terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Ladrão de Raios de Rick Riordan


ISBN: 9788598078397
Número de Páginas : 400
Edição: 1
Editora: Intrinseca
Ano: 2008
Assunto: Literatura Juvenil
Classificação:

Onde Comprar:
:: Submarino
:: Saraiva






Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

O livro em uma frase:
Uma fantástica aventura mitológica.

Mês passado tomei uma decisão importante: finalmente ler alguns livros que eu tenho emprestado há um bom tempo. Acabei por só ler livros de parceria e os que eu tinha pedido emprestado já estavam fazendo aniversário aqui em casa, então dei um stop nas parcerias e decidi ler pelo menos uns 3 livros emprestados para conseguir devolver a seus respectivos donos.

O primeiro livro emprestado que fazia um bom tempo que estava aqui em casa e da série Percy Jackson e os Olimpianos é O ladrão de raios que meu exceletíssimo namorado me emprestou. Assistimos o filme e ficamos bem curiosos em relação aos livros ai ele acabou conseguindo comprar a coleção inteira  e inclusive já leu ela só que eu fiquei pra trás...ehehe. Estava mais do que na hora de eu conhecer essa história visto que sou fascinada por mitologia. Já que temos várias resenhas do livro do Percy pela internet tentarei me focar mais em questões do que o livro conseguiu me passar e suas características.

O Ladrão de Raios é o primeiro livro da serie do percy jackson que tem como enfoque a mitologia grega. Devo aqui ressaltar todo o trabalho que o autor Rick Riordan teve nas suas pesquisas, pois o livro nos remete a vários mostros e deuses mitológicos o que me chamou muita atenção. A escrita de Rick também me envolveu facilmente tornando a leitura rápida e prazerosa. E isso pude sentir já na primeira página do livro onde o protagonista fala diretamente conosco, leitores, achei isso muito interessante e me agradou muito. O livro é narrado todo na visão de Percy o que nos torna mais próximos aos acontecimentos e os pensamentos do personagem.

A maneira que os fatos históricos são introduzidos na história também é bem interessante e nada monótona ou chata de ler visto que isso se não for bem escritdo pode deixar  a desejar e se tornar cansativo, mas o rick conseguiu fazer isso de uma maneira leve e que no final já nos vemos envolvidos e sabendo de toda a história.

O primeiro livro é uma introdução a vida de Percy que é um meio sangue filho de um deus com uma humana. O menino sente que existe algo de errado ao seu redor. Por alguns fatores externos ele acaba tendo que parar no acampamento meio sangue onde todos os semi deuses estão e são treinados. Junto com Groover, seu protetor que é um sátiro muito engraçado e Anabeth uma menina que e filha de Atena e cheia de ideias, percy tenta se encaixar neste novo mundo. O que ele não imaginava é que mesmo lá ele seria especial, pois ele é um filho de um dos deuses maiores Poseidon. Os poderes dele tem relação com a  água e são muito legais, por isso estou bem louca para ver como serão os próximos volumes.

Quando olhei para cima o sinal já estava desaparecendo, mas ainda pude distinguir o holograma de luz verde, girando e cintilando. Uma lança de três pontas: um tridente. 
Seu pai_murmurou Anabeth_Isso realmene não é bom. 
Esta determinado. anunciou Quiron. 
Por toda a minha volta, os campistas começaram a se ajoelhar até mesmo o chalé de Ares, embora não parecessem muitos felizes com isso. 
_Meu pai? perguntei completamente perplexo. 
_Poseidon_disse Quiron. Senhor dos terremotos. Portador das tempestades. Pai dos cavalos. Salve Perceu Jackson, filho do Deus do Mar. 
pág 134

Este livro todo tem foco em um grande problema um instrumento muito valioso foi roubado do Olimpo e todos acham que foi Percy que o robou. O instrumento foi o todo poderoso raio de Zeus e se ele não for devolvido até o solstício a Terra irá pagar, pois a guerra entre os deuses irá ser declarada. Afim de evitar isso Percy sai em uma missão para recuperar o raio poderoso e devolver ao seu dono antes que seja tarde demais. Porém sua jornada e longa e cheia de monstros mitológicos (adoreiii) e ele vai ter que provar por a + b que é filho de um Deus. 
Gabe voltou para mim e falou na voz rouca do oráculo: 
_Você irá para o oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou o desleal. 
O cara da direita ergueu os olhos e disse com a mesma voz: 
_Você irá encontrar o que foi roubado e o verá devolvido em segurança. 
O da esquerda colocou as três fichas na mesa e depois disse: 
_Você será traído por aquele que o chama de amigo. 
Por fim o Eddie, o zelador do nosso edifício proferiu a pior setença de todas: 
_E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa. 
pág 149

Uma última comparação que devo fazer é que eu tinha muito medo de ler o livro, pois vi o filme antes e sabe como é. Fiquei com medo de me prender e não conseguir imaginar as coisas na minha cabeça sem fazer comparações, estava errada...o livro é bem diferente e posso dizer com todas as letras muito melhorrr que o filme. Enfim se você viu o filme antes não tenha medo de ler o livro, pois ele é bem diferente  e vale muito a pena!

O final do livro digo uauuu me deixou ansiosa pelo próximo, pois tudo gira em torno de algo muitooo maior que se possa imagiar e que não vou dar Spoiler por aqui mas devo dizer que Rick me conquistou e não vejo a hora de conseguir um tempinho para ler os próximos livros e viver mais aventuras com Percy. Super recomendado.

SOBRE OS PERSONAGENS
Gostei muito do Percy talvez pelo jeito da escrita consegui me sentir bem próxima ao personagem. Imaginei ele com uns 12 anos mesmo, assim ele já se mostra muito corajoso e determinado e estou curiosa para saber mais sobre ele nos próximos livros. Anabeth me pareceu um pouco metida a sabichona demais, enfim não fui lá muito com a cara dela mas...quanto a Groover ele me chamou atenção e consegui imaginar ele bem diferente do filme...

PONTOS POSITIVOS
Toda a mitologia que o livro traz consigo achei tudo muito interessante e bem descirto realmente me senti lutando ao lado de Percy e não vejo a hora de conhecer mais sobre esse mundo. A escrita do autor me agradou muito também.

PONTOS NEGATIVOS
O livro recebeu 5 estrelas então para mim não houve nada de relevante a se considerar ponto negativo.

SOBRE O AUTOR

Richard Russell “Rick” Riordan, Jr., mais conhecido como Rick Riordan nasceu em Santo Antônio, Texas no dia 5 de Junho de 1964. Frequentou Alamo Heights High School, em Santo Antonio. Trabalhou como editor do jornal da escola e ganhou o terceiro lugar no estado para a UIL de escrita. Também teve problemas por publicar um jornal clandestino que zombava da escola. Começou a faculdade na North Texas State (porque achava que queria ser um guitarrista, e eles tinham o melhor programa de música), mas, em seguida, foi transferido para a Universidade do Texas em Austin. Tem certificado para ensinar Inglês e História da UT Santo Antonio. Gosta de ler, nadar, tocar guitarra, e viajar com  sua família. Também joga videogame com seus filhos (World of Warcraft ou jogos no Wii).

Raquel Machado
Série Percy Jackson e os Olimpianos:
1.O Ladrão de Raios
2. O Mar de Monstros
3. A Maldição do Titã
4. A Batalha do Labirinto
5. O Último Olimpiano
6. O Arquivo do Semideus
7. Diários do semideus

Mais em:
http://percyjacksonbr.com/rick-riordan/

Eu recomendo para todos os fãs de séries mitológicas que possuem muita ação e aventura.

5 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Raquel! Muito em breve pretendo ler Percy Jackson. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Tenho quase todos os livros da série, faltando apenas o primeiro, e não tenho o que dizer além de perfeita. Essa série é maravilhosa, e se você gostou do primeiro, espera pelos próximos, li um atrás do outro porque sempre ficava naquela angustia pelo que estava por vir rsrsrs.
    Ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  3. Aleluia, até q enfim postou essa resenha hehehe tava curioso pra saber o q tu tinha achado do livro...eu curti pra caramba, a leitura deles é tão boa, q passa rápido demais até hehe

    quando quiser querida, os outros estão a disposição!

    bjus!!!

    ResponderExcluir
  4. Já li todos os livros da série, e simplesmente amei.
    Li em ebook, com uma péssima tradução, mas esse detalhe não estragou a história.
    Quero comprar os livros, mas ainda espero por uma boa promoção.

    O legal, é que a história do Percy e de seus amigos, não acabam com esta série.

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    ai ai, eu nÃo consigo ter vontade de ler PJ? :/ Meu namorado tbm já leu, é suuuper viciado na série, mas nada nesse mundo me convence de que eu vou me apaixonar! rs. Aí, tendo tantos livros bons aqui pra ler, deixo o que acho que não vou curtir tanto meio de lado :(. Tenho mais vontade de ler a outra séria, a do Herói Perdido, rs.

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir