sábado, 16 de abril de 2011

Querido John de Nicolas Sparks

O que você faria com uma carta que mudasse tudo???

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219022
Ano: 2010
Número de páginas: 288

Classificação:

Onde Comprar: 
Preços em 16/04/2011

Nicolas Sparks autor número 1 de best-sellers, traz agora uma história inesquecível de um jovem que tem que tomar a decisão mais difícil de sua vida em nome de seu grande amor.

Querido John, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.
Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para começar sua vida. Com um futuro sem grandes expectativas, ele um jovem rebelde decide se alistar no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua, cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e o amor por Savannah. Agora quando finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.



O livro em uma frase:
Um romance lindo, uma carta apaixonante e um desastre que vai mudar a vida de duas pessoas para sempre.

Querido John...

Tenho que confessar que não havia lido nada de Nicolas Sparks ainda, mas desde que ele veio ao Brasil ano passado estava querendo ler algum livro dele, muito por várias pessoas falarem bem e porque eu havia me interessado pela história. Mas tinha um pouco de receio ,pois todo mundo sempre falou que as histórias dele são tristes e fazem chorar. Eu definiria de uma maneira diferente as obras desse autor, são história realistas que fazem você pensar na sua própria vida, os personagens são tão intensos e reais, cheios de emoção que você para e pensa se já não conheceu alguém assim. O autor escreve de uma forma tão envolvente e mais ainda para mim a narrativa passou muita experiência, sábias palavras e ações das quais as pessoas só aprendem com o passar de muitos anos. Talvez por todas essas razões posso dizer que me apaixonei pela história e estou curiosa agora para ler mais livros dele.

Querido John conta a história de um jovem que mora apenas com seu pai desde pequeno e que o único grande objetivo da vida dos dois era colecionar moedas, todos os tipos de moeda. Isso tudo muda quando o jovem vira um adolescente rebelde e após terminar o ensino médio não pensa muito no futuro, não possui grandes planos e a única rotina e ir todas a noites a um bar beber com seus amigos. Isso até ele decidir se alistar ao exército e ai sua vida começa a mudar de fato.


Acho que meu pai era feliz. Digo isso porque ele raramente demostrava emoções. Abraços e beijos foram raros dutrante minha infância e quando os recebia parecia sem vida ele fazia mais por dever do que por desejo. Sei que me amava pela maneira que se dedicou a cuidar de mim, mas ele tinha 43 anos e quando nasci e parte de mim acha que meu pai seria melhor monge do que pai. Ele era o homem mais silencioso que conheci. Vivia para rotina.

Quando John se alistou ao exercito estava tentando achar um significado maior para sua vida, mal ele podia adivinhar que a razão que ele procurava iria aparecer alguns anos depois. Em uma de suas licenças e visitas para casa John conhece Savannah, uma bela estudante que o faz perceber a vida de uma maneira diferente.
Achei a maneira dos dois se conheceram muito diferente e ao mesmo tempo tão clássica, John tinha passado o dia na praia surfando era começo de noite, quando ele vê duas meninas conversando e irem em direção ao píer, quando chegam dois rapazes e uma das meninas deixa cair sua bolsa na água. Vendo isso os rapazes ao invés de ajudar ficam rindo e fazendo piadas, enquanto a jovem fica preocupada e desesperada, pois era o dinheio que ela tinha para passar o mês. Vendo isso nosso querido galã não pensa duas vezes e vai correndo se atira na água gelada da noite, em meio ao mar ele consegue resgatar a bolsa da mocinha. Sei que parece piegas mas achei lindoooooooo demais, o tipo de cavaleiro que toda garota gostaria de ter ao seu lado.


Os rapazes da fraternidade pareciam congelados eu sabia que nenhum dos dois tinha qualquer intenção de saltar para recuperar a bolsa. Por um lado eles provavelmente não conseguiriam, e depois teriam de nadar até a praia, o que não é recomendável quando se bebeu tanto quanto eles obviamente haviam bebido. Acho que a morena também percebeu isso, pois a observei colocar as duas mãos sobre o parapeito e erguer os pés.
_Não seja idiota. Já era. Disse o polo-rosa, erguendo as mãos para impedi-la. É perigoso para pular, pode haver tubarões lá embaixo. É só uma careira. Compro uma nova para você.
_Eu preciso daquela carteira. Todo meu dinheiro está lá.
Não era da minha conta, eu sabia. Mas a única coisa que passou pela minha cabeça quando levantei de um salto e corri para a beira do píer foi:
_"Que se dane!"

Não preciso dizer que depois dessa cena heróica Savannah fica interessada em John e John em Savannah e o que parecia impossível torna-se realidade, os dois começam a se conhecer e se apaixonar durante as duas semanas que correm. Savannah está de férias na cidade e participando de uma obra beneficiente, ela e um grupo de estudantes estão construindo uma casa para uma família carente que perdeu a sua na última tempestade.

Nesses dias John conhece Tim também, o qual é um grande amigo de Savannah e que acaba ajudando os dois em algumas brigas e discussões. Savannah e tudo que John sempre procurou, linda, gentil e inteligente, a mulher de seus sonhos e só de pensar em ter que deixá-la para voltar a dor é imensa. Savannah também se vê envolvida com John mais do que gostaria e então os dois fazem uma promessa de se escreverem enquanto Johan ainda esta de licença e de esperar este ano passar para então conseguirem poder ficar jutnos novamente.


Querido john...
Eu te amo John Tyre e eu vou agarrar-me a promessa que uma vez você fez para mim. 
Se você voltar, vou casar com você. 
Se você quebrar a promessa vai partir meu coração.
Com amor Savannah.

Tudo parecia perfeito, os dias corriam e as cartas chegavam eles contavam as horas para conseguir se reencontrar. Tudo iria dar certo e eles iriam ficar juntos, casar e ter filhos. Tudo poderia dar certo se não fosse um terrível acidente, o atentado de 11 de setembro faz John repensar no que gostaria de fazer de sua vida novamente. Ele teria que fazer uma escolha, a mais dificil de sua vida:
Escolher entre servir seu país ou voltar para seu grande amor.
Uma decisão que mudaria sua vida para sempre....


Liguei para Savannah com a notícia. Inicialmente ela foi solidária como trodo mundo, ela estava horrorizada com o que havia acontecido e entendia o senso de dever que pesava sobre mim, mesmo antes de eu tentar explicar. Ela disse que estava orgulhosa de mim.

O que mais acontece bom muita coisa...

É um livro lindo, cheio de emoção e sentimentos. Uma leitura obrigatoria para todos que gostam desse gênero. Eu ameiiiii e super recomendo.

Sobre os personagens

John é aquele cara lindo, com uma pinta e bad boy mas com ações de um cavaleiro antigo. E o tipo de cara que toda moça gostaria de apresentar para sua mãe, e impossível não gostar dele. E impressioannte como o livro traz a trajetória dele de um rebelde sem causa a uma pessoa experiente e madura. Me surpreendi com as ações que por fim ele decidi tomar e posso dizer que e um dos personagens que me cativou muito.

Savannah é aquela moça certinha, que vai a igreja, que não bebe, que não fuma e que deixa John caidinho por ela. Gostei da personagem até certo ponto. Até o ponto de ela querer saber demais das coisas e achar que o mundo gira ao seu redor. Não achei correta algumas atitudes dela e as vezes ela se demonstrou bastante irritante. Mas com o passar do tempo cosneguimos entender um pouquinho mais sua situação e ver um outro lado.

Outro personagem de extrema importância e o pai de jonh que posso dizer muitras vezes me lembrou meu próprio pai. No estilo não gostar de conversar e ser meio anti-social. O amor que John sente pelo pai é algo bem legal e a relação deles apesar de ser um pouco estranha e cheia de sentimentos que não são ditos, mas estão implícitos.

Pontos Positivos

Adorei a forma do autor escrever das ações e atitudes tomadas pelos personagens, senti muita experiência ao ler esse livro, palavras sábias de quem já passou por muita coisa na vida. É um livro ótimo com uma história apaixonante e decisões difícieis de ser tomada. Gostei também da leitura não abranger somente a parte do romance entre os dois ,mas sim também a vida de John e a relação que ele tem com seu pai me chamou muita atencão. Achei lindo a forma do autor escrever isso (já falei muitas vezes a palavra lindo, mas não me vem outro adjetivo na cabeça agora a não ser esse).

Gostei também do livro ser dividido em partes. A primeira parte nos conta a vida de john e como ele conhece Savannah. Na segunda parte temos o romance dos dois, as cartas apaixonadas e a longa espera. E na terceira parte temos a descrição dos fatos que ocorrem depois de ele fazer sua escolha. Deixou a leitura mais organizada e objetiva. Amei também o final da história, algo que realmente poderia ter acontecido ou estar acontecendo, triste talvez, real com certeza!!!

Pontos Negativos

O unico ponto negativo e dessa vez não falo da leitura, e que o livro não era meu e tive que devolver...BUAAAAAAAAAA!!!
Mas já estive pesquisando e sei que tem um box do Nicolas a venda na Saraiva, certo que quero comprar, porque se os outros livros forem o que este foi, vão me agradar. É um grande escritor e recomendo a todos que leiam uma de suas obras vocês não vão se arrepender.

Sobre o autor...
Com mais de 50 milhoes de copias vendidas de seus livros, Nicolas Sparks e autor do New Yort Times com mais de 13 titulos publicos e o único autor contemporâneo a emplacar por mais de um ano, um romance na lista dos mais vendidos. Seus romances estiveram oito vezes no primeiro liugar na lista do new york times e também em listas do mundo todo, sendo traduzidos em mais de 40 idiomas. Seis de seus livros se tornaram filmes, Querido John, A última música, Noites de tormenta, Um amor para recordar, Uma carta de amor, Diário de uma paixão. Sparks é um dos autores com maior número de livros adaptados para o cinema. Ele vive na carolina do norte com sua esposa e filhos.

Site do Autor


Eu recomendo para todos que gostam de livros de romance e drama, que ensinam alguns sentidos para a vida. Que gostariam de se apaixonar por uma história envolvente e romântica como essa do "Querido John".


Posts geralmente as terças-feiras e sextas-feiras.

7 comentários:

  1. HUhaua amei a resenha Raquel (pra variar)
    adoro sua empolgação com os livros...
    Caramba sabe, esse livro dele eu fico meio receosa de ler, sei que vou amar, me emocionar mas sempre penso nessa historia de drama...
    Ah o livro é narrado pelo John mesmo??

    E ri com o ponto negativo ser o fato do livro ser emprestado! rs

    bjs
    Hey evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!!!!
    Eu definitivamente me apaixonei por Nicholas Sparks. E sim, eu chorei em todos os livros do autor que li até agora. E já tenho outros montes na minha lista.
    Parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Raqueel , amei a sua resenha ..vc explicou tudo muito bem ..que bom que vc gostou , eu que já sou uma fã declarada do Nicholas fico feliz em saber que mais uma pessoa se encantou com uma de suas histórias ..mas olha realmente Querido John é um livro fenomenal =D
    Beijos
    Os livros de Clara

    ResponderExcluir
  4. Amo amo amo esse livro, demais.... uma
    verdadeira lição de vida! E o Nicholas escreve como ninguém!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Acho que é a primeira vez que visito seu cantinho! Adorei! Estou seguindo!
    Também tenho um blog literário!
    Passa lá depois!

    Bjus,
    Náh
    http://lerdormircomer.blogspot.com/

    p.s.: Adorei a resenha! Adoro os livros de Nicholas!

    ResponderExcluir
  6. Oi flor!

    Eu também acho que as histórias do Sparks são bem realistas e por muitas vezes, por isso são tristes.

    Querido John também foi o primeiro livro que eu li do autor, e também fiquei muito feliz com a divisão do livro, a organização.

    A história realmente é maravilhosa. Dos livros que eu li desse, esse é o meu preferido!

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha :)

    Também gostei disso de todas as resenhas terem vc com o livro. É uma forma de mostrar o amor do leitor pelo livro.

    Beijox

    ResponderExcluir