sábado, 18 de outubro de 2014

CineKriativa: O Doador de Memórias

Título original: The Giver   
Elenco: Meryl Streep, Jeff Bridges, Alexander Skarsgard, Katie Holmes, Taylor Swift
Gênero: Drama, Fantasia, Ficção Científica
Direção: Phillip Noyce
Roteiro: Lois Lowry, Michael Mitnick
Distribuidor: Paris Filmes
Duração: 89 min.
Ano: 2014
Classificação:

Baseado no livro homônimo de Lois Lowry, o filme conta a história de um mundo perfeito, no qual todos são felizes. Quando Jonas (Brenton Thwaites) faz 12 anos, é escolhido para ser o Receptor de Memórias da comunidade. Ele começa a treinar com um homem mais velho, chamado de O Doador. O jovem aprende o que é dor, tristeza, guerra e todas as verdades do mundo "real", e logo percebe que vive num mundo "falso". Agora, sabendo da realidade, Jonas enfretará escolhas difíceis sobre sua própria vida e seu futuro.

 
O FILME EM UMA FRASE:
É se você não pudesse sentir mais nada?

Foi muito engraçado o jeito que decidimos assistir esse filme, estávamos no cinema assistindo algum outro filme acho que era Lucy, quando vimos o trailer começar e eu e o Marcelo nos olhamos e pensamos juntos (sim isso acontece quando faz tempo que você está com uma pessoa)  

_"UOU!!!esse é nosso tipo de filme". 

Então fomos pesquisar e descobrimos que tinha um livro sobre o filme, é claro que eu não podíamos deixar de comprar o livro no mesmo instante. 

Infelizmente não consegui ler o livro antes de ir ver o filme, porque tudo está virado em uma correria e não ia dar tempo, mas fomos assistir ao filme, e digo com todas as palavras valeu muito a pena.

Em O doador de memórias acompanhamos a história de Jonas, um adolescente, que está um tanto o quanto confuso quanto a seu futuro. Ele vive em uma sociedade perfeita, onde as pessoas são designadas para suas funções ao completar a maioridade, onde existem regras específicas e ninguém conhece os sentimentos que causam revolução: como tristeza, ódio, angústia, alegria ou dor. São todos como robos e não possuem muita chance de se expressarem. 


Jonas esta com medo, pois está chegando na hora de sua função ser designada, e ele não tem ideia aonde se encaixa, quando na cerimônia lhe é dado o cargo mais importante de todos, o "recebedor de memórias".


O recebedor de memórias, será a pessoa que aprenderá tudo com o doador de memórias, tudo sobre o mundo real que conhecemos, sobre as guerras, a destruição, a emoção de viver novas aventuras. Tudo!!! 


E será ele quem irá aconselhar nas decisões importantes a serem tomadas, dentro dessa sociedade. Porém, quanto mais Jonas aprende sobre esse mundo novo, mas ele sente que existe algo de errado no mundo em que vive. E agora ele terá que tomar uma das decisões mais difícies de sua vida que podem lhe causar a morte.



Um filme espetacular, com uma história extraordinária. Reflexiva e feliz, foi assim que me senti ao sair do cinema. Talvez por não ter lido o livro antes, gostei muito mesmo do filme. Gosto muito de histórias que tenham esse pano de fundo crítico sobre a sociedade, onde fazem os leitores repensarem na maneira que vivemos e o que podemos fazer para melhorar as coisas. O Doador de memórias para mim foi isso, eles vivem sim em uma sociedade perfeita, sem discórdias ou guerras, porém para isso tiveram que abrir mão de outros sentimentos: como a alegria e o amor, o que no meu ver nos torna qualquer outra coisa menos humanos. 



O filme foi muito bem feito, um comentário especial sobre os efeitos do mesmo, no início do filme as cenas são todas em preto e branco, o que nos remete a exatamente o que a sociedade representa: um mundo sem emoções. A partir do momento que Jonas vai descobrindo as coisas, as cores voltam para tela, e nos fazem sentir como ele, mais vivos

Outra ponto interessante da historia é que eles usam um termo chamado "Precisão da Linguagem", ou seja, existem certas palavras que utilizamos que são proibidas, que não devem ser pronunciadas, como por exemplo o amor, e eles são vigiados e obrigados a obedecer essas regras.


A escolha dos atores me agradou também, o ator Brenton Thwaites que interpretou Jonas fez muito bem seu papel, porém a única crítica minha em relação a isso, foi que no livro ele é um menino de 12 anos, e no filme ele aparenta ter bem mais que isso. Temos nomes de peso como Jeff Bridges e Meryl Streep, são ótimos atores e por eles serão tão experientes, achei a parte deles muito bacana, mas senti que talvez eles pudessem ter feito um pouco melhor, talvez por eu já conhecer seus outros trabalhos e sempre somos mais exigentes com o que conhecemos.


Algumas coisas ficaram um pouco em aberto, talvez por ser um filme e ter livro sobre, inclusive o final, que ficou fazendo-me refletir, provavelmente deve ser mais de um livro pois ficou bem em aberto. Espero que as livrarias lancem o segundo volume e que tenhamos uma continuação do mesmo. Recomendo muito.

CURIOSIDADES

 
1. The Giver é a adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome, escrito por Lois Lowry e publicado nos Estados Unidos em 1993. No Brasil, a obra foi lançada com o título O Doador.


2. A idade do personagem central do longa, interpretado por Brenton Thwaites, foi alterada para que houvesse um desenvolvimento em um romance do jovem.


3. Há muitos anos Jeff Bridges queria filmar O Doador de Memórias, no entanto, encontrou obstáculos quando a Warner Bros. adquiriu os direitos da obra em 2007. Mais tarde, os direitos foram parar nas mãos da The Weinstein Company e Walden Media. Bridges queria 
que seu próprio pai, Lloyd Bridges, fizesse o papel de O Receptor.



4. Meryl Streep gravou algumas das suas cenas na Inglaterra, onde também filmou o musical Caminhos da Floresta (2015).


5. O Doador de Memórias teve um orçamento de US$ 25 milhões.

Raquel Machado
Concluindo é um ótimo filme, para quem gosta de histórias distópicas com um fundo interessante e que te leve a refletir sobre como levar a vida.

10 comentários:

  1. Quero assistir a esse filme, o doador de memórias!!!!
    Já ouvi comentários e estou super curiosa, pois esse gênero me agrada muito
    Bjus e bom final de semana!
    Conheci seu blog pela da Sabrina, e eu tbm tenho livro lançado pelo Clube de Autores,amiga!
    Segui vc e curti tbm!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel! Eu estou doido para ver esse filme! Ele parece ser ótimo!!! Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel acho que pela primeira vez não estou querendo ler esse livro apenas assistir o filme, mas quem sabe eu mude de ideia!!!
    Beijos

    www.paraisoempapel.com
    www.contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É simplesmente uma das distopias mais inteligentes que já i, toda a trama vai contra as que tem hoje e o final inteligentissimo! Amo

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este é o próximo filme que verei, tenho ouvido falar muito bem dele.
    Abraço.

    http://luizcezarescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor,
    Estou bem afim de assistir esse filme....=D...falaram bem dele. Espero gostar quando conseguir conferir tim tim por tim tim.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Eu ainda não assisti esse filme :(
    Vou ser uma das ultimas, queria ter lido o livro antes. Estou gostando das resenhas que ando vendo sobre ele, espero ler e assistir para poder formar minha opinião ;D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Vi diversas resenhas sobre o livro e o filme também, mas acho que só eu não me interessei pela história

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi! ^^
    Eu já estava com vontade de assistir a esse filme e fiquei com ainda mais vontade agora.
    Gosto de distopias e essa parece ser bem interessante!

    Eu também me arrisco como escritora. Estou publicando um conto no Wattpad.
    Venha dar uma olhada no post que escrevi sobre ele:
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/2014/10/especial-halloween-conto-escuridao.html

    Beijussss;

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse filme não tinha visto nada sobre ele mas ameiii o post! Meu tipo de filme. :)
    Adoreiii o post!!!
    http://www.trilhasculturais.com/

    ResponderExcluir