quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Entrevista com Liana Cupini

Ola pessoal,

Então hoje venho trazer uma super entrevista que fiz com a autora Liana Cupini dos livros Esitgmas da Luz e Antes Tarde que Mais Tarde(ATMT), gostei tanto do jeito da Liana escrever  lendo a história de Karla Kristina em ATMT ,que já encomendei o livro Estigmas da Luz com ela também e estou ansiosa para recebê-lo. Fiquei muito feliz com essa parceria fechada com a autora, pois pelo que percebi além de super simpática e querida a Liana é uma pessoa inovadora em vários sentidos, foi ela que criou o grupo do Selo Brasileiro para divulgar nossa literatura nacional, por isso e por mais posso dizer que adorei fazer essa entrevista com ela que além de super divertida esta cheia de informações, sério gente leiam vocês não vão se arrepender. Vem comigo conhecer um pouquinho mais dessa autora que esta dando o que falar...


1. Quem é Liana Cupini?
Sempre me perguntam isso, e sempre é uma resposta diferente, rs! Uma sonhadora idealista, uma apaixonada por livros, uma pessoa determinada, e uma metamorfose ambulante, rs!!

2. Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?
Eu escrevo desde sempre porque eu leio desde sempre! Já ganhei concursos de redação na escola, mas nunca imaginei ser escritora porque isso é retratado apenas nos filmes americanos, onde você tem aquele personagem com um notebook em uma Starbuks... e geralmente o personagem não é o mais feliz e realizado da história, rs... No Brasil não tem curso e nem estimulo para isso. Ou seja, no meu caso, foi um acaso...

3. De onde surgiu a idéia para Antes Tarde que Mais Tarde (ATMT)? E quanto tempo demorou para concluí-la?
ATMT é um desabafo e acredito que por isso muitas mulheres se identificam com ele. Todo mundo já se perguntou o que tinha de errado, pq as coisas não davam certo na vida, já se fechou para oportunidades, já cedeu ao pecado da Gula... quando eu li que os signos haviam mudado, e meu aniversário de 27 anos se aproximou (e a pressão aumentou, pois 27 é praticamente 30, rs) eu sentei e escrevi!! Foi bem rápido...

4. A história sofreu muitas mudanças ao decorrer desse tempo? Você costuma pedir opinião de outras pessoas enquanto esta escrevendo? De quem?
Não, a única alteração que ela sofre são revisões e revisões ortográficas... já foram duas, e logo o livro vai passar por mais uma.
Bom, minha mãe é minha primeira leitora. Meu grande amigo Allan Pitz, escritor e meu sócio em outro livro (logo lançaremos) foi um dos primeiros. Ai eu escolhi alguns blogs, enviei, e perguntei o que faltava. Eu não gosto muito de descrição, acho que nossa imaginação deve fazer essa parte, mas a pedidos, coloquei algumas e foi só.

5. A personagem Karla Kristina foi inspirada em alguém? E as cenas que acontecem com ela?
Tudo sempre é inspirado em situações que eu vivi, vi ou ouvi de amigos. A Karla não é inspirada em mim, mas ela passa por o que toda mulher já passou ou ainda vai passar: uma conspiração do universo que geralmente engloba problemas com a balança, relacionamentos frustrados e uma vida profissional que não era a imaginada. E com tanta coisa, as pessoas se fecham para o novo, para as oportunidades... foi isso que eu quis mostrar nesse livro.

6. Se você tivesse que fazer uma lista com 10 metas para sua vida para os próximos 5 anos como a Karla fez o que teria nesta lista?
Nossa...
1) Viajar o mundo!
2) Ganhar bem.
3) Ter um filho.
4) Entrar na academia.
5) Mudar minha alimentação
6) Trocar meu guarda- roupas (não o móvel, rs)
7) Pular de para-quedas
8) Dar uma entrevista num programa legal de Tv e mostrar para o Brasil que existem livros nacionais bons.
9) Escrever mais livros
10) Ser feliz!!

Não necessariamente nessa mesma ordem!!

7. Na história Karla acredita que seu signo diz muito sobre sua vida. Qual é o seu signo? Você costuma ler seu horóscopo para ver o que ele diz sobre seu dia-a-dia?
Sou aquariana... e adoro o horóscopo. Claro que eu consulto umas 3 fontes, se a primeira previsão não for boa... porque vai que... rs... Meu marido brinca que quando o horóscopo diz que vamos brigar, eu brigo por nada, só para confirmar a previsão!!

8. Na história temos uma reviravolta na vida de Karla quando o programa Repaginada bate a sua porta e lhe propõe uma mudança radical no seu visual. Se algum programa de TV batesse em sua porta com a mesma oferta qual seria sua reação?
Eu topava na hora!! Pode ser um mico em rede nacional, mas ainda é uma oportunidade única! Eu acredito que devemos agarrar as oportunidades que a vida nos oferece!

9. Como foi a escolha para o título do livro e a escolha da capa?
Não escolhi, ele sempre esteve em minha vida! Essa é uma frase que minha mãe fala o tempo todo: "Antes tarde que mais tarde!" porque nunca é muito definitivo, né?? E eu achei a frase perfeita para a história, além de ser uma homenagem a ela.

10. A história terá uma continuação?
Bom, a historia não era nem para ser um livro, era para ser um eBook gratuíto para divulgar o meu trabalho e meu estilo de escrita. Mas, o povo pediu, e o livro foi publicado.
Agora, o povo pede a continuação... dizem que tudo foi muito rápido... Então, em primeira mão, confirmo que ATMT vai ganhar o 2: Karla Kristina chega aos 34 anos e 13 meses com grandes novidades: esta grávida, e a sogra vai obrigá-la a casar e mudar de seu minúsculo apartamento!! Em dezembro sai o ATMT 2!!

11. Como foi processo para à publicação de ATMT?
Muito corrido. Eu sou independente e não tinha $$ para a publicação até 20 dias da Bienal!! Ai tive que reduzir o número de páginas, de 250 para 120 (diagramação e formato de livro fazem milagres!!) e ele chegou sem ISBN, que foi colocado depois... Mas, graças a Deus deu tudo certo e o livro esta tendo uma aceitação muito boa!!!

12. Quer nos contar um pouquinho sobre os seus outros livros?
Eu gosto muito de explorar outros gêneros... lanço esse ano um infantil e um infanto juvenil, e o segundo livro da trilogia Luz e Escuridão. Para quem não conhece, Estigmas conta a história de dois irmão gêmeos, Aurora e Tomas, que após terem sido enganados por anos, presos por uma doença que nunca existiu, e descobrirão que os nefilins andam entre nós, são poderosos, e querem algo que apenas o dom dos gêmeos vai poder libertar. O que será que as placas escodem? Descubra um novo mundo em Estigmas da Luz!

13. Você é a fundadora do projeto Selo Brasileiro, quer nos contar um pouco mais sobre esse projeto? De onde surgiu a idéia de fazê-lo? Sobre o que se trata? Quem são seus participantes e onde as pessoas podem conseguir mais informações sobre o mesmo?
O Selo Brasileiro é um grupo de autores nacionais que tentam promover a nova literatura brasileira. O grupo é composto por Allan Pitz, Ana Paula Bergamasco, Carolina Estrella, Carlos Eduardo Bonito, Fabian Balbinot, Fabio Guolo, Georgette Sillen, Marcio Sheibler, Marcos Bulzara e Marson Alquati, além das autoras convidadas Larissa Siriani, Babi Dwet, Mare Soares, Bia Carvalho e Luciane Rangel!! Para conhecer o projeto, basta entrar em nosso blog: www.selobrasileiro.com.br

14. Você acha que a literatura Brasileira esta sofrendo uma mudança atualmente, as pessoas estão prestigiando mais os autores nacionais? E como anda a qualidade de nossas histórias?
Eu acho que as pessoas estão vendo que quando lemos um livro nacional, absorvemos 100% da história porque ali esta a nossa cultura. Eu amo ler, e gosto demais de muitos títulos internacionais... mas eu nunca vou concorrer a rainha do baile... nunca vou ter um prom... Todos sabem onde fica a Avenida Paulista (até quem nunca foi a SP), mas em várias histórias eu não sei as ruas e cidades que são citadas... não sei se são grandes ou pequenas... e com isso eu perco um pouco da magia do texto!
Os livros brasileiros são tão bons quanto os internacionais... claro, temos alguns que não são bons, mas tem vários títulos internacionais que também não são!!
Precisamos acabar com o pré-conceito que temos com a nossa cultura, pois ela é rica e esta dentro de cada um de nós!!

15. Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente?
Vários: um chick lit com a Carol Estrella, o ATMT 2 e o Guardiões (segundo da série Luz e Escuridão)...

16. Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever suas próprias histórias?
Nada é fácil, mas tudo é compensador... tudo é experiência, e com determinação as pessoas chegam longe!! E muita, mas muita calma, rs!!

Para você:



Escrever é... maravilhoso
Livros são... fundamentais
Inspiração Literária... a vida
Um livro: Não gosto de falar um título só... são tantos, e tantos gêneros... Cem anos de Solidão, Sushi, Maldito Karma, e por ai vai...
Um personagem: Hoje, Karla Kristina... estou me inspirando nela... rs!
Um(a) autor(a): São tantos... mas dos brasileiros posso falar em Allan Pitz, Carol Estrella, Fábio Goulo, entre tantos... Hj eu leio muito mais nacionais... por isso tenho como autores meus compatriotas, rs!!
Leitura do Momento... Um amor, um verão e o Milagre da Vida, da Isa Collin
Antes tarde que Mais Tarde é... divertido!
Um Sonho... ver brasileiros lendo livros nacionais!


Quer deixar um recado para os leitores?
Falei isso a entrevista inteira, mas peço que o leitor pare e pense: quantos livros nacionais você leu esse ano? E quantos estrangeiros?? Se a cada 3 livros estrangeiros os leitores lessem apenas 1 nacional, teríamos um mercado muito mais forte!
Então, se você ainda não leu um livro nacional esse ano! Experimente! São inúmeros os lançamentos... e tenho certeza que você vai se surpreender!!


Aonde encontrar a autora:

Adquira seu livro direto com a Liana autografado:
Comprar direto com a autora



Obrigada Liana pela disponibilidade e pelas respostas rápidas. Mais do que concordo com você, acho que temos que dar mais valor ao que é do nosso país, pois tem muita coisa boa rolando por aqui mesmo. Por isso e por outras saiba que virei sua fã.

E especialmente para vocês meu leitores esta rolando aqui um SUPER SORTEIO do Marcador Estigmas da Luz da autora para concorrer e super simples basta clicar aqui e seguir as regrinhas:  Sorteio Marcador Estigmas da Luz

Aproveito a divulgar também as promoções que estão rolando no blog:

Raquel Machado
Promoção de Inverno somente até 17/09 (Sábado): Clique Aqui

Promoção Kit Diário de uma Paixão até 08/10: Clique Aqui

Eu sei que vocês devem estar ansiosos pela caixinha de correio então só para acalmá-los lhes informo que hoje vou fazer o upload da segunda parte do vídeo, ele ficou um pouquinho grande então cortei em duas partes e PROMETO que o próximo post (sexta-feira) sai a caixinha para vocês com uma super hiper mega notícia que espero que vocês gostem.

Bjks e não deixem de comentar estarei retribuindo assim que possível.

7 comentários:

  1. Oi Kel!

    Em primeiro lugar parabéns pela entrevista. Ficou ótima com perguntas que fogem do que sempre vemos por aí. Concordo com a Liana sobre a literatura nacional, mas vejo o mercado brasileiro crescendo cada vez mais. Nossos autores também estão ganhando mais destaque. Tudo é um processo lento, mas dá resultado.

    Beijo!

    ~.~
    @nine_stecanella
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi kell,
    Nossa adorei a entrevista, conhecer mais da autora e saber que poderei em breve comprar o livro com ela...rsr..assim que sobrar uma $$$. Concordo com ela se a cada 3 estrangeiros lemos 1 nacional movimentamos o mercado. Bem esse ano eu to bem equilibrada em leituras nacionais e estrangeiras. Por isso curto participar dos desafios nacionais e literários.

    E com os grupos criados por vários autores nacionais independentes ou não, creio que a leitura e apresentação dos mesmos está sendo muito bem promovida. Jamais pensei que conheceria autores nacionais com tanta facilidade. Juro que pra mim autor de livros era que nem ator de cinema, você ve na tv e na internet, mas jamais chega perto. Hoje sei que é possível e que todos são muitos simpáticos.

    No próximo ano poderíamos até fazer um projeto de autores nacionais ou participar de um, né?

    Beijokas Elis!!!

    ResponderExcluir
  3. Linda conseguir sim colocar a promo no ar, depois vou precisar que vc me explique como faço para sortear etc.

    Ela tá super bem falada na blogsfera, tô pensando em comprar os livros dela tbém =)

    Pois é menina ela tocou num ponto que sempre pensei, qnd estamos na escola ninguém nos estimula para ser escritor e as aulas de portugues sempre são as mais chatas, então só qnd crescemos é que vemos o tempo que foi perdido =(

    Bjos e sucesso =)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista Raquel! Já li os livros da Liana Cupini e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu que tenho que te agradecer por abrir espaço para os novos escritores!!

    Vc é mto fofa!! E talentosa... perguntas ótimas!!

    Bjao

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel!
    Como a Liana falou, suas perguntas foram ótimas! Adorei você ter pedido pra ela fazer a lista dela!
    Gostei demais das respostas da Liana e achei que "metamorfose ambulante", como ela de descreveu, combinou totalmente com o fato de ser aquariana!
    Uma das respostas que mais gostei foi sobre absorvermos mais os livros nacionais pela cultura, é pura verdade!
    Parabéns pela ótima entrevista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ela é uma graça mesmo, estou com o livro dela aqui em casa esperando a sua vez de ser lido, espero que não demore muito...

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir