segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sobre a Escrita: A Arte em Memórias de Stephen King

ISBN: 9788581052779
Editora: Suma de Letras
Edição: 1
Ano: 2015
Páginas: 256
Gênero: Biografia e Memórias
Classificação
Onde comprar:

Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram stoker e Locus na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a Escrita: A arte em Memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. 
O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação.
Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.
Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, essa obra irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.



Bom Dia Leitores,

Hoje trago um livro que me ensinou grandes lições de um dos grandes mestres da literatura, com um dos livros que consegui ler nesse meio tempo: Sobre a escrita. Desde que vi que o tio King ia lançar esse livro fiquei maluca por ele, tipo pirada mesmo, rsrs...E um belo dia cheguei em casa e fui jantar quando cheguei ao quarto tinha um presente lindo do meu excelentíssimo em cima do travesseiro me esperando, sim era o livro que eu tanto queria. Obrigado amor por me dar um presente tão lindo e precioso, porque não é apenas um livro que eu li, mas que irei reler muitas vezes.

Sobre a escrita é dividido em algumas partes:

Na primeira parte King nos traz sua biografia, nos contando um pouco mais sobre sua história com a literatura e seu sonho de ser escritor. Eu como grande fã adorei saber um pouco mais sobre a história dele, e de onde ele tirou algumas ideias para os seus livros de sucesso. Porém quem não é muito fã do autor pode achar essa parte um tanto quanto enfadonha, para esses eu indico pular para segunda parte.

Segunda parte: "Caixa de Ferramentas":
Aqui ele vai começar a falar sobre a escrita e quais seriam as ferramentas ideias para os escritores. No caso seriam duas as principais: Vocabulário e Gramatica.

Na terceira parte entramos realmente no assunto sobre a escrita, e temos a dicas interessantes de alguém que sabe do que esta falando:

No capítulo seguinte temos um post scriptum, onde ele nos conta um pouco sobre o acidente que sofreu em 1999 e como isso modificou sua rotina e afetou sua escrita.

Por final tio King nos deixa uma lista de livros que leu e gostou.

Resumindo acredito que esse é um livro que deveria ser apreciado por diversos escritores, porém se você acha que esse livro vai te ensinar a escrever, então não perca seu tempo, porque King mesmo diz que isso não é uma coisa que se ensina, mas sim se aprimora. Agora se você está em busca de detalhes e dicas de como levar essa carreira adiante, então é um livro super indicado. Nada melhor que aprender com um dos mestres.

SOBRE O AUTOR
Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar.

De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).

6 comentários:

  1. Olá,
    A PERFEIÇÃO DESSE LIVRO NÃO TEM LIMITES. Não importa se você quer escrever, se você só lê, é uma leitura que recomendaria até no fim dos tempos. É como você disse, ele não ensina a escrever, simplesmente nos dá uma luz. E que luz!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, tudo bom?
    Seu digníssimo mandou muito bem com esse presente, hein? ;)
    Ando louca para ler esse livro também.
    Não há dúvidas da grandiosidade da literatura do King e acho que ele tem muito a passar!
    O livro já está na minha lista de desejados x)
    Beijo grande e boa semana ♥

    >Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raquel!
    Esse livro não foge à regra no que diz respeito aos livros do King, simplesmente fabuloso! Acredito que, independente de a pessoa querer escrever ou não, a leitura é prazerosa e muito proveitosa!
    Sua resenha ficou muito boa!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Raquel! Estou ansiosa para ler Sobre a Escrita! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii Raquel, tudo bem???? Muito querido seu marido viu, heheheh =D
    Esse é um livro que quero ler faz um tempo já, mas ainda não consegui. Mas assim que puder, irei adquirir com certeza :)
    Que bom que você curtiu tanto o livro =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, esse livro me chamou muito a atenção.
    Já estou seguindo o blog.
    http://leituranasnuvensb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir