sexta-feira, 18 de março de 2011

Fazendo Meu Filme 1 - A Estréia de Fani de Paula Pimenta

Dias tornaram-se semanas, semanas tornaram-se meses. E então, um dia, eu fui para minha máquina de escrever me sentei, e escrevi a nossa história. Uma história sobre um lugar, uma história sobre pessoas. Mas, acima de tudo, uma história sobre amor. Um amor que irá viver para sempre.
Moulin Rouge- Amor em Vermelho


Editora: Autêntica
Lançamento: 2009
País de Origem : Brasil
Número de Páginas: 336
Classificaçao: -  Excelente

Onde comprar:

A Série Fazendo Meu Filme atualmente possui três livros:
Livro 1: Fazendo Meu Filme - A Estréia de Fani
Livro 2: Fazendo Meu Filme - Fani na terra da Rainha
Livro 3: Fazendo Meu Filme - O Roteiro Inesperado de Fani
 

O Livro em uma Frase:
"Original, Criativo e que me fez sonhar..."

Fazendo meu Filme é um livro encantador daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudades. Não ha como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem humorada e divertida que conquista o leitor a cada página.
Seja a relação com a familia, consigo mesma e com o mundo, seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas ao telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
É sobre isso que trata esse livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar em um mundo cheio de novas possibilidades.
As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir...

Primeiro devo avisar que estou em uma fase totalmente chick in lit, sim confesso. Sabe aqueles meses em que você só quer um livro leve, divertido que te faça sonhar e suspirar, pois me encontro exatamente assim e o livro da Paula Pimenta foi absolutamente perfeito para mim.

Fazendo Meu Filme...
Nossa estou com medo de fazer essa resenha e não conseguir transmitir o quanto eu gostei deste livro. A autora para mim conseguiu escrever uma história divertida, em que conseguimos nos identificar em diversas partes e de uma forma totalmente criativa a qual me deixou com os olhinhos brilhando a cada página que eu virava.

A única tristeza agora é que vai demorar para chegar os meus outros livros, pois certo que vou os adquirir os outros dessa série e só estou esperando o lançamento de Hex Hall para pegar todos juntos.


 
O livro já começa de um jeito totalmente criativo no qual eu me identifiquei muito, na primeira página a protagonista coloca uma lista com os 55 filmes favoritos dela, os quais confesso não devo ter visto dois, no máximo três, então de cara o leitor percebe o vínculo do nome do livro com ele. Sem contar de como sou uma cinéfola de carteirinha, isso vocês já perceberam pelos posts aqui do blog certo então já comecei amando...


Uma vez me perguntaram qual era o filme da minha vida. 
Fiquei um tempão pensando nisso, mas em vez de responder, entreguei a pessoa uma lista de DVD's. 
Eu não tenho um filme preferido, cada um deles tem uma cena especial, um momento que faz com que eu deseje ser a protagonista, que anseie para que minha vida seja tão emocionante e colorida como a delas...

O livro começa nos apresentando Fani, que é uma adolescente super fofa, ela poderia ser daquelas meninas chatinhas com síndrome do "mundo me odeia", mas não. A única característica meio complicada dela é a timidez, que às vezes atrapalha a moça em vários dos seus planos. Mas existem partes no livro em que a protagonista perde um pouco da timidez e se mostra extrovertida, aprontando algumas cenas que são bem interessantes.


Gabizinha: Vexame, você esta falando da dança com o Leo?
FunnyFani: O Leo!! Ele me viu bebendo assim também? Que dança foi essa?
Gabizinha: Ai Fani, você não se lembra de nada mesmo?
FunnyFani: Já disse que NÃO!
Gabizinha: Bom foi na hora da música lenta. Acho que você já estava meio dormindo...
FunnyFani: Música lenta. Eu dancei música lenta?
Gabizinha: Tentou, ne? Até cair desmaiada no colo do pobre Leo. Ainda bem que voce fez aquele regime, Fani....o Leo não é assim muito forte ne?

Fani mora com seus pais e tem dois irmãos mais velhos e uma tartaruga. Ainda conhecemos as melhores amigas de Fani, Gabi que foi a única pessoa que a acolheu na nova escola, se tornando sua melhor amiga e confidente e Natália que é sua amiga desde infância, e tem também claro o Leo, super fofo e simpático com ela.

A Fani tem alguns Hobbys é claro que um deles é colecionar DVD'S e no quarto dela ela tem um quadro com os dizeres:

NÃO DOU! NÃO EMPRESTO! NÃO VENDO!
Mas você é bem-vindo a assistir AQUI sempre que desejar.

Lembrei dos meus livros e fiquei pensando em adaptar um quadrinho assim para mim.

Continuando...A confusão toda começa quando a mãe da Fani faz uma super proposta para ela, fazer um intercâmbio e passar um ano no exterior, para isso ela terá que fazer umas provas e entrevistas. A garota logo se animou, pois sempre ouviu falar bem sobre pessoas que foram viajar, sem falar em toda a magia de conhecer uma nova cidade, nova cultura.

Devo dizer que eu mesma já tive esse sonho por vários anos e só não o realizei pois minha mãe tinha um medo enorme de me deixar ir morar com outra familia em um lugar que eu não conhecia sem que ela esteje por perto, enfim.

Fani fica muito alegre com a idéia, porém logo todo o entusiasmo passa quando ela se dá conta que para viver esse sonho ela terá que deixar toda sua vida aqui no Brasil.

Antes de descer do carro, para diminuir um pouquinho a felicidade dela, eu disse: 
Eu concordei em ir a entrevista. Mas se você pensa que eu estou interessada em largar os meus amigos, o meu quarto, a minha vida inteira aqui, pode saber que você está completamente enganada. 
Eu fechei a porta e ela arrancou o carro, sem nem esperar que eu entrasse na escola.

E claro que como toda adolescente ela também tem sua paixão secreta e platônica, pelo professor de Biologia o Marquinho. Isso me lembrou muito a minha época de colegial, onde eu tinha um professor de física e todas nós garotas suspirávamos ao ver ele entrar na sala de aula também...ihihihi.
Não vou estragar surpresas e nem colocar spoilers aqui o que posso dizer e que essa paixão dela da linha para muito pano e nos leva a muitas cenas engraçadas, divertidas e que vão te fazer suspirar junto.
Além de tudo isso temos a descoberta de um novo amor, um amor que Fani não desconfiava mas que vai fazer seu coraçãozinho começa a bater mais forte. Um amor super fofo e simpático, que eu achei lindo.
ELE VAI ME BEIJAR!!!
ELE VAI ME BEIJAR!!!
ELE VAI ME BEIJAR!!!
Era só o que eu conseguia pensar naquele instante. Meu coração que já tinha ultrapassado o limite da velocidade de repente pasalisou junto com minha respiração. Mas exatamente nessa hora ouvimos passos,e a empregada apareceu de novo perguntando sobre o almoço e um segundo depois meu pai começou a trazer minhas malas e o Alberto atrás fotografando tudo...

Verso do Livro a foto ficou meio ruim...
Enfim o livro nos leva de volta a adolescência, aquela fase em que erámos apaixonados pelos professor, em que nossos amigos eram nossos colegas e maiores confidentes, em que a preocupação era não levar "bomba" no fim do ano e que eu posso dizer lembro com saudades.

O que mais posso dizer desse livro maravilhoso. A escrita da Paula é muito envolvente a capa dele é uma das capas mais criativas na minha opinião já lançadas aqui no Brasil, sem contar que todo o livro tem detalhes como as conversas pelo msn, telefone, envio de e-mail. Grades curriculares, lista de filmes, enfim é muita coisa mesmo, muitos detalhes que deixaram a leitura rica e bem divertida.



Sobre os Personagens
Fani é aquela menina que todas nós já fomos um dia, sonhadora, determinada, com seus medos e anseios. Eu adorei a maneira que a personagem foi construída e estou louca para ver o amadurecimento dela.
As amigas dela devo dizer me lembraram muito minhas duas amigas do colegial também. Eramos tão unidas e fazíamos tudo juntas, dividiamos amores, chorávamos nos braços uma das outras, e davamos conselhos exatamente como acontece no livro.

Eu, Cris e Lu...Friends Forever!!!
A paixão de Fani é muita fofa, isso eu posso dizer de boca cheia. Achei linda a maneira dos fatos se desenrolarem e fiquei torcendo até o último minuto para que tudo desse certo.

Pontos Positivos
Sem dúvida nenhuma a criatividade. Tanto na edição da capa do livro, como na escrita, simplesmente amei cada centímetro do livro e gostaria que existissem mais livros assim.

Pontos Negativos
Posso dizer que não achei nenhum fato negativo nesse livro, tanto a escrita, como a tradução, a história e a criatividade colocaram esse livro no meu topo de favorito!

Sobre a autora
Paula Pimenta é uma menina que já passou da infância, mas ainda se sente assim. Menina. Talvez por ela gostar tanto de chocolate, animais, músicas infantis e tudo o mais que faz com que as pessoas pensem que ela está sempre no mundo da lua… Ela vive lá mesmo. Em uma dimensão paralela feita de sonhos e doce de leite, onde nenhum mal tem permissão para entrar.

A Paula é publicitária não praticante; professora de música por necessidade; cantora, atriz e escritora por vontade. Mas não tem a menor idéia de onde vai estar daqui a 10 anos (ela espera que seja dando a volta ao mundo dentro de um balão)...

Mais informações:

Raquel Machado

Eu recomendo para todos que adoram histórias divertidas e leves, que querem encher seus olhos com criatividade e originalidade. Tenho orgulho de dizer que este livro e nacional pois para mim ele foi perfeito!
Hoje saiu uma entrevista que eu fiz para o blog da Pri do Bookaholic onde conta um pouquinho mais dos meus hábitos de escrita:
Dêem uma passadinha por lá também:
Bom Fim de Semana a Todos e não esqueçam de comentar e deixar uma blogueira feliz!
Posts geralmente as terças e sextas.

9 comentários:

  1. Haa eu quero muito mesmo essa serie.. so leio elogios...

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, tenho que dizer que vc escreve muitissimo bem!!!
    Adorei a foto da adolescencia rs

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Ahh
    eu tb amei a frase da Fani, vou fazer uma assim aqui pra mim pq tb não gosto de emprestar :/ ahhaha
    Caramba sua resenha ta otima, ja queria ler e agora quero mais ainda! acho que vou me identificar demais com a Fani!!!

    Ahh obriga pelo seu comentario! Que bom que vc gostou do meu video..rs
    Vou te enviar um email pra falar dos marcadores ;)

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Ei Raquel,

    Nossa eu tenho que tirar este livro da pilha rsrs, até hoje não li aiai.

    Ótima resenha, adorei as citações.

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas é tão bem recomendado que em breve eu o darei uma chance.

    Sobre sua pergunta no meu blog...
    Dá uma olhadinha no meu filhinho lá no Skoob... tomara que vc goste!
    http://skoob.com.br/livro/125048

    Mil bjks

    ResponderExcluir
  6. Hey, Raquel!

    Pois é, menina, todo mundo assiste aos vídeos da Caixa de Correio por causa dos gatos e das músicas. Os livros ficam em segundo plano... ahahaha. Amo meus pirulitos (é assim que os chamo)!

    Quero muito ler os livros da Paula e assim o farei quando surgir a oportunidade! Adorei sua resenha, me deixou salivando ainda mais... rs.

    Beijocas, querida!

    ResponderExcluir
  7. Já li os dois primeiros livros da série. E adorei.
    Realmente me surpreendi com o livro. Paula Pimenta simplesmente soube quais trechos de filmes escrever na hora certa. É perfeito. E olha que não sou muito fã desse tipo de livro, hein. Mas Fazendo meu filme, nos faz flutuar. rsrsrs.

    Bjoos

    P.s.: Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  8. Oi, meu nome é Beatriz. Adorei o seu blog, achei ele super lindo. Se pudesse gostaria que visitasse o meu e deixasse sua opinião sobre as minha resenhas! Beijos, Bia.

    ResponderExcluir
  9. Oi, adoro a Paula, e já li todos os seus livros da série Fazendo Meu Filme, além de Minha Vida Fora de Série primeira temporada. Já estou partindo para a segunda temporada desta série. Posso dizer que os livros dela são uns dos melhores livros que já li. Raquel, adorei a sua resenha, escreveu como se fosse a Paula. Está de parabéns, e recomendo o livro a todos que querem ler um livro divertido e que mexa com seus sentimentos.

    ResponderExcluir