terça-feira, 24 de abril de 2012

Estilhaça-me de Tahereh Mafi

Autor: Tahereh Mafi 
ISBN: 9788563219909 
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012 
Edição:
Número de páginas: 304 
Assuntos: Romance/Fantasia

Classificação:

Onde Comprar: 




Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo. Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.


O livro em uma frase: 
Uma história fantástica, mágica e emocionante. 


 Estilhaça-me é um dos lançamentos mais aguardados da queridíssima editora Novo Conceito e não é por menos o livro já abalou por fora do país e sua história promete grandes surpresas e uma aventura sobrenatural de tirar o fôlego. Quando a editora anunciou que ia lançar o livro e vendo várias pessoas comentarem, meu interesse nele aumentou proporcinalmente, mas o que me chamou mais atenção ainda foi quando recebi o lindo kit em casa e olhei para aquela capa linda (gente é lindaa demais) com todos aqueles brilhos e palavras grifadas foi como um imã e tive que parar tudo que estava lendo para começar a ler ele. Não me arrependo nada, pois devorei o livro em poucas horas. 

Estilhaça-me conta a história de um futuro não tão distante, onde a humanidade é controlada por um grupo de pessoas chamado Reestabelecimento, eles controlam a água, comida e tudo que é utilizada pelos humanos, pois os elementos naturais estão escassos e se não racionarmos iremos acabar morrendo. 

_O Reestabelecimento esforça-se para manter seu domínio sobre o povo, Adam diz. Ele diz que O Reestabelecimento se esforça na guerra contra os rebeldes que não se sujeitam a este novo regime. O reestabelecimento esforça-se para firmar-se como uma nova forma de governo em todas as sociedades internacionais. 
pág. 32

No meio dessa sociedade encontramos Juliette uma menina frágil e doce a princípio que esta trancafiada em um manicômio há algum tempo. Sozinha e sem companhia Juliette esqueceu de como é o mundo, de como se relacionar com as pessoas e sua única companhia é um caderno e uma caneta onde ela anota seus pensamentos. O único consolo de Juliette é um sonho no qual ela vê um pássaro voar livremente pelos céus sempre ao se lembrar dele a moça sente um bem estar e acredita que um dia ela ainda vai encontrar ele e os dois poderão voar livres. 

O que Juliette não esperava e que seus dias de monotonia estão contados, pois um belo dia ela acorda é se depara com um novo companheiro de cela...e para o pior de seus pesadelos...ele é um menino...que parece não gostar da moça a princípio, o que a deixa ao mesmo tempo triste e feliz, afinal é melhor que Juliette não tenha relações com ninguém, pois ela pode ser fatal... 

_Desculpa por ser tão imbecil_murmura ele para a parede. 
Ele não me toca e eu estou desapontada feliz por ele não me tocar. Queria que ele tivesse ele não deveria. Ninguém jamais deve me tocar. 
_Sou Adam.fala ele lentamente. 
Ele se afasta de mim até clarear o quarto. Ele usa uma mão para empurrar a armação da minha cama de volta para o meu lado. 
_Adam. Um bonito nome. O companheiro de cela tem um bonito nome. 
pág. 19

Porém ao mesmo tempo em que Juliette quer que Adam fique longe, ela o quer por perto, pois sabe que o conhece de algum lugar...ele porém não faz menção nenhuma de se lembrar dela e quanto mais os dias passam e eles conversam Juliette tem certeza de que já o viu...porém quando ela se lembra de onde o conhece vai preferir não ter lembrado. 

Tentei a todo custo parar de pensar nele. Tentei a todo custo esquecer seu rosto. Tentei a todo custo tirar da cabeça aqueles olhos azuis azuis azuis mas eu o conheço eu o conhecço eu o conheço já faz três anos desde a última vez que o vi. Nunca poderia esquecer Adam. Mas ele já se esqueceu de mim. 
pág. 40

Quando comecei a ler pensei putzzz a louca vai ficar o tempo todo trancada no manicomio com esse cara viajando na maionese. Ai já fiquei meio com o pé atrás...tipo ledo engano o meu...ainda cedo acontece uma reviravolta na história que mudaria o destino de todos. Eles são levados do manicomio para uma casa onde conhecem o Warner uma pessoa fria e calculista que lhes dá a liberdade, mas em troca do que??? 

Minha respiração é tão pesado que meu corpo esta tremendo. 
_Você me quer para que eu torture as pessoas para você. 
Seu rosto se abre um sorriso brilhante. 
_Seria maravilhoso. 
pág. 51

Juliette guarda um grande segredo, um dom ou uma maldição ela ainda não decidiu. Ao encostar nas pessoas elas morrem e isso pode ser uma arma muito poderosa no meio de uma guerra (meu excelentíssimo lembrou-se aqui da personagem Vampira dos X-men que sugava o poder de outros mutantes ao encostar neles), enfim Juliette tem este poder e o Warner pede que ela lhe ajude em troca de sua liberdade e de luxos que ela nunca poderia ter sonhado. 

_Sinto-me viva. Queria que isso me machucasse. Queria que isso me mutilasse. Queria que isso me anulasse. Queria odiar a potente força que me envolve o esqueleto. Mas não. Minha pele esta pulsando com a vida de alguém e eu não odeio isso. Odeio a mim mesma por desfrutar disso. 
pág. 75

Adam ao qual Juliette se lembra também vai para casa com ela só que ao invés de ser aprisionado como ela, ela o vê a serviço de Warner. Ele é um soldado do Reestabelecimento, que estava a espionando somente (será????), isso faz com que o coração da moça se encha de uma tristeza profunda. Porém nem tudo parece estar perdido, pois Adam parece poder lhe porporcionar algo que nunca ninguém lhe proporcionou. 

E aqui devo dizer o quanto fiquei feliz, pois fiquei pensando que seria algo tipo os Imortais de Alison Noel onde um não pode tocar no outro, isso realmente não me agrada. Graças aos deuses a autora conseguiu dar uma manobrada no meio disso que me fez muito feliz... 

Mas suas mãos tornaram-se braços em volta da minha cintura seus lábios tornam-se um rosto pressionado ao meu rosto e seu corpo é vigoroso contra o meu, sua pele me tocando me tocando me tocando e ele não esta gritando, ele não esta morrendo, ele não esta fugindo de mim e eu estou chorando sufocando estou tremendo estremecendo estilhaçando-me em lágrimas e ele esta me segurando de um modo que ninguém nunca me segurou. 
pág. 107

Mas será que Adam gosta realmente de Juliette, quer ajudá-la ou somente usá-la??? 
E mais será que somente Adam pode tocá-la??? 

Juliette se vê perdida em meio a várias perguntas sem nenhuma resposta. Com um poder destes ao seu alcance sem saber direito como usá-lo ou porque usá-lo ou se deseja usá-lo. 

Quem ajudar?? 
Ser boazinha ou malvada??? 
Ser um monstro ou uma Deusa? 

Esse e outros dilemas nós encontramos em Estilhaça-me o primeiro livro de uma trilogia que com certeza vai dar o que falar e o que posso dizer: Ao terminar o livro só pensei em uma coisa, quando vai ser lançado o próximo, pois preciso ler!!! 


Sobre os Personagens... 
Os personagens foram construídos de uma maneira instigante e podemos perceber o amadurecimento de cada um deles durante a trama o que me deixou bastante satisfeita. Juliette começa como uma mocinha frágil e doce, se mostrando fora de um mundo e seu amadurecimento tanto quanto suas decisões como quanto pessoa nos leva a um final avassalador que faz a gente ficar com água na boca para ler o próximo livro. 

Pontos Positivos 
A capa lindíssima e o capricho da mesma cheia dos brilhos achei muito interessante. Achei uma idéia interessante também as palavras grifadas que nos dão uma idéia de indecisão mesmo que é o que é para ser na maior parte do livro. O enredo da história que apesar de ser uma história sobrenatural traz uma questão super interessante sobre como estamos utilizando os recursos naturais o que eu acho super interessante. 

Pontos Negativos 
A maneira de escrita da autora realmente me incomodou muito. Muitas palavras ficaram repetidas no texto como "Ele fez isso Ele fez aquilo Ele desejava" além de outras palavras mesmo como vocês podem ver nas quotes que eu coloquei acima. Isso me incomodou e levantamos duas teorias a minha é que a protagonista é meio gaga por ficar repetindo tanto as palavras e a outra e que lá onde ela mora eles devem falar assim...huahuaha...Bem enfim falando sério talvez isso seja uma maneira de ela destacar algumas partes do texto mas isso não rolou comigo fiquei meio chateada, também pode ter sido ocasionado por ela estar meio "fora da casinha" no início do livro e ela tentou passar essa idéia de loucura mas isso me incomodou bastante. 
Além disso em algumas páginas temos alguns errinhos de diagramação onde tem um parágrafo e ele esta dividido em várias frases como se ele tivesse sido meio mal formatado. 

Sobre a Autora 
Tahereh Mafi é uma garota. Ela nasceu em uma cidade pequena em Connecticut e atualmente mora no Condado de Orange, California, onde o clima é um pouco perfeito demais para seu gosto(putz...olha isso). Quando não consegue achar um livro, ela é vista lendo embalagens de cupons e receitas de amigas. Estilhaça-me é seu primeiro romance. Você pode vistar www.taherehmafi.com ou segui-la no twitter @TaherehMafi 

O livro faz parte de uma trilogia: 
Livro 1 - Estilhaça-me (Shatter me). 
Livro 2 - Unravel me - Previsto para ser publicado em fevereiro de 2013. 
Livro 3 - Sem nome definido - previsto para final de 2013. 

  
Abaixo o trailer do livro para quem ficou curioso vale a pena dar uma conferida!


Raquel Machado
Eu recomendo para todos que curtem uma história sobrenatural com pitadas de romance e aventura.  

E não percam logo logo sai promoção do kit lindo que a novo conceito lançou deste livro. Obrigado pela oportunidade de lê-lo. Enquanto isso não deixe de participar das promoções que estão rolando no blog.


PROMOÇÕES DO BLOG
Para participar das promoções basta clicar na imagem e seguir as regrinhas.Boa Sorte!


22 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Raquel! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. OI Raquel! Obrigada pela visita, e já estou te seguindo! Esses dias ainda estava vendo tuas caixas de correio rsrs adorei! Tenho que gravar alguma coisa... OLha, tô lendo Estilhaça-me, mas as coisas nadam tão corridas que não consegui terminá-lo ainda! Beijos e adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!
    Eu amei esse livro, nem mesmo a narrativa super diferente me incomodou! Estou doida pela continuação, uma pena que vai demorar tanto!
    Amei a resenha e os quotes que você escolheu *-*

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!
    Adorei sua resenha! Olha eu tô louca pra ler esse livro mas não estou podendo comprar no momento, preciso diminuir a pilha dos que eu já tenho..rsrs

    Mas tô com tanta vontade que vou pular alguns livros e ainda tô com a luxuria da capa..rsrs

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    estou passando por aqui pela primeira vez e já te seguindo. Seu post foi o mais completo que vi sobre o livro e achei muito bom, ainda não li ele, mas do inicio do mês não passa.
    Ri muito lendo que a autora quando não lê livros, lê embalagens e receitas kkkkkkkk
    bjoss

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel! =)
    Também gostei muito do livro, os personagens foram bem desenvolvidos e a trama de modo geral (apesar de algumas similaridades com outras histórias aqui e ali) me agradou bastante.
    Agora ao contrário de você, eu amei o estilo de narração criativa que a Mafi utilizou nesse livro. Foi diferente de tudo que eu já li, e gostei da experiência. As repetições não me incomodaram, e para mim elas serviram mais para enfatizar alguma pensamento específico que passava na cabeça da Juliette do que para refletir uma possível loucura.
    Beijos, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel!!
    Eu adorei esse livro e essa repetição não me incomodou.
    Estou ansiosa pelo segundo livro e para saber mais sobre os poderes de Juliette e dos outros.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito do livro e pra mim a repetição de palavras foi um super ponto positivo. Mostrou como a personagem pensa, sabe? O fato dela estar em um manicômio sozinha há tanto tempo afetou e muito a mente dela. E isso foi mostrada com uma sábia habilidade da autora.
    Até agora, foi um dos livros que mais me surpreendeu esse ano. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel!
    Ainda não li o livro, mas isso, da repetição de palavras, foi um ponto que muitos outros blogueiros enfatizaram, e o outro foras as palavras tachadas, que confundiram muita gente.
    Vou ler meu exemplar e ver o que acho.
    Beijos.
    PS: Flor, muito obrigada pela cartinha! Te citei no blog. ;) Adorei tudo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel ^^

    Antes mesmo de ser lançado aqui eu já era doida pra ler,mas como não leio um livro em inglês tive que esperar.Fiquei super super feliz quando soube que seria lançado pela NC.Estou lendo agora, são tantas as emoções, Warner, Adam..quando comecei pensei na Vampira de X-men também..Eu gosto das frases riscadas, é como você disse dá ideia de indecisão ou de não poder, não aceitar pra si mesma.Estou no início pois tive que parar, agora retomei.Eu já vi alguns erros mesmo, nada que venha atrapalhar..E o kit, um arraso..

    Chegaram os marcadores..Brigadão sua linda muito atencioso da sua parte, obrigada mesmo!

    Beijão! :D

    ResponderExcluir
  11. Adoro tuas resenhas.
    É sempre aqui no Leitura Kriativa que faço 'aquela pausa para um cafezinho.
    Um abraço de Luz e Paz daqui do interior de SP>

    Simone < Sissi

    ResponderExcluir
  12. Oiii Raqueeeeel !
    Ai caramba, eu to com esse kit aqui também né! Tive o mesmo ataque que você, só não consegui ainda parar tudo pra lê-lo, mas acho que em breve vou ter que fazer isso, já que toda hora que vejo aquela capa linda meu estômago cria borboletas, aisuehasiuehaisuhe *0* Agora com sua resenha então, vish, menina você tem o dom de querer me fazer ler os livros mais rápido ainda, KKKKKK' Tô muito ansiosa pra ler Estilhaça-me logo! 8)*

    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Todo mundo falando bem desse livro. Parece ser muito bom pelos pontos que abordou.

    Quero ler com certeza.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  14. Uau! Arrebentou na resenha, Raquel. Excelente, completa, instigante. Adorei os trechos que selecionou. Se eu já estava curiosa, agora PRECISO deste livro.
    Tenho lido muitas resenhas positivas. E estou também muito curiosa para conhecer a escrita da Tahereh.

    Beijocas,

    Lu
    @LuPiras80
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Estou morrendo para ler Estilhaça-me. Adorei as citações que escolheu, mas concordo que há algumas repetições.
    Nada que atrapalhe, é claro na história, afinal a ideia da autora é genial.
    Com certeza vai para minha wishlist. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  16. Todas as vezes que leio resenhas sobre esse livro mas tenho vontade de le-lo.
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Preciso desse livro! A história de Juliette parece fantástica, e eu adoro livros assim!
    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  18. Raquel, gostei muito da sua resenha e digo mais! Já li várias resenhas sobre o livro e já estava morta de vontade de ler até ler a sua e morrer de vez xD O livro está sendo super comentado, não só pela capa diva como pela história de tirar o fôlego. Não vou mentir que a linguagem do texto não possa me incomodar mas a história compensa, né? Quero conhecer o Adam *-*

    ResponderExcluir
  19. Raquel!!!

    Parabéns pela resenha estou louca pra ler este livro!

    ResponderExcluir
  20. O livro parece muito interessante e estou louca para ganha-lo e poder desfrutar da leitura.

    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha ficou fantástica!
    Já havia lido outras resenhas e comentários bem positivos desse livro e agora depois de ler a sua resenha, preciso urgentemente ler esse livro pois gosto de uma história sobrenatural com pitadas de romance e aventura.

    ResponderExcluir
  22. Olá Raquel, adorei a resenha, me deixou ainda mais curiosa. Já faz um bom tempo que estou querendo ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de adquiri-lo. Achei a estória bem interessante, meio X-Men e tal, o que eu amo muito. Confesso que estou tão ansiosa que estou com medo do livro me decepcionar :/ espero muito que isso não aconteça, pois já li algumas resenhas meio negativas sobre ele. Bom, só vou poder dar minha opinião mais detalhadamente assim que ler o livro, o mais breve possível, assim espero.

    Abraços.

    ResponderExcluir