei Emma como Anne...gosto dessa atriz, acho ela excelente e acho que ela conseguiu encarnar bem o personagem, visto que Emma é uma mulher decidida , determinada porém bastante solitária.


Jim Sturgees ficou devendo um pouquinho para mim, pois no livro imaginei alguém um pouco mais canalha fazendo Dex, não que ele não tenha feito bem, mas faltou um pouquinho...Dex é o cafajeste que leva a vida no oba oba até ter que enfrentar algumas coisas bem marcantes.

Achei interesssante todas as cenas e posso dizer que o filme foi muito bem adaptado, senti falta de algumas coisinhas do livro, mas que não eram muito relevantes para história em si.


Impressionante como percebemos na vida de Em e Dex que às vezes a gente toma rumos diferentes do que gostariamos e que o que a gente realmente deseja às vezes esta bem debaixo do nosso nariz.


Gostei muito e recomendo tanto livro quanto filme para todos que gostam de romance e histórias envolventes.

Curiosidades

1.Baseado no best seller homônimo do próprio roteirista David Nicholls;

2.A atriz Romola Garai rodou suas cenas no intervalo das filmagens da minisérie The Crimson Petal and the White (2011);

3.Durante as filmagens na Escócia, Anne Hathaway teve boa parte de seu corpo exposto para cenas em que mergulha pelada com Jim Sturgess. Apesar dos cuidados com a equipe de gravação, Hathaway não contava com os muitos telefones celulares de moradores do condomínio atrás da locação, que registraram tudo, mas curiosamente não foram parar na internet. Desde então até agosto de 2011, a atriz se diz muito grata pela classe demonstrada pelos moradores ao não exibir tais cenas;

4.Filmado em Edinburgh, na Escócia e Londres, na Inglaterra, além de Paris, França.

Trailer

Não esqueçam de participar da promoção que esta rolando no blog e fiquem de olho, pois semana que vem vai sair uma super resenha de uma autora nacional de um livro lindo, criativo e que superou minhas expectativas e quem sabe não tem presentinho para vocês, não deixem de acompanhar e comentar estarei retribuindo a todos.

 
Raquel Machado

10 comentários:

  1. Oi flor!
    Também achei uma ótima adaptação! Poucas coisas foram alteradas e fiquei feliz com o resultado, afinal, eram 20 anos resumidos em duas horas.
    Também amei a Anne como Emma, mas não me decepcionei com o Jim, eu achei que ele ficou muito bom como Dexter!
    Adorei ver essas curiosidades, muito legal o pessoal da Escócia não ter colocado as fotos na internet!
    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dica Raquel! Estou ansiosa para assistir Um Dia! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ai Raquel..
    entendo essa coisa dos filmes que anunciam e nunca estreiam... Aqui fizeram isso com A Fera.. tinha cartaz tudo no cinema que vou mas não ficou em sala nenhuma lá!

    Eu AMO o livro e quando vi o filme, amei também! Foi uma adaptação mt boa (tb o roteiro é do Nicholls), embora é claro que eu tenha sentido falta daquelas coisas que só quem le consegue entender.. Sabe, a dimensão do relacionamento deles.. Mas claro, resumir 20 anos em 400 paginas já é dificil, imagine em menos de 2 horas?!

    Eu gostei tanto da Emma quanto do Jim.. Ele é diferente do Dex que imaginei (meu Dex sempre teve a cara daquele Dexter!) mas o achei muito bom e agora ele tomou o posto! rs

    beijosss
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela resenha, gostei muito =)
    Vi o filme e AMEI! n sabia q seria tão triste, oq só me fez chorar mais ainda!
    Quero muuito ler o livro(to desesperada já) hehe mas tenho certeza q depois q ler o livro vou ficar um pouco desapontada com o filme, na vdd é sempre assim neh?! são raros os filmes q superam os livros!
    beijoo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei o filme!! Depois desse filme, vou sempre achar que os escritores deveriam escrever o roteiro das adaptações de seus livros! E amei!
    E acredite, chorei a mesma quantidade mesmo já sabendo tudo o que acontecia!
    Adorei o post e o seu blog, parabéns! ;)
    Bjs, Emmy
    Literary World
    http://www.literatura-emmy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. ei querida,
    ainda não vi o filme e nem sei se vou assistir. Já me contaram o final e estou receosa de ver e chorar litros d'água, rsrsr.
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso, preciso, preciso assistir o filme (e ler o livro também). Comprei o livro e me dei de aniversário em dezembro e só estou esperando um tempinho de encaixar ele em outras leituras. Certamente vai fular a fila depois de tantos elogios. Já o filme, acho que vou pegar só em DVD, já que de jeito nenhum vou assistir antes de ler o livro. Roendo as unhas por aqui!

    Beijão!
    @nine_stecanella
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu adorei o livro, o filme eu achei que passou muito superficial em algumas partes, mas foi o próprio autor que adaptou, então deve ser do jeito que ele queria.

    Semana que vem tem resenha do livro no meu blog.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Estou querendo muito ler o livro....pra depois poder assistir ao filme, gostei da sua resenha
    Bjos!!!

    ResponderExcluir