sexta-feira, 4 de março de 2011

Cisne Negro

Título Original: (Black Swan)
Gênero: Suspense
Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel.
Lançamento: 2010 (EUA)
Duração: 103 min
A bailarina Beth MacIntire (Winona Ryder) é a primeira de sua companhia e está prestes a se aposentar.  Nina (Natalie Portman) torna-se a primeira bailarina o problema é que ela possui muitos problemas pessoais, em especial com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada pelo diretor artístico Thomas Leroy (Vincent Cassel), ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de sua colega Lilly (Mila Kunis).


O filme em uma frase:
"Uma viagem do começo ao fim..."

Sobre Cisne Negro..
Estava bem curiosa para assistir a esse filme, pois tenho visto muita gente falando bem sobre ele. Então decidi assistir neste fim de semana e o que posso dizer é: 
"Sim o filme é legal, mas não...Ele não é tudo isso!"

O filme conta a história de Nina uma bailarina profissional que esta prestes a ganhar seu primeiro papel principal na famosa peça "Lago dos Cisnes". O lago dos cisnes conta a história de uma virgem que se apaixona por um príncipe, mas que seu amor é destruído, quando o príncipe a troca pela sua irmã gêmea, o que faz a pobre garota acabar se suicidando, achei bem interessante essa parte porque eu só conhecia a canção mas não sabia a história por de trás da mesma.


Nina é controlada por sua mãe e sofre de esquizofrenia, o que me lembrou muito o filme "Clube da Luta", é dificil saber quando ela esta imaginando as situações e quando elas realmente estão ocorrendo, essa loucura toda nos traz algumas cenas bem forte e chocantes, pois a moça tem uma imaginação bem fértil.

Além disso Nina tem uma "quedinha" pelo diretor da peça Thomas Leroy, que é um tanto o quanto excêntrico. Nina é uma bailarina que busca somente uma coisa "a perfeição", e para isso ela será capaz de tudo. Quando o diretor a escolhe para o papel principal da peça, ela então irá fazer de tudo para conseguir interpretá-lo sem nenhum erro. Porém a moça tem algumas dificuldades o diretor vendo isso vai "ajudá-la" a superar algumas barreiras tornando-a mais piradinha do que ela já é.

Temos uma terceria personagem fundamental na história: Lilly. Enquanto Nina é a personificação perfeita do cisne branco, Lilly e a encarnação do Cisne Negro, desde a primeira cena ela demostra ser tudo que Nina não é. O que acaba deixando a outra curiosa a seu respeito e a medida em que as duas se envolvem a história começa a tomar um rumo negro e levando nossa protagonista a descobrir seu lado mais sombrio.

É um filme que te faz pensar muito sobre o que é real o que é imaginação, mas devo confessar que já previa o final, não por o filme ser previsível mas pelo acontecimento dos fatos.

Devo ressaltar o papel de Natalie Portman que interpretou muito bem a personagem e realmente é merecedora do Oscar. Ela me deu medo em algumas partes e em outras me fez torcer por ela. Ótima atuação!

O que posso dizer é que esperem um filme cheio de suspense, mistério e loucura. Não é um filme tranquilo para se comer pipoca enquanto se assiste, tanto porque as cenas são envolventes demais e você com certeza vai dar alguns pulos da cadeira.

Pontos Positivos
Adorei a atuação a atriz principal, a trilha sonora e o tom sombrio do filme. Não chega a ser um filme de terror, mas sim te deixa com o coração acelerado em várias partes. Além disso é aquele tipo de filme que  te faz pensar muito e até hoje não sei se algumas coisas eram imaginação da moça ou se realmente aconteceram, muito bom!

Pontos Negativos
Algumas cenas poderiam ser mais desenvolvidas e explicadas. Além do tom de mistério assumir metade do filme e o tornar um pouco parado até a ação realmente acontecer. Outro fator e que gostaria de ter visto mais sobre Lilly, no final ela ficou em um papel mais secundário eu acho que ela merecia mais atenção.

 
Curiosidades 
1. Teve 5 indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme.

2. Cisne Negro teve um orçamento de US$ 17 milhões.

3. O ator Vincent Cassel comparou seu personagem com George Balanchine, um dos fundadores do New York City Ballet. Segundo Cassel, Balanchine era "um verdadeiro artista, que tinha um controle neurótico e usava a sexualidade para comandar seus bailarinos";

4. Blake Lively fez testes para o papel de Lilly, mas foi Mila Kunis quem acabou levando. A sugestão por Kunis, inclusive, foi de Natalie Portman;

5. Para as cenas de sexo mais fortes entre os personagens de Portman e Kunis (muito amigas na vida real), as duas sugeriram uns copos de drinques para quebrar o "gelo". Uma garrafa de tequila foi providenciada e foi reservado um dia e meio para filmar a sequência. O diretor, sentindo-se culpado, afastou-se durante o restante do dia;

Eu recomendo para todos que gostam de filmes de suspense, mistério e que fazem você delirar junto com a protagonista. Pois é certo que ele vai te envolver. Recomendado!
MINHA NOTA: 8!

4 comentários:

  1. Oi Raquel!!
    Eu amo ballet e estou louca para assistir esse filme.
    Será que vou gostar??
    Espeto que sim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hey, Raquel!

    Todo mundo fala tanto nesse filme... rs.
    Não tenho muito interesse, mas fiquei curiosa. Um dia eu assisto. :)

    Beijocas pra vc e ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  3. Quem fez esse filme foi a Natalie, a interpretação dela está divina. É um filme muito psicológico, bastante pesado. Mas, como todos os filmes que saíram para o Oscar desse ano, não é um filme que vou levar pra sempre ou que amei...

    Beijocas,
    Guta

    ResponderExcluir
  4. "Sim o filme é legal, mas não...Ele não é tudo isso!" Concordo plenamente! Cisne Negro é um filme bom, alias, ótimo. Mas um pouco confuso. Tudo bem que essa confusão era graças a personagem principal, mas tornou confuso até demais. Só dando para entender algumas cenas, no outro capítulo. Pois como você mesma disse, ela tinha uma mente bem fértil.
    Tirando isso, achei o filme é incrível. Além do final bem "emocionante". Além de que Natalie Portman arrebentou no filme. Mereceu o Oscar de melhor atriz.
    Muito boa a resenha. Amei!

    bjoos

    ResponderExcluir