sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Wicked do Gregory Maguire


Ano: 1995

Avaliação (livro): 🌟🌟

Avaliação (filme): 🌟🌟🌟🌟🌟 (💖)

Páginas: 480

Sinopse:

Na Terra de Oz, uma jovem chamada Elphaba forma uma improvável amizade com uma estudante popular chamada Glinda. Após um encontro com o Mágico de Oz, o relacionamento delas logo chega a uma encruzilhada.

✍️ Minhas impressões:

Devo confessar que eu não conhecia essa história antes de ver a primeira parte do filme e achei tão interessante que fui atrás do livro.

Infelizmente me decepcionei.

O livro retrata a história da Elphaba desde seu nascimento e o mundo de OZ, sua política e suas regras.

Infelizmente não temos muitos pontos de tensão ou reviravoltas, é tudo muito morno e quando algo acontece é confuso.

Os capítulos e até mesmo as partes em que foi divido o livro passam de maneira lenta, não me deixavam curiosa para ver o que aconteceria.

Além da magia, temos um romance que para mim foi um tanto o quanto estranho.

O final foi confuso, arrastado e deixou diversas pontas em aberto.

Apesar da edição lindíssima para mim não foi um livro que funcionou.

Sobre o filme, apesar da leitura ter sido complicada fomos ver a última parte do Wicked no cinema e assim como a primeira gostei muito.

Não sou muito fã de musicais mas acredito que esse soube dosar bem.

A história foi muito bem amarrada, todos os personagens tiverem seus porquês e objetivos alcançados.

As duas atrizes foram muito bem nos papéis (cantam muito).

Fiquei feliz ao ver como tudo se encaixou a história da própria Dorothy, o nascimento e a evolução da Elphaba e da própria Glinda.

A amizade entre as duas e o sentimento do porque lutarmos por nossos princípios.

Além do fato de trazer a mensagem sobre nossos pré-conceitos, bullings e de como no final todos somos iguais.

Eu amei demais a adaptação, com certeza recomendo e ficaria muito feliz em ver agora a peça em algum musical para ter os 3 parâmetros com o que comparar.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Frankstein da Mary Shelley

 

Ano: 1818

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

Páginas: 320

Sinopse:

Ele criou um monstro. Agora, o verdadeiro terror começou.

Victor Frankenstein desafia os limites da ciência e dá vida a uma criatura feita de pedaços de corpos esquecidos. Mas o que era para ser uma conquista se transforma em um pesadelo sem fim. A criatura rejeitada volta-se contra o criador ― e nada nem ninguém está a salvo.

Uma história sombria sobre obsessão, medo e vingança, que vai prender você do início ao fim. Um livro que mistura horror, suspense e emoção como poucos.

✍️ Minhas impressões:

Aproveitei o Halloween desse ano para ler um clássico que muito me chama atenção: Frankstein! Principalmente pois iria sair o filme em seguida dessa obra.

Apesar de ser um livro relativamente curto achei uma leitura densa. O início me chamou atenção pois temos uma descrição de como a autora criou essa história e ela usou uma frase que muito uso também falando que sempre amou brincar de escrever histórias.

O livro é descrito a partir dos dois pontos de vista (e graças a Deus por isso) porque o Victor realmente me entediou com sua arrogância e prepotência. Agora ver o monstro contar seu lado, foi muito legal.

Assisti também a adaptação de 2025 do Guilherme del toro e posso dizer com propriedade que foi uma das melhores que já vi, desde ser fiel a história (óbvio com alguns detalhes) até seus figurinos e atores que deram um show.

Fiquei muito feliz em ter conhecido melhor essa história e recomendo muito livro e filme para aqueles que gostam desse gênero de terror.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

O Fantasma da Ópera de Gaston Leroux

Ano: 1909

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Páginas: 300

Sinopse:

O Fantasma da Ópera combina horror, romance e mistério ao contar a história de Christine Daaé, uma jovem cantora que se torna alvo da obsessão do misterioso Fantasma, um prodígio musical que vive nas catacumbas do monumental teatro. Movido por uma paixão avassaladora, ele manipula os bastidores da Ópera para garantir o sucesso de sua protegida ― mas sua presença sinistra se transforma em um pesadelo quando ela se aproxima de Raoul, seu amor de infância.

✍️ Minhas impressões:

Eu amo demais essa história e quando vi essa edição belíssima da Darkside decide comprar. Posso dizer que o livro me surpreendeu em diversos aspectos.

Achei que ia encontrar algo bem parecido com a peça com músicas ao meio do livro, mas não. O livro segue um tom sombrio, misterioso e apaixonante.

Amei as notas do autor a respeito de suas inspirações para história: como o próprio teatro , o fantasma e até mesmo Christine. Tudo nos levando a pensar o quanto é real e o quanto é ficção.

O livro puxa um tom bem sombrio no aspecto da fantasia, o fantasma tem um ar sedutor, e muitas vezes nos pegamos pensando o quanto ele é humano.

O romance entre Christine e Raoul é um dos pontos chaves, e achei muito legal ver o início do sentimento entre os dois.

O fato do autor conseguir subverter o fantasma de vilão para um pseudo-mocinho é muito interessante, nos fazer quase entender suas ações (afinal ele só queria ser amado).

A conclusão não deixa nada a desejar. Lembrei da peça que tive o privilégio de assistir (uma das melhores que já vi na vida) e só me deixou mais apaixonada pela história.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Admirável Mundo Novo de Aldous Leonard Huxley

Ano: 1932

Avaliação: 🌟🌟

Páginas: 312

Sinopse:

Uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Bem-vindos ao Admirável Mundo Novo.

✍️ Minhas impressões:

A leitura do mês de Novembro do clube do livro aqui da cidade ficou por conta dessa distopia clássica que confesso estava ansiosa para ler. Infelizmente me decepcionei muito.

Os temas abordados nesse livro são muito atuais (apesar do livro ser de 1900 e lá vai pedrinha).

Uma das discussões principais é sobre a criação de ser humanos perfeitos que não tem emoções (ou seja um mundo onde não existe ódio nem paixão).

Quem é Deus? O processo de envelhecermos... o papel de ser mãe e finalmente a morte (sua causa natural ou nem tanto assim).

Seguimos por uma filosofia sobre a sociedade e suas hierarquias (afinal se a pessoa não conhece nada além do que faz e possui ela vai desejar mais?).

Passamos a falar sobre os livros como eles fazem as pessoas pensarem e questionar (mas o pensamento pode ser algo perigoso).

A utilização de medicações para deixar as pessoas mais calmas (dopadas).

Concluindo o livro traz vários temas interessantes, mas então porque dei essa nota?

Porque na minha opinião o autor não soube trabalhar isso de uma forma que prende o leitor.

É tudo muito confuso, muito morno, por demais filosófico.

Os personagens não causam empatia no leitor e não se tem vontade de acompanhar sua trajetória nem mesmo sua evolução (que é inexistente).

Para mim não fluiu, acredito que faltou mais para ser interessante, dramático e assim como o mundo em que se passa a história, a leitura se tornou enfadonha e sem graça.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Amante Sombrio da J R Ward

 



Ano: 2023

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Páginas: 445

Sinopse:

Em Caldwell – Nova Iorque, sem que o restante da humanidade saiba, desenrola-se uma sórdida e cruel guerra, entre vampiros e seus caçadores. Interagindo em favor dos vampiros existe uma Irmandade secreta, formada pelos seis vampiros mais fortes e poderosos, defensores de sua raça. Wrath é o vampiro de raça mais pura e ao perder um de seus mais fiéis guerreiros, que deixou órfã uma jovem mestiça ignorante de sua herança e destino, não terá outra saída senão cuidar da bela garota e leva-la para o mundo dos não mortos. Beth Randall, vê-se impotente em tentar resistir aos avanços desse desconhecido, incrivelmente atraente e sensual, que a visita durante a noite, envolto em sombras.

✍️ Minhas impressões:

Sempre tive curiosidade em ler essa série de livros mas confesso que ficava com preguiça, pois realmente são muitos, a autora realmente levou a sério o esquema de pirâmide aqui. Mas, quando vi que seria adaptado para uma série decide que era hora de desbravar esse mundo de vampiros.

Primeiro devo confessar que me surpreendi muito com o livro, eu achava que seriam muitas cenas hot e pouca história, mas para minha felicidade temos muita ação, um mundo novo e o romance de fundo.

Eu gostei muito de como a autora descreveu esse mundo dos vampiros e o porque deles formarem uma irmandade. Além disso, gostei muito do mocinho do primeiro livro e sua história passada.

Esperava um pouco mais da mocinha confesso, mas me surpreendi com alguns personagens secundários e agora estou querendo continuar por causa deles.

Pelo que li cada livro conta a história de um personagem diferente.

Agora estou ansiosa para ver a série e ler o livro seguinte. Pois é acabei caindo no esquema pirâmide ainda bem que vários deles tem no KU inclusive o primeiro. Fica a dica para quem quer conhecer.

Sobre a adaptação achei muito fiel ao livro, apesar do orçamento baixo, acredito que trouxe os principais pontos e fiquei animada ao saber que foi renovada para segunda temporada.

sábado, 13 de dezembro de 2025

Caída por você da Amy Lea


Ano: 2024

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

Páginas: 359

Sinopse:

Charlotte Wu é uma ultradisciplinada aluna do último ano do ensino médio e organizar a festa de formatura perfeita é o último item de sua lista de desejos. Porém, um escorregão faz Charlotte despencar de uma escada e aterrissar em cheio em cima de seu arqui-inimigo, o detestavelmente sarado J. T. Renner. Quando ela acorda, se vê em uma cama desconhecida, com 30 anos de idade, ao lado do noivo. E o pior de tudo: ele é o Renner. Ou os dois enlouqueceram de vez ou foram arremessados na vida adulta e ficarão presos para sempre em seu corpo de 30 anos. Agora que eles são a única constante na vida um do outro, Charlotte e Renner se unem para descobrir juntos tudo que mudou durante o tempo que perderam.

✍️ Minhas impressões:

Eu amo livros com viagem no tempo e isso não é novidade por aqui, então quando li a sinopse desse livro fiquei muito curiosa porque parecia ter uma vibe bem de De repente 30, depois de algumas indicações decidi comprar para ver o que achava, porém confesso que faltou um pouco.

O livro é narrado pela Charlotte que é super obcecada em fazer tudo perfeito e ter o controle de tudo, porém as coisas começam a fugir da sua alçada quando ela se vê transportada para o futuro e pior noiva do seu "inimigo" na escola, que parece levar a vida numa brincadeira.

Achei interessante o fato da autora trazer esses contratempos para leitura, sobre o que realmente é importante na nossa vida e os pré-julgamentos que fazemos das pessoas.

O fato da protagonista ter uma não tão melhor amiga assim e uma baixa auto estima me incomodou um pouco (talvez por eu mesma ter sido assim em um período escolar) imaginando que os outros sempre eram melhores e que não tinha muito a oferecer.

Algumas situações foram divertidas e o romance foi bonitinho, porém não me convenceu 100%.

A situação que ocorre com o pai dela me pegou de jeito, afinal temos que aproveitar enquanto as pessoas estão por aqui (me lembrou Click).

Concluindo é um bom livro que valeu a leitura para fãs de romance escolar e viagens no tempo.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Amor por engano da Lynn Painter


Ano: 2023

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Páginas: 304

Sinopse

Olivia acabou de incendiar o prédio inteiro ao fazer um ritual onde estava queimando as cartas do seu ex. Sem emprego, sem casa e sem namorado, ela vai morar com o irmão e o amigo irritante ― e extremamente gato ― dele, Colin Beck. Tudo parece estar dando errado, mas, quando ela recebe uma mensagem sensual de um número desconhecido, sua vida começa a ficar emocionante. Colin Beck sempre considerou Olivia a irmã mais nova e insuportável do seu melhor amigo. Mas após descobrir que ela é a garota anônima com quem vem tendo conversas picantes há semanas, sua visão muda. Eles não se suportam, mas a química é inegável, e, por mais que tentem, não conseguem ficar longe um do outro.

✍️ Minhas impressões:

Estava precisando de uma leitura leve e divertida, daquela que faz a gente rir alto e torcer pelos protagonistas e foi isso que encontrei nesse livro.

A protagonista é muito azarada o que acaba metendo ela em grandes confusões e situações de vergonha alheia (que eu amo). Além disso, ela é muito alto astral, apesar de estar completamente ferrada, não deixa a peteca cair e se torna divertido acompanhar sua jornada.

A forma como o romance inicia é hilária e divertida com algumas tiradas sarcásticas entre os dois que não se conhecem (ou pelo menos imaginam isso). Isso torna tudo mais interessante porque eles acabam contando segredos que ninguém mais deveria saber (o que por final vai fazendo essa conexão entre eles ficar mais forte e a gente torcer pelo casal no final).

Os capítulos são curtinhos e eu li o livro bem rápido e ouso falar que é um dos melhores da autora que li até o momento.

A jornada de evolução dos dois personagens e do seu relacionamento me agradou do início ao fim, além das cenas românticas e mais calientes também.

Gostou muito e entrou na minha lista de recomendação de um bom chick lit.