quinta-feira, 29 de março de 2012

Jogos Vorazes

Direção: Gary Ross
Gênero: Ficção Científica
Duração: 142 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Ano: 2012
Classificação:  
 
Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.


O filme em uma frase:
Uma aventura de tirar o folego...

Então como prometi trago hoje minhas impressões sobre o filme Jogos Vorazes o qual eu já fiz a resenha do livro que você pode conferir aqui. Então vou começar dizendo que este era um dos filmes que eu estava esperando ansiosamente para estrear este ano, depois que li o livro e ameiii vocês podem perceber pela resenha fiquei alucinada para ver a história nas telonas e com um grande receio que eles não conseguissem alcançar minhas expectativas. Devo dizer que gostei do filme mas AMEI o livro...


A história se passa no futuro onde temos uma grande Capital que manda em doze distritos. E é no distrito 12 que começa nossa história com a protagonista Katniss Everdeen, gostei de como eles fizeram o distrito retratando a pobreza e miséria acho que foi bem fiel ao livro e era como eu havia imaginado. 

Enfim estamos no dia da colheita onde cada distrito deve enviar um menino e uma menina de 12 a 18 anos para os jogos vorazes, um programa de TV que a capital passa para os distritos onde os jovens devem lutar para sobreviver. Essa parte da colheita e do sorteio me lembrou muito a época dos nazistas nos campos de concentração, não sei porque. Enfim Effie irá sortear um menino e uma menina e pausa aqui...adoreiii a maquiagem e o figurino da personagem achei tudo de lindo, me lembrou muito o teatro e aqueles personagens bem extravagantes, a atriz porém deixou um pouco a desejar na minha opinião imaginava ela mais espalhafatosa e "perua". O que acontece todo mundo deve saber a irmã de Katniss é sorteada e para ela não ver sua irmã indo para matança Katniss se oferece como tributo do seu distrito.


Junto com ela Peeta é sorteado e os dois vão para Capital aprender com Haymitch as técnicas de sobrevivência. Duas ressaltas aqui na minha cabeça Haymitch era mais velho e mais barrigudo...rsrs...Segundo adorei o jeito que eles fizeram a Capital e o pessoal que mora lá. Com roupas espalhafatosas e um jeito maluco, acho que ficou muito boa essa parte.

Bem lá na Capital além de treinar para sobreviver eles vão ter que conquistar a simpatia dos patrocinadores e temos então a tal entrevista da Katniss e aqui devo dizer que ameiii aquele vestido dela...gente babeiii..rsrs...so assistindo para ver...(será que encontro um igual para comprar???)

 

Bom o papo bom logo acaba e eles são enviados para floresta onde tem que sobreviver e aqui devo dizer que esperava um pouco mais....Um pouco mais de ação talvez. Devo ressaltar também que algumas partes ficaram meio perdidas no meio do filme que para quem não leu o livro podem passar despercebidas e parecerem até mesmo confusas. talvez pelo pouco tempo que eles tinham para gravar foi necessário fazer assim, mas acho que algumas coisas poderiam ser melhor explicadas.


Outra coisa que eu não achei muito legal também foi o jeito que eles utilizaram a tecnologia para comandar os jogos. Achei muitooo forçado. As cenas de ação me agradaram porém esperava mais ferimentos e machucados (malvada eu.)

Agora devo ressaltar um ponto super positivo para o filme, eles conseguiram deixar a essencia da história muito bem explicada...bem demais...porque tudo diz respeito não aos jogos, nem a Katniss, mas sim em uma sociedade que manda e desmanda em todos e que faz de tudo para ter seus desejos atendidos custe o que custar. Adorei isso, acho que ficou muito realista e bem feito.

Então concluindo gostei do filme sim, acho que eles conseguiram alcançar o objetivo final. Algumas partes poderiam ser melhoradas como eu ressaltei mas recomendo a história sim. Se você gosta de um filme de ação e aventura com certeza vai se apaixonar pela história. Agora se você assistiu o filme e gostou é obrigatória a leitura do livro porque com certeza você não vai se arrepender.

Sobre os Personagens...

Jennifer Lawrence (Katniss Everdeen)
Katniss é uma valente adolescente de 16 anos que vive no Distrito 12 em Panem. Ela se oferece para participar dos Jogos Vorazes, reality show mortal, no lugar de sua irmã Primrose. Seu pai morreu em um acidente durante o trabalho numa mina de carvão quando ela tinha 11 anos e desde então ela se tornou a única provedora de sua família. A garota passa boa parte do seu tempo caçando ilegalmente com seu amigo Gale e fazendo comércio com o que caça.
Jennifer Lawrence: “X-Men: Primeira Classe”, “Inverno da Alma”, “Vidas Que Se Cruzam”.
Minha opinião: Boa atuação da atriz acho que ela conseguiu passar bem direitinho a Katniss do livro, com suas ações e seu jeito de atuar. Só achei que ela poderia ter se ferido um pouco mais no filme...huahua...já que nossa protagonista tem vários acidentes no livro.

Liam Hemsworth (Gale Hawthorne)
Gale é o melhor amigo de Katniss. Caçam juntos além dos limites do Distrito 12 e assim como Katniss também é o provedor de sua família. Ele deixa claro que tem ódio profundo pela Capital, o poder central de Panem. Antes da Colheita, que seleciona os tributos para os jogos, Gale propõe para a amiga que fujam e escapem do controle da Capital e do horror dos Jogos Vorazes.
Liam Hemsworth: “Os Mercenários 2”, “Presságio”, “A Última Música”.
Minha Opinião: Gostei da atuação do ator e do ator(lindooo..rsrs), porém como no primeiro livro esse personagem não aparece muito no filme não temos muito o ar de sua graça também. Porém espero vê-lo nos outros filmes porque para mim parece que ele vai abalar.

Josh Hutcherson (Peeta Mellark)
Peeta Mellark é o filho do padeiro do Distrito 12. Ele pertence a uma das famílias mais ricas do distrito. Alguns anos antes Peeta ajudou Katniss cedendo a ela um pedaço de pão que deixou queimar, ajudando-a a alimentar sua família. Após seu nome ser escolhido na Colheita ele acompanha Katniss para a Capital, como um de seus concorrentes nos Jogos Vorazes. Peeta tem a mesma idade que Katniss, 16 anos.
Josh Hutcherson: “Minhas Mães e Meu Pai”, “Viagem ao Centro da Terra – O Filme”, “Efeito da Fúria”, “O Expresso Polar”.
Minha Opinião: Eu imaginava o Peeta um pouco diferente não que o ator não tenha feito direito mas e que na minha cabeça era diferente. E no filme ele realmente parece um pamonha...huahuaa...palavras do meu excelentíssimo namorado.

Elizabeth Banks (Effie Trinket)
Effie faz a Colheita e depois escolta os tributos do Distrito 12 para a Capital para o início dos Jogos Vorazes, com entrevistas e treinamentos. Ela é fashion e gosta de usar perucas extravagentes. Inicialmente ela detesta seu trabalho, fazendo o seu melhor para ser transferida para outro ditrito, mais rico. Mas com o passar do tempo Effie se apega aos tributos do Distrito 12.
Elizabeth Banks: “ O Mistério das Duas Irmãs”, “Três Vezes Amor”, “Homem Aranha 3”, “O Virgem de 40 anos”.
Minha Opinião: Como falei anteriormente achei muito lindo o figurino e maquiagem da atriz porém sua atuação podia ter sido um pouquinho melhor eu acho....eu esperava uma mulher mais "perua".

Willow Shields (Primrose Everdeen)
Primrose, conhecida como 'Prim' é a irmã mais nova de 12 anos de Katniss. Ela a considera a única pessoa que ela tem certeza que ama e faria qualquer coisa para proteger. Quando Prim é escolhida como tributo nos Jogos Vorazes, Katniss se voluntaria para assumir seu lugar.
Minha Opinião: Não conhecia essa atriz ainda mas ela foi bem na minha opinião apesar de não ter uma grande participação durante o filme ela com certeza é uma das chaves para tudo acontecer.

Retirado de: http://www.cinepop.com.br/noticias2/jogosvorazes_125.htm

E para quem ainda não conhece segue o trailer do filme:

9 comentários:

  1. O Raquel,
    todo mundo fala que imaginava o Haymitch era mais velho e mais barrigudo. Quando e li o livro, o imaginava com o Hugh Laurie, o famoso doutor House, não sei porquê, mas era assim.
    Quanto a tecnologia, o que passa é que eles tinha pouco dinheiro para isso, mas com tudo que ganharam nesse 1º filme, o segundo tem que melhorar.
    Mais sangue e mais ferimentos não puderam colocar pela censura. A faixa mínima etária é baixa por isso não colocaram mais sangue. :/
    Agora só me falta ir ao cinema, mas enquanto não consigo, fico imaginando pela visão de vocês, blogueiras que já puderam ver o filme!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou. Ainda vou assisti! Estou super ansiosa. rsrsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    Pois é, tivemos impressões bem parecidas mesmo!
    Acho que o principal, que é essência, foi mantido e isso é o maior de todos os pontos positivos!
    O Liam é lindo né?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Depois que assisti ao BT do livro, me interessei pelo filme e depois que vi o trailer do filme me interessei pelo livro.

    Mas não estou com pressa para ler por enquanto

    http://aleitoracassia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel :D
    Mesmo não tendo lido o livro, irei ver o filme. As imagens são ótimas. Ao contrário de todos os outros comentários, acho que vc não caiu de amores pelo Peeta né rs, seu namorado também não o curtiu rs..

    Bom FDS!
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel!
    Eu vi o filme essa semana e me encantei! Gostei mesmo! Ainda não li o livro, então fiquei super decepcionada do Gale (LINDO!) aparecer tão pouco. :/
    Mas eu gostei muito do filme, gostei de verdade. *-* E achei o Peeta um pamonha também. :x

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel,tudo bemm?
    Nossa eu amei demais o filme até chorei no final no momento em que o Gale está com a Prim no colo.
    Alias metade do cinema chorou.
    Eu acho que Jogos Vorazes foi muito bem adaptado.
    Tenha uma ótima semana.
    Mariana - World of Tori Vega.

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel!
    Adorei o post! Você caprichou!! Super completo. :D
    Sou uma das poucas pessoas que não está muito preocupada com esse filme...
    Li o livro e não achei tudo aquilo que o povo fala.
    Mas, gosto é gosto né?
    Pode ser que um dia eu assista ao filme... :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Ei, Raquel!
    Eu também assisti e adorei o filme, embora prefira, sem dúvida, o livro! Ficou tudo muito lindo, né?

    Bjus,
    Náh
    http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir