sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vida Artística: Como Nasce uma Artista?

Bom Dia Leitores,
Ando pensando muito em assuntos interessantes para postar por aqui e tive uma idéia essa semana. Fazer uma coluna permanente por aqui na qual eu pretendo falar sobre coisas relacionadas a arte.
Como eu sou uma artista de coração é já fiz várias coisas incluindo Teatro, Dança, Música, Animações, etc...etc...e estou sempre atrás de coisas novas para fazer, decidi compartilhar com vocês um pouquinho da minha vida artística inserindo conceito com prática: fotos, textos, vídeos, histórias que escrevi bom de tudo um pouco da forma mais criativa que eu conseguir prometo. Acho que vai ser bem interessante e espero que vocês gostem.

ARTISTA: Muitos pensam que artista é apenas aquela pessoa que Pinta Quadros, mas para mim esse conceito vai além disso. Podemos dizer que tudo que fizemos com amor e paixão vira arte, então poderíamos dizer que um Artista seria a pessoa que sente prazer em fazer alguma coisa buscando levar alegria e bem estar as pessoas. 

Eu sempre fui uma menina tímida daquele tipo que não se enturmava muito, que ficava de canto nas festinhas de aniversário e que não tinha muitos amigos, falar em público só se fosse realmente muito necessário, foi então que minha mãe decidiu que eu precisava fazer alguma coisa para perder toda essa timidez e então ela teve a idéia de me colocar a fazer teatro.



TEATRO: Deriva do grego theaomai:- olhar com atenção, perceber, contemplar. É uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

Teatro para mim é "Vida", pois tudo que dela se deriva vira representação. Sou totalmente apaixonada por Teatro, por representar, por assistir, por dirigir, por viver nesse mundo de fantasia. Talvez seja por isso que as vezes viajo longe nos livros e filmes que assisto tentando compreender os personagens, estar em sua pele, ver como eles estão se sentindo.

O Teatro é meu hobby desde muito tempoooo, não que eu espere virar uma atriz famosa nem algo do gênero, para mim teatro tem mais a ver com paixão. Paixão por fazer as pessoas sorrirem, chorarem se emocionarem com algo que você está tentando transmitir. E a paixão começou bem cedo para mim....

Então foi em um dia como qualquer outro que minha mãe decidiu me levar até uma escola de teatro aqui da região, naquela época eu estava com cerca de 8/9 anos imagina. Só que quando chegamos lá a diretora disse que não havia turmas infantis somente a de Adultos, mas que ela estava ensaiando uma peça na qual ela precisava de uma criança. 
Foi então que tudo começou!!!!

Eu não entendia de muita coisa mas estava feliz, pois o pessoal era muito legal e o clima realmente era muito agradável. Minha mãe me levava todas as noites para ensaiar com o povo e a nossa peça se chamava: "Sonhos". É uma peça bem antiga, a qual tem até um filme se eu não me engano. Não consegui achar o texto pois realmente é muito antigo mas resumidamente a peça era assim:

Ato 1: Contava sobre um homem que tem um sonho. Nesse sonho ele viaja até a China e ele encontra um velho senhor que começa a falar sobre os costumes da região quando eles veem passando umas pessoas carregando um caixão, porém essas pessoas estão todas fantasiadas e mascaradas e cantando canções alegres.
Ato 2: Explosão de uma bomba nuclear no planet. Histéria para todos os lados, as pessoas ficam sem saber para onde correr ou para onde ir, não há muito o que fazer pois todas estão condenadas a morte.
Ato 3: O mundo após a bomba infestado de demônios e pessoas deformadas.
A Apresentação....
Chegou a data da apresentação e nós nos apresentamos na casa de teatro maior aqui da cidade na qual cabem mais de 400 pessoas, imagina o meu medo. Eu iria participar dos três atos claro que pequenos pápeis mas eu me sentia feliz.

No primeiro ato eu faria uma das pessoas do enterro lembro que estávamos todos em uma fila indiana e nós entrariamos de trás da platéia tocando sinos e cantando.
Agora adivinhem quem sou eu na foto???
No segundo ato eu seria a filha de alguém e entraria correndo no palco na hora em que a bomba atomica explodia. Nesse ato deveriamos estar apavorados e com medo.

Acho que tem gente que não entendeu que era para ser uma cena de desespero
No terceiro ato eu seria um demonio mutante na qual apareceria me arrastando junto com outras pessoas no começo da cena.
Houve um grande problema nessa cena na qual eu aprendi uma das grandes lições que trago comigo até hoje. O que acontece e que nessa cena nós deveríamos vestir apenas meia calças que seriam furadas com cigarros para parecer que nssas peles eram deformadas.

Eu como era criança e toda tímida chorei, pois não queria aparecer só de meia-claça no palco para todo mundo ver. Foi então que mina mãe me explicou que na Arte não precisamos ter vergonha que é uma coisa natural, linda e que quem sabe apreciar realmente não vai ter malícia no pensamento. Isso me ajudou muito e até hoje quando eu preciso fazer algo do gênero me lembro disso!

Um fato muito marcante e emocionante para mim foi que meu avô que já faleceu foi me ver naquele dia. Ele nunca tinha ido ao teatro e ficou tao orgulhoso de mim, me levou um buque de flores aquilo realmente significou muito para mim é uma das lembranças que eu tenho dele.


Raquel Machado
Estava feliz, contente e tinha achado no teatro uma das minhas paixões que dura até hoje. Por isso a história não acaba por ai tem muito mais coisa para contar para vocês.
Espero que tenham gostado da nova seção.
Aceito sugestões então não seja tímido que nem eu era comenta aí e deixe uma blogueira feliz!

Um ótimo final de semana a todos e um ótimo feriado.

4 comentários:

  1. Oie Amore!!!

    Q legal essa tua iniciação no teatro...dessa história da tua primeira peça eu não sabia ainda.....realmente foi algo bem marcante e q te deixou mtas lembranças né.....agora sei um pouco de onde vem tua paixão pelo teatro hehehehe

    bjus!!!

    ResponderExcluir
  2. Ei Vanessa,

    Que post lindo, amei a história q vc contou do seu avô que fofo :))

    bjoo

    P.S: Coloquei seu linkme la nos parceiros :)

    ResponderExcluir
  3. ei vanessa, adorei o post, muito bonita a história do seu avô.

    Eu sou quase uma artista, hauhauaha (mentira)

    Beijos. ^^

    ResponderExcluir
  4. QUe historia lindaaaa, super fofa e muito sincera.

    É tao bom quando fazemos o que gostamos. Tudo sai com imenso prazer.

    Parabens pelo lindo blog. Voce tem um talento unico de por na escrita o que sente no coraçaõ. Coisa rara nos dias de hoje.

    Certeza que serei frenquentdora do seu blog. NaO TAO presente ja que trabalho e estudo, mas serei presente.

    Beijinhos,
    Lilia Reis

    ResponderExcluir