sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Rede Social

O que você faria se levasse um fora em uma noite?
E se conseguisse derrubar uma rede de computadores 
em uma noite com mais de 22 mil acessos?
Mark Zuckerberg soube o que fazer...
Milhões de Doláres...

Gênero: Drama
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: David Fincher
Atores: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Joseph Mazzello.
Duração: 121 min
Nota: 7!

Sinopse:
Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

A Rede Social...
 Posso dizer que estava no mínimo curiosa para assistir a esse filme. Ok talvez por eu mexer diretamente nessa área e ficar meio pé da vida por outras pessoas terem essas idéias que as deixam milionárias da noite pro dia ou talvez por querer algo para me inspirar. Aviso que o post de hoje tem muitas opiniões pessoais minhas, pois como isso fala diretamente da minha área não consegui deixar de lado opiniões pessoais.

Rede Social conta a história por trás do Facebook e com certeza você que esta lendo esse texto já deve ter ouvido dele, se não ouviu bem.Digamos assim em que mundo você vive?

O Facebook é uma rede social, ou seja, um lugar na internet onde as pessoas entram para fazer novas amizades, postar suas fotos e coisas de sua vida.
O filme mostra Mark Zuckerberg o mestre criador do "tal" e como ele teve a idéia para isso. No começo do filme vemos Mark e sua "namorada" e eles acabam tendo uma briga o que faz a mocinha dar um belo chute na bunda do rapaz.
Aqui devo dizer que Mark é realmente um "cara da computação", digo isso por experiência própria já que convivo com esses tipos já fazem alguns anos. Uma vez tinhamos o estereótipo "Nerd" como alguém que usa óculos, tem cabelo lambido, usa aparelho e fala um monte de besteira, bem as coisas não são bem assim.  Se eu fosse definir diria que estamos mais para pessoas que acham que são mais inteligentes que todo mundo e que acham que divertido é derrubar um sistema em um sábado de noite, ok nem todos do meu curso são assim mas Mark é o que faz sua namorada se irritar com o gênio do rapaz.

 Totalmente abalado com o fim do namoro ele vai para casa fazer uma das coisas que  ele realmente gosta, mexer no PC. E ai que o mocinho tem a idéia de fazer um site de comparação entre as garotas da faculdade, dando notas para as mesmas, o qual pasmem agora, consegue derrubar a rede da Faculdade, por motivo de vários acessos.

Depois desse "imprevisto" nosso mocinho conhece uns caras metidos a bacanas, daqueles que se acham os tais, e posso dizer que isso não é ficção já encontrei várias pessoas assim no meu caminho do tipo:
_"Ah você sabe programar então porque não faz um site para mim que eu te pago um refri e um sanduíche em troca"!
Sim isso me deixa irritada e existe muita gente por ai assim. Que sabe que tecnologia dá dinheiro, mas que não tem cérebro suficiente para entender como colocar a mão na massa e acha que se pagar umas fichas de ônibus para algum nerd babaca ele acaba fazendo todo o trabalho sujo.

Voltando ao filme, o Mark acaba cruzando com uns caras assim, que acabam dando uma ideia para ele a qual ele transforma no facebook. Claro que temos muito mais no filme, coisas como a amizade pode estragar quando se envolve negócios no meio e não posso deixar de comentar sobre o bonitão do Justin Timberlake que interpreta nada mais nada menos que o criador do Napster Sean Parker(pausa para babar...) E que digo para mim é o responsável por algumas das cenas mais legais do filme. Shawn diferente de Mark não gosta muito de passar todo seu tempo na frente de um PC tentando fazer do mundo um lugar melhor, mas ele tem algo que o Mark precisa muito neste momento: Contatos! Sabe como dizem o importante no final de tudo é ter QI (Quem Indique). E então ele decide dar uma ajuda a Mark e o Facebook começa a deslanchar mundo afora.

Mas se vocês acham que a história acaba por aí estão enganados, pois é nesse momento que Mark começa a prestar mais atenção nos seus verdadeiros amigos e acaba descobrindo a razão por trás de tudo isso.

Personagens
Os personagens são pessoas reais, pois o filme é baseado em uma história real ,então não tem muito o que dizer. Mark é um gênio, o cara conseguiu transformar uma idéia em algo extremamente rentável e derrubar a rede de uma faculdade inteira em uma noite, porém como todo bom gênio ele tem uma grande dificuldade em comunicação com as pessoas principalmente com garotas.
Shawn é diferente de Mark, ele tem muito lábia, muitos contatos, e muito ajuda a oferecer. Ele é divertido, engraçado e louco o que torna o filme divertido.

Pontos Positivos
É um filme interessante, mas que você deve sacar alguma coisa de computador para enteder, pelo menos o básico. Agora se você entende um pouco mais com certeza vai gostar principalmente das idéias dos caras, quando eles falam em derrubar redes e fazer algoritmos.

Pontos Negativos
Nem sei se isso é um ponto negativo ou não mas vá lá.
Não entendi até hoje porque tanto alarde por causa do tal facebook. Para mim ele é um orkut diferente. Na boa ele também é uma rede social, você também acrescenta amigos, também coloca fotos e deixa recados, ou seja todas as funcionalidade que você encontra em um tem no outro. Eu tenho os dois e confesso que utilizo muito pouco deles.
Agora se vocês me perguntarem qual a principal diferença entre os dois. Pelo que eu li e que eu sei e que o Orkut é feito para Brasileiros, enquanto o Facebook abrange o resto do mundo, apesar disso ter mudado muito ultimamente.
Vale a pena conhecer os dois para você mesmo tirar suas próprias conclusões.
Curiosidades
1. Jesse Eisenberg e Andrew Garfield se tornaram bons amigos durante as filmagens. De acordo com Eisenberg, a rivalidade dramática entre os personagens foi difícil para os dois, porque afetou emocionalmente.

2. Justin Timberlake foi o único ator que encontrou o seu personagem na vida real (Sean Parker). Armie Hammer e Josh Pence conheceu seus personagens na vida real, os gêmeos Winklevoss, após as filmagens.

3. O diretor David Fincher foi incapaz de encontrar atores gêmeos idênticos para interpretarem Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss. Dois atores independentes foram contratados para fazerem o papel de Armie Hammer, como Cameron, e Josh Pence, como Tyler. Para algumas cenas, a equipe de efeitos especiais filmaram Hammer e colocaram no corpo de Pence.

4. A cena de rompimento da abertura com Jesse Eisenberg e Rooney Mara teve oito páginas de roteiro e teve 99 takes.

5. O executivo que recebe Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, em Nova York, é o roteirista do filme.

6. Durante um dos depoimentos, é mencionado que a invenção do Facebook foi “a coisa mais importante em um campus, que incluiu dezenove Nobel, quinze ganhadores do Prêmio Pulitzer, dois futuros atletas olímpicos e uma estrela de cinema.” Um dos advogados então pergunta: “Quem foi a estrela de cinema?” e a resposta é: “Será que isso importa?”. Esta estrela de cinema era, na verdade, Natalie Portman, que estudou em Harvard de 1999 a 2003 e ajudou o roteirista Aaron Sorkin, fornecendo informações privilegiadas sobre acontecimentos em Harvard na época em que o Facebook surgiu.

7. Justin Timberlake perdeu entre 5 e 6 kg por seu papel neste filme. Sentiu que aparecendo mais magro pareceria mais jovem.

8. Em preparação para o seu papel como Zuckerberg, Jesse Eisenberg registrou-se no Facebook duas semanas antes de começar a trabalhar no filme. Quando a produção começou, ele cancelou a conta.


9. Em outubro de 2010, o real Sean Parker disse à Vanity Fair que realmente conheceu Justin Timberlake e que ele (Justin) queria conhecê-lo melhor para preparar seu personagem no filme. Parker, em seguida, respondeu que não ajudaria Timberlake em tudo.

10. Mark Zuckerberg, inicialmente planejou nunca ver o filme. Mais tarde, ele comentou que, apesar de algumas imprecisões do filme, o figurino estava correto.
Raquel Machado

Eu recomendo para todos que tem curiosidade como eu sobre as novas tecnologias como elas são desenvolvidas, para quem gosta de computadores e redes sociais incluindo Facebook e Orkut.
Ficou curioso e quer conhecer o Faceboook, o cadastro é gratuíto é só clicar na imagem abaixo:

5 comentários:

  1. Oi Raquel!!!
    Tá aí uma coisa que não tenho vontade nem de ler nem de ver.
    Nâo sei porque, apenas não me atrai.
    bjs
    Re

    ResponderExcluir
  2. Olha, adorei o livro!!! E quando vi o filme achei a adaptação mto mto bem feita. Não tem como, adorei a história do Mark e o jeito que ela foi narrada

    ResponderExcluir
  3. ainda não assisti o filme e não li o livro também, mas fiquei morrendo de vontade.
    Fizeram um alarde todo para esse filme, e sabe, aquela velha história... "Não vou criar expectativas para não me decepcionar" mas pelo que entendi da sua "resenha" o filme é legal.
    vou assistir!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o filme, e li o livro depois, mas achei o filme melhor... E o Mark e o Jesse se conheceram no Saturday Night Lights, recentemente ;)

    --
    Maeva
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raquel!

    Não tenho curiosidade de ler o livro e nem de ver o filme. Sei lá, não achei interessante.

    Beijo grande e ótima semana!

    ResponderExcluir