terça-feira, 3 de maio de 2011

Como Treinar seu Dragão de Cressida Cowell

* Editora: Intrínseca
* ISBN: 9788598078717
* Ano: 2010
* Edição: 1
* Número de páginas: 224
* Nota:

* Onde comprar:






Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. "Como Treinar o seu Dragão" conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, "Como Treinar o seu Dragão" é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, que inspirou o filme de animação cotado como uma das estreias mais importantes deste ano.

Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinario Heori Viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas e naturalistas amador, era conhecido por todo o território viking como o encantado de dragões devido ao poder que exercia sobre os terríveis feras.
Mas nem sempre foi assim!!!
Neste livro estão as memórias da época em que soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heróico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão e precisava ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de Herói começou a ser traçado.

O livro em uma frase:
Uma aventura divertida que vai te fazer sorrir!

Como Treinar o Seu Dragão...

Como Treinar o Seu Dragão é uma história fofa e divertida que com certeza vai fazer você rir. Eu estava precisando de uma história mais leve na epóca em que me encontro e com tantas obrigações as vezes é bom ter um tema mais leve e divertido que não tenha nenhum objetivo maior do que fazer você passar horas agradáveis sorrindo. Não sou fã de livros de fantasia, mas desde que vi o desenho e que meu excelentíssimo namorado fez a propaganda fiquei curiosa então decidi ver como era o livro, me surpreendi no fato de ele ser tão objetivo que acabei lendo ele muito rápido, a história me prendeu e quis logo saber seu desfecho. Não me arrependo nenhum um pouco e recomendo a todos que leiam também.

Nessa divertida história temos um herói um pouco diferente do que estamos acostumados. Soluço Spantosicus Strondus III é um menino de uns 12 anos, o filho do chefe da tribo de vinkings e o autor dessa história. Apesar de ser o filho do chefe Soluço esta longe de ser um grande líder, o menino é raquitico e medroso, diferente do seu colega Melequento que já nasceu com ares de chefe e que vai fazer Soluço passar por várias humilhações.

Tudo começa no ritual de Iniciação, o qual irá dizer se eles podem pertencer a tribo dos vikings ou serão exilados para sempre. E a primeira grande tarefa deles é: Capturar seu primeiro dragão. Para isso Bocão um viking experiente e gigantesco os leva até um grande desfiladeiro onde existe uma caverna onde todos os dragões estão dormindo. Os meninos devem entrar na caverna e escolher o maior e melhor de todos os dragões e colocá-los em uma cesta para carregá-lo para fora da caverna sem acordar os outros dragões. Eles devem fazer isso tudo no escuro e sozinhos.


O teste de Iniciação em captura de Dragões tem três etapas. A primeira e mais perigosa, avalia sua coragem e habilidade de assalto. Se querem entrar na tribo dos Hooligans primeiro vocês precisam capturar seus dragões. E é por isso que eu os trouxe aqui ao cenário adequado. Vejam o rochedo do dragão selvagem com os próprios olhos.
...
Se por acaso alguém despertar o dragão e é preciso ser absolutamente "IDIOTA" para fazer isso, corram a toda velocidade para a entrada da caverna. Os dragões não gostam de frio e a neve provavelmente os impedirá de seguir seus rastos.
....
Daqui a meia-hora vocês serão guerreiros vinkings com um fiel réptil ao seu lado ou estarão tomando chá com o Deus Odin em valhala, o campo dos guerreiros mortos, com o traseiro marcado por dentes de dragão_ gritou Bocão com seu horrível entusiasmo_ MORTE OU GLÓRIA!
_MORTE OU GLÓRIA! Gritaram os 8 garotos de volta.

Soluço apesar de estar com medo de entrar na caverna escura e sombria decide enfretar, não que ele tivesse muita escolha, por ser o filho do chefe, mas ele acaba conseguindo capturar um dragão marrom simples, isso tudo estaria bem para ele, se não fosse um terrível desastre de seu amigo perna de peixe que acaba acordando a caverna inteira de dragões, eles saem correndo como Bocão os orientou e nessa corrida toda perna de peixe fala que não conseguiu nenhum dragão Soluço então cede seu dragão ao amigo, na mesma hora que o destino lhe sorri e na fuga da caverna ele acaba capturando um outro dragão. Soluço esta feliz porque apesar de tudo conseguiu um dragão e ele parece ser bem leve nas suas costas, mas quando ele abre a cesta se depara com uma criatura minúscula e o pior de tudo: SEM DENTES!


Naquele exato momento o dragão de Soluço soltou um bocejo imenso abrindo sua boca pequenina e revelando uma língua bipartida ondulante, gengivas rosadas e ABSOLUTAMENTE NENHUM DENTE.
Melequento riu tanto que Bafoca precisou ampará-lo.
_BANGUELA! gritou Melequento. Soluço encontrou o único dragão SEM DENTES do mundo não civilizado! Isso é bom demais: Soluço, o Inútil e seu dragão Banguela!

Soluço então vira alvo de piadas de todos, mas ele não dá muita bola para isso pois esta preocupado com a segunda grande prova: que é treinar seu dragão até o dia de Thor, os que não conseguirem fazer isso serão exilados para sempre. Para treinar seu pequeno dragão ele vai atrás do grande Livro "Como Treinar Seu Dragão", e qual é a sua surpresa quando eles veêm que o grande livro tem apenas uma folha...


COMO TREINAR SEU DRAGÃO
CAPÍTULO PRIMEIRO E ÚLTIMO
A REGRA DE OURO DO TREINAMENTO DE UM DRAGÃO É:
GRITE COM ELE!
(QUANTO MAIS ALTO MELHOR)
FIM

Soluço tenta seguir o conselho do livro já que ele parece ter apenas um. Porém o bichinho além de pequeno e banguela é muitooooo teimoso, e não importa o quão alto Soluço grite ele não lhe dá ouvidos e acaba fazendo sempre o que quer...


Começaram a praticar o comando mais básico de todos: VÁ!
Era para o dragão ficar de pé com o corpo ereto no braço do treinador que então deveria berrar próximo comando o mais alto possível enquanto erguia o braço lançando o dragão no ar. A criatura deveria levantar vôo elegantamente quando o braço do treinador estivesse alto.
_VÁ! Gritou Soluço. O garoto ergueu o braço e banguela ficou parado.
_Eu disse Vá. Repetiu soluço frustrado.
_P-P-P-Porque i-i-i-ir? Perguntou Banguela dando de ombros e se prendendo com firmeza no braço do garoto.
_VÁ é só isso. Vá!Vá!Vá! gritou Soluço balançando o braço enlouquecidamente, enquanto Banguela fazia de tudo para se manter agarrado.
_Banguela. Disse Soluço de maneira mais moderada por favor obedeça. Se você não começar a fazer isso quando eu mandar nós dois seremos exilados.
_Mas eu não quero ir. Argumentou Banguela em tom igualmente razoável.

Frustrado e desesperado Soluço vai atrás de outras técnicas para treinar seu dragão para isso ele faz uma pequena lista de coisas a se tentar. E a cada item ele vai vendo que a coisa é mais complicada do que parece pois Banguela não obedece por nada, essa posso dizer foi uma das cenas mais divertidas do livro que me fez rir sozinha. Além disso Soluço tem uma grande vantagem ele sabe falar "Dragônes" o que torna a comunicação dele com Banguela mais fácil e que vai salvar ele de grandes confusões.


MOTIVAÇÃO DE DRAGÃO:
1. GRATIDÃO (DRAGÕES NUNCA SENTEM GRATIDÃO)
2. MEDO (FUNCIONA MAS EU NÃO SEI AMENDRONTAR)
3. GULA( SE EU O ENCHER DE COMIDA ELE VAI CONSERUIR VOAR?)
4. VAIDADE(É POSSÍVEL)
5. VINGANÇA (VALE TENTAR)
6. PIADAS E CHARADAS (SÓ SE ESTIVER MUITO DESESPERADO)


É chegado o dia do grande Thor e o que resta saber e Soluço conseguiu domesticar seu dragãozinho ou será exilado para sempre???


"QUE A CAÇADA SE INICIE!"
Todos os dragões exceto Banguela voaram para o mar.
_B-b-banguela com d-d-d-dor de barriga_Ele se queixou.
_Não se esqueça Banguela. Disse Soluço entre dentes. Dos peixes e vou lhe contar piadas que você nunca ouviu antes lembra?
_C-c-c-onte agora. Disse banguela.

Agora se vocês acham que essas são as duas grandes questões do livro estão redondamente enganados, pois neste mesmo grande dia Soluço terá que enfrentar uma prova muito maior do que domesticar seu dragão. Uma prova tão terrível e gigantesca que fará todos os vikings tremerem na base e que decidirá seu destino para sempre.

É uma história divertida como já mencionei que vai fazer você rir e se apaixonar.Com certeza esta super recomendado!

Sobre os personagens...

Soluço é um menino bem diferente de todos os outros da tribo medroso e filho do chefe da tribo duas características que não combinam nem um pouquinho. Apesar disso achei que mesmo nesse livro Soluço já tem atos de um grande líder como ceder seu dragão para o amiguinho que estava apavorado, para mim isso foi genuíno. Além disso ele tem toda a curiosidade e determinação que um bom líder deve ter. Fiquei curiosa para saber mais sobre o seu crescimento nas próximas histórias tenho certeza de que ele está só começando.

Banguela é bem diferente do filme, ele é um dragãozinho pequeno, banguela e teimoso e que faz a gente dar muitas risadas com ele. Como já comentei ao ler as frases dele me lembrei muito de uma das minhas cachorrinhas que não digo que ela seja teimosa mas ela só faz o que quer mas que a gente ama de paixão.
Olha a figurinha pedindo para andar de carro...
Pontos Positivos
O livro apesar de ser infantil me fez dar boas risadas, a história flui bem e a gente fica louca para ver o que acontece no final. Devo ressaltar também que o livro é cheio de figuras e desenhos que nos ajudam a ter uma idéia melhor da situação e também para quem gosta tem um mapa que traz a localização dos personagens.
A idéia dos dragões falarem também achei bem interessante deu para ver um pouco mais sobre sua personalidade e me senti mais próxima deles.

Pontos Negativos
Ainda sobre os desenhos eles me incomodaram um pouco, achei legal a ideia de ter eles no livro mas acho que eles poderiam ser melhor desenhados, parece que eles foram feitos por crianças de quarta série isso me incomodou um pouco.

Sobre a tradutor do antigo Nouruguês...
Cressida Coweel foi criada entre Londres e uma ilha pequena e pouco habitada a oeste da Escócia.

Sempre teve certeza de que ali viviam dragões, e por conta disso ficou encantada com a oportunidade de traduzir as memórias do maior viking de todos os tempos.

Cressida adoraria ter um dragão de estimação.


Raquel Machado
Como Treinar seu Dragão faz parte de uma série:


Livro 1 - Como Treinar seu dragão.
Livro 2 - Como ser um pirata.
Livro 3 - Como falar dragônes.
Livro 4 - Como quebrar a maldição do dragão.

Recomendo para todos que precisam de uma leitura leve e divertida que gostam de criatividade e de história de fantasia.

Posts geralmente as terças, quintas e domingos.

6 comentários:

  1. Oie Querida!!!

    Hehehe esse livro eu adorei!!! tanto q comecei a comprar a série né hehehe

    e q bom q vc gostou tb!!! realmente mto divertido, uma leitura bem gostosa, e q dá vontade de ler de novo o livro, não é aquele tipo de leitura q tu enjoa...

    adorei a resenha!
    BJus!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu tava me preparando para fazer um comentário sobre o livro, mas esqueci tudo que ia dizer quando vi o charme de cachorrinha na foto.
    To precisando de uma nora para meu poodlezinho Cupido, ela parece um bom partido assim tão linda... hahahah

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aaaawn, eu nao consigo ter vontade MESMO de ler essa coleção >< Num me atrái em nada, HOAUIEHIAUHE

    Beeeijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caramba Raquel!
    nunca tive mt interesse na serie, sempre achei com cara de infantil, mas sua resenha foi tão legal que eu fiquei mega curiosa!! caramba, ri demais so com o que vc escreveu e os quotes...

    Ahh, vou querer ler! Eu sempre quis ver aquela animação mas nunca vi e tb nunca tinha me interessando pelo livro...

    mas acho estranho o nome do garoto... Soluço.. eu hein! E o dragão parece tão fofo!

    bjs
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  5. ei Raquel,

    eu achei esse livro muito fofo, tenho muito amor pela série, ela é uma gracinha.

    sempre que lança um corro para ler. ^^

    beijos,

    ResponderExcluir
  6. Hahaha muito engraçado os trechos que você citou. Eu tenho os 4 livros, mas ainda não consegui nem ler o primeiro.

    Quero programar um final de semana que estarei em casa para ler pelo menos dois de uma só vez, já que tem muitas ilustrações e são fininhos.

    Tenho certeza que essa série é garantia de risos!

    Como Cressida, eu também adoraria ter um dragão de estimação rs.

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir