terça-feira, 27 de março de 2012

Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Editora: Rocco
Autor: SUZANNE COLLINS 
ISBN: 9788579800245
Ano: 2010
Edição: 1
Número de Páginas:400
Classificação:
Onde Comprar:
Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dão tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão nos dias seguintes?

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surgiu. Formada por doze distriros e comandada com a mão de ferro da Capital. Uma das formas que demonstra seu poder sobre o resto do carente e com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito é selecionada e obrigada a lutar até a morte.
Para evitar que sua irmã mais nova seja vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado também foi selecionado. Caso vença terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss esta disposta a ir para ganhar os Jogos Vorazes?

O Livro em uma frase:
Matar ou Morrer não há escolha?
Na arena, o mais capaz vence.
Que os Jogos Vorazes comecem.

Como começar a falar desse livro é complicado...Bem complicado!!! Porque??? Porque para mim foi um dos melhores livros que eu já li, do genêro "Eu vou ler de novo assim que puder". Supreendente! É assim que eu classifico essa história. E vocês já vão me entender melhor. Desde que ouvi falar deste livro pensei que gostaria de ler ele e apesar de ele não fazer meu gênero predileto eu sabia que ia gostar. Jogos Vorazes conta uma história repleta de ação, aventura, romance e desafios. E o melhor de tudo estão lançando um filme agora em Março do mesmo, ou seja, não tinha mais tempo a perder eu tinha que lê-lo.

Pense em um futuro distante onde as cidades não existem mais como nos conhecemos hoje, o mundo foi devastado e o pouco que sobrou é comandado por uma Capital (a cidade maior e mais poderosa), que conta com seus 12 Distritos que são responsáveis por seu sustento. Cada Distrito é responsável por produzir um tipo de produto e é no Distrito 12 que começamos nossa história, responsáveis pela produção de carvão e que contém a população mais pobre e miserável de todos. E neste distrito que vive nossa protagonista Katniss, então se você cansou de mocinhas a espera de um galã, que não sabem bem o quer querem da vida, você vai adorar Katniss. Desde pequena ela foi obrigada a se virar, quando seu pai faleceu deixando-a com sua mãe que entrou em um estado absurdo de depressão e sua irmã menor Prim. Para não morrer de fome Katniss teve que aprender a se virar e como ela fez isso???

Bem vivendo perto de uma floresta Katniss juntou toda sua coragem e decidiu caçar animais para sobreviver e apesar de ser proibido sair do Distrito ela viu nisso uma forma de sobreviver e sustentar sua família. Agora com o que ela caça...adivinhem? Com arco e flecha. (achei super interessante essa parte, muito legal mesmo). Em uma de suas caçadas ela acaba conhecendo Gale, apartir disso os dois se tornam melhores amigos e lutam todos os dias na floresta juntos para levar o sustento de suas familias.

Na floresta esta me esperando a única pessoa com quem eu posso ser eu mesma, Gale. Posso sentir os músculos de meu rosto relaxando, meus passos se acelerando enquanto escalo o morro até nosso local, uma saliência de rocha que dá vista para um vale. A visão dele esperando lá em cima me faz dar um sorriso. Gale diz que eu nunca sorrio, exceto na floresta.
pág 13

Um parenteses aqui para eu falar de um outro fator que me chamou atenção a história vocês já devem ter visto que o símbolo do livro é um passaro em Chamas. Esse pássaro é um tordo e ele tem um sentido bem especial durante todo o desenrolar da história.


Meu pai gostava particularmente dos tordos. Quando íamos caçar. Ele assobiava ou cantava canções complicadas para eles que, depois de uma pausa educada, sempre cantavam de volta. Nem todo mundo é tratado com a mesma consideração. Mas sempre que meu pai cantava todos os pássaros ficavam em silêncio e ouviam.
pág 51

Voltando ao que interessa o que acontece e que a Capital manda em tudo e em todos, e ninguém deve ousar desafiá-los o último distrito que fez isso foi totalmente instinto e para todos se lembrarem de quem manda eles comemoram todo o ano com uma festividade chamada Jogos Vorazes que funciona da seguinte maneira: todos os Distritos devem mandar um menino e uma menina de 12 a 18 anos de idade como tributo para a Capital. Lá eles serão treinados e em seguida serão lançados em uma selva para começar o jogo. O jogo possui uma única regra: SÓ UM PODE SOBREVIVER!

Como se todo a matança não bastasse a Capital faz questão der transmitir todo o jogo ao vivo, para as pessoas dos distritos verem é como um reality show macabro! 

Chegou o dia da colheita que é o dia em que será realizado o sorteio para ver a menina e o menino que irão ser enviados. É a primeira vez que a irmã de Katniss participa e quais seriam as chances dela ser sorteada em meio de tantos papeizinhos???

Lei de Murphy...Prim acaba sendo sorteada e Katniss em desespero acaba se oferecendo a ir em seu lugar, junto com Peeta, o filho do padeiro, que lhe ajudou quando ela não tinha o que comer.

_Bravo! Esguincha Effie Trinket. Esse é o espírito dos jogos! Ela finalmente esta satisfeita por estar em um Distrito de ação.
_Qual seu nome?
_Katniss Everdeen.
_Aposto que é irmã dela. Não quer que ela lhe roube a glória não é? Vamos lá todos juntos! Uma salva de palmas para nosso mais novo tributo! Gorfeia EffieTrinket.
pág 30

Mas calma que nem tudo é só sangue e temos é claro uma boa dose de romance. Peeta e Katniss acabam indo para Capital e treinam junto com Haymitch seu guia que deverá lhes ajudar a sobrevivier a tudo que irão enfrentar. A regra é clara só um pode sobreviver ,mas e se de repente a coisa fosse mais complicada que matar alguém? E se algum deles sentisse algo mais além do que uma simples amizade pelo outro??? A Capital iria adorar é claro , pois além de toda a ação teríamos ainda um bom romance no ar...

_Um rapaz bem apessoado como você deve ter alguém especial. Vamos lá Peeta qual o nome dela?
Peeta suspira.
_Bem há uma garota. Sou apaixonado por ela desde sempre. Mas tenho certeza de que ela nem sabe que eu existo até a colheita.
Sons de soliedariedade ecoam da multidão. Amores não correspondidos com os quais se identificam.
_Ela tem namorado?
_Não sei, mas muitos garotos gostam dela.
_Então olha só o que você vai fazer. Você vence e volta para casa ela não vai poder te recusar nestas circunstâncias.diz Caersar incentivando-o.
_Não sei se vai dar certo. Vencer...não vai ajudar neste caso.
_E porque não? Quer saber Caesar aturdido.
Peeta enrubesce e gagueja.
_Porque...porque...ela veio para cá comigo.
pág 143

Peeta é um doce de rapaz e isso ele demonstra desde o primeiro dia...porém Katniss não tem cabeça para pensar em outra coisa a não ser como sair viva de tudo isso. E a coisa só tende a piorar quando os 24 participantes são lançados em uma floresta. A hora é agora só o mais forte pode sobreviver...E aqui tenho que dizer meu deusss, tipo além de eles terem que sobreviver um ao outro ainda tem que sobreviver a floresta achando comia e bebida, onde dormir, como se defender do ambiente natural...é ai que toda a ação começa e digo muita ação!!!
Eu me sento no chão, alguns metros distante do local onde a bola de fogo explodiu. Minha panturrilha esta protestando, minhas mãos estão cobertas de vergões avermelhados. Estou trêmula demais para me mover. Se os idealizadores dos jogos estão dispostos a acabar comigo, a hora é essa.
pag 193

Muita coisa mais eu poderia falar, mas acho que a resenha ja ficou grande o suficiente, não existe palavras para descrever o quanto eu gostei deste livro. Eletrizante....um livro em que você não vai conseguir parar de ler até a última página, afinal o JOGO esta só começando...

Sobre os personagens...
Katniss. Adorei essa personagem apesar de sua cabeça dura as vezes e de ela parecer não ver o óbvio ela é uma personagem forte, decidida, corajosa que me deixou de boca aberta.
Peeta lindo e fofo da vontade de levar pra casa.

Pontos Positivos...
Todos e mais um pouco!!! LEITURA MUITO MAIS DO QUE OBRIGATÓRIA!!!

Pontos Negativos....
Tenho até medo de falar mas não achei nada neste livro a ressaltar, talvez tenha alguns erros de ortografia, talvez tenha alguma coisa mas quer saber o livro é bom demais para deixar alguma coisa transparecer.

Sobre a autora...

Suzanne Collins nasceu nos EUA. Ela começou sua carreira para programas infantis no canal da Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso no roterio. Ela vive com a família em Connecticut. Jogos vorazes é o primeiro livro de uma trilogia.

Jogos Vorazes é uma trilogia composta por três livros (todos já publicados no Brasil):

Livro 1 - Jogos Vorazes
Livro 2 - Em Chamas
Livro 3 - Esperança

Raquel Machado
Eu recomendo PARA TODO MUNDO!!! SÉRIO!!! Se você tem alguma mínima dúvida sobre esse livro pode parar agora...

E assisti o filme neste último final de semana então  ainda esta semana trago minhas impressões sobre ele para vocês.  

SUPER RECOMENDADOOO!!!



Posts geralmente as terças, quintas e domingos.

9 comentários:

  1. Own amei a resenha, assisti o filme ontem e fiquei logo para ler o livro, agora com essa resenha vou surtar de curiosidade. Parabéns!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!!!
    è bom demais né!!!
    Essa foi uma das melhores séries que já li...estou louca para assistir ao filme. bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei pensando que pontos negativos que você ia colocar, porque eu não lembrava de nenhum. E é, você chegou a mesma conclusão que eu!
    Sensacional o livro, né flor?
    Eu vi o filme sexta e amei, foi muito bem adaptado, ainda que alguns pontos tenham ficado meio superficiais!
    Beijão querida!

    ResponderExcluir
  4. Bom.. odeio começar com bom... Não li e por enquanto estou sem vontade de ler, mas acredito que ainda vou ter a oportunidade de descobrir esse livro tão "fantástico"

    http://aleitoracassia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Raquel!
    Assisti ao filme e achei a história violenta. Acho que o livro deva ser melhor.
    Beijos.
    Denir.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Raquel! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. JV é muito legal, né, Raquel?
    Faz tempo que li o meu, tanto que nem me lembro de alguns poucos pedaços da história, mas o livro é bem legal.
    O problema, durante a minha leitura é que eu tinha lido Gone(Michael Grant) e Maze Runner(James Dansher), dois livros espetaculares. Aí depois que terminei JV nem fiquei viciada na história, apesar de ela ser bem escrita.
    Já conhecia a autora, desde antes 2008, quase 2009, e adorei o trabalho dela em "Gregor: o guerreiro da superfície", aliás, apesar de não ter nenhuma relação entre os dois, para mim Gregor foi melhor que JV. :/
    Mas estou bem ansiosa para assistir ao filme.
    E antes que eu vá: Você se apaixonou mesmo pelo livro, né? Deu para notar sua empolgação enquanto eu lia o post! :P

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Hey (:
    Não li muito bem a resenha, to tentando não ler resenhas de JV, senão vou ficar com mais curiosidade ainda, então q UAHSUAHSUAS Mas espero poder ler o mais rápido possível, cinco estrelinhas, esse merece pelo visto UAHSAUHSAUSH

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel ^^

    Que maldade eu ler essa resenha, estou louca pra ler este livro. Não queria ver o filme sem ler, mas não vai ter jeito. O tordo, parece que já tem um colar dele né. Os personagens parecem ótimos, eu querooo!

    beijos flor!

    ResponderExcluir