terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cante para eu dormir de Angela Morrison

ISBN: 9788561784133
Edição : 1
Ano: 2011
Número de Paginas : 351
Editora: Lua de Papel
Gênero: Drama
Classificação: (favorito)
Onde Comprar:

Cante para eu dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcende tudo. O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bulling e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando a milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura. 

O livro em uma frase:
Uma história que vai marcar sua alma....

 Fico com medo de fazer essa resenha e não conseguir expressar em palavras tudo que ela passou para mim, mas juro que vou tentar. Existem histórias que tocam a gente de um jeito diferente, especial, que fazem a gente ficar tão fissurado que nos sentimos parte das mesmas, que mesmo depois de ler ainda conseguimos sentir ela em nossas almas. Cante para eu dormir foi esse tipo de história para mim.

Primeiro de tudo tenho que dizer que desde a primeira vez que vi esse livro senti algo diferente em relação ao mesmo, naquela época ele nem havia saído no Brasil e o nome era "Sing me to sleep", porém eu nem imaginava a imensidão de coisas que ele iria fazer eu sentir. Depois de algum tempo (bom tempo) eu consegui trocar o livro pelo skoob e fiquei muito feliz e ao folhear ele levei meu primeiro grande impacto ao ver fotos no final do livro, pois essa história é baseada na história de Matt Quaife, membro do Coro de Jovens do Amabile – que realmente existe (www.amabile.com). Livros/filmes assim mexem demais comigo ainda mais por saber que isso realmente aconteceu com alguém.

Quem nos conta a história é Beth que tem grandes problemas com sua aparência, na escola todas a chamam de "A Fera" e quando ela nasceu a primeira coisa que seu pai disse "Nossa como é feia", imaginem a auto-estima de uma garota assim. O único amigo que ela tem é Scott, seu fiel escudeiro, que sempre é doce e gentil com ela.
 - Por que você não me odeia?
Ele encolhe os ombros.
- Sou masoquista.
Eu rio.
- Obrigada, Príncipe Encantado.
- À suas ordens, Bela
(Scott e Beth – pag 282)

Porém ao oposto de sua aparência Beth tem uma voz deslumbrante o que faz o seu coro "Cantoras da Juventude Bem-Aventurada" ganharam uma chance de participar do concurso na Suiça com sua música "Leve-me para casa", sendo assim Beth recebe uma transformação completa passando de A Fera para A Bela.

E é lá na Suiça que ela encontra Derek, o cantor principal do coro do Amabile (esse coro realmente existe), doce, gentil e misterioso, faz o mundo de Beth virar de cabeça para baixo. Surge então um amor sem igual entre os dois, bem mais do que paixão ou atração mais um encontro de almas regidas por música. Eles vivem um fantástico conto de fadas entre momentos roubados e frases impactantes.

- A que horas você estará livre hoje?
- Tenho umas duas horas depois do almoço.
- São minhas.
(Derek e Beth – pag 143)

Porém a realidade chega dura e taciturna ao voltarem para casa, Derek começa a se afastar lentamente de Beth que não consegue tirar o garoto da cabeça. Enquanto seu amigo Scott parece sempre estar ao seu lado, apoiando ela em todos os momentos complicados. Derek possui um grande segredo que poderá ser a destruição de tudo, basta saber até que ponto o amor poderá os salvar.

- Quando o Derek se destruir, você cairá em si e voltará para mim. – chega mais perto e sussurra: - Só não vá dormir com Ele, tá? Hoje quase o atropelei com minha picape quando vi você descendo da moto.
(Scott para Beth – pag. 218)

O que dizer de uma história tão linda, nem tenho palavras, em Cante para eu dormir, vários temas são abordados como o bullying que Beth enfrenta constantemente, a verdadeia amizade entre ela e Scott, e o amor puro  que nasce entre ela e Derek. Foram vários sentimentos que me atravessaram ao ler as páginas desse livro, tantos que nem sei quais citar, só sei que a partir da metade do livro estava esparramada em lágrimas, pois já presentia o final de tudo o que fez meu coração sofrer. A maneira como Angela descreveu o amor foi realmente linda, e mais que isso como temos que dar importância a cada minuto de nossas vidas, os receber como um grande presente.

