quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Entrevista com a autora Neiva Meriele - A Hora da Verdade

Ola Leitores,
Hoje tenho o prazer de trazer para vocês a entrevista que realizei com a autora e amiga Neiva Meriele do livro "A Hora da Verdade". A Neiva é uma fofa, super simpática e tem um talento enorme. Adorei seu livro até já coloquei resenha dele aqui no blog. E hoje compartilho com vocês um pouquinho mais dessa autora que com certeza veio para arrasar. Espero que gostem e não deixem de comentar.



1 - Quem é Neiva Meriele?
Neiva Meriele é uma guria sonhadora, cheia de planos e convicções. Mãe, esposa, blogueira e escritora. Apaixonada pela arte de ler desde a infância, não demorou muito para descobrir sua verdadeira vocação: a escrita.

2- Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?
Sempre amei escrever. Desde que aprendi a juntar as palavras passei a rascunhar pequenas historinhas nos cadernos da escola. Mas a decisão de me tornar uma escritora veio depois de ter participado de um bate-papo com uma autora quando eu estava no 6° ano. Ouvindo-a contar a respeito de seu processo criativo não tive dúvidas de que aquele era o caminho que também gostaria de seguir.

3 - Quantos livros você já escreveu? E quantos já publicou?
Tenho 10 livros escritos no total, apesar de que não os considero prontos enquanto não estiverem impressos sendo distribuídos nas livrarias. Trabalho infinitamente neles, sempre mudando, acrescentando ou retirando, na intenção de aperfeiçoá-los cada vez mais. Minha única publicação até agora é A Hora da Verdade, romance publicado pela Modo Editora, em dezembro do ano passado.

4- Há algum tema específico sobre o qual você goste de escrever?
Tema específico, não exatamente, mas me sinto à vontade escrevendo o gênero que curto mais, que é romance.

5 - Como é o seu processo criativo?
Meu processo criativo é bem simples. Quando coloco no papel alguma ideia, já a tenho praticamente toda formada em minha mente. O que acho importante fazer, e sempre faço, é criar uma lista com 20 ou mais pontos marcantes do livro numa sequência para não me perder na história. Depois é só soltar a imaginação.
Outra coisa que procuro ter é disciplina; escrever, reescrever ou ler, todos os dias. Quando decidi levar a sério a profissão, coloquei em mente que fazendo um desses 3 itens diariamente, facilitaria na hora de escrever. Tem funcionado.


6 – Qual foi o momento que te marcou mais nessa carreira de escritora?
Foram vários. Diariamente algo relacionado ao meu livro me marca, seja um recadinho fofo de um leitor ou uma resenha positiva.
Mas recentemente vivi um marco na minha vida ao voltar à escola onde minha paixão pelos livros se intensificou, a EMEF Pedro Jorge Schmidt, e ser tão prestigiada quanto uma estrela de cinema. Foi inesquecível.


7 - Quando você escreve, já sabe qual será o desfecho da trama ou a história dita as regras?
Não com todos os detalhes, claro, mas quando começo uma história já procuro ter uma noção de como será o desfecho para não me descabelar quando o momento decisivo chegar. Claro que muitas coisas mudam ao longo do processo de criação, não tem jeito, às vezes os personagens parecem ter vida própria e eles mesmos ditam as regras (risos).

8- De onde surgiu a ideia para o livro A Hora da Verdade? Pode nos contar um pouquinho sobre ele?
Quando adolescente, eu amava as histórias do escritor Marcos Rey – da Coleção Vaga - lume. Eu queria escrever um livro que tivesse os mesmos ingredientes usados por ele: suspense, ação e romance, porém destinado a um público mais adulto e dando ênfase ao romance. Anos depois, quando eu morava em uma fazenda muito bonita, mas isolada, descobri o cenário perfeito para a história que queria contar, então nasceu A Hora da Verdade.

9- Seus personagens são fictícios ou reais? Tem algum preferido?
Meus personagens são totalmente criaturas da minha mente fértil. É claro que algumas características da personalidade deles se assemelham a pessoas de minha convivência, mas não é proposital.
É difícil escolher um personagem apenas. Sou como uma mãe coruja que ama todos os filhos do mesmo modo rsrs


10 - Você acha que a literatura Brasileira está sofrendo uma mudança  atualmente, as pessoas estão prestigiando mais os autores nacionais?  E como anda a qualidade de nossas histórias?
Não há como negar que a literatura brasileira está em ascensão. Não é por ser escritora também, mas a cada dia me surpreendo com histórias incríveis, cativantes e inspiradoras, de autores brasileiros, que não deixam nada a desejar aos livros estrangeiros.

11 - Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente? Pode nos contar um pouquinho mais sobre ele?
Sim. Meu próximo trabalho a ser lançado será um livro teen, chamado Acho que Cresci! Conta a história de um grupo de amigas inseparáveis que estão cursando o último ano do Ensino Médio e passam por aquela tão conhecida fase em que não sabem o que decidir para seu futuro. No ano seguinte entrarão para a faculdade e terão responsabilidades de gente grande. Inconscientemente elas já começam a se preparar para essa fase. Mas a história gira em torno de uma aposta que elas fazem: até as férias de inverno todas devem estar namorando. Quem não cumprir no prazo terá que pagar um mico enorme raspando a cabeça. Feita a posta começa a chover garotos na vida delas, e com a chegada dos respectivos namorados começam a surgirem também os problemas. As responsabilidades aumentam nas mesmas proporções em que elas amadurecem.
Mas é nas férias de inverno, em Gramado, quando coisas estranhas começam a acontecer colocando-as cara a cara com o perigo, que se dão conta do quanto à amizade delas é sólida e que nem mesmo os namorados são páreo para o sentimento que as une. Um romance recheado de aventura, romance e mistério.
E detalhe: ambientado em Caxias do Sul, com cenários como o Bairro Santa Catarina, Av. Júlio de Castilhos e shopping Prataviera.


12 - Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever  suas próprias histórias?
Meu conselho parece clichê, apesar de ser a mais pura verdade.
Não deixe que ninguém diga não para o seu sonho. Estude, leia, procure se aprimorar. Escreva, reescreva, leia, releia e ACREDITE!


Para você:
Escrever é... viver
Livros são... indispensáveis
Inspiração Literária... romantismo
Um livro: Série Sem Perdão, Marcia Paiva
Um personagem: Jamie Sullivan - Um amor pra recordar
Um(a) autor(a): Impossível citar apenas um (tenho uma lista de no mínimo 20 rsrs)
Um Sonho... viver apenas dos meus livros

 




Quer deixar um recado para os leitores?

Vou deixar aqui o mesmo que respondi outro dia na entrevista de uma outra blogueira:
   
Gostaria de agradecer a todos que estão acompanhando minha trajetória literária. É para vocês que escrevo, é para vocês que procuro dar o meu melhor, porque o carinho que recebo em troca, isso não tem preço. Vale cada segundo das madrugadas que passo acordada pensando em levar até suas vidas algumas horas de viagem para um mundo onde o romantismo, a fantasia e a esperança, ainda existem.
Obrigada de coração. Espero os seus recadinhos nos meus perfis das redes sócias. É muito importante saber a opinião de cada um de vocês.


ONDE ENCONTRAR A AUTORA


E-mail: neivameriele@gmail.comFacebook Neiva Meriele
Twitter: @neivameriele
Blog da Autora: Neiva Meriele
:: Adicione no Skoob

Venda do Livro:
Onde Comprar: :: Editora Modo,  
Versão Digital: :: Amazon  Ou diretamente com a autora pelo e-mail neivameriele@gmail.com
 

Muito obrigada pelo carinho e apoio Raquel. Desejo muito sucesso para o Leitura Kriativa e também para a sua carreira como escritora.

15 comentários:

  1. Oiii Raquel. Adorei a entrevista com a Neiva. Ela parece ser muito simples neh? Gostei disso!!!!
    Tenho que confessar que o próximo trabalho dela me atraiu muito (amooooo livros com essa pegada mais teen.), só gostaria de dizer a ela, para escolher outro mico. Porque raspar a cabeça não é mico, mt gnt precisa fazer por causa de alguma doença. E pessoas com cancer, por exemplo, podem se ofender. Mas tirando isso, gostei de tudo!!!
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Gih você acabou de me falar algo que eu não havia pensado MESMO. Muito obrigada por ter me alertado sobre isso, ainda mais em fase em que ainda posso mexer no original, depois de publicado seria muito mais difícil. Valeu mesmo querida, te devo essa rrsrs.

      Excluir
  2. Oláaaaa!!!
    Que entrevista maravilhosa, gostei de conhecer mais sobre a autora. Ela parece ser bem simpática.
    Me interessei pelo livro dela, e espero adquiri-lo logo!
    Ah, claro, adorei o conselho no final *-*
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por abrir as portas do Leitura Kriativa, Kell. Você sabe o quanto isso é importante na carreira de um escritor em início de carreira por isso agradeço seu carinho de sempre.
    Sucesso flor.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. achei a capa linda, estou bem curiosa depois dessa entrevista!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da entrevista Raquel. A Neiva é uma fofa! Amei as respostas dela e fiquei ainda mais curiosa para conhecer o seu trabalho. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Legal Raquel, sempre incentivando a nossa literatura, gostei da dica e já adicionei no skoob. Parabéns Neiva Mariele. 1 baita abraço pra vcs

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Parabéns pela entrevista! Toda a sorte pra ela e pra vc também

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel, e Neiva, haha

    Adorei a entrevista! Eu também adorava a coleção Vagalume :) Uma fator importante da Neiva é que ela escreve com cenários aqui do Brasil, o que ainda é raro, mas super legal.
    Eu espero um dia ler uma obra dela!

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A autora parece ser muito simpática mesmo. E isso faz toda a diferença! Tão novinha... e tiro o meu chapéu pra ela por conseguir conciliar as funções de mãe-esposa-blogueira-escritora. Imagino a correria que a vida dela não deve ser.... Tem todo o meu respeito e admiração!
    E vou dizer o que venho repetindo muito ultimamente: nossos autores nacionais estão arrebentando. Já li livros excelentes, alguns infelizmente nem foram publicados....
    Muito legal a entrevista! Ah, e eu cresci lendo a coleção Vaga-Lume. Nossa, eu adorava! Deu até saudade agora...

    =)

    Suelen Mattos
    ____________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel! :)
    Adorei a entrevista com a Neiva. Tenho o livro dela na minha lista há um tempo, espero poder comprar em breve.
    Sou bem como ela, trabalho infinitamente em um texto. Hahaha, é cruel, mas me sinto mais confiante.
    As dicas de escrita dela são divinas, já anotei para praticar!
    Espero poder ler em breve também, o próximo livro dela. Adorei o enredo! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. É sempre bom saber um pouco mais sobre os autores, né, Raquel?
    Ainda não li o livro da Neiva, mas tenho muita vontade.
    Quero ler quando surgir a oportunidade.
    E que venham muitos outros livros!

    ResponderExcluir
  13. Mais uma vez venho agradecer o carinho de todas vocês, como é bom fazer um trabalho e saber que as pessoas que o viram/leram retribuem com tanto carinho :)

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia essa autora... mas é tão bom saber que tantas pessoas estão buscando escrever, aumentar nosso número de escritores...que todos eles não parem de aprender e se aperfeiçoar.

    ResponderExcluir