ISBN: 9788563219206
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010
Edição: 1
Gênero: Romance
Onde comprar:
A história começa no início de outubro de 1946 quando dois jovens, Noah Calhoun e Allison Nelson, se conhecem e se apaixonam perdidamente. Tudo parece perfeito, quando a família de Allie a impede de continuar a vê-lo devido a enorme diferença de classe social entre os jovens. Allie e Noah, lutam para levar uma vida normal, mesmo estando distantes. Até que um artigo de jornal muda tudo e reacende um amor há 14 anos adormecido.
Os românticos chamariam isso de uma história de amor, os cínicos diriam que e uma tragédia. Na minha cabeça é um pouqunho de ambas, e no fim das contas qualquer que seja a maneira que você decida encarar este relato, nada altera o fato de que ele abrange uma grande parte de minha vida e do caminho que eu escolhi trilhar. Nao tenho nenhuma queixa a fazer quanto ao meu percurso e aos lugares aonde ele me levou, talvez sobre outras coisas eu tenha reclamações suficientes para encher uma tenda de circo, mas o caminho que escolhi tem sido sempre o certo e eu tão pouco gostaria que tivesse sido de outro jeito.
Noah Calhoun
Diário de uma Paixão foi originalmente inspirado na história dos avós da esposa de Nicholas quando os conheceu, já estavam casados há mais de 60 anos. O amor verdadeiro em si, o carinho e a devoção se sobrepõe as mudanças inevitáveis do tempo que afetam todos nós.
O livro em uma frase:
Simplemente Apaixonante...
Muitas pessoas confudem a Paixão com o Amor, para mim eles tem um significado bem diferente: A Paixão é aquele sentimento que te deixa sem fôlego, que faz seu coração bater mais rápido e seu cérebro produzir hormônios que mexem com seus sentidos, é um sentimento forte, avassalador e que te deixa enlouquecida. Já o Amor é aquele sentimento mais brando e paciente. Amar alguém não quer dizer morrer por aquela pessoa, mas sim fazer de tudo para ela ser feliz mesmo que seja longe de você. Compreender, apoiar e respeitar isso para mim é amor. A paixão muitas vezes com o tempo se esvanece, porém o amor é um sentimento que a gente carrega com a gente por toda a vida.

Diário de uma Paixão do autor Nicholas Sparks conta a história de Noah e Ellie, duas pessoas que vivem em mundos distintos, com pessoas diferentes. Noah é um trabalhador e poeta sonhador. Vive em uma grande casa com a companhia apenas de sua cachorra. Allie é uma moça de família rica, uma artista reprimida que esta em busca de algo mais que o dinheiro não compra. O destino fez eles dois se encontrarem anos antes em um verão e viverem seu primeiro amor, porém as grandes diferenças sociais fizeram os dois se separarem. Devo ressaltar nesta parte que gostaria de saber um pouco mais deste verão que os dois se conheceram, pois na leitura só temos algumas partes contadas por eles mesmos anos depois, faltou um pouco a parte do porque eles se conheceram, como se conheceram, como se apaixonaram na minha concepção, mas vamos partir do suposto que eles realmente se apaixonaram um pelo outro naquela época.
Uma noite ele tinha contado a história a Gus, e Gus não apenas entendera tudo, como fora o primeiro a explicar-lhe o porque. O amigo disse simplesmente: "O meu pai me contava que a primeira vez que a pessoa se apaixona muda a vida dela para sempre,e por mais que você tente, o sentimento nunca desaparece, essa garota de quem você me falou foi o seu primeiro amor. E não importa o que você faça, ela vai ficar com você para sempre. pág 15 |
Anos depois Noah esta reformando a casa onde vive e Allie descobre isso e decide então tomar uma das atiturdes mais loucas de sua vida largar tudo, seu emprego, sua família e seu NOIVO e ir visitar Noah. A partir dai Allie me ganhou para mim ela foi uma mulher poderosa, corajosa e cheia de atitude para fazer o que desejava não importando as consequências, coisas que nós mesmos muitas vezes deixamos de fazer. Noah por sua vez nunca esqueceu Allie e vive atormentado com o fantasma do seu passado até ele se tornar realidade bem em sua frente...
_Esta feliz por ter voltado para casa? _Sim. MInhas raízes estão aqui. E aqui que eu devo estar.fez uma pausa. Mas e você?_Ele fez a pergunta em voz baixa, imaginando o pior. Depois de um longo silêncio ela respondeu. _Estou noiva. Ele abaixou os olhos ao ouvir a resposta, sentido-se subitamente fraco. Então era isso. Era isso que ela precisava dizer. pág 42 |
Os dois se reencontram e o que era para ser apenas uma visita inesperada traz sentimentos enterrados a muito tempo e profundos. O que era para ser uma noite torna-se um dia e sem querer os dois se conhecem novamente e se apaixonam novamente. Aqui devo dizer que o autor me surpreendeu muito nesse desenrolar que foi uma coisa interessante, real e linda de se acompanhar.
_Eu gosto_disse ela bebericando o conhaque_Sempre gostei de temporais com relâmpagos e trovões. Mesmo quando era menina. _Porque? Perguntou ele apenas para puxar assunto,apenas para dizer qualquer coisa, apenas para manter o equilíbrio, _Não sei. Sempre achei que eram uma coisa romântica. pág 115 |
Quando conseguiu vencer o nó que tinha se formado em sua garganta ele sussurrou: _Você é a resposta para todas as minhas orações. Você é uma canção, um sonho, um murmúrio, e não sei como consegui viver sem você durante tanto tempo. Eu amo você Allie, mais do que você possa imaginar. Sempre te amei e sempre vou te amar. pág 127 |
O que acontece depois é que o noivo de Allie acaba descobrindo onde ela esta, pois a mesma não contou o que iria fazer, e ao se lembrar de que ela havia comentado sobre Noah com ele, seu noivo começa a suspeitar e ficar com medo de ter perdido ela para sempre. Allie deve se decidir entre ficar com Noah seu primeiro e grande amor e viver uma vida tranquila e em paz em uma cidadezinha do interior ou casar com seu noivo rico e que sua familia adora, ir morar em uma grande casa com o mesmo e ter uma vida luxuosa. Uma vez Allie já havia escolhido se afastar de Noah, será que ela vai tomar o mesmo caminho desta vez???
A razão pela qual dói tanto nos separarmos e porque as nossas almas estão ligadas. Talvez, sempre tenha sido assim e para sempre será. Talvez, tenhamos vivido mil vidas antes desta, e em todas elas tenhamos nos encontrado. E talvez em cada uma delas tenhamos sido obrigados a nos separar pelos mesmos motivos. Isso significa que esta despedida e, ao mesmo tempo, um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio do que virá. pág 122 |
Ok se só isso fosse o livro já seria lindo, porém o que acontece é que o pano de fundo dessa história é mais profundo, mais emocionante e mais apaixonante do que a decisão de Allie. E nós somos levados há alguns anos depois de tudo isso onde somos apresentados a um Diário o qual é lido todos os dias por um senhor, para uma pessoa que lhe é muito querida e que possui um problema irreversível segundo todos os médicos, mas a cada dia a cada folha que se passa desse diário o problema que parecia não ter solução torna-se pequeno e insignificante. Desculpem se estou sendo um pouco abstrata demais mas é que não quero soltar nenhum grande spoiler para vocês aqui só posso dizer que essa foi a parte que mais me surpreendeu e emocionou. Me emocionou pelo poder de um amor tão grande superar até mesmo coisas insuperáveis, um amor sem fronteiras, sem grandes pretensões que nos faz rir, chorar e se emocionar.
Nas horas de luto e sofrimento eu vou abraçar e embalar você, e farei de sua tristeza a minha tristeza.Quando você chorar, eu vou chorar e quando você sofrer, eu vou sofrer. E juntos tentaremos estancar a maré de lágrimas e desespero e juntos vamos superar os obstáculos das esburacadas ruas da vida. pág 172 |
Uma história emocionante que nos mostra o valor do verdadeiro amor. E o segundo livro do autor que eu li e posso dizer que me apaixonei novamente tanto pelo jeito de escrito como pelo desenrolar da história. Uma coisa curiosa sobre os livros do Nicholas é que as histórias sempre são contadas pelo ponto de vista masculino, o que achei interessante, pois nos traz um ponto de vista diferente.
Outro fator muito interessante que posso citar deste livro e que ao final dele temos uma mini biografia do autor que eu adorei ler. Onde Nicholas nos conta um pouquino sobre sua vida e de como começou a escrever eu achei muito legal essa parte.
O que mais posso falar é leiam, vale muito a pena a história é linda, o desenrolar é interessante e acredito que até mesmo aqueles com os corações mais gelados vão se emocionar. Super recomendado.
Sobre os personagens
Noah é aquele tipo de cara que você desejaria conhecer na sua vida. Um homem bom, paciente e generoso. Um perfeito cavelheiro e poeta. Adorei o personagem dele. Ele realmente faz Allie se apaixonar por ele e o jeito que ele se preocupa é cuida dela é lindo demais.
Allie não me decepcionou nem um pouco também. Como comentei achei ela uma mulher corajosa, forte e decidida. Meio maluquinha em algumas decisões, mas o que seria da vida se não fosse a loucura que faz parte dela.
Pontos positivos
O enredo e a escrita. Amei o desenrolar achei lindo. Além do kit maravilhoso em que ele veio que com certeza faz mais do que parte da minha coleção agora.
Pontos negativos
Algumas partes poderiam ser mais explicadas como o início do romance dos dois.
Sobre o autor
Nicholas Sparks é um dos escritores mais adorados do mundo, oito vezes considerado o número 1 de acordo com o The New York Times, com mais de 50 milhões de cópias impressas em todo o mundo.
Todos seus livros foram considerados sucessos dentro e fora dos EUA, sendo traduzidos para mais de quarenta idiomas. Vários romances de Nicholas Sparks foram adaptados para filmes como Querido John, A última música e Noites de tormenta.
Ele mora na carolina do norte com sua esposa e filhos.
Eu recomento para todos que já amaram alguém, que amam ou vão amar. Para todos que querem conhecer o amor verdadeiro, sem medo, sem pressões sem fronteira...
![]() |
Raquel Machado |
E não pensem que fui só eu a agraciada com isso, porque essa semana ainda sai sorteio de um kit para vocês também. Gente fiquem de olho aberto porque vale muito a pena ter essa história linda em casa.
Conto com a participação de todos vocês.