sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CineKriativa: Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

Título original: The Hunger Games - Mockingjay : Part 1
Distribuidor: PARIS FILMES
Ano: 2014
Gênero: Aventura, Ação, Drama
Duração: 125 min.
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Danny Strong, Peter Craig
Classificação:

Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital.
 
 
O FILME EM UMA FRASE:
Uma trilogia para marcar gerações!
 
Desde o início do ano contávamos os dias para a estreia desse filme. Gostamos muito dessa série e sabendo que o filme anterior tinha sido melhor desenvolvido esperávamos aflitos pela continuação. Não me arrependi de ter ido ao cinema, o filme realmente foi muito bom e trouxe algumas surpresas até mesmo para mim que já tinha lido o livro. Hoje vou falar um pouquinho sobre Esperança Parte I.
 
 
Em Esperança Parte I acompanhamos Katniss no Distrito 13, após seu resgate da arena dos jogos vorazes número 75, a moça está em quarentena onde vai conhecer a presidente Coin, lá ela é convidada a fazer parte da revolução, ou melhor, a ser o símbolo da revolução. Porém, Katniss não tem ideia ainda de como pode influenciar as pessoas. Quando Peeta aparece na TV pedindo a todos que parem a revolução Katniss entra em pânico, pois não o reconhece mais, então ela decide fazer um acordo com Coin, será o tordo, porém eles terão que liberar Peeta da Capital assim que tiveram a chance e perdoá-lo pelos seus crimes.




Katniss é convidada a gravar alguns vídeos de incentivo a população. Porém, como era esperado a garota não se sai nada bem. Eis que surge uma figura bem conhecida de todos, Haymitch, que a conhece melhor que todos, e que diz que Katniss funciona ao natural, então ela é levada para algumas bases onde vê o que está acontecendo lá fora depois dos jogos, e começa a entender de fato a revolução e querer apoiá-la, o que dá uma força extra aos rebeldes. Porém, o presidente Snow não deixará barato e a guerra que era antes somente na arena, agora tomou proporções épicas levando o sistema a um ponto em que ele nunca mais voltará ser o mesmo.
 
 
O filme me surpreendeu em diversas partes, principalmente pela atuação da Jennifer Lawrence, que conseguiu transmitir toda confusão mental pela qual a personagem está passando. Outra parte que quero dar ênfase é a parte em que Lawrence canta a música da "árvore dos condenados", um momento de dar arrepios.
 
Uma coisa bem diferente que aconteceu durante nossa sessão foi que faltou luz e algumas pessoas começaram a fazer sombras no telão com o símbolo do Tordo e assobiar sua famoso canção, foi divertido.
 


 
A cenografia foi muito bem feita, os destroços do distrito 12 e a capital foram muito bem representados.
 
Os atores tiveram uma excelente atuação, além de Lawrence o ator que faz o papel do Peeta me surpreendeu, ele encarnou o personagem do segundo livro, irreconhecível a todos, e até mesmo para mim que havia lido o livro e até o momento não tinha conseguido de pensar nele como um "certo babaca", mudou minha opinião. Snow e Coin são outros que não precisam de elogios, pois quem ver eles atuando vai saber do que estou comentando, simplesmente perfeito.


  
O final....nossa foi muito massa. Eu e meu excelentíssimo já sabíamos o que ia acontecer, porque tínhamos lido o livro, mas quando realmente aconteceu até nos levamos um susto, tão bem ficou encenada essa parte.
 
CURIOSIDADES
 
1. Este é o terceiro longa baseado na bem-sucedida trilogia literária escrita por Suzanne Collins, iniciada com Jogos Vorazes (2012), o novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos.

2. A produtora Lionsgate Entertainment optou por dividir o terceiro e último livro em dois filmes, seguindo a tendência de Harry Potter  e A Saga Crepúsculo.

3. Francis Lawrence (Eu Sou a Lenda) é o diretor do terceiro e do quarto filme da franquia Jogos Vorazes.

4. Para dar vida a Katniss Everdeen, Jennifer Lawrence, que é loira, teve de pintar o cabelo de preto. Em 2013, ela acabou cortando os fios bem curtinhos, pois as madeixas estavam detonadas, segundo ela. Por isso, neste e no derradeiro filme da franquia ela aparece usando peruca.

5. A música-tema de Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 é "Yellow Flicker Beat", da cantora Lorde. A trilha sonora da franquia conta com canções de Coldplay, Taylor Swift, Maroon 5, Arcade Fire, entre outros.

6. Philip Seymour Hoffman, que interpreta Plutarch Heavensbee, morreu tragicamente uma semana antes do final das filmagens. Levando em consideração, que a maioria de suas cenas para os dois filmes finais estavam gravadas, o personagem não foi substituído, mas finalizado com uma combinação de reescrituras, truques de câmera e efeitos especiais digitais.

7. Julianne Moore declarou que seus dois filhos, ambos fãs da série, a convenceram a assinar para o papel de Alma Coin.

8. Com exceção da peruca, Julianne Moore também usou lentes de contato escuras para o papel da Presidente Alma Coin em A Esperança.

9. Liam Hemsworth contou a EM, que teve uma fratura entre as articulações do tornozelo, durante as filmagens de A Esperança. "Eu ouvi um grande estalo, e depois cai."

10. O diretor Francis Lawrence fez Jennifer Lawrence cantar a canção de ninar "árvore forca", que também está no livro. Ela afirmou que foi uma experiência terrível.
 

11. Natalie Dormer realmente raspou metade de sua cabeça para desempenhar o papel de Cressida.

12. De acordo com Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence teria, propositalmente, ingerido alimentos com alho ou atum antes de quaisquer cenas de beijo entre os dois.

VEJA O TRAILER:

 
Concluindo Jogos Vorazes com certeza esta no topo da minha lista de distopias, recomendo a todos a lerem e assistirem os filmes pois não irão se arrepender.

6 comentários:

  1. Oi Raquel!
    Conseguiu resumir muito bem tudo.
    A atuação que mais me surpreendeu foi a do Peeta. Ele está realmente irreconhecível.
    E a Jennifer Lawrence cantando "Hanging Tree" foi emocionante. Assisti legendado, mas fiquei sabendo que dublaram a música :(
    A única parte ruim do filme é que ele parece terminar do nada e te deixa com a
    aquele gostinho incrível de "quero mais".

    Beijos
    LiteraMúsicas​ | Fanpage

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel! Concordo com tudo o que você escreveu! Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 é perfeito! Também me arrepiei na parte em que a Jennifer canta e também fiquei assustado "naquela parte"! haha

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Raquelll eu não vi o filme e nem li os livros.. como isso? Hehehehehe. Preciso ler...quer dizer, preciso recomeçar a ler... Adorei seu vestido!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raquel!

    Assim como você foi ao cinema na maior ansiedade. Afinal, um ano de espera não é pouco tempo. Gostei do filme, mas acho que por ter um clima diferente dos outros dois primeiros ele não conseguiu prender tanto minha atenção. Na verdade, eu costumo encarar a parte 01 de um filme como uma preparação para o 2, como um preparativo para o grande desfecho, daí o fato de eu ter achado o longa meio "parado".

    Beijos,

    http://legereoculis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. E eu doida para assistir esse filme, pena que moro na Suíça e tentei assistir aqui online e não deu muito certo porque a imagem é horrível rsrs vou esperar mais um pouco para ver gostei do post flor
    olha tem post novo, poderia ver?
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica Raquel. Estou louca pra assistir A Esperança parte 1. Assim como os demais filmes da franquia, esta adaptação cinematográfica parece ser sensacional! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir