sábado, 19 de novembro de 2011

Entrevista com Anna Leão

Ola,
Hoje trago para vocês uma super entrevista com a autora Anna Leão do livro A Rainha da Floresta, veja resenha aqui. Então desde a primeira vez que eu vi o livro da Anna fiquei super interessada e assim que ele chegou aqui em casa tratei de lê-lo e me apaixonei pela história da Anais. Agradeço muito a Anna por tudo e desejo do fundo do coração muito sucesso para você na sua carreira. E agora convido você a conhecer um pouquinho mais sobre esta autora super querida, vem comigo...


1. Quem é Anna Leão?
Anna Leão é uma mulher idealista e apaixonada pela vida, que acredita que estamos aqui para sermos felizes e torcermos pela felicidade do outro. Para haver esta felicidade é muito importante que saibamos reconhecer e desenvolver nossos dons.

2. Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?
Desde pequena eu gostava de escrever. Acho que foi algo que nasceu comigo e foi se expressando naturalmente.

3. De onde surgiu a idéia para A Rainha da Floresta? E quanto tempo demorou para concluí-la?
Olha, a ideia em si surgiu ouvindo as músicas mais antigas de Kate Bush e imaginando um show, tipo um musical. Dali veio o primeiro esboço. Depois fiz o roteiro dessa primeira ideia. É claro que quando eu sentei para escrever muita coisa foi brotando na hora e a história foi se desenvolvendo. Deixei o projeto parado muitas vezes e por isto quando o retomava sempre eu acabava mudando algo, mas a ideia original permaneceu a mesma. Nessa brincadeira toda acho que passaram-se quase 20 anos,até que tive disciplina e determinação para me dedicar a carreira de escritora.

4. A história sofreu muitas mudanças ao decorrer desse tempo? Você costuma pedir opinião de outras pessoas enquanto esta escrevendo? De quem?
Na realidade não foram muitas mudanças,acho que a história foi se enriquecendo. Não. Não peço opinião a ninguém. Eu deixo a imaginação fluir mesmo!

5. A personagem Anaís foi inspirada em alguém? E as cenas que acontecem com ela?
Nem os acontecimentos,nem Anaís foram inspirados em alguém , mas ela tem muito de mim.

6. Na história nos deparamos com uma nova fruta chamada fruta da bruxa, fiquei pensando sobre ela. Como seria seu formato e sabor?
rsrsrs Gostei da pergunta! Imaginei a fruta da bruxa um pouquinho maior que a uva e desta cor e parecida, em forma, com a framboesa. O sabor é como eu descrevo no livro, amargo no começo e doce no final, e não se parece a nada que eu já tenha comido. rsrsrs

7. Anaís achava que todas as bruxas eram feias e terríveis antes de entrar na floresta da lua. E você, qual imagem tem de uma bruxa?
rsrsr No meu íntimo sempre soube que as bruxas são lindas e poderosas!

8. Uma parte bem interessante que achei na história foi em relação aos portais para outros mundos. Se você tivesse acesso para um portal desses para que mundo gostaria de viajar?
Ah, com certeza para um mundo de muita magia e encanto!

9. Como foi a escolha para o título do livro e a escolha da capa?
O título me veio muito fácil, pois era o posto que precisava ser preenchido na Floresta da Lua e o destino de Anaís. Tive a ideia para a capa que foi muito bem compreendida pelo Fernando Penteado que fez a arte. Eu queria Anaís entrando na floresta. E foi muito legal ela estar de costas, pois no segundo livro ela está de lado (em uma gruta) e no último ela estará de frente. A capa retrata os dois momentos de Anaís, pois a bruxinha na lua também a representa quando está plena de seus poderes.

10. A história terá uma continuação? E o que podemos esperar dela?
Sim. Como falei acima já está disponível o livro 2, A Rainha da Floresta e A Deusa da Terra, e ano que vem sai o terceiro, fechando a trilogia.
O segundo livro traz a evolução de Anaís, que enfrenta uma grande missão. A trama fica mais intensa! Há revelações surpreendentes, além do desaparecimento misterioso do Grande Mago. Novos personagens surgem, assim como outros se ausentam, esperando o terceiro volume.

11. Como foi processo para à publicação de A Rainha da Floresta?
Lancei o livro de uma forma independente e isto foi um grande aprendizado, pois nessas condições o autor tem que desempenhar várias funções como divulgar e comercializar os livros. Nos vemos envolvidos com todas as fases de produção. Tudo isto embora cansativo dá uma autonomia muito grande, além de muita satisfação.

12. Você acha que a literatura Brasileira esta sofrendo uma mudança atualmente, as pessoas estão prestigiando mais os autores nacionais? E como anda a qualidade de nossas histórias?
Sempre tivemos autores nacionais muito bons! Porém, o que vem de fora é sempre mais valorizado aqui no Brasil. Esta é uma questão delicada pois engloba vários fatores, desde culturais a idealistas. Acho que o mais importante de tudo é haver qualidade, mas o autor nacional também precisa de oportunidade. Acho que elas estão aparecendo e o próprio leitor brasileiro está dando chance aos seus conterrâneos.

13. Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente?
Sim. Estou escrevendo o terceiro volume da trilogia de A Rainha da Floresta.

14. Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever suas próprias histórias?
Que continuem e acreditem, tanto em si, quanto nas oportunidades que a vida dará!
Para você:

Escrever é...fluir entre os mundos.

Livros são...grandes companheiros.

Inspiração Literária...Difícil definir

Um livro: O Morro dos Ventos Uivantes

Um personagem: Heathcliff (O Morro dos Ventos Uivantes)

Um(a) autor(a): Clarice Lispector

A Rainha da Floresta é...uma parte de mim.

Um Sonho...poder viver de literatura.

Quer deixar um recado para os leitores?

Continuem lendo, descobrindo novos autores e conhecendo novos personagens. Agradeço aos que já me leram, aos que me leem e aos que me lerão, tornando o meu sonho, realidade.

Você pode encontrar mais informações sobre o livro e autora nos seguintes links:
E-mail:anna@annaleao.com.br

Raquel Machado
Agradeço desde já a parceira e espero que possamos continuá-la e te desejo muito sucesso na sua carreira pois pelo que já vi você tem muito talento.

Não percam essa semana sai o vídeo mensal e mais parcerias fiquem ligados...E não esqueçam de comentar valendo chances extras na promoçã de aniversário do blog.

Bjks

4 comentários:

  1. Adorei a entrevista! Gostei muito das respostas da Anna, principalmente a da visão dela sobre as bruxas!
    Beijos e parabéns pela entrevista, flor!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal sua entrevista, as perguntas são bem criativas =D
    A autora também é parceira do meu blog, mas ainda não cheguei a ler o livro dela =/

    Bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Raquel, ficou ótima a entrevista! Obrigada pela oportunidade e pelas perguntas tão interessantes!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista!
    Parabéns Raquel!

    Bjs.
    ParaísoEmPapel

    ResponderExcluir