domingo, 7 de novembro de 2010

O Segredo de Luisa de Fernando Dolabela

Com mais de 150 mil exemplares vendidos, O segredo de Luísa se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo. Adotado por universidades e MBA's em todo o Brasil, o que faz este livro ser tão especial e querido pelos leitores é o fato de tratar do assunto através de uma saborosa história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens por quem nos apegamos e para quem torcemos.
Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a idéia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela ensina passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado.
Com uma estrutura completamente inovadora, o livro oferece a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial.
Esses ensinamentos são apresentados à medida que a história evolui, acompanhando o ritmo com que Luísa vai aprendendo. Assim é possível descobrir aos poucos as etapas necessárias à criação de uma empresa, desde sua idealização até à garantia de sua sobrevivência.
Além de apresentar um estudo completo da empresa de Luísa - que serve de modelo para qualquer empreendimento -, o livro inclui testes para ajudar o leitor a conhecer seu perfil e descobrir o potencial de seu futuro negócio.
Dessa forma interativa e dinâmica, Dolabela mostra como cada um pode desenvolver seus próprios talentos para obter sucesso como empresário - mesmo que, como Luísa, não tenha nenhuma prática comercial nem recursos para investir -, contanto que possua uma enorme vontade de realizar seus sonhos.

O livro em uma palavra: Prova!!!
Pois é já explico o que acontece estou fazendo uma cadeira de empreendedorismo esse semestre e nosso professor disse que fará uma prova baseada em um livro. E o livro é "O Segredo de Luisa". E a prova bem é amanhã!!!

Sabe quando a leitura é obrigatório, pois foi o que aconteceu não gosto de ler livros dessa maneira e muito melhor quando o livro é lido por vontade do que por pressão mas tive que encarar certo e assim poderia dizer que tirando o fato de eu mal querer lê-lo ele seria bem legal.

O livro conta a história de Luisa uma mineira bem arretada que desde criança tem uma criatividade fantástica e consegue ter uma visão das coisas que outras crianças não tem. Luisa trabalhava para sua Madrinha Fernanda dona de um mercadinho lá na cidade e mesmo nos dias atuais Luisa ainda vai ajudar sua madrinha no serviço. Luisa esta agora na faculdade de Odontologia quase se formando e prestes a se casar, mas não é bem isso que Luisa sonha para si mesma. Quando ela vê uma oportunidade de negócios e decide se arriscar na vida e apartir disso que Luisa nos leva ao Plano de Negócios que é a principal foco do livro.

Visões Kriativas sobre:
A História: Achei a história legal, envolvente. Tive dificuldades no começo pois como disse estava lendo meio que obrigada mas ao passar do tempo me vi curiosa para saber qual seria o próximo passo de Luisa. Torcendo por ela, tanto profissionalmente como emocionalmente porque é claro que todo livro tem uma parte de romance e isso não poderia faltar nesse história também apesar de não ser o foco principal.
Raquel Machado
A Personagem: Achei Luisa simplesmente fascinante, ela é tão corajosa ao largar tudo e tentar seguir seus sonhos que você começa a torcer pela moça. Além disso ela é muito inteligente e perpicaz. Afinal é uma bela protagonista.
Curiosidade: O livro não é apenas uma história ele tem uma parte totalmente teórica sobre o empreendedorismo, ou seja, com as fases que Luisa vai passando elas são explicadas da ponta de vista do empreendedorismo, tornando o livro didático e fazendo isso de uma forma em que podemos entender o que esta acontecendo.
Minha Nota: 8.

3 comentários:

  1. ei Raquel, eu não conhecia o livro, mas gostei dos seus comentários sobre ele. fiquei curiosa. ^^
    quem sabe um dia desse pego ele para ler? =)
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ei Raquel,

    Que diferente, não conhecia. Não sei se vou gostar não é muito meu estilo não, mas achei a resenha bem interessante :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Raquel, sabe porque gosto tanto do seu blog? Por causa da diversidade de gêneros e temas. Você fala de muuuitos temas literários diferentes e isso é o que faz o diferencial de seu blog. Adoro isso.

    ResponderExcluir