quinta-feira, 3 de julho de 2014

A Culpa é das Estrelas de John Green

 
ISBN: 9788580575019
Editora: Intrinseca
Edição: 1
Ano: 2014
Número de Paginas: 288
Gênero: Drama
Onde comprar:
 
Título Original: The Fault in Our Stars
Duração:  125 min.
Direção: Josh Boone
Roteiro: John Green, Michael H. Weber, + ver todos
Distribuidor: Fox Film do Brasil
Classificação:
 
Então vou fazer esse post um pouquinho diferente porque sei que todo mundo já deve estar careca de saber sobre o filme "A culpa é das estrelas" que saiu no cinema e virou moda mundial. Tenho o prazer de dizer que li o livro e vi o filme e quero compartilhar minhas impressões sobre os dois com vocês. Espero que gostem.
 
 
A HISTÓRIA
Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta.
Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer — a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.
 
 
O LIVRO
 
Então vou começar dizendo que esse livro não me chamou a atenção muito rápido. Aliás relutei um pouco até dar uma chance ao mesmo. Quando ele foi lançado isso já faz um ou dois anos (não lembro bem), vi vários blogs comentando sobre o mesmo, elogiando e tal. Mas como já cai do cavalo diversas vezes por ir atrás das "famosas modinhas", realmente não dei muita atenção ao mesmo. Deu-se que um belo dia estava visitando um site (saraiva ou submarino) agora não lembro bem, quando vi uma super promoção deste livro, então decide que era hora de comprar o mesmo e verificar se a história iria me emocionar tanto como fez com outras pessoas.
 
 
Para mim essa história tem especial a ver em como viver a vida. O livro não é algo leve ou divertido, aliás ele tem até seu certo tom filosófico e frases impactantes que fazem a gente parar e pensar. Não que tenha sido uma leitura ruim, longe disso, mas foi uma leitura bem diferente do que estava acostumada a fazer, onde me vi saboreando cada uma das palavras e entrando em cada um dos capítulos me tornando parte da mesma.
 
No início do livro temos uma nota do autor que fala para todos não tentarem ficar buscando características reais, que os personagens são fictícios e sairam de sua imaginação, talvez isso explique o fato de eu me sentir tão próximas dos mesmos. Porém ao pesquisar mais descobri que ele se inspirou sim, em uma menina super especial portadora de cancêr chamada Ester Earl, que inclusive ganhou um livro para si própria alguns anos depois. O qual estou ansiosa em ter e ler.
 
 
A história como descrita acima é sobre Hazel Grace, uma portadora de cancêr. A vida dela é o mais "normal" possível, apesar de sua doença e tudo segue na sua rotina, dormir, tomar remédios, assistir tv com seus pais e ler o seu livro favorito "Uma aflição imperial". Porém tudo muda quando a mãe de Hazel lhe pede para participar de um grupo de apoio ao cancêr, o qual ela não tem nenhum interesse em participar, afinal ela é uma pessoa bem resolvida e não quer ficar se lamentando por sua doença. Porém ela não espera que lá vai encontrar alguém que vai balançar de vez seu mundo, Augustos Water. Um garoto super fofo que acabou de escapar de seu cancêr e está acompanhando um amigo, que terá que fazer uma cirurgia que vai lhe tirar a visão. Grace e Augustos são um casal muito fofo juntos e desde o inicio conseguimos ver que a história apenas se inicia com esse encontro especial deles.
 
 
Os personagens são bem construídos como os lugares conseguia imagina exatamente cada um deles. A história dá umas reviravoltas que nos deixam angustiados e esperando por um final feliz que parece que nunca vai acontecer. Esperava chorar com esse livro, e apesar de todo o drama não chorei. Talvez não estava tão sensível assim, mas sim o livro realmente me comoveu e me fez pensar em várias coisas.
 

O FILME
 
O filme realmente me deixou ansiosa, principalmente por pensar no que eles fariam. Como tinha lido o livro antes e sabem como é aquela velha história do livro sempre ser melhor que o filme, fiquei com receio. Mas só tinha uma certeza queria ir assistir. Dessa vez meu excelentíssimo não quis ir ao cinema comigo, dizendo que esse era filme de "mulherzinha" demais...rsrs. Então acabei combinando com umas colegas minhas aqui do serviço e foi uma aventura, porque saimos do serviço e fomos direto ao cinema, porém quase não tinha mais lugar acabamos comprando na máquina de ingressos os últimos lugares que eram na primeira fila do cinema (affs)...mas valeu a pena sim, não me arrependo nem um pouco.
 
 
O filme ao contrário do livro é bem mais sensível e não tenho vergonha de admitir que acabei chorando com ele, principalmente por talvez saber o que ia acontecer, sem nem ter acontecido. Aliás acho que 99% do cinema chorou. Eles conseguiram transmitir a mensagem principal do livro no filme muito bem, foi muito lindo de ver. E o filme em minha opinião foi muito fiel ao livro, posso dizer qui que somente o final ficou um pouquinho a desejar em minha opinião.
 
Os atores foram ótimos consegui ver a Hazel bem interpretada, e principalmente o Augustus que só ganhou mais ainda minha simpatia com seu jeito de levar a vida. Uma das cenas mais perfeitas para mim foi a cena de Hazel fazendo seu discruso para o Augustus, uma cena linda e mocionante, a melhor do filme. Como o filme é um drama não tivemos muita ação, fantasia, tecnologia, mas a interpretação e a história em si tomaram conta do recado e muito bem.
 
O que mais dizer e que sai muito satisfeita do cinema e espero em breve conseguir acompanhar essa história novamente.
 
 
CURIOSIDADES SOBRE O FILME:
1.Baseado no livro "A Culpa é das Estrelas", escrito por John Green.
2. Shailene Woodley e Ansel Elgort voltam a trabalhar juntos pouco tempo após Divergente.
3. O título é uma variação de uma citação da peça Julio Cesar (ato I, cena II), de William Shakespeare: "The fault, dear Brutus, is not in our stars, but in ourselves...", que em tradução livre significa "A culpa, querido Brutus, não está nas nossas estrelas, mas em nós mesmos...".
4. A Culpa é das Estrelas foi eleito o melhor livro de ficção de 2012 pela revista Time.
5. Shailene Woodley, que estrela a saga futurística Divergente (2014), interpreta a protagonista do filme, a jovem Hazel. As atrizes Hailee Steinfeld e Liana Liberato chegaram a consideradas para interpretar o papel.
6. Ansel Elgort interpreta Augustus Waters, interesse romântico da protagonista. Brenton Thwaites, Nat Wolff, Nick Robinson e Noah Silver foram chegaram a ser cotados para o papel principal.
7. Shailene Woodley mudou o visual para estrelar o longa-metragem. A atriz doou os cabelos à organização Children With Hair Loss, que fornece perucas gratuitamente para crianças que perderam o cabelo devido ao câncer ou outros problemas médicos.
8. Culpa é das Estrelas é a ficção mais vendida em livrarias brasileiras desde setembro. Do lançamento em 2012 até agora, 420 mil cópias foram vendidas no país. A informação é da editora Intrínseca.
9. As filmagens do longa aconteceram em Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos.
 
 
SOBRE O AUTOR
John Green nasceu em Indianapolis, filho de Mike e Sydney Green2 , mas a família dele se mudou 3 semanas depois de seu nascimento3 para Orlando, Florida.4 Ele frequentou a "Lake Highland Preparatory School" e depois a "Indian Springs School" (escola usada como cenário do livro Looking for Alaska) e se formou pelo Kenyon College em 2000 com diploma duplo: em Inglês e Estudos Religiosos. Ele já falou sobre sofrer bullying na adolescência e como isso tornava a vida dele infeliz.
Depois de se formar na faculdade, Green passou cinco meses trabalhando como estagiário em um hospital pediátrico enquanto estava matriculado na "University of Chicago Divinity School" (embora ele nunca tenha comparecido às aulas). Ele tinha planos de se tornar um padre episcopal, mas a experiência de trabalhar em um hospital com crianças sofrendo de doenças com risco de vida o inspiraram a ser um autor, e a escrever alguns anos depois The Fault in Our Stars (A Culpa É Das Estrelas).5
Ele viveu muitos anos em Chicago, onde trabalhou para o jornal Booklist como assistente de publicação e editor de produção, enquanto escrevia Looking for Alaska.4 Trabalhando lá, ele revisou centenas de livros, particularmente ficção e livros sobre o Islã ou gêmeos siameses.6 Ele também foi um crítico de livros para o The New York Times Book Review e escritor para NPR e outra rádio menor de Chicago.6 Green morou em Nova York por dois anos enquanto sua esposa fazia faculdade.
 
Raquel Machado
Concluindo A culpa das estrelas é uma história linda e comovente, uma história que poderia ser real, que vai te ensinar um outro jeito de viver a vida. Recomendo e muito!

2 comentários:

  1. Gostei do post Raquel. Já li A Culpa é das Estrelas e amei, além de ter me emocionado bastante com esse livro. Quero assistir o filme assim que possível. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raquel
    Tudo bem?
    Amei o post, A culpa é das estrelas com certeza está entre os meus cinco livros e filmes preferidos. Sim, é simplesmente perfeito na minha opinião! Adoro a história e a narrativa do John, quero ler ''Quem é você Alasca?''
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir