quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cinekriativa: Faroeste Caboclo

Direção: René Sampaio
Elenco: Ísis Valverde, Alex Sander, Fabrício Boliveira, Felipe Abib, Antonio Calloni, Rodrigo Dorta, Marcos Paulo, Andrade Junior, César Troncoso, Caco Monteiro, Cinara Leal, Flávio Bauraqui, Juliana Lohmann, Leonardo Rosa, Romulo Augusto, Tulio Starling.
Gênero: Drama
Duração: 100 min.
Distribuidora: Europa Filmes
Ano de produção : 2012
Classificação:


O jovem João de Santo Cristo abandona a sua vida pobre no interior da Bahia para tentar a sorte em Brasília. Ajudado pelo amigo Pablo, um primo distante, peruano que vivia na Bolívia, ele se torna aprendiz de arpinteiro, mas também se envolve com o tráfico de drogas.
Um dia, por acaso, ele conhece a bela Maria Lúcia, filha de um senador. Os dois começam a namorar, mas João mergulha cada vez mais numa escalada de crime e violência – até encontrar seu maior inimigo, o playboy e traficante Jeremias, rival nos negócios e no coração de Maria Lúcia.
Uma história de amor, ódio, vingança e violência livremente inspirada na música “Faroeste Caboclo”, de Renato Russo.


O FILME EM UMA FRASE:  Uma trilha sonora que marcou épocas.

Se tem um filme a que eu estava ansiosa para assistir posso colocar esse na lista. Sempre adorei a música de Renato Russo e quando fiquei sabendo queria virar filme certo que queria ir ver. Então eu e meu excelentissimo fomos ao cinema. Não me arrependo achei o filme bom porém com algumas ressalvas.


A história gira em torno de João que saiu da sua vila pobre e foi para Brasilia em busca de uma vida melhor com seu primo Pablo que e metido com droga. Lá ele conhece Maria Lucia e bem ai as coisas começam a ficar interessantes.

Esperava que eles seguissem mais o roteiro da música e eles deixaram algumas partes de fora: como quando ele ganha a passagem para brasilia de um homem e meu excelentíssimo tinha uma dúvida bem relevante: se a Maria Lucia quem sabe fosse filha do cara isso ia achar legal se acontecesse. Enfim algumas coisinhas foram alteradas mas nada que descaracterizase a essência da música. Outra coisa que eu já estava desacostumada do cinema brasileira e das cenas de pornografia as quais achei desnecessária no filme.



Sobre a interpretação dos atores gostei muito adoro a Isis acho ela uma excelente atriz e ela ficou bem no papel de Maria Lucia já o ator que interpretou João não conhecia porém achei interessante também. Gostei das cenas finais e de como tudo acabou apesar de pensar em algo mais faroeste ainda acho que fiou bem realista.

Recomendo o filme a todos que gostam de prestigiar o cinema nacional com certeza vale a pena ver.

CURIOSIDADES

1. Baseado na música "Faroeste Caboclo", de Renato Russo, composta em 1979 e que virou sucesso do grupo Legião Urbana a partir de 1987 com o lançamento do disco Que País é Este. "Faroeste Caboclo" é a segunda canção mais extensa da Legião Urbana, atrás de "Metal Contra As Nuvens".

2. A Copacabana Filmes adquiriu em 2005 os direitos de adaptação para o cinema da música "Faroeste Caboclo".

3. O escritor Paulo Lins, autor do livro que gerou o sucesso Cidade de Deus, prestou consultoria para a dupla de roteiristas de Faroeste Caboclo.



4. Com cerca de 400 comerciais no currículo, o título marca a estreia do publicitário René Sampaio na direção de um longa. Mais conhecida por sua participação nas novelas brasileiras, o filme também marca a e estreia da atriz Isis Valverde no cinema.

5. O filme foi gravado em Brasília e no interior de São Paulo. Na divisa com Goías, foi construída uma cidade cenográfica para reproduzir a Ceilândia dos anos 80.

6. É o último trabalho do ator Marcos Paulo, que faleceu em 11 de novembro de 2012.

Para quem ainda não conhece o trailer:


Raquel Machado
 

6 comentários:

  1. Oi Flor,
    Que bom que gostou do filme mesmo eles tendo mudado alguns pontos. Eu ainda tenho de ver para dar uma opinião. Mas eu gosto dos dois atores principais, acho-os bons. Até me admirei quando você disse que não conheci o tal ator que interpreta o João..beijokas elis.

    ResponderExcluir
  2. Hey
    HAHAHA até hoje não sei cantar a música inteira.
    Mas fiquei interessada no filme.
    Apesar de saber como acaba O.o

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Tô meio devagar com cinema, apesar de gostar muito a tempos ando perdendo vários filmes legal.
    Parabéns pelo bom gosto.

    ResponderExcluir
  4. Queria muito ver este filme, mas o cinema anda meio carinho e acabo sempre adiando hahaha

    A música é ótima, e pelo q tu disse acho que o filme não decepciona muito os fãs de Legião :D

    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tô super curiosa pra ver esse filme.
    Gosto muito da música e quando soube que ia ter o filme fique interessada, porque a música tem toda uma história e tal, e pensei que seguia a letra =/
    Mas de qualquer forma, ainda quero assistir,
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Adorei o post com sua opinião sobre o filme. Eu não tenho vontade nenhuma de ver esse filme UAHSUAHSUA Sério. Não curto a música e talz, então sei lá, não iria gostar do filme, eu sinto. Mas que bom que você gostou.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir