quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CineKriativa: Orgulho e Preconceito

O LEITURA KRIATIVA 
ESTA DE FÉRIAS!!!
Durante o período de 24/12 à 07/01, mas não deixarei vocês sozinhos, pois programei posts super legais inclusive com promoções que vão sair nas segundas e quintas. Então não deixem de acompanhar o blog e deixar seus comentários, assim que voltar eu estarei retribuindo cada um de vocês com certeza e aguardem pois trarei muitas novidades para o ano que se aproxima!



Elenco: Brenda Blethyn , Keira Knightley , Matthew MacFadyen.
Direção: Joe Wright
Gênero: Romance
Classificação:

 
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.


O filme em uma frase:
Um romance histórico...

De tanto ouvir falar em Jane austen coloquei na mimha cabeça que teria que ver uma das obras dessa autora, não ler porque minha fila esta enorme e também não tenho dindin pra gastar com isso, então decide passar na locadora mesmo e alugar um dos maiores sucessos da autora que eu (pasmen) ainda não tinha visto Orgulho e Preconceito. E peço desculpas desde já para quem é fã da autora, mas realmente eu esperava mais.

Orgulho e preconceito é um filme clássico dá para ver isso desde os cenários, figurinos e linguagem dos personagems. Ele se passa  na Inglaterra em 1797 e conta a história das irmãs Bennet especialmente de Elizabeth. A sua família é muito engraçada e realmente tem ótimas cenas de humor no filme todo. A mãe delas só quer saber de arranjar um bom partido para cada uma de suas filhas, mas Elizaberh não liga muito para isso até conhecer o enigmático Sr Darcy que parece ser um tanto o quanto arrogante no início porém com o tempo ela começa a se envolver com ele de uma maneira bem profunda.



O filme foi legal para mim lembrei muito de o Morro dos ventos uivantes talvez por ser tão antigo, eu classificaria como um dos filmes que minha mãe adora assistir. Não sei o que esperava encontrar, mas achei que faltou alguma coisa para o filme ser ótimo.

Temos um romance clássico entre a mocinha que quer ser independente e o galã que faz todas suspirarem, mas só isso não me agradou muito algumas cenas foram para mim em demasiadas demoradas demais (meu excelentíssimo dormiu na metade)e o Darcy realmente não conseguiu me convenver como um bom galã achei que faltou um pouco de química.

As paisagens são lindas e valem a pena porém esperava um pouco mais não sei se lerei ou não alguma obra da autora, ainda estou me decidindo, mas realmente todo o entusiasmo passou depois de conhecer a história, mas como todos sabem os filmes sempre são diferentes dos livros então quem sabe ne?


Eu recomendo para todos que gostam de um clássico romance com algumas cenas engraçadas.
 
CURIOSIDADES

1. Este foi a primeira vez em que o diretor Joe Wright e a atriz Keira Knightley trabalharam juntos. O que voltou a acontecer em Desejo e Reparação (2007) e Anna Karenina (2012).

2. A história se passa em 1797, ano em que a autora Jane Austen lançou a primeira versão de "Orgulho e Preconceito".

3. Logo no início a personagem Elizabeth aparece lendo um livro chamado "First Impressions". Trata-se do título original dado por Jane Austen a "Orgulho e Preconceito", que posteriormente mudou de nome.

4. A atriz Emma Thompson reescreveu o roteiro de Orgulho e Preconceito, apesar de não estar creditada. No final dos créditos há um agradecimento especial à ela.


5. As versões americana e inglesa de Orgulho e Preconceito possuem finais diferentes.

6. Esta é a quarta adaptação do livro de Jane Austen para o cinema. As demais foram Orgulho e Preconceito (1940), Pride and Prejudice (2003) e Noiva e Preconceito (2004).

7. Foi adaptado para o cinema em 1940 e virou minissérie na Inglaterra em 1995

8. A primeira versão para o cinema de Orgulho e Preconceito foi estrelada por Greer Garson e Laurence Olivier, nos papéis de Elizabeth e Darcy.


Para quem não conhece o trailer:


E vocês já assistiram? Querem assistir? Gostam da autora? Sabem se a obra é diferente?
Comentem...estarei retribuindo assim que voltar.  

11 comentários:

  1. É um dos melhores filmes de todos os tempos, é meu favorito =D

    ResponderExcluir
  2. É uma peeena que não tenha gostado, pois Orgulho e Preconceito é um dos meus filmes preferidos, já vi umas 3 vezes. haha

    Realmente, tem que gostar MUITO de Jane Austen ou de filmes históricos. Filmes como Emma, Persuasão e Mansfield Park que também são inspirados nos livros da Jane Austen são mais parados também, mas as histórias são sempre bonitas e diferentes e as coisas fluem naturalmente, isso é o bom da Jane.
    E não acredito que você não gostou do Mr. Darcy, ele é um lindo. <3

    Olha, eu poderia ficar falando de Orgulho e Preconceito o dia todo, mas já falei demais. haha

    Beijos, Mari

    ResponderExcluir
  3. Realmente é questão de gosto, só pode. Ou você sofreu algum dano em uma parte do cérebro hehehe.

    É meu livro preferido, e adoro Keira e várias atrizes do filme. Porém, isso não faz com que eu vá amar o filme. Mas amei. É uma das adaptações que mais gosto.

    Acho tudo perfeito. E corrijo: Lizzie não quer ser independente, ela jamais demonstrou isso. Ela apenas tem algumas opiniões mais modernas para a época e é uma moça inteligente e firme nas suas ideias, não se deixando abalar pelo dinheiro.

    Porém, muito romântica. Não é à toa que se encanta todo por aquele cafajeste.

    (eu curto o Darcy dessa versão, mas certamente ninguém supera Colin FIrth nesse papel, ele nasceu um bom Darcy)

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já li o livro que ameiii muito, mas o filme ainda não vi :(

    ResponderExcluir
  5. Oi flor!
    Uma pena que você não tenha gostado tanto, mas não classifique a obra pelo filme! Apesar de ser uma excelente adaptação, o livro é mais completo.
    Meu favorito dela é Persuasão! E agora fiquei curiosa pela versão britânica por conta do final. O final americano termina um capítulo antes do livro acabar, talvez a britânica vá até o fim!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Eu não vi o filme e nem li o livro, então eu não posso opinar muita coisa, sabe? UAHSAUHSAUS Mas enfim, adorei sua resenha sobre o filme. Vou ter que ver/ler para saber o que eu irei achar. Uh, boas férias para você :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  7. Feliz Ano Novo, saúde e riquezas.
    Luz e paz na alma, amor no coração, sempre.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. OII!! AMEI TUDO NO SEU BLOG!!!!!! OS POSTS, RESENHAS, PROMOÇÕES.... TUDO MESMO!!!!
    O SEU BLOG JÁ ESTÁ ENTRE OS MEUS FAVORITOS E EU JÁ ESTOU TE SEGUINDO.
    VC PODERIA DAR UMA OLHADINHA NO MEU E ME SEGUIR TAMBÉM? MUITO OBRIGADA!!
    http://mywonderfulbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa,Raquel adorei o post!
    Nossa essa resenha ficou incrível,sou suspeita porque aprecio os livros de Jane Austen,assisti os filmes relacionados à seus livros.
    Orgulho & Preconceito um dos meus prediletos,da Jane.
    Adorei as curiosidades e o trailer do filme.
    E sinceramente naquela época era difícil e trazia muito sofrimento se apaixonar e Jane viveu esse sentimento (infelizmente, mas o interessante é que em seus filmes ela sempre dá um final feliz para a protagonista viver seu amor,ela viveu através de suas personagens que eram livres para amar.
    Jane na vida real não foi feliz no amor(infelizmente) mas ela projetou todo o amor que ela desejaria ter vivido para suas protagonistas,e através delas foi muito,muito feliz com certeza.No Século XVIII,as convenções da sociedade eram conservadoras,as mulheres deveriam viver conforme essas regras: ser educada para fazer um bom casamento.
    Jane era diferente,seu pai tinha uma ampla biblioteca e sua família era de leitores de romances,e incentivavam seu amor pela escrita,e esse amor colocou seus romances entre os clássicos e ela.

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel ^^

    Sempre eu falo que irei ler os livros da Austen e acabo não lendo, tenho vontade de ler Orgulho e preconceito e persuasão inicialmente. Eu vi esse filme pela metade, só do meio para o fim, eu gostei e quero ver todo..Não é um filme com grandes acontecimentos, mas enfim..Eu gosto da Keira e isso só me faz querer ver ainda mais..Mesmo não sendo uma adaptação da Austen, eu já vi Desejo e Reparação, que é um filme bonito e triste..vi vc comentando sobre ele, do diretor trabalhar com a Keira..

    Beijos :D

    ResponderExcluir