terça-feira, 14 de outubro de 2014

Justa Causa de Gislaine Oliveira

Editora: Independente
Número de páginas: 162
Classificação:
Onde Comprar:
Direto com a autora: gisasouzadeoliveira@bol.com.br 


"Queria esquecer o Lucas, queria mesmo, mas não posso. Ainda acho que a gente merece uma segunda chance. O Diego seria realmente uma bela distração. Ele é lindo não é mesmo? Pena que seja tão arrogante. Quem ele pensa que é? Ele é um garoto isso sim. Se fosse homem, não ficava atormentando as próprias funcionárias."
Andréia continua apaixonada pelo ex, mesmo depois de quatro meses do rompimento. Quando ela vai trabalhar em uma grande empresa, se depara com o sedutor e lindo Diego. Mas ele tem quase o dobro da sua idade, dez vezes mais bilhões de reais e um mau humor de um senhor de oitenta anos. E ela está disposta a ficar longe dele para conseguir manter seu emprego.

O LIVRO EM UMA FRASE:
Uma história fofa, leve e divertida

Hoje trago uma resenha super especial, de um livro em parceria com a amiga blogueira e autora, Gislaine Oliveira. Conheci a Gih através do blog dela "Profissão Escritor", onde ela deixa várias dicas bacanas para quem está começando nessa área. Logo descobri que ela era minha conterrânea gaúcha e também escritora. Então fizemos uma parceria onde tive o prazer de conhecer o livro dela Justa Causa. Vem comigo que te conto o que achei...

Em Justa Causa acompanhamos a história da Déia, uma garota que está começando a vida, em um novo emprego, e que "recém" acabou um namoro de tempos. Déia não consegue parar de pensar no seu ex Lucas. Inclusive ainda corre atrás dele e isso já fazem 4 meses, porém ele não lhe dá nenhum retorno. Mas ela não pensa em desistir, bem isso até conhecer uma figura extremamente masculina, sexy, linda e poderosa. O homem é tão lindo, que faz ela esquecer mesmo do seu ex, isso seria perfeito, porém temos um probleminha. Essa Deus Grego e nada mais, nada menos que o chefe da Déia! Diego exala poder por onde passa e deixa todas funcionárias maluquinhas, porém ao descobrir quem ele realmente é, Deia não quer saber dele não, o senhor mau-humorado, ainda mais quando ele começa a infernizar sua vida. Entretanto, nada é o que parece e quando  Diego convida ela para ser sua secretária particular, as coisas mudam de figura. Muitas cenas engraçadas e muita azaração. E só nos resta ler o livro para ver se essa história toda vai dar uma "Justa Causa" ou não?




Justa Causa é um livro fofo. Sim mega fofo, um divertido e leve, daqueles que pegamos em uma tarde de domingo para espairecer a cabeça. Começo comentando sobre algumas particularidades do livro, a Gih não usou capítulos, sim isso mesmo que você leu. Ao invés disso ela usou uma técnica muito legal, toda vez que mudávamos de assunto (seja de dia ou de trecho mesmo) a primeira letra da frase ficava diferente, o que achei bem interessante. E aproveitando digo que esses trechos são curtos e passam bem rapidinho, o que tornou a leitura rápida e envolvente.

Sobre o título do livro, achei que teve tudo a ver com a história inclusive tem algumas partes que a própria Déia cita ele, uma ótima "sacada" da autora. Sobre a capa, ela é bem simples, e nos remete ao todo poderoso Diego, pelo menos ao ver aquele terno, para mim lembro direto ele.
 

Outro fator interessante da história e que a autora citou alguns outros livros famosos durante o livro,sem citar os mesmos, hum não entendeu? Já explico. A Gih fez referências a livros que estavam na mídia (50tons), porém não colocou exatamente o nome deles, mas que deu para entender ao que ela se referia, e aliás foi uma das passagens bem engraçadas do livro. Além disso, a autora usou essa técnica em mais de uma parte, onde ela deixa nos leitores imaginando o que está acontecendo sem propriamente dizer, achei isso fantástico, afinal conseguimos utilizar nossa imaginação também.

Infelizmente achei alguns erros de ortografia, que não sei se foram propositais ou não, pois no início do livro a Gih comenta que tudo que está escrito é como a Deia realmente fala, então talvez seja algo da própria personagem ou fonema de linguagem, porém confesso que isso me incomodou um pouquinho. Também acredito que a Gih poderia ter trabalhado um pouquinho melhor as cenas, a descrição das mesmas, mas não foi algo que atrapalhou, apenas uma dica para as próximas histórias.

Sobre os personagens a Déia, ela foi uma personagem diferente de tudo que eu li. Parecia uma mistura de Becky Bloom e Bridget Jones, ela leva a vida numa boa e não tem papas na língua, o que nos leva a várias situações engraçadas, e suas indagações sobre o que está acontecendo, realmente são bem verdadeiras. Afinal, quem nunca ficou pensando no que aquele carinha realmente sentia. Sobre o Di (posso chamar ele assim?) então ele foi uma incógnita até certa ponto do livro,porém depois consegui entender o que se passava em sua mente e achei ele extremamente fofo do tipo "quero te dar colo". Ainda temos alguns personagens que parecem uma coisa mas não são, mas não vou contar para vocês quem são para não perder a graça ne?

O final foi "tudo" de fofo. Não imaginava que a história pudesse acabar assim, mas achei demais, e do jeito que a coisa se encaminhava a resolução foi perfeita.


SOBRE A AUTORA


Sempre gostei de escrever, mas aos 16 anos, decidi ir para outro caminho. Fui fazer química. Mas não era o que eu queria. Faltando poucos meses para me formar, entrei em depressão e resolvi trancar o curso. Me dediquei a escrita do meu primeiro livro, que já estava a alguns anos engavetado. Comecei a escrever colunas para o jornal da cidade e hoje apresento um programa dessa rede. Curso letras e literaturas e agora sei que estou fazendo o que sempre quis fazer.


Raquel Machado
Concluindo é uma leitura mega fofa, para quem gosta do estilo chick lit é um livro super recomendado, ainda mais por ser nacional. 

E essa semana ainda uma entrevista mega especial com a autora, não percam!!!

10 comentários:

  1. Oi xará, tudo bem?

    Adoro livros fofos. Então tem grande chance de curtir Justa Causa. Quero conhecer a Délia porque adoro Becky Bloom e Bridget Jones!!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Conheça sim, ehheheh =D Beijooos

      http://profissao-escritor.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Oiê Raquel e Gih! Parabéns tá bem legal esse post... Quero ler pra ver se é uma justa causa ou não, mas pelo comentário da Raquel já dá pra ter certeza que vale a pena conferir. 1 baita abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Confira sim =D , vou adorar saber sua opinião. E a Raquel arrasou na postagem né? Beijooos
      http://profissao-escritor.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Aownnn Raquel, adorei a sua resenha. Muito obrigada por todo o carinho e atenção. haahah, e a linguagem é assim mesmo =D , adorei os pontos que vc destacou. Dos livros e tudo mais. Ameiiii!!!! Beijoooos, beijooos e que essa parceria dure muitoooo!!!!
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confesso não ter me interessado pela obra por não fazer meu estilo de leitura.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ótima entrevista e postagem ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou por fora dos livros bons que estão na mídia... gostei do fato deste não ter capítulos. Gostei muito do post :)
    http://www.trilhasculturais.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel. Conheci o seu blog através do blog da Gih e já estou te seguindo. Adorei a resenha! Também sou gaucha.
    Acho esses personagens sem papa na língua os melhores, pois assim rola altas risadas e uma identificação maior! Quanto ao Diego, acho que tá na moda os personagens masculinos serem assim: durões por fora e manteiga derretida por dentro! kkkkkk Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Raquel!

    Vim te agradecer e retribuir pela visita, curtida e por seguir meu blog.

    E nada mais justo que comentar no post em que você fala da pessoa "através da qual" nos conhecemos. Adorei a resenha, me deixou com vontade de ler, pois eu adoro livros assim "Mega fofos". rsrsrsrs.

    Beijos,

    http://legereoculis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir