sábado, 11 de outubro de 2014

CineKriativa: Maze Runner - Correr ou Morrer

Título original: The Maze Runner       
Direção: Wes Ball
Elenco: Dylan O’Brien, Kaya Scodelario, Will Poulter, Thomas Brodie-Sangster, Patricia Clarkson, Ki Hong Lee, Chris Sheffield, Blake Cooper.
Roteiro: Grant Pierce Myers, James Dashner, + ver todos
Gênero: Ficção Científica
Duração: 113 min.
Distribuidora: Fox Film
Ano: 2014
Classificação:


Thomas (O’Brien) acorda preso em um enorme labirinto com um grupo de outros garotos e sem memória do mundo exterior a não ser por estranhos sonhos sobre uma misteriosa organização conhecida como C.R.U.E.L. Apenas ao explorar os fragmentos de seu passado com pistas que ele descobre no labirinto, Thomas poderá descobrir seu verdadeiro propósito e uma maneira de escapar. Baseado no best-seller de James Dashner.


 
O FILME EM UMA FRASE:
Correr ou Morrer é adrenalina do início ao fim!


Hoje trago a resenha de um filme que estávamos louco para assistir no cinema. Devo confessar, que minha curiosidade sobre essa história, surgiu quando vimos o trailer no cinema do mesmo, logo em seguida fomos a livraria e decidimos comprar o livro, pois eu e meu excelentíssimo adoramos histórias de distopia. Então li o livro e amei, foi tudo que imaginei para ver a resenha clique aqui. Em seguida, o Marcelo leu também, e estávamos prontos para ir ver a história nas telonas.

Correr ou Morrer inicia com Thomas acordando em um elevador escuro, ao abrir a porta ele se depara com um bando de garotos adolescentes e se vê jogado dentro de um lugar totalmente novo e sinistro e pior de tudo que parece não possuir saída, "A Clareira". 



  

Esse lugar é envolto por um grande labirinto, que esconde em seus muros, monstros gigantescos e letais, o que torna o encontro da saída mais complicado ainda. É só para piorar a situação, Thomas não lembra-se de nada antes de chegar ali, sua memória foi apagada assim como a dos garotos, assim eles não sabem porque estão ali, ou como podem sair desse lugar. Tudo que eles sabem é que existe um símbolo C.R.U.E.L., que eles imaginam ser do grupo de criadores que inseriram eles naquele lugar. E as coisas só tendem a piorar quando eles descobrem que a única maneira de sobreviver e achar a saída deste lugar. 
Correr ou Morrer? 
Faça sua escolha!


Começo dizendo que o filme alcançou todas minhas expectativas, já no início do filme sentimos um frio na barriga ao ouvir o elevador subindo e o pânico do protagonista por estar em um lugar escuro e desconhecido, e só fica melhor quando a porta se abre e ele vê vários garotos o encarando e rindo. Aliás, nessa parte tem uma cena muito engraçado do Thomas, que já se mostra um belo corredor (rsrs). Logo conhecemos a Clareira e o Labirinto, e vamos nos adaptando ao ambiente junto ao Thomas, que com sua curiosidade vai nos levando a caminhos desconhecidos e perigosos. A história em si foi toda adaptada, sem muitos desvios, deixando o tema central intacto o que me agradou bastante. 


Devo parabenizar os atores, que tiveram um papel excelente, além do que a escolha deles para interpretar os personagens me agradou muito, pois eles realmente tem "cara de gurizada mais nova", que é exatamente como descrito no livro. Apesar de eles serem novos, me surpreendi com a atuação de todos. Um elogio extra para atriz Kaya Scodelario que interpretou muito bem a única menina da clareira, Teresa, que é responsável também por uma cena muito engraçada, quando os garotos não entendem o ataque histérico que a mesma tem.


Os efeitos especiais foram muito bem realizados, eu imaginava o labirinto exatamente daquele jeito, e eles foram até um pouco além, vou admitir o que me agradou muito principalmente na parte em que entramos dentro do mesmo, e aqui já comento que essas partes faziam eu me segurar na cadeira como um "gato" tamanha era a tensão das cenas


Sobre os "verdugos", os monstros do labirinto, eles foram muito bem feitos, realmente me deram medo talvez por serem parecido com outras criaturas que tenho pane (aranhas)

A Clareira, eu imaginava um pouco diferente, achava que seria como um grande depósito ou algo assim, mas do jeito que eles mostraram acredito ter ficado bem melhor, mais realista na verdade, levando em consideração a situação dos garotos.


Infelizmente, como em todo filme eles cortaram algumas partes que eu esperava ver, mas conseguiram dar uma solução condizente e no final acho que ficou bom no geral. 

O final bem...não tenho nem palavras para expressar: só que preciso ler muito o próximo livro!


CURIOSIDADES

1. Baseado no romance futurista Correr ou Morrer (The Maze Runner), escrito por James Dashner. O livro foi publicado no Brasil em 2010, e inicia uma trilogia de livros, que conta com Prova de Fogo e A Cura Mortal.

2. Este é o primeiro longa-metragem dirigido por Wes Ball.

3. O ator Dylan O’Brien é o protagonista do longa. O'Brien é mais conhecido por interpretar Stiles Stilinski na série Teen Wolf.


4. As filmagens ocorreram em Baton Rouge, Louisiana.

5. Maze Runner - Correr ou Morrer teve um orçamento de US$ 40 milhões.

6. A Fox planeja iniciar uma franquia para concorrer com ‘Jogos Vorazes‘, da Lionsgate.

Veja aqui o trailer:




Raquel Machado
Concluindo Correr ou Morrer, é uma história obrigatória para quem gosta de distopias, temos muita ação, aventura e mistério. Com certeza os fãs do gênero vão adorar.

11 comentários:

  1. Estou super curiosa por esse filme,
    mas antes desejo ler os livros, infelizmente isso não acontecerá por agora,
    mas até lá vou me deixando envolver pelas sensações e opiniões de que já leu/assistiu.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito assistir esse filme, estou vendo bastante críticas positivas. Mas quero ler o livro primeiro, espero que isso aconteça em breve, porque está na listinha de prioridades.
    Uma pena é que não vou assistir no cinema, que é algo que eu adoro, sinto que há uma emoção diferente em assistir nas telonas haha!
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Os meus livros chegaram essa semana! Tô doida para ler, até porque quero ver o filme o quanto antes. <3
    Parece ser fantástico o fato de eles conseguirem fazer com que todo mundo saia do cinema com vontade de ler os livros (você não foi a primeira que falou que ficou louca por isso).

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Será Maze consegue concorrer com JV? Essa é a questão! hahaha
    Eu ainda não vi o filme, estou doida pra conferir! Parece ser adrenalina pura msm *-*
    Tbm não li os livros, então não sei muito sobre a história.
    Parabéns pela resenha, super detalhada ;)
    Bjbj
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Ainda não li os livros e nem vi o filma, mas tenho mt vontade!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  6. Raquel, tudo bem?

    Eu ainda não li o livro e não verei o filme enquanto não ler.
    Não quero saber muito da história, então não vou ler sua resenha agora, ok? rsrs

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  7. Dylan O’Brien <3 Stiles Stilinski <3
    Assistia Teen Wolf mais por causa dele do que pelos protagonistas sem graça hahaha
    Estou ansiosa par ler o livro e só depois verei o filme (Provavelmente quando estrear por algum canal do meu pacote - sem tempo para ir aos cinemas :( que dó haha)

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu concordo plenamente que os atores foram muito bem escolhidos. Fiquei com medo do que encontraria, já que o melhor leque de personagens de todos os livros que li na vida estão nesse livro. Mas superou minhas expectativas também.
    Gostei de tudo. Achei que uma cena ou outra foi diminuída, porque era lógico, e que talvez isso tenha deixado a emoção e tensão menores, mas de fato e resultado ficou um filme muito fiel.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Raquel! Eu estou doido para (ler os livros e) assistir "Maze Runner"! Só de ler a sinopse e ver essas imagens a minha ansiedade vai a mil! Adorei sua resenha, me deixou ainda mais ansioso! rs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii Raquel. Estou louca para olhar o filme. Também vi o trailler e fiquei muito curiosa. =D Espero poder assistir logo (mas acho q não vou ler, vou ficar só no filme mesmo). Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parece ser muito bom, cheio de aventura...ou seja, a gente ficar sem piscar hehehhee. Boa dica.
    http://www.trilhasculturais.com/

    ResponderExcluir