Achei linda as partes em que Derek pede para Beth cantar para ele dormir, dai o título do livro, aliás fiquei sabendo que algumas canções do livro realmente existem como "A canção de Beth". E no livro temos vários versos jogados que ficavam me fazendo pensar em como seriam as melodias deles.
- Seu coração. É tudo quero. É a melhor coisa que você pode me dar.
- Você o roubou antes mesmo de nos conhecermos.
- Não quero ser uma ladra. Quero que seja dado por você.
Seus braços me apertam e sua boca toca a minha outra vez.
- É seu, Beth – suas palavras fluem em minha alma e me entrelaçam em um monte de nós. – Você sabe que é seu.
(Derek e Beth – pag 236)

Sobre os personagens eles não poderiam ser mais perfeitos, Beth é a típica garota de 17 anos com problemas de auto-estima, incrivelmente ela não me irritou com suas atitudes pois acho que consegui me colocar no lugar da mesma, e achei mais interessante ainda em ver como ela amadureceu tanto após toda a leitura. Scott parece não existir, ele realmente é um doce, gentil e paciente sempre oferecendo a Beth tudo que ela possa desejar. Derek, parece realmente não existir e muitas vezes me via como Beth pedindo se ele realmente existia, o que mais me chamou atenção em seu personagem foi o modo de ele ver a vida, o que para mim foi lindo demais. Para mim Scott foi o cara real, aquele que realmente existe que nos apoia e nos oferece algo real, enquanto Derek foi o príncipe encantado, aquele que toda garota sonha em conhecer.

- Era uma vez uma fera terrível que conheceu um lindo príncipe. O príncipe viu o sofrimento da fera e deu-lhe um beijo mágico.
- Eu sou a Fera, Beth.
- Shhh. – ponho os dedos sobre sua boca. – O beijo mágico mudou a Fera para sempre. Ela se tornou human. Aprendeu a amar e amou o príncipe com todo o seu coração.
- E ele a amou também.
(Derek e Beth – pag 313)

Sinto me feliz por poder compartilhar meus sentimentos com vocês após acabar esse livro, o final não foi exatamente aquilo que eu esperava mas devo dizer que foi realmente lindo a maneira como a autora descreveu. Foram poucos os livros que conseguiram me fazer chorar e esse com certeza esta na lista. Virou um dos meus favoritos.

SOBRE A AUTORA
Angela Morrison formou-se na Universidade Brigham Young e recebeu o título de Mestre em Escrita para Crianças e Jovens na Vermont College. Vive em Mesa, Arizona.
Homepage: www.angela-morrison.com




SPOILER: Ao final temos uma nota da autora onde ela fala sobre as semelhanças entre Derek (personagem do livro) e Matt (o garoto real em que ela se baseou). Matt fazia parte do coral do Amabile e temos algumas fotos suas ao final do livro. Ele morreu aos 18 anos devido à fibrose cística. A autora deixa um link também para quem gostaria de saber mais sobre essa doença e com certeza isso foi uma das coisas que mais mexeu comigo.

Concluindo é um livro lindo acima de tudo, com uma história triste e reflexiva, um livro que vai tocar seu coração e sua alma. Só um conselho prepare-se com uma caixa de lenços pois com certeza essa história vai te emocionar. Super recomendo.
Raquel Machado

2 comentários:

  1. Raquel, esse é um dos livros mais lindos que eu já li na vida!
    Lembro-me de que comecei a lê-lo num começo de noite e não pude parar enquanto não terminei! Fui dormir tarde pra caramba, aos prantos e soluços.
    E depois disso, não há uma só pessoa a quem eu não recomende a leitura! :D
    Fico feliz em saber que vc tb gostou.

    Beijos grande!

    http://www.oblogdasan.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa Raquel não sabia que esse livro fosse tão bom, já tinha lido algumas resenhas sobre ele mas nenhuma tinha me convencido como você fez. Parabéns vc conseguiu passar em palavras o que sentiu ao ler o mesmo.
    Confesso que essa capa sempre chamou minha atenção, parece um convite!!!
    Enfim parabéns pela leitura e resenha \o/

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir