sábado, 13 de abril de 2013

Entrevista com Franciangela Clarindo

Bom Dia leitores,
Como prometido hoje trago para vocês uma super entrevista exclusiva com a autora Franciangela Clarindo autora dos livros: Socorro meu príncipe virou sapo e Entre quatro paredes já resenhados aqui o blog.
Adorei conhecer um pouco mais sobre a autora e espero que vocês também gostem.


Entrevista Leitura Kriativa

1. Quem é Franciangela Clarindo?
Difícil esta porque mudamos tanto, e mudamos pouco. Há coisas que se repetem sempre, se olhamos o que fizemos, como nos comportamos em determinadas situações, vemos que somos sempre do mesmo jeito. Ao mesmo tempo que amadurecemos, aceitamos o que antes não era possível, enfim, mudamos. É um mistério nosso interior. Mas, em geral, sou uma pessoa da paz, que gosta de se envolver com muitas coisas, ama ler e escrever, estar com os filhos e ter um relacionamento íntimo com Deus através da oração.

2. Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?
Sim, ainda criança. Lembro-me de ficar na cama dos meus pais escrevendo, de olhar os livros deles, de observar as figuras, amar as palavras. Foi aí que nasceu este gosto, este prazer por ler e escrever. Sentada no chão da sala, com livros de capa dura, pesados para a criança que eu era, virando as páginas de forma desengonçada, cortando algumas páginas, riscando outras, mas algumas deixando intactas. Amor de muitos anos, amor que nasceu para ficar. A leitura e a escritas são objetos mágicos de sentir, de tocar, de viver.

3. Você acha que a literatura Brasileira esta sofrendo uma mudança atualmente, as pessoas estão prestigiando mais?Acredito que iniciativas de tornar um público leitor fará com que isto aconteça naturalmente.

4. Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente?
Os novos autores estão envolvidos e trabalhando bastante para que sejam lidos. Estou nesta luta com eles.
 
5. Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever suas próprias histórias?

Que não parem! Prossigam escrevendo, e, quando surgir oportunidade, publiquem. Mas não fiquem de braços cruzados esperando. A oportunidade está também na busca.

Sobre o Livro Entre Quatro Paredes
6. De onde surgiu a idéia para Entre Quatro Paredes? E quanto tempo demorou para concluí-la?
A idéia surgiu em um dia, logo depois do acidente, mas já em casa. Estava no quarto sozinha, pensando em como eu estava ali, sem mover minhas pernas, sem poder sair do lugar, então passou um filme em minha cabeça de quando eu andava e mesmo assim sentia-me mal com algumas coisas, ficava esperando algo que não me era agradável, que não saía do canto onde estava para mudar a situação. Então decidi que escreveria um livro que contasse o que vivi, que dissesse que podemos mudar o que quisermos, que não precisamos ficar numa situação incômoda, que podemos sair de onde estamos, enquanto podemos. Há pessoas que não podem! E foram 16 anos para escrevê-lo e 17 para publicá-lo.

7. Como foi processo para a publicação de Entre Quatro Paredes?
Foi mais tranqüilo porque já havia publicado na editora. Mandei o original para o editor, que o aceitou. Deu certo ser o lançamento na data que imaginei e prosseguimos os detalhes de capa e análise do miolo. Foi ótimo! Depois que a primeira publicação acontece, as coisas vão fluindo de forma mais amena.

8. Sendo uma história real qual o impacto que você gostaria de levar as pessoas que a lerem?

De acreditarem mais na vida, em si mesmas.

Sobre Socorro, meu príncipe virou sapo
9. A história sofreu muitas mudanças ao decorrer desse tempo? Você costuma pedir opinião de outras pessoas enquanto esta escrevendo? De quem?
Ela foi escrita de um só fôlego. Não costumo pedir opiniões enquanto estou escrevendo, mas gosto de saber o que pensam as pessoas depois que publico.

10. Como foi a escolha para o título do livro e a escolha da capa?
Fiquei pensando em qual seria e o nome me veio, entre outros. A capa foi sugestão da editora.

11. Você gostaria de deixar algum conselho para as meninas que estão em busca de seu príncipe encantado?
É uma época maravilhosa a desta busca, mas, mesmo que fiquem muito ansiosas, aguardem que ele acaba aparecendo.

Para você:

Escrever é... Algo mágico, essencial.
Livros são... Companhia. Coisa boa de ter perto.
Inspiração Literária... Fazer reflexões.
Um livro: A Bíblia
Um personagem: Pollyana
Um(a) autor(a): Machado de Assis
Quatro Paredes é... Um livro especial, que quis realmente escrever, que conta o que passei, o que senti, o que vivi.
 

Socorro Meu Príncipe virou sapo é... Um livro que fala da busca que as mulheres têm pelo seu príncipe encantado.
 

Um Sonho... Nunca parar de sonhar, pois não ter sonhos é não viver.

Quer deixar um recado para os leitores?
Livros são porta aberta para os sonhos, para a reflexão, para a vida. Leiam sempre! E também incentivem os que lhe são próximos a lerem também, principalmente as crianças, que, tendo este hábito desde cedo, nunca o esquecerão.


Sobre a autora 
Francilangela Clarindo nasceu em Fortaleza. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Ceará - UFC e é apaixonada por Deus, vida e natureza. Professora de Língua Portuguesa e Informática Educativa, lida com crianças, jovens e adultos diariamente. Ama ler e escrever desde sempre e tem uma ligação direta com tudo que é belo, faz feliz e enobrece o espírito. Ama sua família, seus dois lindos e maravilhosos filhos, ler, escrever, participar de grupos de oração, viajar, ouvir música religiosa, filmes, teatro, Air Supply, Jerry Lewis, Charles Chaplin, literatura, artes, computador e Audrey Hepburn. Aspira por ler e escrever sempre e cada vez mais, pois considera essencial à vida como o ar que respira.

Mais informações em:
E-mail: francilangela.clarindo@gmail.com
A fran, eu, elis e nine no encontro aqui da cidade.
Links para compra dos livros
Entre Quatro Paredes
Multifoco  

Cultura  
Travessa

Socorro, Meu Príncipe Virou Sapo

Travessa 
Multifoco

Uma Leve, Apaixonante e Tumultuada História de Amor
Multifoco

Variedades Poéticas
Comprar

 

Obrigada pela entrevista adorei ler seus livros te desejo muito sucesso na sua carreira e muita felicidade em sua vida pois você merece.

Raquel Machado

3 comentários:

  1. Muito legal conhecer essa autora de livros tão interessantes (li o outro post). Não conhecia ela, ótima entrevista, ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Hey
    Adorei a entrevista e conhecer a autora.
    Esse livro 'Socorro, Meu Príncipe Virou Sapo' deve ser no mínimo engraçado

    Desculpa querida pela falta em seu blog, problemas de saúde.. mas aos poucos coloco td em ordem.

    bjunda da Nana
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Ah, adorei a entrevista. Ainda não conhecia a autora, então amei. Nunca tinha visto os livros dela, mas me parecem ser bacanas. Gostei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir