sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Cinepipoca: Oppenheimer

 



🎬Classificação: 🌟🌟🌟🌟
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🎬Gênero: Drama (Histórico)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🎬Ano: 2023⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📽 O Filme:
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer, físico teórico e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. 

📽 Minhas Impressões:
Desde que li sobre a história desse filme e vi seu elenco de peso tive certeza que queria conferir.

Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy e que dispensa comentários) é o sobrenome do cientista responsável pela construção da primeira bomba atômica e essa história acompanha sua vida inclusive durante o desenvolvimento do Projeto Manhattan que tinha a missão de construir essa bomba.

É um filme baseado em fatos reais com uma produção impecável, o desenvolvimento é lento mas repleto de informações. Confesso que eu não conhecia a história com detalhes e foi muito interessante identificar os vários nomes de cientistas famosos que viveram nessa época, como Einstein. 

A história entrelaça presente trazendo o julgamento de Openhemier e Strauss (interpretado por Robert Downey Jr que teve uma atuação digna de Oscar) e o passado na construção da bomba. 

Os efeitos especiais são incríveis e a trilha sonora não deixa nada a desejar, a hora em que a bomba explode é impactante. 

Por ser uma história real confesso que me senti triste ao perceber como o ser humano prefere muitas vezes usar sua inteligências para fazer o mal ao invés do bem. Mas, como meu marido comentou é um filme necessário para aprendermos com nosso passado e não repetirmos os mesmos erros. 

Infelizmente senti falta de trazerem um pouco mais das consequências desse artefato que tirou a vida de tantas pessoas e que ainda hoje tem efeitos colaterais. Entretanto não há dúvidas que é um filme extraordinário e que vai agradar todos os amantes do gênero.



14 comentários: